Initiative Q: Rede de Pagamentos Promissora ou Pirâmide Financeira?

Recebi nesta semana um convite do colega blogueiro André Azevedo para participar da rede de pagamentos “Initiative Q”. Provavelmente você também deve ter recebido algum convite desses nos últimos dias. Se não recebeu ainda, aqui está o meu link do convite caso queira se cadastrar na rede: https://initiativeq.com/invite/HgZCEOkpQ Mas afinal, que rede de pagamentos é esta? É confiável ou é pirâmide financeira?

Segundo informativo da própria empresa: “A Initiative Q é uma tentativa dos antigos empreendedores do PayPal criarem um novo sistema de pagamento no lugar dos cartões de crédito, que foram concebidos na década de 1950. O sistema usa sua própria moeda, a Q. Para incentivar as pessoas a começarem a usar o sistema uma vez que estiver pronto, eles estão alocando Qs gratuitamente para pessoas que se cadastrarem agora (a quantidade diminui à medida que mais pessoas se cadastram, portanto, é melhor se cadastrar cedo). O cadastro é gratuito e eles só pedem nome e e-mail. Não há nada a perder, mas, se este sistema se tornar um líder mundial como método de pagamento, suas Qs poderão valer muito. Se você deixou de comprar bitcoin sete anos atrás, não vai querer perder esta oportunidade.”

Como podemos concluir, o Initiative Q é uma rede de pagamentos (do amanhã) que promete tokens para aqueles que divulgarem sua proposta e convidarem amigos para a rede. A proposta da empresa é ambiciosa: servir como um meio de pagamento único e global, mais ou menos na linha do que é o Bitcoin. Por enquanto, a plataforma não é operacional e estão exigindo apenas o cadastro para participar da rede, que só pode ser feito via convite de outras pessoas já cadastradas. A promessa é de dinheiro fácil para os primeiros a participar — e tudo que você precisa fazer neste primeiro momento é o cadastro e convidar mais pessoas para ser parte do esquema. Mas quando se fala em dinheiro fácil vem logo a ideia de pirâmide. Porém, o criador da plataforma, Saar Wilf, garante que não é nenhum esquema fraudulento:

“Não é como se estivéssemos oferecendo dinheiro de graça para conseguir algo em troca das pessoas. Não há um plano secreto ou esquema enganoso, é só um modo bem razoável de tentar resolver o problema nos meios de pagamento: você cria uma nova moeda e a distribui para quem ajudar a acelerar a adoção.”

O objetivo é substituir os meios descritos por Wilf como antiquados — cartões de crédito, de débito e dinheiro em papel, que usam a mesma infraestrutura de anos atrás — por um sistema mais prático e seguro para processamento. O plano tem como elemento central um aplicativo para smartphones, por onde deverão ser feitos os pagamentos em Q, a moeda do projeto, tanto em lojas virtuais quanto em estabelecimentos físicos. A segurança das transações deve ser garantida pelos sensores dos celulares, outras soluções do mercado (como as oferecidas por empresas como Forker e Riskified) e até mesmo a confiança dos membros, que só deverão convidar pessoas que conhecem.

Mas em relação a ser ou não uma pirâmide, o cenário é mais favorável ao projeto. “Em um primeiro momento, não vejo risco porque eles não pedem dados além de e-mail e nome”, disse à revista Exame o advogado especialista em fraudes Jair Jaloreto. “Não pedem CPF, não pedem dados bancários ou cartão de crédito. E o que diferencia um esquema assim de um de pirâmide? Exatamente a compra e a venda, a troca de dinheiro.” O jurista destacou os termos de privacidade do projeto e ressaltou que o maior risco por ora, é de que o acordo seja quebrado e os endereços de e-mail acabem comercializados, algo que é proibido por lei. “Esse formato de marketing da Initiative Q até fica caracterizado como ‘pirâmide’, mas, ainda que haja uma promessa de ganho, não há um aporte do usuário. Estamos falando praticamente de ganho de confiança, por ora.”

Controvérsias

O texto de boas vindas da empresa diz: “A Initiative Q é uma tentativa dos antigos empreendedores do PayPal”. Mas no site não existe uma página de “equipe” da Initiative Q, por isso não podemos ver o time que está por trás do projeto, mas há referências ao chefe: Saar Wilf aparentemente é uma pessoa real, mas como você pode ver, ele não é um dos fundadores do Paypal. Se você explorar sua experiência de trabalho, descobrirá que ele foi o fundador e CEO de uma empresa chamada “Fraud Sciences”, empresa de prevenção de fraudes e verificação de transações que foi comprada pelo eBay e teve a tecnologia integrada ao sistema de pagamentos em 2008. Saar também foi diretor do PayPal de 2008 a 2010, mas é possível que essa posição não signifique nada.

No site da empresa você encontrará a promessa da plataforma ser “O novo Bitcoin”. Mas por que mencionam especificamente o Bitcoin se no próprio site eles explicam que a plataforma nada tem a ver com criptomoedas e definitivamente não é uma ICO? Para piorar a situação, os dados de registro do domínio initiativeq.com estão escondidos, o que não transmite transparência aos usuários. Geralmente sites falsos, scams e golpes na internet utilizam do whois protegido justamente para que não hajam investigações e escondam quem está por trás do site. De qualquer forma, sou entusiasta de tecnologias disruptivas e fiz lá meu cadastro utilizando uma conta para estes fins, vamos então acompanhar os próximos passos desta promessa.

12 comentários em “Initiative Q: Rede de Pagamentos Promissora ou Pirâmide Financeira?

  1. Jr Responder

    Infelizmente não conheço ninguém que tenha convites.

    Caso alguma boa alma de alta estirpe espiritual puder me ajudar, eu agradeceria…rsrs

    [email protected]

    Abraços,

  2. Davi Responder

    Algumas coisas importantes para se proteger. Tenha um login com validação de 2 etapas. isso minimiza a chance de hacks e roubos de contas. Outro ponto importante é, quando entramos numa rede social, damos acesso livre de muito mais do que nossa conta de e-mail. Você já parou para ver o quanto de acesso o facebook tem na sua vida?

    Acho a ideia bem interessante. O bitcoin começou assim também. Tinha pouco valor pelo número imenso de incertezas colocadas em cima.

    Quem quiser entrar ainda tenho convites (com bonus altos).
    https://initiativeq.com/invite/Hb5GuwChX

    • Yury Responder

      Davi, realizei meu cadastro através do seu convide. Confirma minha conta, por favor.
      Yury Rodrigues

  3. Samuel Responder

    Oi, bom dia. Fiz o cadastro pelo link, favor verificar o meu cadastro 😉

  4. Anônimo Responder

    Quando antes de mais nada você precisa explicar que não é alguma coisa, então é porque é aquela coisa mesmo.

    Fosse você sairia correndo e me certificaria de que a carteira continua no bolso da calça.

  5. gil Responder

    Recebi o convite de um colega e sequer abri.
    Sou muito desconfiado com promessa de dinheiro fácil. E isso não passa disso para mim.
    Promessa de dinheiro fácil.
    Explique-me por que pagamento em cartão é antiquado? Só na cabeça dos criadores do Q, visto que até cartão virtual hoje já existe.
    Enfim, opinião de quem recusou bbom, telexfree sem nenhum arrependimento.
    Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.