Primeiro Pagamento do Google AdSense

Os sites tiveram um desempenho incrível neste mês de fevereiro. Confesso que fiquei surpreso com a evolução já que ambos não possuem nem 6 meses de vida. A grande novidade deste mês é que recebi meu primeiro pagamento AdSense referente ao mês de janeiro. Neste post irei explicar todo o processo de recebimento AdSense com duas opções de transferência: pelo Banco Rendimento ou através da fintech Remessa Online.

Meu primeiro pagamento AdSense – relativo ao mês de janeiro/2017 – caiu na conta do meu banco no dia 22/02. Explicarei a seguir como funciona todo o processo de cadastro até o recebimento.

Como Receber AdSense

Todos os pagamentos do AdSense no Brasil são feitos por uma transferência eletrônica internacional em dólares (wire transfer). Para habilitar o sistema a processar esses pagamentos, você precisa fornecer algumas informações bancárias. O Google somente utilizará essas informações para processar seus pagamentos do AdSense.

Os dados bancários fornecidos serão utilizados para todos os pagamentos futuros. Ou seja, todos os próximos pagamentos serão transferidos para a conta bancária que você especificar.

Enviando seus dados até o dia 11, o seu pagamento será efetuado no final do mês. Se você enviar seus dados após esta data, seus pagamentos serão efetuados no final do mês seguinte.

O fluxo de pagamento tem 6 etapas:

  1. Abra sua conta
  2. Insira suas informações fiscais
  3. Acumule $10 em ganhos
  4. Receba e insira o PIN e envie as informações bancárias
  5. Acumule $100 em ganhos
  6. Receba o seu pagamento


Inscrição no AdSense

Realizei a inscrição do site Web Informado no programa Google AdSense em 20/12/2016. No dia 23/12/2016 recebi o seguinte e-mail de confirmação da inscrição após análise do site:

inscricao adsense

Para que um site seja aceito no programa o mesmo já deve ter certo conteúdo publicado. Na data da análise o site tinha 5 posts já publicados e 2 meses de funcionamento.

Aprovação no AdSense

Uma vez que a inscrição do seu site foi aceita, a próxima etapa é a aprovação do site no programa. Para isto o Google exige que seja colocado um código de validação no cabeçalho do site. Desta forma anúncios em branco são exibidos até que o site seja aprovado. No dia 27/12/2016 recebi o email de aprovação do site:

aprovacao adsense

Neste dia aconteceu um fato estranho na minha conta. A mesma foi apresentada com status aprovada mas horas depois o status regrediu. Não me lembro agora a mensagem que foi apresentada mas era algo como se o site não existisse no programa. Tive então que refazer os passos de inscrição e aprovação. No dia 2/1/2017 recebi a segunda aprovação e de lá para cá nenhum fato anormal ocorreu.

Envio do PIN AdSense

Para proteger a segurança das contas, o Google exige que você verifique seu endereço antes de enviar quaisquer pagamentos. Para isso, é enviado um Número de identificação pessoal (PIN) por correio para seu endereço de pagamento.

O PIN será impresso e enviado pelo correio alguns dias depois que o saldo da sua conta atingir o limite de verificação pela primeira vez. Geralmente, você receberá o PIN dentro de duas a quatro semanas, mas isso dependerá de seu local.

Quando o saldo da minha conta atingiu o valor de 10 dólares fiz a solicitação do envio do PIN. Não me lembro ao certo agora, mas acho demorou de duas a três semanas para a correspondência ser entregue pelo correio na minha residência:

pin adsense

Você tem quatro meses a partir da data da geração do seu primeiro PIN para inseri-lo na sua conta. Caso não o faça dentro desse período, a exibição de anúncios será interrompida nas suas páginas. Quando receber o PIN, insira-o em sua conta seguindo as instruções fornecidas na correspondência do PIN.

É possível que o PIN não chegue. Por isso, se você não receber seu PIN, poderá solicitar um PIN substituto. Antes de solicitar um novo PIN, verifique se o endereço de pagamento na conta do Google AdSense está correto. Se houver um erro no seu endereço ou você se mudar para outro local, siga estas instruções para alterar o endereço.

