Belo Horizonte conta atualmente com 131 Unidades Municipais de Educação Infantil. As UMEIs recebem crianças com idade entre 0 e 5 anos e funcionam com turmas em horários integral e parcial. Nosso filho tem 3 anos de idade e está matriculado em uma UMEI desde o início do ano. Como pais, estamos gostando muito da estrutura da escola e do modelo pedagógico. Por isto decidi publicar este artigo para dar maiores informações sobre o funcionamento das UMEIs de BH.

A educação infantil em Belo Horizonte contempla a rede própria de escolas e as instituições conveniadas. Na rede própria, as crianças são atendidas nas UMEIs, nas escolas de educação infantil e em turmas também deste público que se localizam nas escolas de ensino fundamental. A rede conveniada é constituída por creches privadas que são mantidas pelo poder público através de convênios. Estas, apesar de não pertencerem juridicamente à Prefeitura de Belo Horizonte e de não terem o seu quadro de pessoal vinculado ao serviço público, recebem recursos financeiros para a sua manutenção e são acompanhadas pedagogicamente pela Prefeitura.

As UMEIs possuem rotinas e horários planejados para atender as crianças em todas suas necessidades. As atividades iniciam-se às 7 hs e 30 mins da manhã e terminam às 16 hs e 50 mins. Há atendimento parcial e integral. No atendimento integral, as crianças passam o dia todo na escolinha. No atendimento parcial, frequentam a UMEI por 3 horas e 50 minutos, nos turnos da manhã ou da tarde.

umei bh

Comemoração da centésima UMEI entregue à comunidade, atualmente já são 131 unidades localizadas nos diversos bairros de BH

As crianças que frequentam a instituição em horário parcial têm direito a duas refeições. Já as crianças em horário integral fazem quatro refeições: lanche da manhã e almoço no período da manhã, lanche da tarde e jantar no período da tarde. As crianças em período integral também repousam após o almoço e tomam banho na escolinha. As crianças do berçário, além das refeições, tomam mamadeira, sucos e comem frutas, totalizando cinco refeições diárias. Toda a alimentação é acompanhada por uma equipe de nutrição que monitora e orienta o trabalho das cantineiras no armazenamento dos alimentos, elaboração das refeições e higiene do vasilhame.

O ambiente físico das UMEIs tem uma construção organizada e adequada à faixa etária das crianças, o que permite uma boa qualidade de ensino e aprendizagem. As UMEIs têm espaço apropriado, constituído por salas de aula amplas, arejadas, ventiladas e iluminadas, sendo suficientes para todos os alunos matriculados. O espaço é composto por sala multiuso, pátio interno, cozinha e refeitório, instalações sanitárias adequadas às crianças e funcionários.

Possuem, ainda, sala de professores e de coordenação, área de serviço e dependências completas, berçário com sala de repouso e de atividade, lactário e fraldário, área verde com espaço para recreação e brinquedos, área cimentada e espaço para banho de ducha. O projeto arquitetônico das UMEIs é basicamente o mesmo em todas elas. Ocorrem apenas algumas pequenas adaptações de construção para adequação à topologia do terreno.


Atenção: O resultado do cadastramento da Educação Infantil para 2019 já pode ser consultado na página da Educação. Todas as crianças de 4 e 5 anos cadastradas serão atendidas e para essa faixa etária os pais receberão uma carta informando o nome da escola para a qual foi realizado o encaminhamento. A matrícula será realizada de 19 a 23 de novembro, na escola indicada na carta e no site da Prefeitura. Para realizar a matrícula os pais ou responsáveis devem ter em mãos os seguintes documentos:

  • Certidão de Nascimento ou Identidade da criança, com cópia.
  • Identidade dos pais, com cópia.
  • Comprovante de endereço de Belo Horizonte, com cópia.
  • Cartão de Vacina da criança, com cópia.
  • Documento da Guarda Judicial, com cópia (quando for o caso).

Cadastro da Educação Infantil 2018

No dia 27 de agosto de 2018, a Prefeitura de Belo Horizonte dará início ao processo de cadastramento para crianças que desejam ingressar em uma unidade escolar de Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte em 2018. O processo será feito por meio da internet e inclui tanto as crianças de 4 e 5 anos que vão ingressar na pré-escola, quanto as crianças de 0 a 3 anos que buscam uma vaga nos primeiros anos da educação infantil. As inscrições vão até o dia 21 de setembro de 2018.

O cadastro de crianças de 4 a 5 anos pela internet acontece desde 2015, mas é a segunda vez que a Secretaria Municipal de Educação faz um cadastro também para crianças de 0 a 3 anos, nesse caso para levantar a demanda existente na cidade e distribuir as vagas disponíveis no ano que vem. O objetivo é organizar o cadastro dessas crianças de forma centralizada e, assim, distribuir os interessados em vagas nas escolas e UMEIs de Belo Horizonte.

Atualmente, todas as crianças que se cadastram para a pré-escola (de 4 a 5 anos) têm vagas garantidas, mas na faixa etária de 0 a 3 anos as famílias estão sujeitas à disponibilidade de vagas na rede municipal. Até o ano passado, os pais e responsáveis se inscreviam na sua UMEI ou escola de interesse e, caso não conseguissem a vaga, passavam a integrar a lista de espera daquela unidade. Nada impedia, contudo, que o interessado fizesse cadastro em mais de uma unidade.

Crianças de 4 a 5 anos nascidas entre 1o. de julho de 2013 e 31 de março de 2015 tem vaga garantida. Crianças de 0 a 3 anos nascidas a partir de 1o. de abril de 2015 terão vaga de acordo com a disponibilidade. Será permitida uma única inscrição por criança. Se você não tem acesso à internet, faça o cadastramento nas Regionais ou em uma Escola Municipal atendida pelo Programa Escola Aberta.

