Sua declaração está na base de dados da receita federal. O que significa? Como saber em qual lote vou receber a restituição 2018? E os lotes restituição 2017? Entenda aqui o que significa Processada – Em Fila de Restituição e outras situações possíveis da declaração do imposto sobre a renda da pessoa física. Fique atento à situação da sua declaração, consulte o site da Receita mensalmente para acompanhar o processamento dos documentos. Desta forma, você evitará possíveis multas e juros sobre valores não pagos. Saiba quando você receberá a restituição do imposto de renda.

O último lote de restituição do Imposto de Renda 2018 será creditado hoje (17 de dezembro de 2018). O sétimo e último lote do imposto de renda contempla também as restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2017. O valor será corrigido pela taxa básica de juros (Selic). No caso das devoluções de 2018, o percentual será de 4,65% (acumulado de maio a dezembro deste ano). Para as referentes a 2008, o índice será de 106,77% (de maio de 2008 a dezembro de 2018).

Neste grupo, estão contemplados 151.248 contribuintes, com um pagamento total de R$ 319 milhões. O dinheiro será creditado na conta indicada no ato da declaração de ajuste anual. Aquele que não tiver sido incluído em nenhum dos sete lotes regulares liberados pela Receita Federal este ano está com a declaração retida na malha fina. Segundo o Fisco, até o dia 7 de dezembro, havia 628 mil pessoas com declarações retidas, em decorrência de inconsistências nas informações prestadas ao Leão. Isso correspondia a 2% do total de 31.435.539 prestações de contas apresentadas neste ano. Do total retido, 70,35% têm imposto a restituir; 25,88%, a pagar; e 3,77% não apresentam valores a restituir nem a pagar.

ultimo lote imposto de renda 2018

Liberação de 7o. Lote de Restituição do Imposto de Renda em 2018

As restituições do imposto de renda serão realizadas pela ordem de entrega das declarações, levando em consideração, também, que terão prioridade os contribuintes com idade igual ou superior a 60 anos, sendo assegurada prioridade especial aos maiores de 80 anos, os contribuintes portadores de deficiência física ou mental, os portadores de moléstias graves e os contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. Serão ao todo sete lotes de restituições, no período de junho a dezembro de 2018:

  • 1º lote, em 15 de junho de 2018;
  • 2º lote, em 16 de julho de 2018;
  • 3º lote, em 15 de agosto de 2018;
  • 4º lote, em 17 de setembro de 2018;
  • 5º lote, em 15 de outubro de 2018;
  • 6º lote, em 16 de novembro de 2018; e
  • 7º lote, em 17 de dezembro de 2018.


A Receita apresenta para o contribuinte o estado atual do processamento da declaração e da restituição. São cinco estados principais:

Em Processamento: Significa que a declaração do contribuinte foi recebida corretamente pela Receita mas ainda não teve a análise completada. Ela já consta na base de dados da Fisco mas ainda não foi analisada ou está em processo de análise.

Processada: Significa que a declaração já foi analisada, os dados prestados estão corretos e não há imposto a restituir, ou seja, o processo de declaração daquele contribuinte está encerrado.

Processada – em Fila de Restituição: Se a declaração já foi analisada e há imposto a restituir então a sua situação será em fila de restituição, ou seja, o contribuinte está apto a receber a restituição nos próximos lotes a serem liberados.

Com Pendência: Malha fina – a Receita informa ao contribuinte qual é a pendência e pedirá ao contribuinte que preste dados adicionais. Pendências podem surgir, por exemplo, alguma informação prestada pelo contribuinte não casa com uma informação prestada por outra entidade. Casos comuns são despesas médicas e rendimentos tributados de pessoa jurídica como alguma fonte pagadora ao contribuinte.

Em Análise: Esta situação ocorrerá quando o contribuinte já prestou os devidos esclarecimentos à Receita sobre as pendência levantadas. Ou seja, neste momento o Fisco está analisando os documentos prestados pelo contribuinte para resolução da(s) pendência(s).

Mesmo que a declaração tem sido processada corretamente e colocada no estado Processada, a Receita Federal tem até cinco anos para cobrar outras informações. Até mesmo se o contribuinte recebeu a restituição, há este período de cinco anos em que a Receita pode realizar um reprocessamento da declaração.

Se o contribuinte não receber a restituição no último lote não necessariamente existe uma pendência. Neste caso, o contribuinte só receberá o valor nos lotes residuais a partir do próximo ano. Portanto, se o ano terminou e o seu status continua Processada Em Fila de Restituição, então só resta aguardar o próximo ano.

processada em fila de restituicao

Sua declaração está na base de dados da Receita Federal

Assim que a Receita Federal recebe a declaração do contribuinte, o status da mensa na consulta é apresentado como Sua declaração está na base de dados da Receita Federal como mostrado na figura abaixo:

na base de dados da receita federal

Processada – em fila de restituição

Se a declaração do contribuinte já foi processada corretamente, não há pendências e há valor a restituir porém o mesmo não foi ainda enviada ao banco, ao consultar o site da Receita será apresentada a situação Processada – em fila de restituição conforme mostrada a figura abaixo:

processada em fila de restituicao 2017

A declaração do IRPF neste estado significa que a Receita Federal aguarda a liberação de recursos para pagamento da restituição. Os pagamentos são efetuados de acordo com o cronograma de lotes e dependem da liberação de recursos financeiros pelo Tesouro Nacional.