Atualização de Informações para Receber Pagamentos AdSense

No início de fevereiro foi me enviado um e-mail informando a necessidade de atualizar alguns dados da conta AdSense para que o mesmo ficasse habilitado a realizar o primeiro pagamento.

pagamentos retidos adsense

Na página do AdSense também será exibido um alerta de pagamento retido e que medidas são necessárias para liberar o pagamento:

primeiro pagamento adsense

Esta atualização nada mais é do que a digitação dos seus dados bancários na página de pagamento do AdSense. Antes de realizar este passo fiz uma pesquisa na internet para poder conhecer como seria a forma mais correta de especificar a conta bancária. Para minha surpresa vi vários blogueiros dizendo que os bancos tradicionais cobram taxas absurdas para receberem pagamentos em dólar. Segundo estes blogueiros, a melhor opção seria utilizar o Banco Rendimento como intermediário na transação do pagamento que cobra uma taxa de 20 dólares por transação.

Será necessário também que você defina as informações de impostos nos Estados Unidos. A opção que escolhi para mim foi “Declaração de ausência de atividades nos EUA enviado em Feb 1, 2017”

Abertura da Conta no Banco Rendimento

A abertura da conta no Banco Rendimento pode ser realizada neste endereço. No site do banco está tudo explicado. Porém o mais importante está mostrado na figura abaixo:

banco rendimento

No ato da abertura da conta no Banco Rendimento serão solicitados os dados do seu banco de destino final. No meu caso o banco escolhido foi o Itaú.

Definição da Forma de Pagamento no AdSense

Uma vez que a sua conta no Banco Rendimento já foi criada, o próximo passo é entrar com os dados na página do AdSense:

pagamento adsense

SWIFT (BIC) é a sigla para Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication. Associação internacional de bancos que possui uma rede de comunicação de dados para a transferência eletrônica de fundos, com garantia de segurança. Essa rede facilita a troca de pagamentos e outras mensagens financeiras entre instituições financeiras, incluindo corretoras-mediadoras (brokers-dealers) e firmas de valores em todo o mundo. Uma mensagem de pagamento SWIFT é uma instrução para transferir fundos. A liquidação se realiza subsequentemente em um sistema de pagamento ou por meio das relações de bancos correspondentes.

Será necessário também gerar o IBAN no banco rendimento relativo ao seu CPF através deste endereço conforme mostrado na página a seguir:

iban banco rendimento

IBAN é a sigla para International Bank Account Number. Trata-se de um padrão internacional de identificação para fins de transferências internacionais de recursos para contas bancárias mantidas no Brasil.

Cronograma de Faturamento AdSense

Neste ponto não há mais nada a ser feito, só mesmo aguardar o dia do pagamento de acordo com o cronograma do AdSense.

O cronograma de pagamento do Google AdSense é mensal. Acumula-se ganhos estimados ao longo de um mês e, no início do mês seguinte, os ganhos são registrados e lançados no saldo. Se o saldo exceder o limite mínimo de pagamento (no meu caso era 100 dólares) e não haver retenções de pagamento, será emitido um pagamento no 21º dia do mês (ou por volta desse dia). O tempo exato necessário para receber o pagamento depende da forma de pagamento selecionada.

Por exemplo, você acumula ganhos estimados durante todo o mês de janeiro. No dia 3 de fevereiro, você vê o total de ganhos registrados de 1º a 30 de junho creditado. Então, no dia 21 de fevereiro você recebe, em uma única parcela, um pagamento referente aos ganhos do mês de janeiro e todos os outros créditos que compõem seu saldo.

Pagamento AdSense

No dia 22/02 recebi no meu e-mail Google o aviso do primeiro pagamento AdSense:

primeiro pagamento adsense gmail

Em seguida recebi no meu e-mail Outlook (cadastrado no Banco Rendimento) o aviso da transferência para o banco Itaú:

primeiro pagamento adsense rendimento

Finalmente o o primeiro pagamento AdSense estava na conta Itaú:

primeiro pagamento adsense itau

Abaixo é apresentado o extrato da movimentação no Banco Rendimento. Notem que este banco ficou com 20 dólares (61,57 reais) na transação.

adsense banco rendimento

Perguntas e Respostas sobre o Pagamento AdSense

Qual é a forma de pagamento atualmente disponível para editores do Brasil?