Para 2019, os interessados devem efetuar um cadastro na internet e o sistema vai encaminhar a criança para a unidade escolar mais próxima ao endereço informado no formulário. Dessa forma, a lista de espera será formatada automaticamente, de acordo com jurisdições, e o sistema vai evitar duplicidade na distribuição das vagas.

A Prefeitura de Belo Horizonte explica que todas as crianças que se cadastram para a pré-escola têm vagas garantidas, mas na faixa etária de 0 a 3 anos as famílias estão sujeitas à disponibilidade de vagas na Rede Municipal formada por Umeis (Unidades Municipais de Educação Infantil), Emeis (Escola Municipal de Educação Infantil), EMEFS (Escolas Municipais de Ensino Fundamental que recebem turmas de educação Infantil) e pela rede parceira composta por creches conveniadas.

Os interessados realizam o cadastro na internet e o sistema encaminha a criança para a unidade escolar mais próxima ao endereço informado no formulário, dentro de uma jurisdição. “Desde o último cadastro ocorre um reforço nos critérios de vulnerabilidade como pontuação para concorrer às vagas. A distribuição é realizada da seguinte forma: 70% das vagas são destinadas a partir dos critérios de vulnerabilidade e outros 30% a partir do sorteio público”, detalha a PBH.

As listas de espera também serão formadas de acordo com os critérios de vulnerabilidade, o que garante que aqueles que mais precisam da vaga estarão melhor classificados na listagem. Quando houver necessidade, será realizado um sorteio no qual todos aqueles que não conseguiram vaga nos 70% iniciais participam. “Entre os critérios, estão listados pontos como famílias atendidas por programas sociais, famílias que possuem menor renda per capita, critérios como escolaridade dos pais, e critérios de saúde das crianças, como deficiência e doenças. No total, serão considerados 24 critérios de vulnerabilidade”, diz a PBH.

umei bh

O projeto arquitetônico das UMEIs, além de ser ecologicamente sustentável, traz aconchego e segurança para a crianças, proporcionando um espaço otimizado e lúdico.

Podem ser cadastradas apenas as crianças residentes dentro dos limites territoriais do município de Belo Horizonte. Uma vez feito o cadastro, a alocação das crianças nas unidades escolares acontece por meio de programa utilizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, que considera a proximidade da residência ou local de trabalho indicado pelos pais e responsáveis, dentro de uma jurisdição.

Para solicitar uma vaga na pré-escola, a criança deve ter nascido entre 01/07/2013 e 31/03/2015. Clique aqui pra fazer o cadastramento para pré-escola de 4 a 5 anos. Já para se cadastrar para uma vaga de creche, as crianças devem ter nascido a partir de 01/04/2015. Clique aqui para fazer o cadastramento para creche de 0 a 3 anos. Se não conseguir acesso nas páginas acima clique aqui para acessar o portal de serviços da prefeitura.

Novas UMEIs

Duas novas UMEIs começaram a funcionar neste ano: a Umei Sagrada Família, no bairro de mesmo nome, e a Umei Pedro Lessa, da Pedreira Prado Lopes. Juntas, as duas unidades oferecem 276 novas vagas para a Educação Infantil e representam o esforço da Prefeitura de BH em aproveitar ao máximo a capacidade instalada da Rede Municipal e das creches parceiras para ampliar o número de vagas. Só neste primeiro semestre, a Secretaria Municipal de Educação conseguiu criar cerca de 6,4 mil vagas para crianças de 0 a 5 anos.

A abertura de novas vagas na Educação Infantil faz parte de um estudo dinâmico, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, sobre a ocupação de vagas em escolas infantis e UMEIs. O objetivo da Prefeitura é aproveitar os espaços da Rede Municipal. Dessa forma, todas as salas ociosas foram equipadas para receber os alunos. Além disso, as turmas com número pequeno de estudantes foram remanejadas, dentro dos limites legais, para permitir a liberação de salas e, consequentemente, propiciar a abertura de novas turmas. Com isso, foi possível criar, nos prédios da Rede Municipal, cerca de 5.000 vagas neste primeiro semestre.

A Prefeitura avaliou também a possibilidade de criação de novas vagas em creches parceiras. Em toda a Rede Conveniada, foi verificado o potencial de ampliação de turmas. Além disso, outras quatro instituições foram credenciadas neste primeiro semestre, totalizando 196 creches conveniadas ao município. Com isso, nas instituições parceiras, foram criadas cerca de 1.400 vagas.

umei bh

Vários bairros da capital já contam com UMEIs, provavelmente existe uma perto de você.

Um dos maiores desafios da Prefeitura de Belo Horizonte neste primeiro ano da atual gestão tem sido aumentar ao máximo a oferta de vagas na educação infantil, usando a estrutura já instalada na Rede Municipal. Além da abertura de seis mil novas vagas este ano – possível a partir de ações como redistribuição de turmas, abertura de novas salas e inauguração de novas UMEIs – a Secretaria Municipal de Educação concentra esforços agora para garantir novas vagas em 2018. Para isso, a ideia da Secretaria é avaliar o fluxo de alunos em algumas escolas municipais da cidade, aproveitar salas ociosas e redistribuir novas turmas para garantir até quatro mil novas vagas no ano que vem.

O projeto ainda está sendo finalizado e discutido com os profissionais da Rede e comunidades escolares, mas uma primeira proposta aponta que algumas escolas poderiam ser adaptadas para receber turmas de Educação Infantil, sobretudo em regionais da cidade que concentram o maior déficit de vagas. É o caso, por exemplo, de Venda Nova, regional na qual apenas 31,9% de crianças de 0 a 3 anos são atendidas atualmente e onde se estuda abrir turmas em sete escolas.

