informe de rendimentos 2017

Quem gosta de entregar a declaração do imposto de renda logo nos primeiros dias fica de cabelo em pé quando os informes de rendimentos atrasam. No ano passado, por exemplo, informes de rendimentos de ações e FIIs foram entregues com atraso de quase 1 mês. A multa aplicada pela Receita Federal é de cerca de 43 reais para cada documento em atraso, mesmo com um valor tão alto de punição, os atrasos são frequentes. Mas não se preocupe, você poderá consultar os informes de rendimentos 2019 na internet.

Estamos em plena era digital e devemos questionar a real necessidade de receber aquela papelada na nossa residência. Além dos altos custos com correspondência, papel e impressora, temos que pensar também no meio ambiente. E dito isso, a melhor forma é mesmo a consulta online das informações. Irei então orientar o leitor a consultar os seus proventos e posições acionárias através dos sites das três principais escrituradoras do mercado (Itaú, Bradesco e BB).

Comprovantes para o IRPF 2019

Os comprovantes ou informes para o imposto de renda 2019 devem ser reunidos antes do início da elaboração da declaração e armazenados em local seguro após entrega da declaração à Receita. É aconselhável guardar estes documentos por um prazo de 5 anos a partir do dia 1º de janeiro do ano seguinte ao do processamento da declaração, já que durante esse período a Receita pode convocar o contribuinte para prestar esclarecimentos. Os principais documentos são:

Comprovantes de Despesas Médicas

Não há limites para a dedução de despesas médicas no imposto de renda 2019, mas as mesmas devem possuir comprovantes para que possam ser lançadas no programa do imposto de renda. Os documentos devem apresentar a razão social da empresa ou o nome do profissional, seu CNPJ ou CPF, o endereço do estabelecimento, o serviço realizado, o nome completo do paciente e o valor.

Comprovantes de Gastos com Educação

Os gastos com educação no imposto de renda 2019 devem ser comprovados com documentos que detalham os pagamentos feitos. Deve se certificar de que eles contêm o nome e o CNPJ da instituição de ensino. Lembrando que neste ano de 2019 o limite de dedução para gastos com educação continua a ser de 3.561,50 reais por contribuinte e por dependente.

Comprovantes de Aluguéis

Os aluguéis pagos e recebidos também devem ser comprovados pelo contribuinte no imposto de renda 2019. Se o inquilino for pessoa física e os pagamentos foram feitos diretamente ao proprietário, sem o intermédio de imobiliárias, a comprovação é feita com os recibos dos depósitos bancários. Se houver uma imobiliária a mesma pode fornecer um histórico dos aluguéis aos clientes. Também é possível pedir uma cópia do documento que a imobiliária entrega à Receita, a DIMOB. Se o inquilino seja pessoa jurídica, ele é responsável por entregar o informe de rendimentos para o proprietário, uma vez que é ele quem deve recolher o Imposto de Renda.

Comprovantes de Recebimento de Salários, Aposentadoria e Pensão

Estes comprovantes devem trazer informações sobre os rendimentos, contribuições ao INSS, Imposto de Renda Retido na Fonte, eventuais contribuições à previdência privada e coparticipação em plano de saúde corporativo.

Informe de Rendimentos de Bancos

Os bancos disponibilizam os informes pela internet. Quem não tem acesso ao internet banking pode obter os informes em caixas eletrônicos. Se o vínculo com a instituição financeira foi encerrado em 2018, você deverá comparecer a uma das agências do banco para obter o informe de rendimentos relativo ao período em que ainda era correntista.

Informe de Rendimentos de Corretoras e Bolsa de Valores

Assim como os bancos, as corretoras corretoras precisam informar os clientes sobre rendimentos, saldo em conta, posições acionárias, etc. Estes documentos podem ser obtidos nos sites das próprias corretoras. A Bolsa de Valores também deve disponibilizar informes de rendimentos relativos a 2018.

