Neste post colocaremos as dúvidas mais comuns dos contribuintes que não receberam a sua restituição do imposto de renda após a liberação do lote e estão na situação de aguardando reagendamento pelo contribuinte.

Conforme cronograma de restituições divulgado pela Secretaria da Receita Federal, o sétimo lote de restituição do Imposto de Renda 2018 será creditado hoje (17 de dezembro de 2018). O sétimo e último lote do imposto de renda contempla também as restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2017. O valor será corrigido pela taxa básica de juros (Selic). No caso das devoluções de 2018, o percentual será de 4,65% (acumulado de maio a dezembro deste ano). Para as referentes a 2008, o índice será de 106,77% (de maio de 2008 a dezembro de 2018).

Neste grupo, estão contemplados 151.248 contribuintes, com um pagamento total de R$ 319 milhões. O dinheiro será creditado na conta indicada no ato da declaração de ajuste anual. Aquele que não tiver sido incluído em nenhum dos sete lotes regulares liberados pela Receita Federal este ano está com a declaração retida na malha fina. Segundo o Fisco, até o dia 7 de dezembro, havia 628 mil pessoas com declarações retidas, em decorrência de inconsistências nas informações prestadas ao Leão. Isso correspondia a 2% do total de 31.435.539 prestações de contas apresentadas neste ano. Do total retido, 70,35% têm imposto a restituir; 25,88%, a pagar; e 3,77% não apresentam valores a restituir nem a pagar.

ultimo lote imposto de renda 2018

Pergunta do contribuinte: Não recebi a restituição, minha declaração estava em “fila de restituição” e o status mudou para “aguardando reagendamento pelo contribuinte”. O que isto significa?

Resposta do Banco do Brasil: Informamos que sua restituição de Imposto de Renda é enviada para o banco, agência e conta indicados em sua Declaração de Imposto de Renda, sem ingerência do BB. Acrescentamos que o contribuinte que reside no exterior deverá indicar uma conta corrente ou poupança de sua titularidade em qualquer instituição financeira no Brasil, ou nomear procurador para receber em seu nome, em uma agência do Banco do Brasil no território nacional. Não obstante, é possível realizar um agendamento para o crédito em conta corrente BB, poupança do BB ou Crédito em outros Bancos, de acordo com sua opção, para o crédito da restituição de IRPF dentro do prazo de validade através dos seguintes canais: nas agências BB; nos terminais de Autoatendimento BB; via Autoatendimento internet; e via Central de Atendimento BB: telefones 4004-0001, 0800-729-0001 (opção 9). Informamos ainda que para as situações de restituições fora do prazo de validade, o contribuinte deverá contatar diretamente a Receita Federal.

Pergunta do contribuinte: Não recebi a restituição. Desde Setembro a minha restituição do Imposto de Renda foi liberada pela receita federal porém o Banco do Brasil não libera o crédito em minha conta, já liguei várias vezes e a informação que o banco me da é que existe o crédito porém não esta sendo creditado em minha conta por problema da Receita Federal. Fui à Receita Federal e o que eles me disseram é que o crédito está no banco e é ele que não esta Liberando o Crédito. Alguém poderia me ajudar pois já estamos em novembro e nada de resolução do problema, segue a Situação da Restituição: Aguardando reagendamento pelo contribuinte.

Resposta do Banco do Brasil: Informamos que sua agência de relacionamento foi orientada para regularização de sua demanda. Esclarecemos que devido ao sigilo bancário não é possível apresentar detalhes sobre a sua demanda através deste canal, pois terceiros podem acessar dados neste site. Caso sua demanda ainda não tenha sido atendida, pedimos a gentileza de comparecer à sua agência de relacionamento para informações específicas e demais questionamentos.

Pergunta do contribuinte: Como devo proceder para receber minha restituição do imposto de renda? Pois, consulto o site da Receita Federal e diz o seguinte: situação da restituição – aguardando reagendamento pelo contribuinte! Sendo que o valor foi enviado para crédito deste o dia 15/08/2014! Qual o próximo passo agora?

Resposta do Banco do Brasil: Para fazer um novo agendamento basta comparecer em uma de nossas agências. Se for correntista do BB usar um dos caixas eletrônicos, selecionando Outras Opções > Autorização de Crédito do IRPF >Conta Corrente, ou ainda, via Central de Atendimento BB: telefones 4004-0001, 0800-729-0001 (opção 9 ou opções 8 e 8 no acesso identificado) das 8 às 21h.

92 comentários em “Como Reagendar o Pagamento da Restituição?

  1. Thaiane Responder

    Minha declaração esta como situação creditada, porem não recebi nada e ao ligar no banco do Brasil fala que para meu CPF não tem nada disponível. O que fazer?

  2. thomaz Responder

    Oi Bom dia
    minha restituição de imposto de renda 2017, já foi liberada, minha restituição é do 4º lote, entrei no site e diz que ela já foi creditada eem conta e está disponivel a partir de 17/09/2018, porém ainda não caiu nada em conta, devo aguardar mais? pois ligeui nos telefones que informam do BB e uma mensgem dia que não há restituição disponivel para o meu cpf.

    Alguem poderia me auxiliar, por favor?

    • Danilo Responder

      Olá amigo, você já conseguiu resolver sua pendência da restituição de imposto de renda ?

    • Monaliza Responder

      Minha restituição foi creditada dia 16/11/2018, mas não caiu nada em minha conta, não consegui reagendar pelo telefone na ligação eletrônica consta que na há nada para creditar no CPF informado, o que devo fazer agora?

  3. Tuany Responder

    Oi tenho uma restituicao de 2013 nao resgatada como faço pra resgatar ?

  4. Luciano Antonio Vieira Bueno Responder

    bom dia fiz minha declaração de imposto de renda e indiquei uma conta poupança no banco do brasil , ao consultar deu aguardando reagendamento pelo contribuinte como devo proceder?

  5. Anônimo Responder

    bom dia fiz minha declaração de imposto de renda e indiquei uma conta poupança no banco do brasil , ao consultar deu aguardando reagendamento pelo contribuinte como devo proceder?

  6. Mirtes maria do nascimento Responder

    Como faço o reagendamento é no nome do meu esposo mas ele faleceu no dia 06-02-2018 ele era sargento da PM e no quartel do derby peguei os papéis declarei e agora estão mandando reagendar como devo fazer

  7. Carlos Eduardo Responder

    Fiz o reagendamento da restituição hoje e não aparece no meu provisionado do banco.Demora pra aparecer?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.