Hoje, a Secretaria recebe alunos da Educação Infantil em 131 UMEIs, em 13 Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIS) e 13 escolas de ensino fundamental que contam com turmas de Educação Infantil. A proposta da Secretaria, até que sejam construídas e licitadas novas UMEIs, é passar a oferecer turmas de Educação Infantil em salas ociosas de escolas que hoje atendem prioritariamente crianças de 6 a 8 anos do Ensino Fundamental, além de ampliar o número de turmas de Educação Infantil nas escolas de Ensino Fundamental que já contam com salas dessa etapa.

Outra proposta da Secretaria é converter três escolas localizadas em pontos de demanda e vulnerabilidade extremas em escolas de Educação Infantil. Além da demanda ali localizada, a Secretaria está apontando pela mudança, nesses casos, porque essas escolas atendem um número baixo de alunos do fundamental e contam com estruturas municipais vizinhas consideradas plenamente capazes de acolher o alunado em iguais condições físicas e pedagógicas.

umei bh

As turmas de crianças das UMEIs contam com professores e monitores treinados. O material didático é adequado a cada faixa etária. O número máximo de crianças por turma é redigidamente estabelecido.

Um exemplo seriam as escolas municipais Deputado Milton Sales e Oswaldo Cruz, que são vizinhas, no bairro Jardim América. A ideia é que uma escola absorva a demanda da outra e, dessa forma, um dos prédios ficaria disponível para a criação de uma escola de Educação Infantil. A comunidade já foi informada da proposta e está em articulação com a Secretaria e com a Diretoria Regional de Ensino Oeste para apontar algumas particularidades dessa mudança, assim como discutir a maneira ideal de fazê-la.

De acordo com o projeto da Secretaria, a ideia é abrir, prioritariamente, nesses novos prédios turmas da pré-escola, de alunos de 4 e 5 anos. Atualmente, todas as crianças dessa idade que buscam vagas na Rede Municipal são atendidas, mas estudos mostram que ainda há crianças dessa faixa etária fora da escola. O intuito da Secretaria é promover uma busca ativa por esse público e recebê-lo nas escolas municipais. Além disso, com essa readequação, seria possível também oferecer a pré-escola nesses prédios e assim desocupar salas para alunos mais novos nas UMEIs, que são melhor adaptadas para atendimento de crianças na creche.

De qualquer forma, os prédios que passam a receber alunos da Educação Infantil terão sua estrutura física adaptada para receber as crianças. Entre as adaptações estão a reforma de banheiros, refeitórios e, principalmente, da área de lazer, que terá brinquedos adequados para a faixa etária. “Serão investidos R$1,5 milhão em obras de adequação desses prédios, que estão previstas para terem início ainda em outubro”, afirma a gerente de Logística, Jussara Fátima Liberal. Comparando, o custo total de construção de uma única UMEI gira em torno de R$5 milhões e a obra exige, em média, quatro anos para ser concluída.