Como Consultar o Informe de Rendimentos de Ações e FIIs?

Para quem não sabe, escrituração é o serviço de guarda de suas ações. O escriturador é a instituição contratada pela empresa que tem ações negociadas em bolsa para realizar a guarda, atualização, coordenação de eventos corporativos, pagamento de dividendos e juros sobre capital próprio, além de também realizar o atendimento a acionistas. Uma das obrigações do banco escriturador é disponibilizar aos acionistas o informe de rendimentos dos ativos. Desta forma, você poderá consultar os informes das suas ações e FIIs diretamente no internet banking do escriturador.

Observação: Tenho conta nos três bancos listados e por isto foi fácil conseguir os informes através dos internet bankings. Para quem não tem conta no banco escriturador, o procedimento é procurar a agência mais próxima e solicitar o informe diretamente com o responsável pelo setor.

Como Consultar Informe de Rendimentos de Ações no Itaú

Para consultar o informe de rendimentos de ações no Itaú, acesse o internet banking do banco Itaú e na caixa de pesquisa digite informe e mande pesquisar. Será exibida a seguinte tela:

informe de rendimentos itau

Na tela acima, selecione a opção “Informe de Rendimentos Acionistas”. A seguinte tela foi apresentada:

informe de rendimentos itau acoes

Nesta página o acionista poderá escolher a ação desejada no campo “Nome da Empresa”. A título de exemplo, foi selecionada a empresa PORTO SEGURO S/A como pode ser visto na figura a seguir:

informe de rendimentos itau acoes 2019

Ao escolher esta empresa o seguinte informe de rendimentos e posição acionária foi gerado:

informe de rendimentos itau acoes irpf 2019

Como Consultar Informe de Rendimentos de Ações no Bradesco

Para acessar o informe de rendimentos de FIIs e ações escrituradas pelo Bradesco, você deverá clicar a opção de menu chamado Home Broker. A seguinte janela será apresentada:

informe acoes bradesco

Nesta janela clique o botão Ativos Escriturais. A seguinte janela será apresentada:

informe rendimentos acoes bradesco

Nesta janela clique a opção Consulta Informe de Rendimentos – 2a Via. A seguinte janela será apresentada:

informe rendimentos bradesco

Nesta janela digite o ano desejado no campo Ano Base. A seguinte janela será apresentada:

informe rendimentos bradesco 2017

Nesta janela selecione o grupo de ativos desejado. Segue um exemplo de informe de rendimento de ações…

informe rendimentos acoes 2017

Como Consultar Informe de Rendimentos de Ações no Banco do Brasil

Para acessar o informe de rendimentos de FIIs e ações escrituradas pelo Banco do Brasil, você deverá digitar na caixa de pesquisa a palavra “informe” e em seguida clicar na opção Conta-corrente – Informe Imposto de Renda – Rendimentos de Ações. A seguinte janela será apresentada:

informe rendimentos acoes banco do brasil 2019

Feito isto você deverá selecionar o ativo desejado conforme mostrado na figura abaixo:

informe de rendimentos bb acoes

A seguir um exemplo de informe de rendimentos de FIIs…

informe de rendimentos bb fiis

Como Consultar Informe de Rendimentos de Bancos?

Os informes de rendimentos são necessários para que o contribuinte preencha sua declaração de imposto de renda e prove seus ganhos perante a Receita Federal. Neste ano, as instituições devem entregá-los até o dia 28 de fevereiro. Porém, eles nem sempre são entregues voluntariamente. Às vezes é preciso solicitá-los e, em alguns casos, sua entrega sequer é obrigatória.

Os bancos deverão enviar um informe de rendimentos, contendo, por exemplo, os valores depositados na conta-corrente e na poupança, bem como os rendimentos da caderneta. Estarão discriminados, ainda, valores recebidos pelo seguro em caso de sinistro, títulos de capitalização, além de saldos e rendimentos de aplicações financeiras (como CDBs, Letras de Crédito Imobiliário e outros títulos).

