Perdendo Dinheiro no Day Trade…

Na última segunda feira perdi dinheiro em uma operação de day trade com derivativo de índice BOVESPA – mais conhecido como “mini-índice”. Foi uma perda controlada (93 reais), bem diferente das duas grandes perdas de 5.000 reais que obtive nos primeiros meses como “day trader“. Contudo, perda é perda, ninguém gosta de perder dinheiro, sempre e fica o descontentamento com você mesmo, mas quem está no mercado financeiro sempre estará sujeito a perdas. E neste cenário, uma questão principal surge então na mente de todo trader: como obter consistência e perder o mínimo possível?! Neste artigo irei responder estas duas grandes questões que afligem todos os traders. Irei também dar meu exemplo próprio, mostrando meus números, e no final mostrarei que existe algo muito mais tranquilo e mais rentável do que as operações de curto prazo.

A boa notícia é que este questionamento tem uma resposta, bem simples e óbvia diga-se de passagem, mas a má notícia é que apenas 1 a cada 10 aspirantes à profissão trader terá sucesso nesta atividade. Por que esta estatística é tão cruel? Por que a maioria dos tentantes a trader perde todo seu capital e abandona o sonho dourado de “viver de bolsa”? Por que as pessoas continuam entrando no mercado financeiro pela porta dos traders (especulação) e não pela porta dos investidores de longo prazo (value investing, buy and hold, etc.) sendo que as chances de obter sucesso com investimentos inteligentes de longo prazo são muito maiores do que a jogatina da compra e venda de curto prazo?

Fogueira das Vaidades

O dois parágrafos que introduziram este artigo podem parecer contraditórios. Afinal, se investimento de longo prazo é, de uma forma geral, muito mais rentável do que especulação de curto prazo, por que então faço trades e day trades?! A resposta é pessoal, isto é, refere-se apenas a mim, cada tem tem seus motivos mas o meu caso tem a ver com uma questão de adrenalina, rs. Isto mesmo, é puro vício de abrir uma boleta e executar uma ordem. Afinal, mais de 90% dos meus investimentos em bolsa são de longo prazo, e este longo prazo é chato pra caramba, você coloca o dinheiro e fica anos e anos esperando o capital dobrar, ao contrário de um trade de curto prazo como o da Bombril em que você consegue dobrar o capital em apenas três meses. Ou um day trade na ponta da venda, por exemplo, em que você consegue ganhar dinheiro quando o mercado inteiro está caindo.

Pode ter nisto algo de vaidade, um desejo inconsciente ou consciente de superação. Tipo, já que apenas 1 em 10 terá sucesso, por que não posso ser este número 1. Mas é aí que mora o perigo, já que as estatísticas são tão desfavoráveis, o que me faz pensar que entrarei para a elite? Costumo dizer que o mercado financeiro é uma grande fogueira (a tal fogueira das vaidades em um outro sentido) e você sempre terá várias formas de se posicionar perante esta fogueira. Caso escolha a opção mais sensata, aquela do investimento inteligente de longo prazo, você estará em uma posição em que sentirá o calor da fogueira e não passará frio, de vez em quando irá receber umas faíscas de fogo que queimarão a pele de leve mas nada muito grave. Caso sua opção seja realizar operações de médio prazo, então você estará posicionado na beira da fogueira. O calor será intenso e a pele irá queimar com as chamas da fogueira.

perdendo dinheiro no day trade

Day trader pulando a fogueira do mercado financeiro

E finalmente, se sua opção for executar operações de compra e venda no intra diário, o famoso day trade, você então estará tentando pular a fogueira em cada operação e as chances cair dentro desta fogueira serão de 90%. Enfim, esta analogia da fogueira não é novidade para ninguém. O desejo de sentir o calor do mercado é latente em cada indivíduo. Levanta a mão quem não fez um trade na vida. Talvez até vale apena tentar, mesmo por experiência, como uma forma de comprovar na prática o que todo mundo fala e o que estou escrevendo. Vai que você está nos 10% não é mesmo?! E se não estiver, pelo menos a vontade passará. Só não pode fazer como nosso colega de blog que perdeu todo seu patrimônio no day trade. O mais sensato é reservar apenas 1% do seu capital para este tipo de operação. Desta forma, caso você esteja no grupo do 90%, o custo da sua experiência será apenas de 1%.

Como Obter Consistência no Day Trade

Modéstia à parte, meu desempenho nas operações day trade é bom. Lembrando que o bom é algo que está entre o razoável e o ótimo, sendo que o ótimo é inimigo do bom. Ou seja, tente antes ser bom em algo em vez de tentar ser ótimo, se primeiramente você tentar o ótimo então provavelmente não passará do razoável, o bom é o caminho do ótimo. Desculpe-me por esta introdução em forma de mensagem sublimar. Foi só para pontuar que ainda tenho muito a aprender neste mercado. Cada pregão nos proporciona um aprendizado novo. O sucesso inicial não garante sucesso futuro, cada dia é um novo dia.