Lista de UMEIs

Regional UMEI / Escola Núcleo Endereço Telefone
Barreiro UMEI Águas Claras (E. M. Vila Pinho) Rua Clemente Borges dos Santos, 150 – CJ Águas Claras 3277-1540
Barreiro UMEI Bairro das Indústrias (E. M. Antônio Aleixo) Rua Irmã Maria Paula, 238 – Bairro das Indústrias 3246-2138 – 3246-2139
Barreiro UMEI Barreiro (E. M. Professor José Braz) Rua São Paulo da Cruz, 65 – Barreiro 3277-9120 (Esc. Núcleo)
Barreiro UMEI Cardoso (E. M. Antônio Mourão Guimarães) Rua Intersindical, 270 – Cardoso 3277-9169
Barreiro UMEI Diamante (E. M. Sebastião Guilherme de Oliveira) Rua Azárias Duarte, 180 – Diamante 3246-2126 – 3246-2127
Barreiro UMEI Itaipu (E. M. Helena Antipoff) Rua Tingui, 221 – Tirol 3277-5828 (Esc. Núcleo)
Barreiro UMEI Jatobá IV (E. M. Aires da Mata Machado) Rua Agenor Nonato de Souza, 8 – Jatobá 3277-5826
Barreiro UMEI José Isidoro Filho (E. M. Dinorah Magalhães Fabri) Rua A, 42 – Conjunto Esperança 3277-1512
Barreiro UMEI Lindeia (E. M. Professor Mello Cançado) Rua dos Pinhos, 10 – Lindeia 3277-5834 (Esc. Núcleo)
Barreiro UMEI Lucas Monteiro Machado (E. M. CIAC Lucas M. Machado) Rua Soldado Weverson de Almeida, 350 – Vila Pinho 3277-5869
Barreiro UMEI Maldonado (E. M. Vinícius de Moraes) Rua Alcindo Gonçalves Cotta, 109 – CJ Ademar Maldonado 3246-2119
Barreiro UMEI Mangueiras (E. M. Professor Hilton Rocha) Rua Coroa de Frade, 328 – Mangueiras 3277-9189 – 3277-5970
Barreiro UMEI Miramar (E. M. Dulce Maria Homem) Rua Aurora, 345 – Miramar 3277-5888
Barreiro UMEI Petrópolis (E. M. Presidente Itamar Franco) Rua 285, 107 – Petrópolis 3246-2089
Barreiro UMEI Pilar Olhos d’Água (E. M. Pedro Nava) Rua Sigmund Weiss, 25 – Pilar 3277-5024
Barreiro UMEI Sol Nascente (E. M. Ana Alves Teixeira) Rua Maria Letícia, 190 – Novo das Indústrias 3277-9181
Barreiro UMEI Solar Rubi (E. M. União Comunitária) Avenida Warlei Aparecida Martins, 730 – Solar do Barreiro 3246-2102
Barreiro UMEI Solar Urucuia (E. M. Pedro Aleixo) Rua W-5, 411 – Pongelupe 3246-2095 – 3246-2096
Barreiro UMEI Tirol (E. M. Aires da Mata Machado) Avenida Solferina Ricci Pace, 70 – Jatobá 3246-2118
Centro-Sul UMEI Cafezal (E. M. Theomar de Castro Espíndola) Rua Oliem Bonfim Guimarães, 237 – Nossa Sra do Rosário 3246-5315
Centro-Sul UMEI Capivari (E. M. Professor Edson Pisani) Rua Capivari, 1026 – Serra 3277-5360
Centro-Sul UMEI Delfim Moreira (E. M. IMACO) Rua Espírito Santo, 890 – Centro 3246-0012
Centro-Sul UMEI Luxemburgo (E. M. Mestre Paranhos) Rua do Acesso, 1415 – Conjunto Santa Maria 3277-8878
Centro-Sul UMEI Padre Tarcísio (E. M. Levindo Coelho) Rua Mangabeira da Serra, 280 – Serra 3277-5039
Centro-Sul UMEI Professora Marta Nair Monteiro (E. M. Ulysses Guimarães) Rua União, 16 – Vila Santa Rita 3277-5085
Centro-Sul UMEI Santa Isabel (E. M. Vila Fazendinha) Rua Doutor Argemiro Rezende Costa, 380 – São Lucas 3277-8234
Centro-Sul UMEI São João (E. M. Professor Edson Pisani) Rua São João, 235 – Serra 3277-8877
Centro-Sul UMEI Timbiras (E. M. Marconi) Rua Timbiras, 1697 – Lourdes 3246-0101
Centro-Sul UMEI Vila Conceição (E. M. Padre Guilherme Peters) Rua Coronel Jorge Dário, 410 – Novo São Lucas 3277-4082
Centro-Sul UMEI Vila Estrela (E. M. Presidente João Pessoa) Rua Primavera, 60 – Santo Antônio 3246-6655
Leste UMEI Alto Vera Cruz (E. M. George Ricardo Salum) Rua Fósforo, 75 – Taquaril 3246-8548
Leste UMEI Baleia (E. M. Levindo Lopes) Rua Juramento, 660 – Baleia 3246-8545
Leste UMEI Caetano Furquim (E. M. Wladimir de Paula Gomes) Rua Mairink, 625 – Caetano Furquim 3277-5645
Leste UMEI Granja de Freitas (E. M. Doutor Júlio Soares) Rua São Vicente, 371 – Conj. Granja de Freitas 3277-5726
Leste UMEI Paraíso (E. M. Levindo Lopes) Rua Itabirito, 416 – Santa Efigênia 3277-6973
Leste UMEI Pompeia (E. M. São Rafael) Avenida Belém, 1800 – Pompeia 3277-5780 (Esc. Núcleo)
Leste UMEI Taquaril (E. M. Fernando Dias Costa) Rua Desembargador Bráulio, 3550 – Taquaril 3277-5684
Norte UMEI Aarão Reis (E. M. Hélio Pelegrino) Rua Três, 25 – Aarão Reis 3277-6729
Norte UMEI Betinho (E. M. Hebert José de Souza) Rua 39, nº 60 – Novo Aarão Reis 3277-6643
Norte UMEI Curumins (E. M. Rui da Costa Val) Rua Cecília Trindade Silva, 20 – Jardim Felicidade 3246-9616 – 3246-9617
Norte UMEI Floramar (E. M. Francisco Campos) Rua José Ferreira Magalhães, 87 – Floramar 3246-9560
Norte UMEI Guarani (E. M. Sebastiana Novais) Rua Pacaembu, 10 – Guarani 3277-1300
Norte UMEI Heliópolis (E. M. José Maria dos Mares Guia) Rua Coronel de Castro, 54 – Heliópolis 3277-7969
Norte UMEI Jaqueline (E. M. Acadêmico Vivaldi Moreira) Rua Luiz Gonzaga de Souza, 101 – Jaqueline 3277-1830