Os bancos não são obrigados a enviar pelo correio o informe de rendimentos. Eles podem disponibilizar o informe nos meios eletrônicos: internet ou caixas de autoatendimento. Mas se o cliente solicitar o papel, ele poderá obter. O banco é obrigado a fornecer esse informe em papel. Os bancos não usam emails para enviar os informes de rendimento: Se você receber um e-mail de informe de rendimentos, delete-o. Os bancos, por questão de segurança, não comunicam via e-mail.

Informe de Rendimentos da Caixa Econômica Federal 2019

É permitida a disponibilização, por meio da Internet, do comprovante para a pessoa física que possua endereço eletrônico e, neste caso, fica dispensado o fornecimento da via impressa. O informe de rendimentos da Caixa Econômica Federal é necessário para que o contribuinte possa fazer sua declaração do imposto de renda. O documento deverá trazer as informações sobre o total dos rendimentos obtidos na Caixa Econômica Federal em 2018.

Para consultar o informe de rendimentos da Caixa Econômica Federal 2019, acesse o internet banking da Caixa e clique no ícone Minha Conta como mostra a figura abaixo:

informe de rendimentos caixa

Nesta tela, clique o botão “MINHA CONTA”. A seguinte tela será apresentada:

informe de rendimentos caixa 2019

Nesta tela, clique a opção “Informe de Rendimentos IRPF”. A seguinte tela será apresentada:

informe de rendimentos caixa irpf 2019

Nesta tela, clique o botão “CONTINUAR”. A seguinte tela será apresentada:

informe de rendimentos caixa economica 2019

Informe de Rendimentos BB 2019

É permitida a disponibilização, por meio da Internet, do comprovante para a pessoa física que possua endereço eletrônico e, neste caso, fica dispensado o fornecimento da via impressa. O informe de rendimentos Banco do Brasil é necessário para que o contribuinte possa fazer sua declaração do imposto de renda. O documento deverá trazer as informações sobre o total dos rendimentos obtidos no banco Banco do Brasil em 2018.

Para consultar o informe de rendimentos Banco do Brasil 2019, acesse o internet banking do Banco do Brasil e na caixa de pesquisa digite: Informe como mostra a figura abaixo:

informe de rendimentos bb 2019

Serão então apresentadas as opções de informes de rendimentos do Banco do Brasil. Caso você queira ver o informe da sua conta corrente, poupança e outras aplicações, selecione então a opção Conta-corrente – Informe Imposto de Renda – Rendimentos. Será então apresentada a seguinte tela:

informe de rendimentos bb irpf 2019

Nesta tela, você precisará apenas selecionar o ano base desejado, no caso, 2018.

Informe de Rendimentos Itaú 2019

É permitida a disponibilização, por meio da Internet, do comprovante para a pessoa física que possua endereço eletrônico e, neste caso, fica dispensado o fornecimento da via impressa. O informe de rendimentos Itaú é necessário para que o contribuinte possa fazer sua declaração do imposto de renda. O documento deverá trazer as informações sobre o total dos rendimentos obtidos no banco Itaú em 2018.

Para consultar o informe de rendimentos Itaú 2019, acesse o internet banking do banco Itaú e na caixa de pesquisa digite informe e mande pesquisar. Será exibida a seguinte tela:

informe de rendimentos itau

Na tela acima, selecione o informe de rendimentos desejado. Se selecionado “Informe de Rendimentos Financeiros”, a seguinte tela foi apresentada:

informe de rendimentos itau 2019

Em seguida, selecione o tipo do informe de rendimentos (Rendimentos Financeiros, Empréstimos e Financiamentos, Crédito Imobiliário, INSS ou Ações). Na figura a seguir é apresentado um exemplo de informe de rendimentos financeiros.

informe de rendimentos itau irpf 2019

Informe de Rendimentos Bradesco 2019

É permitida a disponibilização, por meio da Internet, do comprovante para a pessoa física que possua endereço eletrônico e, neste caso, fica dispensado o fornecimento da via impressa. O informe de rendimentos Bradesco é necessário para que o contribuinte possa fazer sua declaração do imposto de renda. O documento deverá trazer as informações sobre o total dos rendimentos obtidos no banco Bradesco em 2018.

