#10yearchallenge IBOV

Você já deve ter ouvido falar do 10yearchallenge que está viralizando nas mídias sociais. O desafio, como o próprio nome sugere, exige que os participantes compartilhem uma foto de 10 anos com uma mais recente para mostrar sua transformação. Para entrar na brincadeira, pegamos uma foto do IBOV de 2009 e comparamos com a de hoje. Confira!

Como muitos modismos da internet, o primeiro de 2019 é um “desafio” que não é realmente desafiador. E também como muitos modismos da internet, funciona como uma desculpa para postar uma foto de si mesmo. Isso está OK, claro; é praticamente para isso que as mídias sociais são projetadas. O meme começou a decolar após o início do novo ano, principalmente no Facebook, Instagram e Twitter. Mas nada disso é particularmente novo – as iterações do Desafio de 10 Anos estão circulando há anos e, muitas vezes, ressurgem em janeiro.

Mas o que parece um meme inofensivo pode ser uma ampla fonte de informações para que empresas treinem inteligências artificiais, como defende a autora Kate O’Neill em um texto publicado na Wired. O’Neill, que é especialista em tecnologia, argumenta que o “desafio dos 10 anos” pode muito bem ser usado para treinar algoritmos de inteligência artificial para reconhecimento facial, por exemplo. Pense: usando uma busca simples pela tag no Twitter, no Facebook ou no Instagram, qualquer um pode ter acesso a um corpo de dados com muitas fotografias, sendo que quase todas elas trazem a mesma pessoa em dois momentos diferentes separados por um intervalo de dez anos. É um prato cheio para quem tem essa intenção: dados organizados e identificados, prontos para serem analisados por algoritmos que identificariam padrões de transformação facial.

Reconhecimento e análise de dados faciais pode ter usos benéficos, como encontrar crianças desaparecidas, ou alguns meramente comerciais, como a coleta de dados para publicidade. Mas também há os mais estranhos e nefastos, como o esquisito sistema de crédito social da China ou o enviesado e impreciso sistema da Amazon usado pela polícia nos EUA. De qualquer forma, precisamos pensar melhor antes de sair postando qualquer coisa por aí. Mas vamos deixar o blá blá blá de lado e ver a foto do IBOV…

10yearchallenge ibov

Nosso índice mudou muito não é mesmo? Você pode não ter mudado nada, mas a bolsa brasileira de 10 anos atrás estava um tanto quanto depressiva, bem diferente da bolsa eufórica de hoje. Daqui 10 anos faço uma outro fotografia para ver no que deu, rs.

evolucao bitcoin

Atualização bitcoin após comentário do Marcos

9 comentários em “#10yearchallenge IBOV

  1. Dinheiro Investimento e Lazer Responder

    Este post está excelente! A comparação entre o Ibovespa de 10 anos atrás e hoje foi muito interessante. O bitcoin não valia quase nada, há 10 anos.

    Todos os meses, estou fazendo um post com as melhores postagens dos blogs de finanças e investimentos. O seu post está entre os melhores de Janeiro.

    Se poder compartilhar seria ótimo

    Abraço e continuação de excelente trabalho.

  2. Mulher Investidora Responder

    Em 2019 completo 10 anos como investidora e, olhando para trás, só posso sentir uma satisfação imensa por ter chegado aonde cheguei, e perceber que valeu a pena tanto sacrifício.

    10 anos atrás comecei meus investimentos com 16 mil reais, em setembro de 2009, e hoje cheguei ao patamar de 2,8 milhões.

    Ass: Mulher Investidora

  3. Leandro - Gerente TI Responder

    Claro que é arriscado. Perdi metade do meu capital em Cielo e tem o Frugal ai acima dizendo que não é arriscado..o kct

  4. Douglas Responder

    Subiu 244% mas com inflação no mesmo período de 76% e CDI de 162,50%. Não estou dizendo que não vale a pena. Só estou ponderando os números.

  5. Loide Responder

    Será que um holder que amava o bastter mesmo assim saiu da bolsa nos 65, está chorando agora?

  6. Maurício Veloso Queiroz Responder

    Excelente! Comecei a conhecer o mercado de renda variável justamente nesse ano, em 2009. Nessa época, comprei as primeiras cotas de fundo de investimento em ações do Banco do Brasil. Só registrei as primeiras ordens no home broker no ano seguinte, em 2010, era o “campeão do swing trade”… rsrs

    http://antipoda.com.br

  7. Frugal Simples Responder

    Subiu apenas 244% em dez anos.
    kkkkkk
    E ainda tem gente que diz que Bolsa é um investimento arriscado.
    Eu digo que arriscado é ficar de fora.

    Abraço Uó!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.