Como Declarar o IR Pago em Atraso?

No mês passado recebi aqui no site centenas de perguntas sobre o IRPF. Uma pergunta em específico foi recorrente por aqui: “Como declarar o IR pago em atraso?” Sei que a maioria dos colegas já declarou e entregou o imposto de renda 2019 mas estou achando interessante postar aqui a resposta oficial da Receita Federal sobre esta questão. Este artigo poderá ser muito útil para aqueles contribuintes que esqueceram de recolher o imposto de renda sobre os lucros de operações em Bolsa de Valores e pagaram a DARF em atraso.

Para quem não conhece, a Receita Federal possui um canal onde se pode tirar dúvidas sobre vários assuntos. O local do fale conosco da Receita Federal pode ser acessado clicando na figura abaixo:

fale conosco receita federal

Neste canal de consulta postei a seguinte questão sobre declaração de DARF pago em atraso:

Bom dia!

Suponha que no mês de julho de 2016 realizei operações day-trade em bolsa tendo obtido um lucro de 100 reais. Pela lei deveria pagar até o último dia útil de agosto de 2016 o imposto de 20% sobre este lucro, ou seja, 20 reais.

Contudo perdi a data do pagamento e só realizei a emissão da DARF no final de novembro de 2016. Recolhi então o valor de 25 reais (valor hipotético) devido a multas e juros.

Gostaria de saber em qual mês devo lançar o valor do imposto pago na ficha “Renda Variável – Operações Comuns/Day-Trade”. Devo lançar no mês de julho ou no mês de novembro?

Gostaria de saber também qual valor devo lançar no campo “Imposto pago” da ficha “Renda Variável – Operações Comuns/Day-Trade”. Devo lançar o valor original de 20 reais ou o valor corrigido de 25 reais?

Desde já agradeço!

A Receita Federal prontamente enviou a resposta para o meu e-mail:

como declarar ir pago em atraso

Ou seja, o contribuinte deve declarar o imposto de renda pago em atraso como se o mesmo tivesse sido pago no prazo certo, simples assim.

11 comentários em “Como Declarar o IR Pago em Atraso?

  1. Raul Responder

    Bom dia. Quem é a fonte pagadora no day trade, a corretora ou a empresa da ação? Grato

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Como assim Raul?
      Por que está precisando desta informação?

  2. Mayara Pinheiro Responder

    Tenho declarações atrasadas desde 2012. Eu li que devo baixar todos os programas da receita dos respectivos anos que estão atrasados. Mas a minha dúvida é, eu envio por esses programas mesmo cada declaração?

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Correto Mayara, envia pelos próprios programas.

  3. Anderson Lima Sing Responder

    Boa Noite esqueci de declarar em 2010 e só agora encontrei o envelope com tudo para declarar será que ainda posso fazer apesar de tanto tempo, obrigado. Anderson

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Opa,
      Precisa retificar as 5 últimas declarações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.