Para consultar o informe de rendimentos Bradesco 2018, acesse o internet banking do banco Bradesco e na caixa de pesquisa digite: informe de rendimentos como mostra a figura abaixo:

informe de rendimentos bradesco

Escolha a opção “informe de rendimentos” e pressione Enter. A seguinte tela será apresentada.

informe de rendimentos bradesco 2019

Nesta tela, selecione a opção desejada. Caso selecione a opção “Outros Serviços > Documentos: Informe de Rendimentos – IRPF”, a seguinte tela será apresentada:

informe de rendimentos bradesco irpf 2019

Escolhendo o ano-calendário 2018 consolidado por CPF será exibida a seguinte página:

informe de rendimentos bradesco imposto de renda 2019

Informe de Rendimentos Santander 2019

É permitida a disponibilização, por meio da Internet, do comprovante para a pessoa física que possua endereço eletrônico e, neste caso, fica dispensado o fornecimento da via impressa. O informe de rendimentos Santander é necessário para que o contribuinte possa fazer sua declaração do imposto de renda. O documento deverá trazer as informações sobre o total dos rendimentos obtidos no banco Santander em 2018.

Para consultar o informe de rendimentos Santander 2018, acesse o internet banking do Santander e clique em Utilidades:

informe de rendimentos santander

Em seguida clique em Informe de Rendimentos 2018:

consultar informe de rendimentos santander

Será apresentada a seguinte tela de consulta:

como consultar informe de rendimentos santander

Veja a seguir um exemplo de informe de rendimentos do Santander:

informe derendimentos santander

Saiba o Que a Receita Sabe de Você!

Com utilização de tecnologia no estado da arte e com a possibilidade de cruzar e analisar informações das mais diferentes fontes, a Receita Federal possui mecanismos de detectar se o contribuinte está declarando a verdade ou não no imposto de renda.

Muitas das informações que serão declaradas na DIRPF 2017 já chegou à conhecimento da Receita Federal por meio de alguma outra declaração. Empresas, bancos, clínicas, administradoras de cartão de crédito, dentre outras, já tiveram em algum momento que enviar declarações diversas ao fisco relatando assim grande parte dos seus rendimentos e gastos no ano anterior.

Este é um dos motivos pela qual não adianta tentar levar alguma vantagem da declaração. Em tempos passados isto era até possível, mas hoje em dia o cerco está cada vez mais fechado.

A Receita Sabe o Que você Recebeu

DIRF – Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte: A principal declaração utilizada pela Receita Federal, a DIRF é a declaração feita pela fonte pagadora com o objetivo de informar ao Fisco os rendimentos pagos aos contribuintes. É esta declaração que as empresas geralmente entregam até o final de fevereiro para poder disponibilizar aos seus funcionários os Informes de Rendimentos.

A Receita Conhece suas Movimentações Bancárias

DIMOF – Declaração de Informações Sobre Movimentação Financeira: Apesar de não compor valor para pagamento de imposto, os informes de rendimentos financeiros fornecidos pelos bancos servem para justificar a variação do patrimônio do contribuinte. E é com a ajuda da DIMOF que a Receita Federal consegue apurar se o que o contribuinte informou na sua declaração faz mesmo sentido com o que ele anda movimentando na sua conta. Quando um correntista movimenta mais de 5 mil reais no semestre, Bancos, Cooperativas de Crédito, Associações de Poupança e Empréstimo e Corretoras devem enviar a DIMOF para a Receita Federal.