Atualmente, a única forma de pagamento disponível para editores no Brasil é a transferência eletrônica internacional (transferência eletrônica). O Google emitirá seu pagamento em dólares americanos. Essa é uma forma rápida e segura de emitir seus pagamentos.

Como essa transferência é feita?

O Google emite seus ganhos em dólares por meio de transferência eletrônica internacional para o banco de sua escolha, e você recebe o dinheiro na conta bancária especificada.

Não tenho conta bancária. O que devo fazer para receber o primeiro pagamento AdSense?

Como os pagamentos do Google AdSense são intransferíveis, as informações bancárias que você enviar devem obrigatoriamente pertencer ao titular da conta do Google AdSense. Se, no momento, você não deseja ou não consegue receber o pagamento por meio da transferência eletrônica internacional, poderá reter seus pagamentos.

A minha conta pode receber transferências eletrônicas internacionais?

Somente seu banco pode confirmar se sua conta pode receber os pagamentos do Google AdSense por meio de transferência eletrônica internacional. Consulte o banco e verifique se sua conta aceita esse tipo de transação. Veja também as taxas envolvidas nessa transação.

Como envio meus detalhes bancários para receber o primeiro pagamento AdSense?

Assim que você estiver qualificado para receber um pagamento, será exibido um formulário solicitando que você forneça as informações da conta bancária. Para acessar o formulário na conta do Google AdSense, clique em “Minha conta” > “Configurações da conta” > “Informações de pagamento” > “Editar”.

Onde posso encontrar as informações bancárias necessárias para pagamento?

Entre em contato com seu banco para solicitar as informações bancárias necessárias para processar seu pagamento. Se sua agência não tiver essas informações, entre em contato diretamente com a área de câmbio.

O Google recomenda algum banco?

Não. Você pode escolher o banco de sua preferência para receber seus pagamentos do Google AdSense, desde que tenha uma conta na instituição em questão. Recomendamos que você entre em contato com a área de câmbio do banco de sua escolha e confira os detalhes de taxas cobradas para essa transação e as informações necessárias para receber seu pagamento. Depois que a transação for iniciada, não será possível alterar o banco de destino.

Quando devo enviar meus detalhes bancários para o primeiro pagamento AdSense?

Recomendamos que, para ver se seus ganhos estão chegando ao valor de US$ 100,00, você entre em contato com seu banco e solicite as informações necessárias para receber seu pagamento.

Enviei minhas informações bancárias. Quando receberei meu primeiro pagamento AdSense?

Se suas informações bancárias tiverem sido enviadas dentro do prazo definido pelo Google, e sua conta não tiver retenções, você receberá seu pagamento no final do mesmo mês.

Meu pagamento é referente aos ganhos de qual período?

Os pagamentos do Google AdSense sempre correspondem ao ganho total acumulado e não pago de sua conta referente ao mês anterior ao pagamento. Por exemplo: você acumulou ganhos de US$ 25,00 em janeiro, US$ 30,00 em fevereiro e US$ 50,00 em março, totalizando US$ 105,00 de ganhos não pagos. Esse valor será pago por meio de uma única transferência eletrônica internacional no final de abril.

Como saberei se meu primeiro pagamento AdSense foi emitido?

Quando seu pagamento for emitido, uma mensagem informando a data de emissão será exibida em sua conta do Google AdSense, na página “Histórico dos pagamentos”.

Fonte



Mudança do Método de Recebimento do Banco Rendimento para o Remessa Online

Hoje, 26/02/2018, realizei pela primeira vez o recebimento do AdSense através da fintech Remessa Online. Após ficar 1 ano recebendo os valores pelo Banco Rendimento, resolvi testar o mecanismo de recebimento via Remessa Online. Uma das vantagens é que a fintech não cobra taxa de recebimento, ou seja, agora não preciso mais pagar os 20 dólares mensais que o Banco Rendimento compra. O procedimento é simples e está explicado com detalhes no site do colega blogueiro Viagem Lenta. Basicamente você precisa fazer o cadastro no site Remessa Online e em seguida criar um roteiro de recebimento que eles chama de história…

remessa online adsense historias

Esta história nada mais é do que um grupo de informações reunidas que irá identificar seu recebimento do AdSense e o banco de destino final dos valores. Além dos dados da origem do dinheiro (Google Adsense) e do destino (seu banco), você irá entrar com outras informações como a moeda e o comprovante emitido pelo Google.

