Olá colegas blogueiros e leitores! É com grande satisfação que lhes apresento a Finansfera Timeline, ou a linha de tempo da blogosfera de finanças. Este é sem dúvida o maior trabalho que fiz até hoje sobre a nossa comunidade, espero que vocês gostem.

Foi um trabalho de visita e coleta de informações nos 130 blogs que tenho hoje cadastrados. Visitei apenas os blogs ativos nos últimos três meses, com exceção do blog do Investidor Matuto falecido em 2014, não podia deixá-lo de fora desta compilação.

Porém, estou disposto a incluir os blogs que se encontram paralisados, caso vocês conheçam algum que seria importante entrar na linha do tempo basta indicar. Acredito que temos mais blogs em funcionamento, se notarem a ausência de algum por favor me falem.

São 7 anos de blogosfera. O início ocorreu em 15/04/2009 com o lançamento do blog Viver de Renda. O mais novo integrante da comunidade é o blog Acadêmico Investidor iniciado nesta semana. 2016 foi o ano em que a blogosfera explodiu com o lançamento de 48 blogs.

Em 2015 foram criados 28 blogs e em 2014 tivemos 14 blogs. Como podem perceber o crescimento está sendo exponencial. Acredito que agora em 2017 poderemos chegar nos 200 blogs.

A lista completa dos blogs em atividade e seus respectivos endereços pode ser acessada neste post. Façam uma boa viagem…

90 thoughts on “Finansfera Timeline

  1. Muito bom! Imagina quanta coisa bacana essa galera toda já escreveu! ah se desse pra juntar todo esse conhecimento, daria um ótimo livro, não? haha
    Espero durar tempo o suficiente para entrar em uma lista dessas!
    Abraço!

  2. Uó, excelente compilação! O Abacus Liquid já é o Portal da Finansfera! Parabéns!

    Como sou meio chato, apenas relativizo um pouco o entusiasmo de 2016 ter “bombado” em novos blogs. Lembro que vc catalogou os blogs ativos. Já existiram muitos nos anos passados que, por diversas razões, não obtiveram continuidade. Pode ser que em 2010, 2011, 2012 existiram muitas estreias também, mas acabaram não vingando. Não sabemos quantos, entre os iniciados em 2016, ficarão ativos por um bom tempo.

    Por falar em ativos… eu escrevo pouco, mas não me exclui não, ok rsrsrs? Esse mês ainda solto algo novo.

    Grande abraço!

    1. Você tem razão André, até tive uma ideia agora, vou fazer uma linha de tempo dos blogs que ficaram pelo caminho.
      Excluo não, rs.
      Abraço

  3. A multiplicação do bom conhecimento vem rendendo cada vez mais frutos.

    Parabéns a todos nós, por persistirmos, e a você em particular, Uó, por ter feito esta compilação.

    Abraço!

  4. Uó,

    excelente trabalho. Sem dúvida alguma uma imensa contribuição para a comunidade dos blogueiros investidores. Um espaço que está virando um ponto de encontro de todos os participantes desta comunidade. Parabéns.

  5. Que espetáculo Uó!
    Muita história, muito conhecimento e informação de qualidade e de graça, vários blogs bons que eu nem conhecia. Ficou ótimo teu trabalho, parabéns!

  6. Espetacular Uó!

    Meu Blog só apareceu o título, sem a imagem e sem descrição. Não sei se pega automático.

    Qual foi o critério utilizado para a inclusão na timeline? Eu por exemplo tô como 4 de julho de 2016 mas em outro post seu onde você mapeou tudo mostra a data real que criei o blog.

      1. Opa,
        Pega automático não, tenho que entrar em cada blog e digitar os dados. Já atualizei.
        Abraço!

  7. Fala Uó! Muito bacana observar a explosão de novos blogs principalmente a partir de 2012.
    Ah, o meu blog está com o título Investidor Defensivo (que é outro blog muito bom, mas que que está na blogosfera bem antes do meu)… Dá uma olhada ae… Valeu!!!

    1. Opa, troquei as bolas, rs.
      No ano passado o crescimento foi impressionante. Este ano deve crescer mais ainda, seguindo uma possível melhora na economia.
      Abraço!

    1. Obrigado M1M!
      Na semana que vem irei fazer um post de divulgação para os leitores em geral, por enquanto estou divulgando individualmente nos blogs participantes.
      Valeu!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.