Norte UMEI Jardim Guanabara (E. M. Jardim Felicidade) Rua João Álvares Cabral, 47 – Jardim Guanabara 3277-6633
Norte UMEI Juliana (E. M. Francisco Magalhães Gomes) Rua Acácio Costa Júnior, 1130 – Juliana 3277-5535
Norte UMEI Lajedo (E. M. Sérgio Miranda) Rua Pintor Buguendes, 7 – Novo Aarão Reis 3277-1349 – 3277-1343
Norte UMEI Mariquinhas (E. M. Acadêmico Vivaldi Moreira) Rua Acalifa, 209 – Juliana 3277-8898
Norte UMEI Minaslândia (E. M. Cônsul Antônio Cadar) Rua Maria Madalena Esteves, 95 – Minaslândia 3246-9555
Norte UMEI Monte Azul (E. M. Desembargador Loreto Ribeiro de Abreu) Rua Capitão Eduardo, 105 – Monte Azul 3277-6662 – 3277-6663
Norte UMEI Planalto (E. M. Tristão da Cunha) Rua Luiz de Mello Mattos, 215 – Planalto 3246-8058
Norte UMEI Primeiro de Maio (E. M. Josefina Souza Lima) Rua Cinco de Julho, 115 – Primeiro de Maio 3277-8910
Norte UMEI São Bernardo (E.M. Maria SIlveira) Rua Cecília Pinto, 105 – São Bernardo 3277-7840
Norte UMEI Solimões (E. M. Florestan Fernandes) Rua Waldemar Cândido Rodrigues, 244 – Jardim Felicidade 3277-7472 – 3277-7473
Norte UMEI Vila Clóris (E. M. Minervina Augusta) Rua das Gaivotas, 838 – Vila Clóris 3277-2819
Norte UMEI Xodó Marise (E. M. Jardim Felicidade) Rua Alberto Gomes da Fonseca, 38 – Xodó Marise 3277-6778 (Esc. Núcleo)
Norte UMEI Zilah Spósito (E. M. Professor Daniel Alvarenga) Rua Coquilho, 10 – Jaqueline 3246-9008
Noroeste UMEI Belmonte (E. M. Professora Consuelita Cândida) Rua Dom Silvério Gomes Pimenta, 375 – Belmonte 3246-8045
Noroeste UMEI Cachoeirinha (E. M. Américo René Gianetti) Rua Conde de Santa Marinha, 370 – Cachoeirinha 3277-6023
Noroeste UMEI Capitão Eduardo (E. M. Ozanan Coelho) Rua dos Mensageiros, 95 – Capitão Eduardo 3277-1557
Noroeste UMEI Cavalinho de Pau (E. M. Edgar da Mata Machado) Rua Circular, 315 – São Gabriel 3277-6798
Noroeste UMEI Coqueiro Verde (E. M. Sobral Pinto) Rua das Almas, 200 – Conjunto Paulo VI 3277-6625
Noroeste UMEI Goiânia (E. M. José de Calasanz) Rua José Arcanjo Santiago, 300 – Goiânia 3246-8549
Noroeste UMEI Ipiranga (E. M. Governador Carlos Lacerda) Rua Dom Cabral, 133 – Ipiranga 3277-6056 – 3277-6057
Noroeste UMEI Jardim Vitória (E. M. Prefeito Souza Lima) Rua Branca, 51 – Jardim Vitória 3277-7898
Noroeste UMEI Jardim Vitória II (E. M. Professora Helena Abdalla) Rua 726, nº 139 – Jardim Vitória 3246-8065
Noroeste UMEI Jardim Vitória III (E. M. Jardim Vitória) Rua Berenice Ribeiro de Miranda, 240 – Jardim Vitória 3246-8066
Noroeste UMEI Maria Goretti (E. M. Maria da Assunção de Marco) Rua Barreiro Grande, 147 – Maria Goretti 3246-9565
Noroeste UMEI Ouro Minas (E. M. Professora Consuelita Cândida) Rua das Ursulinas, 98 – Ouro Minas. 3277-1302
Noroeste UMEI Pacajá (E. M. Professora Eleonora Pieruccetti) Rua Cachoeirinha, 915 – Santa Cruz 3246-7514
Noroeste UMEI Parque Real (E. M. Pérsio Pereira Pinto) Rua Três Mil e Setenta e Quatro, 100 – Conjunto Paulo VI 3277-6696 – 3277-7152
Noroeste UMEI Paulo VI (E. M. Sobral Pinto) Rua Neblina, 210 – Conjunto Paulo VI 3277-7492 – 3277-7493
Noroeste UMEI Professora Acidália Lott (E. M. Professora Acidália Lott) Rua Antônio Mariano de Abreu, 314 – Paulo VI 3246-8020
Noroeste UMEI Ribeiro de Abreu (E. M. Professor Paulo Freire) Rua Dianópolis, 170 – Ribeiro de Abreu 3277-6716
Noroeste UMEI Santa Cruz (E. M. Renascença) Rua Ester de Lima, 241 – Sta Cruz 3277-6089
Noroeste UMEI São Gabriel (E. M. Osvaldo França Júnior) Rua São João da Serra, 140 – São Gabriel 3277-7881
Noroeste UMEI São Marcos (E. M. Henriqueta Lisboa) Rua Santo Alberto, 5 – São Marcos 3277-6679
Noroeste UMEI Vila Maria (E. M. Professor Milton Lage) Rua Zélia Jacinta da Costa, 7 – Jardim Vitória 3277-6796 – 3277-6797
Norte UMEI Califórnia (E. M. João Pinheiro) Rua das Violas, 862 – Califórnia I 3277-9216
Norte UMEI Califórnia II (E. M. Prof. João Camilo de Oliveira Torres) Rua Cristina Maria de Assis, s/n° – Califórnia II 3277-9134 (Esc. Núcleo)
Norte UMEI Carlos Prates (E. M. Carlos Gois) Avenida Nossa Senhora de Fátima, 2283 – Carlos Prates 3277-4557
Norte UMEI Coqueiros (E. M. Padre Edeimar Massote) Rua Eneida, 1485A – Coqueiros 3246-3029 – 3246-3031
Norte UMEI Marfim (E. M. Luigi Toniolo) Rua Assumar, 375 – Pindorama 3277-7122 (Esc. Núcleo)
Norte UMEI Nova Esperança (E. M. Arthur Guimarães) Avenida Américo Vespúcio, 1998 – Nova Esperança 3246-3013
Norte UMEI Pedreira Prado Lopes (E. M. Maria da Glória Lommez) Rua Carmo do Rio Claro, 203 – Pedreira Prado Lopes 3277-6012 – 3277-6105
Norte UMEI Pindorama (E. M. Luigi Toniolo) Rua Guararapes, 1850 – Pindorama 3277-8373