remessa online adsense historia

Uma vez criada a história no site Remessa Online, você deverá ir no seu painel do Google Adsense e acessar a página de configurações de pagamentos:

remessa online adsense pagamento

Acima você pode notar que já criei uma nova forma de pagamento exclusiva para a Remessa Online. Para configurar esta nova forma de pagamento, você deverá seguir os passos descritos neste manual.

receber adsense remessa online

Feito isto, você estará apto a receber o pagamento. Lembrando que você precisará enviar para o Remessa Online o comprovante de pagamento do AdSense. Isto pode ser feito diretamente na plataforma. Assim que eles identificarem o pagamento do Google, você poderá pedir o resgate para sua conta.

remessa online adsense resgate

Agora é só ficar monitorando sua conta bancária para conferir o recebimento do pagamento. O Remessa Online também enviará um email informando que o depósito foi realizado no seu banco.

Atenção: Para ganhar um desconto na sua primeira remessa, utilize o código “AL0082” no campo  “Cupom de desconto” do site Remessa Online.

51 comentários em “Primeiro Pagamento do Google AdSense

  1. Alex Passos Responder

    Olá Ábaco, bom dia!

    Qual a diferença entre utilizar um ‘atravessador’ ao invés de utilizar um banco nacional, por exemplo, o seu Itaú? Eu perguntei ao atendimento do Banco do Brasil que informou-me não cobrar taxas para recebimentos internacionais. E o Google aceita o BB como recebedor. Mas tu prefere receber via outras formas, gostaria de saber o motivo.

    Muito obrigado amigo.

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Olá Alex,
      Geralmente os bancos grandes cobram taxas maiores. Por exemplo, o Remessa Online não está cobrando nenhuma taxa no momento. Confira no seu banco o valor da taxa cobrada e verifique se esta informação do BB realmente procede.
      Abraço!

    • Clayton Gama Responder

      Como o rapaz aí disse, a diferença são os impostos. Os Banco Rendimento cobra por cada remessa de pagamento, do Adsense para a conta do banco normal, 20 dolares fixos, enquanto bancos normais cobram 20%. Sem contar que para o dinheiro cair na conta do banco, geralmente tem que se assinar papelada para o dinheiro cair na conta de fato.

  2. Pedro. Responder

    Sei que não é correto, mas comprei uma conta adsence de um conhecido.
    A conta está aprovada, e cadastrei um site meu com sucesso.
    Estou no início, e ainda não acumulei nem os primeiros 10 dólares, e assim não me enviaram o PIN.

    Ocorre que a conta está no nome desse conhecido, e por isso tenho dúvidas se poderei cadastrar uma conta corrente minha para receber os futuros pagamentos.

    O que devo fazer? Muito obrigado.

    • Marcelo Meld Responder

      Cara o nome do titular da conta bancária, Remessa Online ou Banco Rendimento deve ser o mesmo do titular do adsense, senão o adsense não faz o pagamneto. Mas isso é simples, basta vc entrar na guia pagamento e altera o nome no titular.

  3. Raiza da Conceição Azeredo Responder

    Pelo amor de Deus me ajuda! rsrs Estou a 2 semanas tentando receber meu primeiro pagamento no Adsense e aparece a seguinte mensagem : Ocorreu um erro inesperado. Tente novamente mais tarde. [OR-BAIH-01]
    Muita gente está tendo esse erro, eu estou tentando receber pelo remessa online e hj tentei pelo rendimento e também não consegui!

    • Marcelo Meld Responder

      Cara o nome do titular da conta bancária, Remessa Online ou Banco Rendimento deve ser o mesmo do titular do adsense, senão o adsense não faz o pagamneto. Mas isso é simples, basta vc entrar na guia pagamento e altera o nome no titular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.