Os bancos não são mais obrigados a enviar os informes de rendimentos pelo correio. Sendo assim, você precisará acessar o internet banking do Banco do Brasil para emitir o informe de rendimentos de 2020. Outra opção é emitir o informe de rendimentos no aplicativo do Banco do Brasil para smartphones e tablet. Veja neste tutorial como fazer…

Quem gosta de entregar a declaração de imposto de renda logo nos primeiros dias já deve estar de cabelo em pé por não ter recebido ainda os informes de rendimentos. Eu por exemplo não recebi nenhum até o momento. Pode ser um atraso dos correios ou das próprias instituições financeiras. A multa aplicada pela Receita Federal é de cerca de 43 reais para cada documento em atraso, mesmo com um valor tão alto de punição, os atrasos são frequentes.

Porém, estamos em plena era digital e devemos questionar a real necessidade de receber aquela papelada na nossa residência. Além dos altos custos com correspondência, papel e impressora, temos que pensar também no meio ambiente. E dito isso, a melhor forma é mesmo a consulta online das informações. Irei então orientar o leitor a consultar os seus rendimentos e posições em conta corrente, poupança, etc, através do site do banco Banco do Brasil.

Informe de Rendimentos de Bancos

Os informes de rendimentos são necessários para que o contribuinte preencha sua declaração de imposto de renda e prove seus ganhos perante a Receita Federal. Neste ano, as instituições devem entregá-los até o dia 28 de fevereiro. Porém, eles nem sempre são entregues voluntariamente. Às vezes é preciso solicitá-los e, em alguns casos, sua entrega sequer é obrigatória.

Os bancos deverão disponibilizar um informe de rendimentos, contendo, por exemplo, os valores depositados na conta-corrente e na poupança, bem como os rendimentos da caderneta. Estarão discriminados, ainda, valores recebidos pelo seguro em caso de sinistro, títulos de capitalização, além de saldos e rendimentos de aplicações financeiras (como CDBs, Letras de Crédito Imobiliário e outros títulos).

Os bancos não são obrigados a enviar pelo correio o informe de rendimentos. Eles podem disponibilizar o informe nos meios eletrônicos: internet ou caixas de autoatendimento. Mas se o cliente solicitar o papel, ele poderá obter. O banco é obrigado a fornecer esse informe em papel. Os bancos não usam emails para enviar os informes de rendimento: Se você receber um e-mail de informe de rendimentos, delete-o. Os bancos, por questão de segurança, não comunicam via e-mail.

Como Consultar o Informe de Rendimentos Banco do Brasil 2020 no Internet Banking?

É permitida a disponibilização, por meio da Internet, do comprovante para a pessoa física que possua endereço eletrônico e, neste caso, fica dispensado o fornecimento da via impressa. O informe de rendimentos Banco do Brasil é necessário para que o contribuinte possa fazer sua declaração do imposto de renda. O documento deverá trazer as informações sobre o total dos rendimentos obtidos no banco Banco do Brasil em 2019.

Para consultar o informe de rendimentos Banco do Brasil 2020, acesse o internet banking do Banco do Brasil e na caixa de pesquisa digite: Informe como mostra a figura abaixo:

informe de rendimentos bb 2020

Serão então apresentadas as opções de informes de rendimentos do Banco do Brasil. Caso você queira ver o informe da sua conta corrente, poupança e outras aplicações, selecione então a opção Conta-corrente – Informe Imposto de Renda – Rendimentos. Será então apresentada a seguinte tela:

informe de rendimentos bb irpf 2020

Nesta tela, você precisará apenas selecionar o ano base desejado, no caso, 2019.

Informe de Rendimentos Ações e FIIs 2020

Para acessar o informe de rendimentos de FIIs e ações escrituradas pelo Banco do Brasil, você deverá digitar na caixa de pesquisa a palavra “informe” e em seguida clicar na opção Conta-corrente – Informe Imposto de Renda – Rendimentos de Ações. A seguinte janela será apresentada:

informe rendimentos acoes banco do brasil 2020

Feito isto você deverá selecionar o ativo desejado conforme mostrado na figura abaixo:

informe de rendimentos bb acoes

A seguir um exemplo de informe de rendimentos de FIIs…

informe de rendimentos bb fiis

Como Consultar o Informe de Rendimentos no Aplicativo do Banco do Brasil?

Neste ano de 2020, o Banco do Brasil está disponibilizando no seu aplicativo o informe de rendimentos para o imposto de renda. Confira a seguir como acessar…

1 – Execute o aplicativo do BB no seu smartphone e faça login. Assim que acessar digite no campo de pesquisa a palavra INFOR como mostra a  imagem abaixo:

informe rendimentos bb aplicativo

2 – Será exibida a opção Conta corrente – informe de rendimentos. Clique nela, será então exibida a seguinte tela:

informe rendimentos bb aplicativo

3 – Clique no campo Ano de Consulta e selecione o ano desejado, 2018 por exemplo.

informe rendimentos aplicativo bb

4 – Em seguida clique na conta como mostra a imagem abaixo:

informe rendimentos banco do brasil aplicativo

5 – Pronto, o informe de rendimentos será emitido e você poderá fazer seu imposto de renda.

informe rendimentos aplicativo banco do brasil

Como Consultar o Informe de Rendimentos do BB no Caixa Eletrônico?