A ordem dos pagamentos é definida pela data de transmissão da declaração, respeitadas as prioridades definidas em lei (idosos e portadores de doença grave ou deficiência física ou mental). A qualquer momento, no entanto, a declaração em fila de restituição pode retornar para análise.

É comum que o contribuinte fiquei com este status por meses e meses. Não há como saber de ante-mão em qual lote o contribuinte receberá a restituição 2017, a fila de pagamento da restituição é dinâmica e depende de diversos fatores, por isto a Receita só informa a liberação ou não do crédito no dia da consulta. É importante salientar que se o contribuinte não receber no último lote do ano então quer dizer que sua restituição 2017 ficou para recebimento em lotes residuais no ano seguinte.

Enviada para crédito no banco

Se o contribuinte tiver saldo a restituir no próximo lote e o mesmo já está sendo enviado ao banco cadastrado na DIRPF, ao realizar a consultar será apresentada a situação Enviada para crédito no banco conforme página abaixo. Esta mensagem é apresentada no dia da consulta ao lote. Se a sua situação não mudou de Processada em fila de restituição para Enviada para crédito no banco então você não receberá naquele lote.

restituicao imposto renda enviada credito

Creditada

A situação passará para Creditada quando o valor da restituição 2017 tiver sido creditado no banco como mostra a página abaixo. Se o contribuinte não receber o valor na sua conta no dia do crédito então o mesmo deverá entrar em contato com o Banco do Brasil.

processada em fila de restituição

Saldo Inexistente de Imposto a Pagar ou a Restituir

Caso o contribuinte não tenha imposto de renda a restituir e a sua declaração já tiver sido processada corretamente será exibida a seguinte informação: Sua declaração já foi processada. Resultado encontrado: Saldo inexistente de imposto a pagar ou a restituir.

saldo inexistente de imposto a pagar ou a restituir

145 comentários em “Como Consultar o Fluxo de Processamento da Declaração?

  1. Aldecy da Costa Moraes Responder

    Olá! Boa noite. Sou o Aldecy da Costa Moraes. Dia 17.12.2018 verifiquei que minha restituição do IR do ano passado havia caído na malha fina da receita. Fiz a correção e gostaria de saber quando irei receber a restituição do IR que tenho direito?

  2. Rose Responder

    Boa Tarde!
    Hoje dia 03/01/2019, minha declaração ainda esta como :
    Processada – em fila de restituição
    Tenho que fazer alguma coisa? Já que todos os calendários de pagamentos já foram efetuados.

  3. Tony Responder

    Bom dia !!Ocorreu um erro em minha declaração e foi feita a correção no dia 30/11/2018 .Agora ela se encontra na fila para restituição .Gostaria de saber quando que vai ser restituído o valor, já que o prazo para restrição do ultimo lote era para declarações entregues ate o dia 29/11/1018

  4. Fabrício Camarão Responder

    Boa tarde. Minha restituição sairia no 4º lote se estivesse certa, mas descobrir no dia 18/09/2018 que tinha um lançamento errado, retifiquei e enviei novamente no dia 19/09 ou 20/09/2018, e agora está com a seguinte situação: Processada – em fila de restituição. Sabe me dizer como fazer para saber em qual lote sairá? Pois foi retificado fora do prazo . Obrigado!

  5. Maria da Conceição quaresma batista Responder

    Sou idosa e minha declaração está na base de dados desde o 1 lote..sempre recebo no 1 lote pela idade mais desta vez nao saiu e verifiquei que está tudo normal no e.cac..tem como reclamar

  6. oseas borges sa Responder

    bom dia fiz minha declaração no ultimo prazo dia 30 de abril,consutei hoje e aparece a mensagem processada- em fila pra restituição. Será que recebo dia 17 de setembro?

  7. Santos Santos Responder

    então as declarações que foram transmitidas ate o dia 24/04/2018 e constam processada – em fila de restituição. Vão ser creditadas dia 17/09/2018 ?

  8. MAURICIO LACERDA REGO NETO Responder

    Boa noite!
    O meu imposto de renda apareceu essa mensagem”Foi constatada a necessidade de comprovação documental das despesas médicas declaradas.” já fiz essa retificação o que acontece agora, devo procurar a receita?

    Grato,

    Mauricio.

    • Delci Lima Responder

      Boa noite, você deve agora aguardar a receita processar as informações. consultando periodicamente através do extrato pelo E-CAC, para acompanhar a situação.

  9. Ci Responder

    Entreguei minha restituição dia 11/04; qual mês aproximado eu receberei?

    • Delci Lima Responder

      Se a declaração não apresentar erros, quem enviou até 18 de março recebe no lote de julho, quem enviou até 12 de abril, recebe no lote terceiro lote, dia 15 de agosto de 2018.

  10. Rafaela Responder

    olá!

    Transmitir minha declaração no dia 08/03/2018 e segundo a receita, as transmissões realizadas até o dia 18/03/2018 seriam restituídas no dia 16/07/2018. Mas ainda estou em fila de restituição. Mesmo transmitindo a declaração com 10 dias de antecedência, corre o risco de não receber no 2° lote?

    • Leandro Ravyelle Responder

      Estou na mesma situação e não consigo resposta sobre o ocorrido.

    • Márcio Dasioli Responder

      Mesmo caso. Deveria ter sido creditada ontem, mas nem sinal.

    • Ariane Responder

      Vocês receberam suas restituições?
      A minha, pela data, deveria estar nesse lote de 17/09.
      Mas consultando hoje, o status permanece o mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.