Norte UMEI Pituchinha (E. M. Dom Bosco) Rua Marquês do Lavradio, 619 – Alto dos Pinheiros 3277-6460
Norte UMEI Sabinópolis (E. M. Dom Jaime de Barros Câmara) Rua Sabinópolis, 120 – Carlos Prates 3246-3018
Norte UMEI Vila São Vicente (E. M. Maria de Rezende Costa) Rua Humaitá, 1149 – Vila São Vicente 3277-8994
Norte UMEI Vila Senhor dos Passos (E. M. Maria da Glória Lommez) Rua Evaristo da Veiga, 239 – Vila Senhor dos Passos 3277-6191
Oeste UMEI CAC Havaí (E. M. Prefeito Aminthas de Barros) Rua Costa Marfim, 480 – Estrela Dalva 3277-6874
Oeste UMEI Camargos (E. M. Professor Mário Werneck) Rua Gentil Portugal do Brasil, 61 – Camargos 3246-9804 – 3277-9179
Oeste UMEI Cinquentenário (E. M. Francisca de Paula) Avenida Dom João VI, 621 – Cinquentenário 3246-6074
Oeste UMEI da Vila Santa Maria (E. M. Professor Mário Werneck) Rua João Batista Vieira, 720 – Santa Maria 3277-8921
Oeste UMEI Gameleira (E. M. Maria Sales Ferreira) Avenida Amazonas, 5855 – Gameleira 3277-6867
Oeste UMEI Grajaú (E. M. Hugo Werneck) Rua Santa Inês, 75 – Vila São Jorge 3277-7513
Oeste UMEI Palmeiras (E. M. Professora Efigênia Vidigal) Rua Manuel Alves, 100 – Palmeiras 3246-6033 – 3246-6034
Oeste UMEI Silva Lobo (E. M. Magalhães Drummond) Avenida Silva Lobo, 2250 – Nova Granada 3246-6013 – 3246-6014
Oeste UMEI Vila Calafate (E. M. Magalhães Drummond) Rua Contendas, 254 – Alto Barroca 3277-7032 – 3277-6818
Oeste UMEI Vila Leonina (E. M. Prof. Christovam Colombo dos Santos) Rua Dezenove de Dezembro, 331 – Vila Leonina 3246-6072 – 3246-6073
Pampulha UMEI Alaíde Lisboa (E. M. Henfil) Avenida Antônio Carlos, 6.627 – Bairro São Luiz 3277-7338
Pampulha UMEI Braúnas (E. M. Professora Alice Nacif) Rua Áurea Eliza Valadão, 40 – Braúnas 3246-8040
Pampulha UMEI Castelo (E. M. Santa Terezinha) Rua Castelo de Alcazar, s/nº – Castelo 3277-8993
Pampulha UMEI Castelo de Crato (E. M. Francisca Alves) Rua Castelo de Crato, s/n° – Castelo 3277-7878 (Esc. Núcleo)
Pampulha UMEI Engenho Nogueira (E. M. Dom Orione) Rua Engenho do Mar, 104 – Engenho Nogueira 3277-7862 (Esc. Núcleo)
Pampulha UMEI Itatiaia (E. M. Maria de Magalhães Pinto) Rua Maria Cecília, 270 – Itatiaia 3277-8528
Pampulha UMEI Manacás (E. M. Marlene Pereira Rancante) Rua Francisca Santos Anastásia, 860 – Paquetá 3246-3033
Pampulha UMEI Ouro Preto (E. M. Carmelita Carvalho Garcia) Rua Geraldina Cândida de Jesus, 30 – Ouro Preto 3246-8062
Pampulha UMEI Santa Amélia (E. M. José Madureira Horta) Rua Virgílio do Melo Franco, 253 – Santa Amélia 3246-8041
Pampulha UMEI Santa Branca (E. M. Amílcar Viana Martins) Rua Campista, 64 – Santa Branca 3277-1595
Pampulha UMEI Santa Rosa (E. M. Aurélio Pires) Rua Caldas da Rainha, 527 – São Francisco 3246-8059
Pampulha UMEI Sarandi (E. M. Anne Frank) Rua Deputado Augusto Gonçalves, 76 – Serrano 3277-7239 (Esc. Núcleo)
Pampulha UMEI Universitário (E. M. Henfil) Rua Aristóteles Ribeiro Vasconcelos, 26 – Universitário 3277-7947 (Esc. Núcleo)
Pampulha UMEI Urca Confisco (E. M. Professora Alice Nacif) Rua Expedicionário Paulo de Souza, 701 – Sarandi 3246-3025
Pampulha UMEI Vila Antena (E. M. Júlia Paraíso) Rua Flor do Oriente, 137 – Jardim Alvorada 3277-8997
Venda Nova UMEI Céu Azul (E. M. Míriam Brandão) Rua São João Batista do Glória, 96 – Jardim Leblon 3277-5595
Venda Nova UMEI Itamarati (E. M. Antônio Gomes Horta) Rua Comanches, 245 – Santa Mônica 3246-9603 – 3246-9018
Venda Nova UMEI Jardim dos Comerciários (E. M. Vicente Guimarães) Rua Sete de Outubro, 600 – Jardim dos Comerciários 3277-1856 – 3246-9027
Venda Nova UMEI Jardim Leblon (E. M. Vereador Antônio Menezes) Rua Pedrinópolis, 265 – Jardim Leblon 3277-7317
Venda Nova UMEI Lagoa (E. M. Professor Moacyr Andrade) Rua Hélcio Pereira Fontes, 62 – Lagoa 3277-1827
Venda Nova UMEI Mantiqueira (E. M. Moysés Kalil) Rua Aramita Francisca dos Santos, 88 – Mantiqueira 3277-5580 (Esc. Núcleo)
Venda Nova UMEI Nova Iorque (E. M. Gracy Viana Lage) Rua Moisés Francisco Rosa, 370 – Nova Iorque 3277-5566 (Esc. Núcleo)
Venda Nova UMEI Paraúnas (E. M. Alessandra Salum Cadar) Rua Padre Pedro Pinto, 5700 – Paraúna 3277-5557
Venda Nova UMEI São João Batista (E. M. Antônia Ferreira) Rua Professor Aimoré Dutra, 514 – São João Batista 3246-9036
Venda Nova UMEI Serra Verde (E. M. Doutor José Xavier Nogueira) Rua Wilson Abrão Abdo, 500 – Serra Verde 3246-9037
Venda Nova UMEI Venda Nova (E. M. Tancredo Phideas Guimarães) Avenida Doutor Álvaro Camargos, 14 – Venda Nova 3246-9028
Venda Nova UMEI Vila Apolônia (E. M. Elisa Buzelin) Rua Marrocos, 614 – Vila Apolônia 3277-7852