A Receita Conhece Suas Compras a Crédito

DECRED – Declaração de operações com cartão de crédito: As operadoras de cartões de crédito também devem prestar informações à Receita Federal a cada mês que o valor da fatura do cartão de crédito do contribuinte ultrapasse 5 mil reais.

A Receita Sabe Quase Tudo de Você

  • O que você ganhou em seu trabalho no ano passado: salário, férias, 13º, etc são informações que a Receita possui em detalhes.
  • Suas movimentações bancárias: se no prazo de 6 meses você movimentou na sua conta ao menos 5 mil reais, a Receita Federal já sabe quais foram suas operações de débito, crédito, empréstimos, etc.
  • O quanto você gastou com seu cartão de crédito: se gastou mais de 5 mil reais com cartão de crédito sua fatura vai estar em cópia para a Receita Federal.
  • O que você gastou com saúde: seja convênio, clínicas particulares, médicos ou dentistas, todos eles precisaram avisar a Receita que receberam dinheiro de você.
  • Se você comprou, vendeu, ou recebeu dinheiro com imóvel: existe mais de uma forma da Receita chegar a esta informação. E se você recebeu aluguel, também.

18 thoughts on “Informe de Rendimentos não Chegou, e Agora?!

  1. O foda é quando não temos vínculo com o banco. Vou na agência e todo ano é um parto porque eles não sabem do que se trata, é incrível como um gerente não possa saber disso, não sei se tenho azar, mas todo ano tenho esse problema com o Itaú (com os demais bancos escrituradores nao tenho problema porque tenho conta, aí faço tudo online). Já estou até pensando em abrir uma conta no Itaú só para isso. Espero ter sorte neste ano, ainda não comecei a saga.

    1. Fala Dirceu,

      Eu tenho conta no Itaú, Bradesco, BB e Caixa. Falta só o Santander, rs. Acho útil ter conta em vários bancos. Sem pagar taxa, claro.

      Abraço!

  2. Tenho comprado e vendido ações ao longo do ano e, sempre que eu as vendo eu faço a declaração de ganho de capital, onde é informado o valor da compra, da venda e o valor do imposto apurado. Essa declaração de ganho de capital será exportada para minha declaração de imposto de renda, preenchendo assim todas as informações de ganho de capital da mesma. Pergunta: Mesmo fazendo tudo isso é necessário preencher a ficha de renda variável da declaração?

  3. Uma duvida: constatei que meu informe de rendimentos de uma empresa cujas ações possuía ano passado veio faltando dados de JSCP declarados em 2017 e a serem pagos em 2018. Tenho notas de corretagem e o aviso aos acionistas que atestam o direito. O que devo fazer? Copiar o informe do Banco escriturados sem essa informação ou coloca-la uma vez que a pssuo em minhas anotações? Desde já agradeço pela atenção.

    1. Olá!
      Você deve declarar apenas o que veio discriminado no informe de rendimentos. Ele é o documento oficial.

  4. A pessoa que começou a trabalhar em dezembro/2017 e entra como dependente, como declarar o calor já que ela só recebeu em janeiro/2018

    1. Bom dia Mirian!
      O que veio no informe de rendimentos? Se não teve rendimento no ano passado, então não declara. A regra é esta.

  5. Olá, juros sobre capital próprio de ações, devo fazer recolhimento individual via DARF ou declaro apenas na declaração anual de IR?

    1. Boa noite Daiane!

      O imposto do JSCP de ações é descontado diretamente na fonte. Você não deve recolher IR via DARF nem mesmo declarar o IR retido, declare apenas o valo líquido recebido.

      Não deixe de assinar o site Abacus Liquid para ficar informado sobre as últimas novidades.
      http://abacusliquid.com/blog/assine

      Abraço!

    1. Alguns demoram mesmo. Se tiver urgência pode entrar em contato com o escriturador dos seus papéis. Abraço!

    1. Fala Cowboy!

      Estou de acordo, temos taxação de primeiro mundo e serviços de terceiro mundo.

      Grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.