Lá no caixa eletrônico você deve clicar em Conta Corrente > Informe Imposto de Renda.

40 comentários em “Como Consultar o Informe de Rendimentos Banco do Brasil?

  1. LESLEI CARINA Responder

    NÃO CONSIGO CONTATO VIA TELEFONE PARA SOLICITAR MEU INFORME DE RENDIMENTOS , FECHEI A CONTA EM DEZEMBRO DE 2018 E NÃO TENHO MAIS ACESSO AO INTERNET BANKING. COMO CONSIGO?

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Você precisa ir pessoalmente a uma agência e solicitar.

  2. Anônimo Responder

    A orientação que você informou para retirar os rendimentos pelo caixa eletrônico foi para conta corrente. Para conta poupança o procedimento é o mesmo?

  3. JOSÉ LAMANNA Responder

    SEI QUE DE NADA ADIANTARÁ ESTA MINHA RECLAMAÇÃO. CONHEÇO AS ARTIMANHAS DO BANCO DO BRASIL PARA ATRAPALHAR A VIDA DE SEUS CORRENTISTAS, ESPECIALMENTE OS MAIS VELHOS, COM 80 ANOS, IGUAIS A MIM.
    O QUE TENHO A DIZER É QUE VOCÊS PODERIAM SER MAIS EXPLÍCITOS A FIM DE FACILITAR NOSSA COMPREENSÃO ACERCA DE COMO OBTERMOS A DECLARAÇÃO DO BANCO ACERCA DE NOSSO SALDO EM 2018. NÃO CONSEGUI, EMBORA TENTASSE HÁ DIAS. CONFESSO QUE XINGUEI DEMAIS E TUDO QUANTO PUDE. NÃO IRÁ ADIANTAR; TENHO MESMO É QUE IR ATÉ AO BANCO ( QUE ESTÁ SINISTRADO EM FACE DE UM ASSALTO EM OUTUBRO DO ANO PASSADO E, ATÉ HOJE (9-3-2019) AINDA NÃO TER RESOLVIDO ESSA SITUAÇÃO CALAMITOSA). FALO SOBRE A AGÊNCIA 3.641-2 DE SÃO SIMÃO(GO). QUANTO A ISSO, É UMA VERDADEIRA CALAMIDADE PÚBLICA O QUE OS DIRIGENTES MORES DO BANCO ESTÃO FAZENDO CONOSCO. FILAS ENORMES, UM SÓ CAIXA DE ATENDIMENTO, CAIXAS INTERNOS SEM FUNCIONAR ATÉ HOJE E, APESAR DE MUITOS TEREM CONECTADO A OUVIDORIA ( LOCALIZADA EM PERNAMBUCO) , NADA FOI FEITO PARA SOLUCIONAR OU, AO MENOS, ABREVIAR O CONSERTO DA PORTA PRINCIPAL (ROTATÓRIA). ENTENDO QUE SEJA UMA ESTRATÉGIA DA DIRETORIA DO BANCO DO BRASIL MANTER O ESTADO DE COISAS ATUAL, A FIM DE EVITAR NOVOS ASSALTOS, O QUE NÃO JUSTIFICA TAMANHA INIQUIDADE ADMINISTRATIVA. NÃO SEI SE VOU VIVER PARA PRESENCIAR O CONSERTO DESSA AGÊNCIA ( UMA VEZ QUE JÁ ESTOU COM 80 ANOS) AINDA NESTA DÉCADA. E, NEM SEI SE ESTA REIVINDICAÇÃO CHEGARÁ AO CONHECIMENTO DOS ALTOS MANDATÁRIOS DO BANCO. MUTATIS MUTANDI, ESTOU FAZENDO MINHA PARTE. SE DARÁ FRUTOS…. SOMENTE DEUS O SABE.

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Olá José,
      Você tem a opção de consultar o informe de rendimentos do Banco do Brasil no internet banking e no aplicativo para celular. Você tentou e não conseguiu fazer a consulta?

  4. Ane Responder

    Recebi no aplicativo o informe de rendimentos financeiros. Mais qual valor posso usar na declaração?

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Olá Ane,
      Você teve qual tipo de aplicação em 2018?

  5. LEILA Fialho Responder

    Um absurdo esse informe de rendimentos não constar do aplicativo . O módulo de segurança já estragou meu computador quando tentei instalar ano passado. Não vou cair nessa de novo.Um banco do gabarito do BB não podia dificultar tanto . Conclusão : maior afluxo na agencia . Não foram inteligentes

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Olá Leila,
      Neste ano de 2019 já está disponível o informe de rendimento BB para o imposto de renda no app. Veja no tutorial.

