marketing viral

Na era da internet, tudo está nas telas dos celulares e computadores, e por isso a criação de sites e blogs se mostram essencial para quem deseja ser encontrado pelos usuários. No entanto, toda essa presença digital tem um grande propósito que é tornar uma marca ou empresa mais conhecida na mente dos consumidores.

Criar um bom nome e registrar um domínio descolado e “diferentão” não é o suficiente para fazer um produto ou marca se destacar no mercado ou ter acessos. Porém, o que vai muito mais além de ser encontrado é ser uma referência em sua área de atuação. E para que isso aconteça é preciso criar algo que viralize.

Em meio a tantos vídeos no Youtube, posts, imagens e “stories” no Instagram que são compartilhados diariamente, alguns deles possuem algumas características que fazem os mesmos serem mais aceitos que outros.

marketing viral

Por que algumas coisas pegam e outras não?

Uma coisa é certa: a viralização é o principal objetivo de quem trabalha com produção de conteúdo ou tem um negócio onde a internet é a principal ferramenta de divulgação.

Conseguir tal feito é um grande indício de sucesso no mundo do Marketing, pois quanto mais um negócio se mostra em evidência, maiores são as chances de atingir possíveis clientes.

Entretanto, para que as ações do Marketing Viral se tornem efetivas, é preciso se atentar a alguns aspectos que estimulam a vontade das pessoas a compartilharem e comentarem sobre um fato ou conteúdo.

Neste post trouxemos alguns desses aspectos que explicam um pouco sobre o porquê algumas coisas “pegam” e outras não. Prepare-se que muitas delas (a maioria) têm a ver com o comportamento humano e não somente com preços e valores de produtos.

1 – Moeda Social – O marketing mais poderoso é a recomendação pessoal

Além de consumirem, as pessoas gostam de serem vistas e valorizadas pelas suas escolhas. Gostamos de sermos vistos naquele restaurante super-recomendado ou usar aquela marca da moda.

Não compramos apenas por comprar, mas sim com a ideia de que nossas escolhas são bem aceitas e inspiram outras pessoas a seguirem o mesmo.

No entanto, tudo isso tem um nome e chama-se Moeda Social. A moeda social é um atributo que nos faz parecer mais atraentes, inteligentes e notados.

Tudo isso resulta em boas impressões e gera maior status e reconhecimento social, assim como as roupas que vestimos ou o carro que dirigimos.

2 – Gatilhos – Estímulos que fazem toda a diferença

A todo instante estamos expostos a estímulos que nos fazem tomar decisões que na maioria das vezes são subconscientes e que nem fazemos ideia da sua origem.

Tais estímulos estão sempre ligados a coisas que nos incitam a pensar em outras. Você sente fome na rua, e de repente se vê dentro de algum fast food ou com uma guloseima na mão.

Tendo em mente que as pessoas estão sempre pensando e buscando algo (material ou abstrato), as marcas e empresas se esforçam o tempo todo para entrar em suas mentes.

Por isso, gerar laços e vínculos emocionais é o grande segredo para sempre ser lembrado pelos consumidores. Estar presente é o que acaba ativando os gatilhos, que levam a sugestões e ações.

marketing digital viral

3 – Emoções – Elas mandam em tudo mesmo que você não perceba

Vamos falar de um fato é incontestável: nós só compartilhamos coisas que são importantes para nós.

Gere surpresa, revolta, ira ou até mesmo raiva, mas mexa com as emoções das pessoas. Tudo que é emocional tem mais chance de ser compartilhado.

No entanto, evocar as emoções certas é crucial para ter sucesso com campanhas virais. Em vez de tentar empurrar soluções, enfoque as emoções e veja pessoas discutindo ou falando sobre seu produto ou serviço.

4 – Deixe as coisas mais públicas possível

As pessoas costumam copiar comportamentos e hábitos. A velha frase, “macaco vê, macaco faz” é totalmente condizente com as necessidades humanas.

Por isso, tornar as coisas públicas faz esse processo ser ainda mais acentuado, tendo em vista que só copiamos aquilo que nos é mostrado.

Desse modo, um dos princípios das ideias e produtos que se tornam virais está nas iniciativas e ações que perduram mesmo após a experiência e o uso.

5 – Valor prático – mostre aplicações reais e não apenas discurso

O ser humano é altruísta por natureza (pelo menos a maioria), logo, se mostrarmos que nossos produtos irão de fato resolver um problema de forma prática, certamente eles irão divulgar.

A partir da solução, a divulgação se torna algo natural para as pessoas, pois neste caso não estará mais em jogo a questão comercial, mas sim o desejo de colaborar com o outro.

Sendo assim, mostre que seu produto ou serviço irá poupar tempo, irá proporcionar economia de dinheiro ou melhorar a saúde de algum ente querido e veja a mágica viral acontecer.

6 – O poder das histórias – Envolva as pessoas nelas

De fato, as pessoas não gostam de compartilhar propagandas ou campanhas publicitárias. No entanto, envolva a sua ideia em uma narrativa mais ampla e veja as pessoas falando da sua marca mesmo sem perceber.

A verdade é que desde a pré-história, o homem não dispensa uma boa história. E histórias boas se tornam virais naturalmente e sem grandes esforços de Marketing.

No entanto, o grande desafio é tornar nossa mensagem tão irresistível que as pessoas não consigam contar a história sem relacionar a marca ou produto em si.

Conclusão

Tornar algo viral é um grande desafio e objetivo de muitas marcas e empresas. Porém, acertar a receita não é nada fácil.

Por isso, estes pilares que aqui mencionamos fazem parte de uma estrutura maior que pode tornar uma marca, produto ou serviço em um grande fenômeno de vendas.

Por fim, para que algo seja realmente digno de ser compartilhado é preciso mexer com as emoções das pessoas. E novamente, as emoções estão por trás dos nossos comportamentos e atitudes.

2 thoughts on “Conheça os Principais Pilares do Marketing Viral

  1. Muito bom! Se parar pra pensar, tudo gira em torno de vendas (venda de imagem,produtos,serviços,etc) e é fundamental entender esses pilares para se desenvolver. Acredito que independente do ramo, nós temos que melhorar isso, sendo para nos expressar melhor, passar uma imagem melhor.. ou seja, só vejo benefícios em todos os sentidos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.