Parceria Público-Privada

A construção das UMEIs em Belo Horizonte nos últimos anos foi proporcionada por um modelo inovador de parceria entre a Prefeitura e a iniciativa privada. A Prefeitura de Belo Horizonte, através de um modelo de Parceria Público-Privada (PPP) com a Inova BH, empresa da Odebrecht Properties, tem conseguido entregar à população novas unidades a cada ano.

O pioneirismo da iniciativa fez com que a Prefeitura de BH fosse selecionada como finalista regional da América Latina do prêmio Financial Times/Citi Ingenuity Awards 2013. Além disso, a PPP da Educação de Belo Horizonte foi relacionada pela publicação Infrastructure 100 como um dos cem projetos de infraestrutura urbana mais inovadores do mundo. A UMEI é exemplo de uma ação inovadora e resultado de uma parceria inédita no Brasil. Com esse novo modelo, podemos atender de forma mais rápida as demandas na área da educação, oferecendo mais escolas em menos tempo e com um alto padrão de qualidade”, comentou o ex-prefeito Marcio Lacerda.

A PPP foi firmada para a construção e operação de serviços não pedagógicos e a Inova BH, durante 20 anos, será responsável por serviços como manutenção das instalações elétricas e hidráulicas, segurança e limpeza, além dos cuidados com a sustentabilidade ambiental e o mobiliário.

umei bh

Com uma técnica de construção inovadora, os prédios das UMEIs são construídos com agilidade e com economia de materiais.

A PPP foi desenvolvida pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento e de Educação. O contrato foi assinado em julho de 2012 e a iniciativa, inédita no Brasil, justificou a seleção da PBH como finalista do prêmio Financial Times/Citi Ingenuity Awards.

O prêmio, desenvolvido pelo Financial Times e pelo Citigroup, em colaboração com o Instituto Européen d’Administration des Affaires (Insead), tem como objetivo descobrir e promover as ideias, invenções e inovações mais engenhosas que ajudam cidades a estabelecer centros de criatividade e progresso. Com foco na criatividade, o prêmio surgiu pela preocupação com o crescente número de pessoas que vivem em áreas urbanas e pela necessidade de buscar soluções para os grandes centros.

A construção das unidades baseia-se na metodologia Light Steel Frame, amplamente utilizada em outros países, mas ainda recente no Brasil, tendo o aço galvanizado como principal elemento estrutural. Com esse sistema construtivo, a obra tem baixo índice de desperdício de materiais e de geração de resíduos, mais rapidez na construção, alto nível de segurança e a mesma qualidade de acabamento e conforto. Outra vantagem do método é a facilidade de instalação e manutenção das redes elétricas e hidráulicas, a possibilidade de uso de materiais renováveis e maior eficiência energética.

Cresce a Procura de Famílias de Classe Média por Vagas em UMEIs

Segundo reportagem do Estado de Minas, a grave crise econômica no Brasil, a qualidade do ensino oferecido nas UMEIs em Belo Horizonte e a presença dessas escolas em várias regiões da cidade explicam o aumento da procura de matrícula por famílias de classe média, que estão trocando a rede particular pela pública. Desde o início de funcionamento das UMEIs na capital, em 2004, o gráfico que demonstra esse interesse continua ascendente.

“A procura aumenta em função do reconhecimento da qualidade do ensino que é ofertado. A gente percebe que a procura tem aumentado principalmente em regiões mais favorecidas, como nas UMEIs do Centro, Santo Antônio e Castelo. As listas de pretendentes a vagas são grandes e a procura da classe média é maior do que nas áreas mais vulneráveis”, disse a gerente de Coordenação da Educação Infantil da Prefeitura de Belo Horizonte, Mayrce Freitas.

Há três anos, com o nascimento de Benício, o segundo filho, o designer gráfico Danilo Queiroz, de 43 anos, e a mulher dele tomaram a decisão de transferir Teodoro, então com 2, para os bancos da escola pública.“Era caro manter dois filhos em escola particular, além de um terceiro que eu tenho. A surpresa foi a melhor possível. A UMEI é talvez a melhor escola infantil da cidade”, diz o pai, que teve de recorrer a advogado e recurso na Justiça para garantir a vaga na UMEI Timbiras, uma das mais concorridas, devido à localização central.

umei bh

Sala de leitura da UMEI: ambiente lúdico e didático para incentivar nas crianças o desenvolvimento do gosto pela leitura. 