  6. Reynolds Responder

    Moro nos EUA e tenho investimentos no BB (nao acoes). Os rendimentos nao tributados como poupança e LCI precisam ser declarados ao IRS ou não? Como fica isso abacus?

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Olá Reynolds,
      O que seu informe de rendimentos BB está informando?

  7. Pingback: Imposto de Renda 2018 Restituição Calendário e Cronograma

  8. antonio fabio Responder

    O BB, em seu extrato, indica conta corrente e VGBL juntos. Como devo declarar em conformidade com os ítens do IR 2018: dinheiro em espécie ítem 97 ou 63 ?

  9. Cassiano Responder

    boa tarde!
    da para tirar no caixa eletronico? sou cliente Banco do Brasil, mas estou com problemas para tirar online devido ao módulo de segurança, se tiver como tirar no caixa eletronico ai tentarei ainda hoje fazer..

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Boa tarde Cassiano!
      Tente tirar o informe de rendimentos pelo aplicativo BB. Se não conseguir vá a uma agência do Banco do Brasil para pedir seu extrato de rendimentos.

  10. Pingback: Restituição IR 2018: Calendário de Restituição 2018 - Cronograma

  11. Renatão Responder

    Inacreditável não acessar pelo aplicativo do celular. Logo o aplicativo oficial que possui todas as funções. Vou fechar minha conta no BB, pois está muito arcaico, e instalar o programa de acesso nem sempre é possível.

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Renatão,
      Poucos bancos estão disponibilizando esta função no App.

      • Leonardo André Gomes

        Uma porcaria BB. Por isso hoje só uso banco cooperativa. Tiro meu informe pelo APP rapidamente, baixo em pdf e já compartilho pro meu contador! Nunca mais uso BB

      • Ábaco Líquido Autor do post

        Leonardo e Renato,
        Neste ano de 2019 o Aplicativo do Banco do Brasil está permitindo emitir o informe de rendimentos.

  12. Marlene Pezzatti da Silva Responder

    Um absurdo o banco do Brasil não ter disponibilizado no caixa eletrônico o informe de rendimento para o Ir 2018 para seus clientes. Moro em Mococa atualmente, infelizmente a agência do BB aqui o atendimento e péssimo porque passo horas dentro do banco para resolver questões simples como retirar meu informe de rendimentos 2017, quando se estivesse disponibilizado nos caixas eletrônicos tudo seria mais fácil. Essa conversa de que e para o bem do meio ambiente e não gastar papel e conversa fiada. O q os bancos cobram da gente já está muito bem pago.

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Olá Marlene, pela internet é tão mais fácil. Assim eu penso. Você tem acesso na sua residência ao home banking? Se não tiver pode procurar seu gerente, ele deve te ajudar.

  13. Eliene Rodrigues Responder

    Como tirar no Caixa eletrônico???
    Se tiver jeito por favor informe o passo a passo.

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Eliene,
      No próprio banco eles orientam esta operação.

  14. Anônimo Responder

    E para quem não é cliente do BB? Seria possível consultar via internet?

  15. Dirceu Hartmann Responder

    O Internet Banking via web do BB é o pior que existe. Aquele módulo de segurança (Warsaw) causa todo tipo de problema imaginável no computador, até mesmo com programas que não tem nada ver com ele (por exemplo, ele impediu o IRPF 2017 de funcionar) . E o desinstalador também não funciona. Trava. Não dá pra parar o programa. Não dá pra apagar os arquivos. A única maneira de remover essa porcaria do computador é criar um ponto de restauração do PC – ANTES de instalar o módulo de segurança, e depois que terminar de usar, restaurar o ponto que você criou. Ou então tirando o HD, levar para outro computador e apagar os arquivos do Warsaw. Ou dar boot por um CD ou pen drive do Linux para poder apagar esse lixo e voltar a ter seu PC funcionando bem de novo.

    • Dirceu Hartmann Responder

      Eu perdi o papel impresso que o banco de mandou com informe de rendimentos. Pelo aplicativo do celular não dá pra acessar isso. Pelo caixa eletrônico também não dá (até aparece a opção no menu, mas quando você clica lá, acaba parando em outra operação que não tem nada a ver com isso, e sim com empréstimos pré-autorizados ou alguma coisa assim).

      Então tive que ir no PC, criei um Ponto de Restauração do Windows, instalei a porcaria do módulo de segurança do BB, consegui finalmente meu informe de rendimentos, restaurei o ponto de restauração (porque o programa do IRPF não abria mais, mesmo desinstalando e reinstalando sempre travava na primeira tela), reiniciei o PC e então o programa do IRPF voltou a funcionar e finalmente consegui terminar e enviar minha declação de IR.

      • Ábaco Líquido Autor do post

        Putz!

        Que dor de cabeça Dirceu!
        Aqui não tive problemas com o módulo de segurança, pode ser alguma incompatibilidade com seu PC.

        Abraço!

  16. Pingback: Imposto de Renda pela Primeira Vez em 2017: Como Declarar

  17. Rodrigo Carvalho de Oliveira Responder

    Nao é possivel consultar o informe de rendimetos no app de celular? IOS?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.