Depois de um início marcado por grandes ganhos e perdas enormes (relembre aqui), consegui atingir uma certa consistência nas operações day trade. Mesmo tento perdido dinheiro na última segunda, minha perda anterior tinha ocorrido 13 meses atrás (29/06/16). Se for considerar as despesas operacionais, tive apenas 5 dias negativos nestes últimos meses (setas em vermelho). A coluna “Ganho” apresenta o valor bruto obtido e a coluna “Gasto” apresenta as despesas operacionais. A coluna “Líquido” apresenta o valor líquido (ganhos – gastos). As colunas “D”, “E” e “F” são valores acumulados. A coluna “Líquido/Contratos” mostra quantos reais eu ganhei ou perdi por contrato operado.

planilha day trade

A forma como consegui alcançar esta consistência é muito simples. Lembrando que o simples sempre é a melhor solução. Mas para atingir o simples você primeiramente passa pelo complicado, contudo vou deixar um atalho para você, são apenas três passos:

1 – Defina o seu plano da trade: Plano de trade nada mais é do que uma meta de ganho, uma meta de perda, um capital de risco alocado, um ativo escolhido e uma quantidade deste ativo determinada. Exemplo: meu plano de trade atual tem um capital de risco de 2% do meu patrimônio e opero 1 mini-contrato de índice. Minha meta de ganho é de 100 pontos mas dependendo da reação do mercado após minha entrada, posso alongar o trade ou zerar perto do ponto de entrada. Não tenho meta de perda em pontos e sim em movimento, isto é, caso o mercado vá contra minha posição, zero no primeiro movimento de recuo, independente da quantidade de pontos.

2 – Execute seu plano de trade: O segundo passo é muito simples, basta executar o plano de trade à risca.

3 – Melhore seu plano de trade: O terceiro passo também é muito simples, você não conseguirá definir um plano de trade totalmente adequando no primeiro momento, desta forma, ao longo do tempo, você precisará refinar seu plano de trade.

Acredito que o item 2 seja o mais difícil para a maioria dos traders, tanto os iniciantes quanto os experientes. Definir e melhorar um plano de trade é algo totalmente racional ao passo que a execução do plano envolve a parte emocional do trader. Tem gente que afirma que 90% do sucesso do trade depende do fator emocional, sugiro ler o artigo Como se Tornar um Milionário com Trade. Abaixo mostro o gráfico do meu resultado financeiro acumulado com as operações de day trade. Notem que nos primeiros meses os resultados foram muito irregulares e ao longo do tempo a curva de acumulação foi se tornando mais suave em função de um aumento da consistência operacional.

grafico day trade

Como Lidar com as Perdas no Day Trade

Retirei o infográfico abaixo do site Stocks To Trade para finalizar este artigo. Não quer dizer que concordo com todas as dicas mas penso que algumas poderão ser úteis aos leitores que praticam day trade ou qualquer outro tipo de trade.

como lidar com perdas de day trade

Como aprender operar opções de uma vez por todas!!!

Em 2020, o método “Double PUT Double CALL” do Clube do Pai Rico proporcionou ao Carlos Augusto Lippel um retorno de +21,83% (contra +2,92% do Ibovespa no mesmo período). Nada mau para uma estratégia que envolve pouco risco e te permite alavancar os resultados não é mesmo? Não perca tempo, as inscrições para o curso estão liberadas. Um curso criado com todo o carinho, na tentativa de entregar da forma mais simples, objetiva e direta possível, todo o conhecimento necessário para que você também possa adotar a estratégia que uso há anos.

blank

Carlos Augusto Lippel é proprietário do Clube do Pai Rico, site que mantem há 19 anos e onde compartilha o conhecimento financeiro que adquiriu em toda sua jornada.

22 comentários em “Perdendo Dinheiro no Day Trade…

  1. Ricardo Responder

    Muito bom seu artigo, parabéns. Li os comentários e sua participação, fico orgulhoso de mim mesmo quando localizo algo que de fato tenha valor, mostra uma certa capacidade de “filtrar” conteúdos. E aqui digo estou orgulhoso, não é narcisismo de minha parte, é um elogio, pois valeu a pena cada linha. Para provar que coloquei atenção nas suas palavras, no item 1, onde você diz sobre o seu risco de 2%, está escrito “matrimônio” e não patrimônio, não sei se é casado, mas se sua esposa souber que coloca o casamento em risco todos os dias, ela vai colocar você no sofá. Desculpe pela brincadeira. Parabéns pela material que postou, honestamente, gostei muito. Por conta da brincadeira e de mostrar o equivoco no texto, não publique meu comentário para que não fique um tom de crítica minha ou piadas de mal gosto de alguns haters da vida. Desejo muito sucesso e parabenizo também pelo esforço em ler o livro do Al Brooks, são leituras pesadas, para pessoas esforçadas. Um grande abraço, Ricardo.

