Quais Erros Evitar ao Montar o Seu Currículo

O currículo é um dos elementos mais importantes para ser selecionado em um processo seletivo e conseguir um emprego. Ele é a sua carta de apresentação ao recrutador que ainda não conhece nada sobre você. Por isso, é importante se atentar aos detalhes para evitar erros ao montar seu currículo.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para você evitar erros no currículo e ter uma boa apresentação ao mercado de trabalho por meio deste documento. Veja abaixo quais são os mais comuns e quais passam desapercebidos por profissionais, mas podem causar uma má impressão.

1 – Erros ortográficos

Este é um erro clássico, mas que não pode ser cometido em hipótese alguma em seu currículo.

Mesmo que a vaga descrita não seja para altos níveis de instrução escolar, ter erros ortográficos no seu currículo mostra que, além de você não saber o português correto, também não se importou em verificar se o seu documento estava bem feito.

Se você não tem segurança quanto ao seu nível de português para escrever um currículo, as alternativas são simples: contrate alguém para fazer ou peça ajuda a um amigo para verificar os erros do seu currículo.

Geralmente essa é uma tarefa tranquila e você vai encontrar amigos ou familiares dispostos a te ajudar a organizar o seu currículo.

2 – Tamanho da letra

Não adianta você colocar uma letra muito pequena para caber todas as suas informações em uma página ou colocar grande demais para que as informações inseridas pareçam ser muita coisa.

Coloque a letra no tamanho ideal, de modo que fique confortável para a leitura do recrutador. Geralmente, o tamanho bom fica entre 11 e 12, dependendo da fonte que você escolher, mas 12 deverá servir.

3 – Modelo de fonte

Por mais que o currículo seja seu e existam muitas fontes bonitas para utilizar nele, o ideal é permanecer com as fontes mais sérias, que passam mais profissionalismo.

Muitas pessoas colocam fontes diferentes que podem deixar o currículo visualmente desleixado. Por isso, prefira fontes como Arial ou Verdana para colocar suas informações profissionais.

4 – Ausência de contatos para comunicação

Dá para acreditar que ainda existem pessoas que não colocam os devidos contatos para que os recrutadores entrem em contato? Pois saiba que este é um erro comum, já que no calor do momento, muitas pessoas se atentam às experiências e habilidades, mas se esquecem de dados importantes.

Coloque todos os dados de contato que vão ajudar o recrutador a entrar em contato mais facilmente com você. Opte pelo número de celular que você mais usa e o e-mail que olha todos os dias.

Se possível, coloque mais opções para que a empresa tenha como te contatar para dar instruções e atualizações sobre o processo seletivo.

erros evitar curriculo

5 – Falta de organização

O seu currículo precisa ser organizado. Além de mostrar que você é um profissional que preza pela organização, ajuda a empresa na visualização e associação das informações.

Fazer um currículo organizado é a base de uma boa apresentação. Por isso, veja abaixo uma estrutura que pode ser interessante:

  1. Nome e contatos
  2. Formação
  3. Objetivo
  4. Experiências
  5. Habilidades e competências
  6. Cursos importantes

Utilize essa estrutura nos tópicos para organizar o seu currículo e terá um resultado melhor.

6 – Falta de objetividade

Muitas pessoas acham que encher o currículo de informações é o jeito certo de fazer o documento. Pois saiba que o ideal é ser objetivo e informar exatamente aquilo que o recrutador ou a empresa precisam saber.

Não adianta você fazer um currículo de duas páginas, se a maioria das informações não são relevantes para a vaga que você está se aplicando.

Por isso, opte por fazer currículos personalizados para cada vaga que você se candidatar. Coloque em cada um as informações necessárias que podem melhorar a sua imagem perante ao recrutador ou empresa.

Algumas coisas realmente são desnecessárias para certas vagas. É ótimo que você tenha muito que mostrar, mas opte por apresentar somente aquilo que vai brilhar os olhos do recrutador da empresa.

Além disso, se atente também ao modo como descreve suas informações. Não se estenda e seja sucinto na descrição. Portanto, tente resumir as informações, mas não deixe de lado o que realmente importa.

7 – Informações falsas

Muita gente coloca habilidades, competências e outras informações falsas somente para se enaltecer como o profissional que não é. É fundamental que todas as informações colocadas no seu currículo sejam verdadeiras.

Colocar informações falsas pode destruir a sua imagem como pessoa e como profissional. Recrutadores são treinados para descobrir estas coisas, então em hipótese alguma coloque algo que não seja seu.

erros curriculo

8 – Estética e falta de foto

O seu currículo deve ser simples e direto. Muitas pessoas colocam letras coloridas, fontes enfeitadas e não dão importância a justificação dos parágrafos ou à foto profissional que deve ser inserida.

Por isso, seja direto, coloque uma fonte simples, na cor preta, organize bem o seu documento e não se esqueça de colocar uma foto profissional para que a empresa associe a sua imagem às informações recebidas.

A foto tem o propósito de fazer com que a empresa ou o recrutador olhe para você no processo seletivo e se lembre do seu valor que foi reconhecido pelo currículo. Coloque uma foto profissional, e se não tiver uma, considere tirar.

Evite também fotos muito despojadas ou a sua foto 3×4, pois esta geralmente não tem nenhum carisma.

9 – Revisão do arquivo

O erro mais comum do profissional é achar que, se prestou atenção enquanto estava fazendo o currículo, não é preciso revisar as informações e ortografia antes de finalizar o documento.

É sempre necessário revisar as informações e ortografia para ver se não possui nada errado, algo esteja faltando ou se há erros de ortografia no seu currículo.

Não adianta você seguir todas as dicas e se atentar aos erros, se ao final não for capaz de revisar tudo que foi feito. A falta de revisão pode matar todas as dicas que qualquer um der para melhorar a qualidade do seu currículo, já que no final elas não serão realmente seguidas.

10 – Nome do arquivo

Esquecer de renomear o arquivo é um erro comum e muito grave. Se não tiver no arquivo o seu nome, dificilmente você vai encontrá-lo para imprimir ou, no pior dos casos, o recrutador vai receber a sua aplicação eletrônica e nunca vai encontrar o arquivo correto para ler suas informações.

Conclusão

Errar neste documento tão importante pode te custar a vaga de emprego dos sonhos ou aquela vaga que pode ajudar no seu orçamento familiar.

Por isso, sempre esteja atento aos erros do seu currículo para obter melhores resultados nos processos seletivos. Ele é um documento de apresentação importante e é o primeiro passo bem dado para quem está em busca de uma vaga de emprego.

Se você comete erros no currículo, sua imagem profissional será prejudicada e isso nunca é bom. Portanto, sempre esteja atento!

Gostou das informações sobre o currículo? Deixe o seu comentário ou dúvida logo abaixo e compartilhe essa informação com os seus amigos e contatos que estão à procura de emprego.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.