Dúvida: Ao cadastrar uma chave Pix fui informado de que ela já pertence a outro usuário. O que devo fazer?

Se você tentou cadastrar uma chave Pix e foi informado de que ela já pertence a outro usuário, isso pode ter ocorrido por um dos seguintes motivos:

  1. Chave associada a outra conta ou pessoa: Às vezes, uma chave Pix (como CPF, número de celular, e-mail ou chave aleatória) pode estar vinculada a outra conta, especialmente se você já a utilizou em outro banco ou instituição. Nesse caso, você pode seguir os seguintes passos:
    • Verifique seu cadastro: Acesse os aplicativos ou internet banking de outros bancos onde você possa ter cadastrado essa chave e veja se ela está vinculada a alguma conta antiga.
    • Exclua ou transfira a chave: Se encontrar a chave cadastrada em outra conta, exclua ou transfira-a para liberar o uso da chave na nova instituição. O processo para transferir ou excluir uma chave pode variar entre bancos, mas normalmente é feito de forma simples pelo app.
  2. Erro no cadastro de dados: Verifique se os dados inseridos estão corretos (especialmente em casos de e-mail e número de telefone). Pequenos erros de digitação podem resultar em conflitos de chaves.
  3. Contato com o banco: Se o problema persistir e você não conseguir localizar a chave, entre em contato com o atendimento do seu banco para obter suporte. Eles podem ajudar a rastrear onde a chave foi cadastrada ou sugerir outras alternativas para cadastrar uma nova chave.

Se houver alguma suspeita de uso indevido da chave (por exemplo, caso seu CPF ou telefone tenham sido cadastrados sem o seu consentimento), você pode registrar um boletim de ocorrência e informar o Banco Central para uma investigação mais detalhada.