70% das vagas são para o público mais vulnerável inscrito, ou seja, famílias que possuem baixa renda, ou que estão sob a proteção do município. São vários critérios que determinam a vulnerabilidade. “A Secretaria de Assistência Social tem os seus critérios, a Secretaria de Saúde tem os seus, e o programa de transferência de renda tem seus critérios. Então, a gente elabora na portaria que orienta o processo de distribuição de vagas o que vai determinar a vulnerabilidade”, explica Mayrce. Em reunião do Núcleo Intersetorial Regional (NIR), com representantes de todas as secretarias, os dados dos diferentes programas são cruzados para fazer a classificação do mais vulnerável para o menos vulnerável. “A gente faz o corte dos 70% das vagas que vão para as crianças mais vulneráveis”. reforça.

Os outros 30% das vagas são reservados para sorteio público, sendo 10% para quem mora no entorno de até um quilômetro da UMEI e 20% para o sorteio público geral. “É nesses 30% que a classe média tem a possibilidade de obter uma vaga”, disse Mayrce.

O processo de distribuição de vagas nas UMEIs proporciona uma diversidade no atendimento. Para muitos, segundo ela, a presença de crianças de classe média nas unidades causa estranheza. “As pessoas às vezes questionam: ‘Nossa, mas eu vejo criança chegando que tem carro!’. Mas elas entraram dentro do critério dos 30% do sorteio público. Qualquer pessoa de Belo Horizonte pode se candidatar a uma vaga. Hoje, a gente tem o que chamamos de um atendimento prioritário às crianças que têm mais necessidade porque nós não temos condições de atender a todos, universalmente. Hoje, a gente tem essa política de atender as crianças que nunca tiveram acesso a uma educação de qualidade, priorizando as vagas para elas. É claro que a nossa intenção é ter uma abrangência maior e atender a toda criança cuja família demandar a vaga”, afirmou.

umei bh

Na hora do recreio a criançada faz a festa no parquinho da UMEI. Escorrega e balanço são os brinquedos mais disputados.

As UMEIs oferecem duas turmas de berçário, de 1 e de 2 anos, que funcionam em jornada integral, das 7h às 17h20. Crianças de 3, 4 e 5 anos são atendidas ou das 7h às 11h20, ou das 13h às 17h20. Unidades localizadas em território considerados vulneráveis na cidade oferecem atendimento integral, em todas as faixas etárias, oferecendo alimentação integral, desde o café da manhã até o jantar, material escolar e uniforme. “É uma alimentação toda planejada por nutricionistas. Todos os gêneros são enviados pela Secretaria Municipal Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional. E é toda acompanhada por uma supervisora, que é nutricionista.” Segundo Mayrce, a proposta pedagógica das UMEIs é referência no Brasil e em outros países.

Os prédios das UMEIs são pensados para proporcionar o desenvolvimento da criança, segundo a gerente de coordenação da educação municipal. “É a primeira vez que pedagogos, arquitetos e engenheiros se assentam para discutir sobre o atendimento da educação infantil, projetando um espaço que propicie o desenvolvimento da criança no todo. Visa estimular a construção da autonomia. Banheiros, lavatórios e mobiliários são acessíveis, tudo na altura da criança. A gente entende esse espaço como um segundo educador.”

A proposta pedagógica das UMEIs foi inspirada na Reggio Emilia, da Itália, referência internacional de educação infantil. Nenhum aluno precisa levar lanche de casa nem mesmo uniforme ou mochila, que são fornecidos pela escola. Todas as características são os atrativos que estão levando pais a desistirem de escolas particulares e correr atrás de uma vaga no ensino público. Algumas UMEIs contam ainda com aulas de computador, inglês e francês. Tudo isso sem precisar pagar mensalidades.

35 thoughts on “UMEIS – Unidades Municipais de Educação Infantil

  1. Trabalho no comércio e perdi o prazo de cadastramento da UMEI , meu filho tem 3 anos preciso colocar na escola pois não tenho condições de pagar escola particular.

  2. Já encerraram as inscrições para 2019, porém acabei de me mudar com meus filhos, que estudaram 2018 normalmente. A creche antiga me deu total certeza de que automaticamente eles encontrariam vagas, devido a inesperada mudança, pois devem continuar estudando. Como faço? Tenho os papeis de transferência e trabalho.

  3. Bom dia! Fiz a inscriçaõ de minha filha, ela vai fazer 2 anos. Preciso alterar o cadastro dela, como faço? Não estou conseguindo. Desde já agradeço.

  4. Oi minha filha vai fazer 3 aninhos, gostaria muito de uma vaga pra ela em 2019 ,já começou a inscrição?!

  5. Minha criança vai fazer cinco anos em abril de 2019,gostaria de fazer o cadastro dela na pré escola para 2019,tem como

  6. Boa tarde,
    gostaria de receber a lista de e-mail das Umeis de BH, trabalho com papelaria e produtos de higiene, vcs podem me ajudar?

  7. Queria saber se eu entrar judicialmente
    Eu conseguiria uma vaga na umei in
    tegral porque minha filha so conseguiu parcial .Ela tem dois ano

  8. O prazo das inscricoes ja passou,mais como faco agora.queria ver se consigo uma vaga pra minha nenê…

    1. Queyla,
      A partir de 2018, crianças de 2 anos serão atendidas apenas em turno parcial, de 7h30 às 11h20 ou de 13h às 16h50. Nos últimos anos, os alunos desta faixa etária que ingressavam na rede tinham direito a período integral nas instituições, de 7h às 17h20. Em 2018, o período terá uma hora a menos, com estudantes nas escolas entre 7h30 às 16h50. Nessa nova grade de horários, os tempos de permanência nas unidades também foi alterado em relação ao que vinha sendo praticado. O turno integral terá uma hora a menos. Já no parcial, a redução será de 30 minutos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.