  2. FIOTÃO Responder

    Minha experiência em daytrade e derivativos foi um fracasso. Mas não foi porque eu perdi dinheiro, perdi pouco, uns R$ 20.000,00. Recuperei boa parte no swing trade. O problema foi que enquanto esquentava a cabeça com trades, não fiz os estudos em análise fundamentalista e perdi grandes oportunidades de preço dos ativos em 2015/2016, empresas boas e que pagam dividendos. Hoje sou investidor sócio e o prejuízo em trades nem se compara a perda da oportunidade de ganhos no buy and holding que foi altíssima. Não adianta a pessoa tem perder para entender qual a forma melhor de investimento.
    Operar um contrato no day trade é legal e divertido. É como um bingo se você for mais velho, mas operar com 10, 20, 100 contratos, a coisa muda de figura. Como diria o velhinho Buffet, os derivativos são como armas de destruição em massa do seu patrimônio.

  3. Filipe Medeiros Responder

    E aí, como estão essas operações? Continua fazendo DT?

  4. abrahao Responder

    Isso ai amigo.. ha um tempo eu postei aqui que havia perdido 40k no dia. Desde aquele dia eu li e re-li o livro “reading price charts bar by bar – Al brooks”. Decorei esse livro de tanto que li. Frequentei a sala ao vivo do Al brooks. Vi diversos seminários dele.

    Hoje estou consistente. Também comecei operando 1 contrato em maio de 2017. Em junho já estava com 3. E hoje já estou com 7. Até final do ano a meta sao 20 contratos.

    Tenho feito de 200 a 500 pts por dia. Recomendo esse livro e esse autor. Melhorei da agua para o vinho.

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Pois é, vc quer chegar nos 20 contratos em 8 meses. Eu quero aumentar para dois daqui alguns anos, e olha que já tenho mais de dois anos de day-trades, rs. Cada um tem seu ritmo, espero que o seu esteja coerente. Obrigado pela indicação.
      Abraço e suce$$o!

      • abrahao

        Day trade é uma profissao, é um trabalho. So podemos fazer isso da vida se decidirmos ser traders. Concentração total, tempo integral. Opera 1 contrato durante 2 anos, nao vejo coerencia. Se vc perder 1k pts em 1 trade, sao apenas 200 reais com 1 contrato. Para quem vive de trade, nao pode se importar com uma perda de 200 reais. Entendo que vc quer ir devagar, mas tao devagar assim, vc morre e nao conseguirá viver de daytrade.

      • Ábaco Líquido Autor do post

        Mas não quero viver de trade, rs. Prefiro viver da minha empresa e dos meus sites, bem menos estressante. Day trade para mim está mais para passa-tempo do que para profissão. E buy-and-hold é muito mais rentável, nestes últimos meses ganhei no b&h 50x mais do que no DT, é sem comparação.

      • Abrahao

        Amigo, é pq vc n estudou a fundo. Depois que estudei muito price action com a ajuda do al brooks, percebi que day trade nao é estressante, pelo contrario, é entediante e chato. Day trade é altamente lucrativo. Em 3 meses ja fiz 120% do capital de risco. Como Al brooks fala: se vc quer um hobby, arranje outro, pois esse custa caro. Eu larguei tudo para me dedicar exclusivamente ao day trade. E estou gostando. E na verdade a teoria serve para os graficos diarios tb, mas precisa de mais margem, somente as acoes mais liquidas e ainda fica sujeito a eventos aleatorios como o dia da mala do temer.

      • Ábaco Líquido Autor do post

        Chique demais, vc encontrou o caminho, pode estar entre os 10% que nasceram para a coisa. Siga o método e nunca saia da linha, o risco sempre estará à espreita. Abraço!

      • Ábaco Líquido Autor do post

        Índice e dólar.

  5. Marcos Responder

    passa o seu setup milagroso ai uo! rs

    brincadeira! muito bom o post!

    Grande abraço!

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      haha, nada de milagres, é o “setup” mais simples possível: LTAs e LTBs, canais de alta e canais de baixa.
      Abraço!

  6. ANDRE R AZEVEDO Responder

    Uó, com esse seu histórico, será que não compensa ir aumentando aos poucos o % do patrimônio envolvida em DT? Claro, bem aos poucos…

    Parabéns pelos resultados!

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Fala André!
      A dúvida que fica é se o resultado está bom porque opero com mão pequena. Só aumentando pra saber. Mas quando chegar a hora irei passar a operar com 2 minis, mas preciso antes acumular mais gordura.
      Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *