Day Trade Vale a Pena?

Pergunta do leitor: Uó, tenho estudado day trade com mini-contratos. Na sua opinião, vale a pena como forma de trabalho, aumentar patrimônio, etc? Quais são as suas dicas day trade?

Leitor, a resposta é sim e não. Ter sucesso em operações day trade depende basicamente de dois fatores: disciplina e controle emocional. Desenvolver um setup de trade é algo relativamente simples, mas seguir o setup com disciplina e manter o controle emocional diante das perdas – e também dos dos ganhos – é o X da questão. Não existem estatísticas oficiais mas muitos afirmam quer apenas uma parcela relativamente pequena daqueles que se aventuram nesta empreitada é vencedora, algo em torno de 5% do total de tentantes.

Contudo, para aqueles que tem disciplina e controle emocional penso que vale sim operar day trade como forma de trabalho e como ferramenta para aumento de patrimônio. O ideal será a pessoa ter uma renda passiva suficiente para pagar as contas mensais, e desta forma, não ter a pressão diária de buscar no mercado o seu sustento. Aquele trader que não tem a obrigação de operar se terá um desempenho melhor do que aquele que é obrigado, pois este último não terá paciência para aguardar as melhores oportunidades  de entradas.

Vou dar meu exemplo próprio. Tenho operado day trade há 22 meses e obtendo certo sucesso. Ainda não me sinto maduro “operacionalmente” falando, estou apenas no meu segundo ano e encaro esta atividade como uma faculdade. Ou seja, ainda preciso estudar mais alguns anos para obter o “diploma” de trader. Tenho operado day trade há 48 meses e obtendo sucesso nas operações. Já me sinto maduro “operacionalmente” falando, mas ainda há muito para aprender. Gosto de destacar que o erro crucial de todos os tentantes que falham é querer fazer a vida logo no início. Eu mesmo estava nesta linha no meu início, mas acordei a tempo de não sucumbir.

Planilha de operações day trade em 2018

Gráfico histórico de acumulação day trade

Dicas Day Trade

As dicas day trade listadas abaixo foram originalmente publicadas no meu blog antigo e estou reproduzindo agora pois são muito valiosas.

Minhas Dicas

– Nos primeiros meses o importante é preservar o capital. Opere pequeno, indico apenas 1 mini-contrato de índice para quem está começando. Indico também não operar dólar nos primeiros meses pois a alavancagem é bem maior.

– Não trabalhe com margem alta na corretora, libere uma margem coerente com o seu capital de risco, por exemplo, se você alocou 10.000 reais então libere apenas 1 mini-contrato, se alocou 20.000 reais libere apenas 2. Eu tinha na minha corretora uma margem de 100 mini-contratos e nem preciso escrever aqui o que aconteceu em um determinado dia que perdi o controle. É muito didático escrever aqui que deve-se ter disciplina e controle emocional mas na prática a história é outra. Em situação de extremo estresse (perda financeira) o seu cérebro não vai funcionar como manda o figurino e é melhor ter uma trava para não cometer uma loucura (experiência própria).

– Procure limitar as perdas, se a sua média de ganhos diários é de 50 reais então estabeleça um perda máxima de 50 reais por dia. O ideal será limitar a perda diária na mesma média dos ganhos, sei que isto é uma das coisas mais difíceis para o trader mas é fundamental.

– Fique atento aos momentos de abertura dos pregões no Brasil e nos E.U.A. são momentos em que o mercado costuma ter grandes oscilações. Assim como os momentos de divulgação de notícia não é bom estar posicionado. Para acompanhar as notícias e a abertura do mercado americano em tempo real você pode utilizar a minha plataforma operacional nesta página.

Dicas do Adones

Com relação a meta diária, acho importante no inicio para acumular grana mas tem que ser usado com sabedoria e não extrapolar…no inicio também tinha uma meta em reais e operava determinada hora do dia e as vezes isso me fazia perder dinheiro pois “perdia com o mercado parado, parava de operar e o mercado começava a andar”…mas depois quando a pessoa estiver bem com sua estratégia e ela sabe que pode extrair dinheiro com ela isso deixa de ser importante…pelo menos para mim não é mais… até mesmo quando você esta perdendo, pois vc sabe que pode reverter a situação ou diminuir o prejuízo……hoje opero o dia inteiro, faço umas dez operações diárias e tenho o risco/ganho de 3 p/ 1. o dia que ganho, ganho 3 e o dia que perco, perco 1 e venho vivendo assim a uns 5 anos.



Dicas do Gustavo

Uma coisa muito importante sobre o stop e que pouca gente entende: o stop não deve ser o limite máximo de perda financeira que você aceita arriscar; o stop deve ser o ponto onde você tem certeza de que a sua crença estava errada.

Em outras palavras: se você acredita que vai subir, e continua descendo, o stop seria o ponto onde você desistiria da ideia de que vai subir e aceitaria estar errado. Diante disso, fica claro que diferentes metodologias possuem diferentes tamanhos de stops e, consequentemente, diferentes fatores risco:retorno.

Eu, particularmente, busco manter um fator r:r de, no mínimo, 1:2,5. Normalmente 1:3. Mas há pessoas que conseguem sobreviver com r:r negativo. O grande problema é que, nos períodos de vacas magras, o cabra tem que ser muito resistente psicologicamente para não sair correndo do mercado.

Normalmente, se eu perder 3 operações seguidas eu paro naquele dia. Espero as coisas começarem a voltar ao padrão que eu utilizo e tento novamente.

Horas de operação… eu diria que o dia inteiro. Trabalho exclusivamente com isso.

Não tenho meta diária. Eu pego o quanto o mercado quiser me dar. Tenho apenas limite de perda, como relatei acima.

E o pior erro que eu cometi em meu tempo como trader… não diria que foi um erro, mas uma lição de auto-conhecimento. Eu havia criado um método com fator r:r de 1:10. Maravilhoso, né? Nossa… tinha dias que dava mais de 1000 pontos!

Até que chegou um dia que foram vários stops seguidos. Foram 10, se não me engano. Nesse ponto, eu já estava com -500 pontos. E extremamente chateado. Então parei… Os 3 trades seguintes foram gains e eu teria terminado o dia com 1000 pontos positivos se tivesse continuado. Mas eu realmente já estava desacreditado. E então entendi que mais importante que o resultado bruto é a tranquilidade. Isso é o que vai te fazer continuar.

Conselhos:

– Estude Teoria de Dow. Aprenda a enxergar o mercado sob a ótica das tendências. Topos e fundos ascendentes: Alta; descendentes: baixa.

– Sabendo identificar a tendência, qualquer desculpa para entrar é válida. O importante é que você entre no mesmo sentido do mercado. Dessa forma você consegue um bom fator risco:ganho.

– Sinceramente, acho que minha receita só tem os dois primeiros itens, mesmo. Você só precisa disso. Não tem porquê complicar.

– Especulador não é mãe Diná. Quem tenta adivinhar acaba se dando mal. Acredite: eu já vi isso várias e várias vezes

– Uma coisa importante é ser honesto consigo mesmo. Veja o que você fez, e não o que você idealizou, e lide com a realidade. É a realidade que vai te dar ou tirar dinheiro.

– Siga o mercado. Surfe nas ondas que ele te presenteia. Você não vê surfistas tentando ir contra a corrente, vê?


Dicas do DI

Ao realizar daytrade, você está lidando com dezenas de operações diárias. Ao fazer isso diariamente, você enfrentará centenas, milhares de operações por ano. O problema aqui é que você, dificilmente, conseguirá ter uma taxa de sucesso acima de 60%, que (a confirmar!) é uma taxa de acerto que ótimos traders conseguem atingir.

Com estes dois pensamentos em mente, possuir uma “meta diária”, da maneira que você está colocando, é um ERRO! E por quê? Pois estamos no campo da estatística! Aqui tudo oscila e varia muito.

Você tem que pensar e dar TRATAMENTO ESTATÍSTICO ao seu problema! Então o que você precisa definir? Uma faixa. É fato que vai haver dias em que você irá ganhar e outros que irá perder. O importante aqui então é que, NA MÉDIA, você ganhe os tais 500 reais/dia.

Como calcular a tal faixa? É só usar o conceito de Esperança. O primeiro ponto importantíssimo para q vc não caia na armadilha da tal meta é definir o stop loss diário. Digamos que seja -400 reais/dia. Bateu em -400, fecha o HB e vai embora, esquece o mercado.

Se você for um cara normal, vc na média não vai acertar muito mais do que 50%. E se for assim, qual será a sua meta de lucro diária?

500 = 0,5 * (-400) + 0,5 * Meta
Meta = 1.400/dia

Ou seja, se você precisa ganhar 1.400/dia e perder 400/dia (qdo ganhar ou perder, respectivamente).

Se você for um excelente trader (cuidado para não se auto-enganar…), com taxa de acerto de 60%, então precisaria ganhar:

500 = 0,4 * (-400) + 0,6 * Meta
Meta = 1.100/dia

Como sua taxa de acerto é maior, precisa ganhar menos…

Este é o tratamento que estou colocando que você deveria fazer para atingir a sua meta. E, obviamente, não pode esquecer de incluir impostos e corretagens nisso. Elas sempre pioram (e MUITO) o resultado.

Este é o tratamento inicial básico que você deveria ter para seguir uma vida de trader.

Dicas do Troll

Eu operaria um contrato por seis meses e verificaria empiricamente a taxa de acerto. Só então pensaria em meta diária.

Perigos:

1) Superestimar as próprias habilidades: você pode ter algum conhecimento de AT, mas quando você opera “na hora do almoço”, você está jogando contra outras mentes brilhantes, muito mais do que a sua. E com mais tempo, experiência e recursos.

2) Falta de gestão de banca: sem paciência para começar pequeno, nos limites baixos, você foca no financeiro e não no método. Você aprende a ganhar pouco fazendo a jogada errada, mas quando perde, vai embora todo o lucro de uma vez.

3) Não saber a hora de parar: você não quer se levantar no prejuízo e começa a forçar a barra, fazendo jogadas insanas pra tentar recuperar rápido o que perdeu, sendo que você sabia que isso faz parte do jogo.

4) Enganar-se com metas pequenas: você tem 100 dólares, mas ao invés de procurar nessas de 5 dólares, você procura as de 50 dólares. Daí você ganha um pouquinho todos os dias, mas quando seu AA perde pra um KK, você toma um belo prejuízo, descontrola-se e volta para o item anterior. Quebrei várias bancas em um único dia fazendo isso.

Dicas do Leandro

Opero a uns 7 anos na bolsa. Te apoio a seguir o planejado e buscar uma renda diária nos daytrades. Porém acho que tu opera muito grande para o tamanho do teu capital e, também, tem um meta muito alta, por isso, que quando tu perde, perdes tudo e mais um pouco. Te aconselho a diminuir, o maior erro é ter pressa para chegar no lucro desejado.

Eu não tenho muito tempo para daytrade, são raros os dias que sobram e que eu possa fazer uma operação, mesmo assim as vezes eu faço e nelas opero no máximo 5 contratos, entro com 2 e aumento para 5. Quando opero tenho meta de pontos, acho mais tranquilo para não operar muitos contratos, ela é de 300 pontos.



Dicas do Mário

Meus conselhos são: NUNCA faça o que você fez na sexta dia 16/01/15, já perdi MUITA grana assim, chama-se preço “mérdio”(médio) tem dias infelizmente que dão certo como a própria sexta-feira, mas são estes dias que f… com você no futuro, porque tem dia que não volta como foi hoje (21/01) e aí você perdeu um belo resultado de alguns dias por não ter aceitado perder uma vez. Um ditado dos traders é, a primeira perda é a melhor, aceite a perda, crie um stop adequado para sua estratégia e respeite ele, saia fora na primeira oportunidade que você tiver, isso faz com que dias ruins sejam apenas 1 dia ruim que tenha o valor de apenas 1 dia ruim, que não comprometa TODOS os dias anteriores. E outro conselho é, criar uma meta diária, uma média de ganho e perda aceitável, chegou nela ou perto dela, desliga o pc e vai curtir a vida, sua familia, descansar, qualquer coisa, já tive muitos dias positivos e por certa “ganância” (ganhar traz confiança, em excesso é ruim) já tinha feito um bom resultado, mas perdi a primeira, quis recuperar, perdi a segunda, ai no final acabei tendo um grande prejuízo por não ter parado lá no início. Acho que você já deve ter visto isto em muitos lugares (quase certeza), mas é MUITO IMPORTANTE amigo, perdi um tempo aqui te escrevendo isto, mas é pra que você tenha uma boa fonte de renda e mantenha isso, é muito prazeroso fazer day trade e ver o lucro no fim do dia, quero que continue sentindo isso, tem dias que ficar um pouquinho no vermelho é saudável também, você já é ganhador, todos os dias anteriores provam isto, não faz mérdio e respeita sua meta que no fim do mês seu resultado vai ser espetacular em termos % (já estava sendo).

Dizem que a melhor invenção da humanidade foi a roda, a segunda melhor foi o stop… rs… só pra fortalecer seu psicológico e seu emocional, eu aprendi desse jeito a ficar mais forte, pensa em stop como um custo do negócio, você que tem empresa, você provavelmente paga funcionário, contas, aluguel do ponto comercial, gasolina, burocracias, contador, etc… nem por começar o mês teoricamente no negativo você deixa de ter lucro no fim de cada mês. Day trade é uma empresa, o stop é o seu custo do negócio, quando tiver que stopar lembra da gasolina que você gastou um dia pra uma reunião que não deu em nada, é a vida, mas tem muitos dias ótimos depois pela frente, é só persistir e manter a disciplina.

É “só” controlar o que deveria ser o mais fácil, o emocional, mas não é, ainda mais neste mundo de imediatismo e ansiedade aflorada. Mantendo a paciência, você chega longe, querer ganhar a vida em um dia no mercado hoje em dia está complicado, aí sim tem que contar com a sorte, mas controlando a ganância, fazendo o “arroz com feijão” e sabendo encarar algumas perdas que acontecem, você sairá com muito mais dinheiro do que colocou no começo.

Dicas do Engenheiro

Recomendo deixar aberto petr4, vale5, mini todos no 15min, e o ibov no 60min, e mais um mini no 1 ou 5 min, o que vc sentir mais confortavel (ou alterar os dois de vez em quando, muito bom pra quando vc não enxerga nada). Medias moveis de 13, 65 e 200 em todos. Minha experiencia foi igual a sua no começo, erros basicos de trader por psicologico.

1) Se apaixonar por trade perdedor(igual hj) e não realizar o prejuízo.
2) Não ter plano de trade, ir vendendo no “balanço” do mercado.
3) Operar com o ego (igual hj), e querer provar que está certo e segurar posição perdedora.
4) Levar o emocional pro trade, o otimismo ou pessimismo exagerado, euforia, excitação, qualquer trade tem que ser frio, sem emocional, seguir um plano de trade e deixar a emoção pra hora da novela e jornal nacional.
5) Não ter a humildade de aceitar que errou e o mercado virou.

Esses são os erros mais perigosos, cometi todos, sorte que minha conta era bem pequena (1 mês de salário), mas perdi 95% dela pra internalizar todas essas lições, não apenas ler.

Emoção não ganha dinheiro, calma e frieza sim.

Projeto Ponto Zero – GuiaInvest

A Liberdade financeira é quando você é livre para escolher o que fazer com o seu dinheiro, é ter liberdade de escolha: sua renda é suficiente para cobrir os seus gastos e, principalmente, para realizar aquilo que traz alegria, bem-estar e felicidade para a sua vida. Projeto ponto zero

Ter liberdade financeira é, também, poder aproveitar momentos especiais com quem amamos, fazer um agrado, uma surpresa.

Para ser livre financeiramente, não é preciso deixar de fazer o que se gosta e nem estabelecer para si mesma regras rígidas, porque, se cortarmos aquilo que nos dá prazer, nosso planejamento financeiro não será sustentável a longo prazo, e a conquista da liberdade financeira ficará, ainda, mais distante.

Conheça aqui o Projeto Ponto Zero – GuiaInvest para iniciar sua liberdade financeira.

50 comentários em “Day Trade Vale a Pena?

  1. Monty Montana Responder

    MEGA OFF Tópic – Abacus, FJTA4 bateu 15 hj, 15 !! Que vontade de pular num poço, eu não quis entrar a 2,60… Já era, a esse preço não vai mais.

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      haha
      Acredita que estava comprado com PM em 1,9? Vendi em 3,6. Depois arrependi e recomprei em 3,3 e vendi em 5,2. Comecei comprar um ano atrás, já imaginava que ia bombar, mas não imaginei que ia subir tanto.

  2. Marco Rocha Responder

    Mestre D’UO
    Boa noite!
    Como sempre muito proveitoso, os artigos e a forma de explicar, bem didática.
    Eu ainda não opero DT, não me sinto capacitado para tanto, pretendo um dia
    iniciar, realizo sim algum trades de curto prazo, pacientemente aguardo o momento
    de realiza-lo, tenho tido sucesso, mas são poucos trades em que me sinto seguro para
    operar.
    Um abraço

  3. Monty Montana Responder

    Fala grande. O foda é isso, eu até ganharia alguma coisa no índice se pudesse ficar o dia todo esperando A CHANCE. Por que é preciso acompanhar e esperar, tem que pegar uma deflagração conjunta de por exemplo, perda de fundo de PETR4 e ITUB4, se possível juntar, VALE3 não pode estar se opondo e o dolar tem que subir. Daí numa situação dessas a probabilidade de acerto é maior, dá para aumentar a mão.

    Outra putaria que acontece no índice são as armadilhas, robôs e safados que literalmente buscam o seu stop e o seu dinheiro.
    Aquilo ali não é uma brincadeira ou aulinha de AT, é guerra brother, é guerra.
    Exemplo, Já buscaram o meu stop de 200 pt com 100 contratos comprados, mesmo com petro, vale e bancos subindo q nem foguete e dolar caíndo, ou seja, buscaram o stop batendo firme, gastando dinheiro pesado, para derrubar o índice em um cenário totalmente de compra.

    A expectativa em uma situação dessas é a de realmente em um movimento especulativo detonar os stops de muita gente, e talvez, talvez influenciar o movimento dos ativos à vista. É difícil entender as intenções desse povo, mas o fato é que a análise técnica vai funcionar pouco no meio dessa porradaria, só o gerenciamento de risco salva. E operar pequeno, se bater 40 contratos logo vai “defender” com mais 40, depois 80… Eu já estive pendurado uma vez com 519 contratos e rezando pro preço voltar, tudo começou com 5win, depois 10,20… Saí com prejuizo de 2 mil naquele dia e comemorando muito. Hoje só um contratinho e olhe lá.

    Baita blog, abraço.

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Caraca, 519 contratos?!
      Já cheguei a operar com 100 por duas vezes, mas nunca mais fiz esta loucura, agora é de 1 em 1, rs.
      Abraço!

  4. Monty Montana Responder

    Bom debate, se percebe que a discussão não acaba nunca porque volta e meia surge alguém com esperança.

    Eu tenho 8 anos de experiência na bolsa, já negociei os tais contratos de mini índice por 3 anos seguidos e nunca vi um trader vencedor nesse campo.

    Mentirosos tem muitos, tem malandro que estudou a vida toda sabe tudo de AT e mesmo assim não consegue ganhar de forma consistente COM GRANDES LOTES.

    Sim, porque operar 1 e 2 contratos é uma coisa, bater um cheio ou mais, uns 50 contratos aí é tenso. Não pode errar. Não pode defender no preço médio.

    Todos os professores da net que vi dando call são fracassados, todos. Os de corretora, os independentes, todos eles erram feio o tempo todo. Participei de uma tal sala dos 10% do ogro wall street por 1,5 ano. Ele acerta algumas na gaveta, mas já vi o cidadão tomar loss de 35 mil e quase atirar computador no chão, dizer que a XP buscou o stop dele de propósito.

    No fim esses caras todos vivem de corretagem e cursos. Não tem como o cidadão ganhar no índice com tanto robô FDP criando armadilhas baseadas em AT e dando tiros e agressões no teu stop. Já vi de tudo, ganhei, perdi, vi gente quebrando, já vi coisas impossíveis que é PETRO caindo o dia todo e o índice subindo para depois cair 500 pontos e num tiro só voltar 200 pontos. Tô fora disso, Deus me livre.
    O que fica dessa história toda é um monte de dinheiro perdido no caminho.

    Como trade o position e tb um bom gerenciamento de carteira, comprando ações descontadas, proporcionam lucros razoáveis. Isso é mais racional e de longo prazo.

    De resto só o que vejo é desempregado ou gente frustrada com o trabalho tentar virar daytrader, coitados, vão sair com menos do que entraram, mesmo sendo bons, o gerenciamento de risco espartano faz com que a pessoa tenha minguados lucros e o que todo mundo quer é pegar 500 reais por dia, 1000 reais de preferência. Se até o Machado toma vários loss de 10 mil, 30 mil, (já vi muuuitos ele deve estar no vermelho, sustentado pelos cursos) vc acha que vai conseguir ?

    Melhor que essa M de índice é pensar desde já em como aumentar seu salário e criar novos ativos que proporcionem renda. Daytrade não é o caminho, é a morte do seu financeiro.

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Fala Monty.
      Concordo com suas ponderações. O trade é a “porta dos fundos” da bolsa de valores. A porta da frente é o value investing, ou o buy and hold inteligente. Infelizmente a maioria das pessoas entram na bolsa pela porta dos fundos, e por isto quebram a banca e não voltam nunca mais. Alguns até retam retornar, mas quebram novamente. São poucos que conseguem ter sucesso com trade, menos de 10% daqueles que tentam. Contudo, o mercado precisa dos especuladores, eu sou um especulador, apesar de 90% do meu patrimônio estar alocado na bolsa para longo prazo, eu faço minhas operações no intra diário sempre que vejo uma oportunidade. Se isto me dá dinheiro? Muito pouco, uma média de 2 mil reais mensais, mas opero com mão pequena, então não posso reclamar.
      Abraço!

      • Monty Montana

        Post eterno esse aqui. O segredo realmente é o tamanho da mão e o gerenciamento de stop e risco. A coisa mais foda que existe é negociar grande 20 a 50 minis e tomar 3 stops seguidos dentro do trade system, isso destrói o emocional. Day trader consistente que negocia pesado é um herói.

  5. Fanta Responder

    Com 10k alocado a risco por ex pra quem quer começar , operasse alavancado? Ou somente com os 10k?

  6. João Claudio Responder

    Boas dicas, será que é possível mesmo viver de day trade? As vezes acho que é só pra quem tem contatos…enfim, mt bom o seu blog, valeu!

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Olá João,
      A melhor forma de viver de mercado é não precisar do mercado pra viver. rs. Assim vc opera tranquilo, sem estresse.
      Abraço!

  7. Tradingforaliving Responder

    Sempre ouço falar para nao ir contra a tendencia, nao acredito nessas teorias que pregam uma unica forma de operar. Se fosse verdade, o indice nunca teria um candle no sentido oposto. Muitos ganham a vida escrevendo livros e justificando seus setups, com isso varias teorias foram criadas, todas funcionam de certa forma, é verdade. Mas nao existe verdade absoluta. 95% dos meus trades eu ganho contra a tendencia. Sao raros os dias que o indice anda apenas para um lado, muito raros, talvez 1 por mes. Todos os demais ele faz o swing em ondas.
    Um exemplo classico do que estou dizendo é o que prega o Oliver Velez para seus alunos: “Entre no candle elefante”. Dizia que tinha chance de sucesso de 80% de continuacao do candle, levei um fumo muito grande. Na minha experiencia foi justamente o inverso, venda no candle elefante. A verdade é que tanto a compra quanto a venda funcionam, dependem do contexto.
    Enfim, boa sorte com seus trades.

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Opa!
      Eu acho que qualquer setup tem sua utilidade, que seja seguidor de tendência ou contra-tendência. A única coisa que importa mesmo é a gestão de risco. Brinco que até o setup cara-e-coroa funciona, mas se vc gerenciar o risco está tudo certo. rs.
      Abraço!

    • Monty Montana Responder

      O motivo para dizerem para não entrar contra a tendência nas ações difere um pouco dos futuros. Nas ações você pode enfrentar um repique na tendência de alta, mas se mantém frio e o preço volta à tendência.

      Nos futuros é diferente, o preço vai na tendência e faz suas movimentações em um range de 300 a 400 pontos sem respeitar a tendência maior. Se você operou na tendência a chance do preço voltar contra você em um fractal menor é minimizada se o teu stop for bem grande, ele vem 300 pontos, mas depois retorna ao movimento principal e talvez não te estope, só uma reversão para te ferrar. Agora na contra tendência não tem jeito, ou acerta o topo/fundo ou tá morto.

  8. Investidor Livr3 Responder

    Fala Uó!

    Será que você teria algum conteúdo para compartilhar, que explique de forma clara e objetiva, como funcionam os trades com mini-índice? Estou dando uma pesquisada na internet, porém, tudo o que eu acho é bem complicado de entender… Corrija-me se eu estiver errado:

    Pode-se ganhar dinheiro operando tanto comprado como vendido? No primeiro caso, por exemplo, eu compro um contrato a 50k, torço para o Ibovespa subir e vendo ele depois? E quando a operação é vendida, é só fazer o contrário?

    A respeito do lucro, depende do número de contratos que eu estiver operando. Resumidamente, seria isso?

    Abraços!

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Opa!
      Tudo beleza I.L?

      A melhor forma é você assistir vídeos no YT, foi assim que entrei neste mundo, pode começar por estes dois aqui, mas você encontrará muitos outros…

      https://www.youtube.com/watch?v=Umh1C0CD0ms
      https://www.youtube.com/watch?v=xbuvnj0L9HE

      Em teste é isto mesmo, se vc quer ganhar com a alta do IBOV vc compra o contrato. Se quer ganhar com a queda vc vende o contrato. Dá para ganhar nas duas pontas. Em um primeiro momento pode parecer incrível, ganhar tando na alta quanto na queda, mas exige muito timing. Geralmente vc compra achando que vai subir e cai. Ou vende achando que vai cair e sobre, rs. Trade é foda!

      Sim, o lucro depende do número de contratos. Eu por exemplo só opero com 1 mini-contrato. Por exemplo, se eu vender agora 1 mini-contrato e o índice cair 1.000 pontos (cerca de 1%) vou então embolsar 200 reais brutos.

      Mas é difícil viu, ô trem difícil, já tem 20 meses que estou fazendo estas operações e só acumulei 6 mil reais. E sou ponto fora da curva, mais de 90% quebram ou desistem no meio do caminho.

      Talvez a forma mais segura de operar mini-índice seja mesmo como hedge, isto é, você monta uma carteira de ações e usa as vendas de índice para proteger esta carteira.

      Abraço!

      • Investidor Livr3

        Uó,

        Interessante, rs.

        Outra dúvida, essa operação NECESSARIAMENTE precisa ser concluída no mesmo dia que ela começou, ou eu posso dormir com o minicontrato, e liquidar ele apenas quando atingir o meu alvo de lucro? E qual seria um valor razoável que dá para tirar por dia nessa brincadeira?

        Resumidamente:

        O custo-benefício compensa?

        Abraços!

      • Ábaco Líquido Autor do post

        I.L.
        Você pode fechar a operação no dia ou pode carregar até o vencimento do contrato.
        Como lhe disse, em 330 pregões realizados ao longo de 20 meses eu acumulei 6.000 reais. Divida isto pelo número de pregões que você verá a relação custo/benefício.
        Mas o cara só fica bom mesmo depois de anos de tela, ou seja, daqui alguns anos te falo se compensou ou não, rs.
        Abraço!

      • Investidor Livr3

        Uó,

        Ao fazer a divisão, cheguei a conclusão que não compensa muito não, rs. Uma meta de ganhar 500 reais por operação é factível? Vou continuar estudando o assunto, afinal, pretendo entrar nessa em 2017. Obrigado pelos esclarecimentos.

        Abraços!

      • Ábaco Líquido Autor do post

        I.L.

        Em dias bons eu ganho 20 reais por operação, rs. Mas cada um é cada um, rs

        Abraço!

  9. Investidor Inglês Responder

    Fala Uó,

    Interessante isso ai hein! Eu já perdi em mini por fazer quase tudo o que as dicas dizem para não fazer! rsrs… Serviu como aprendizado…Agora estou apenas nas simulações.
    Sobre setup, como faço para usar?

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      rs. tb já levei umas boas cacetadas, vamos aprendendo…
      Sobre setup? Como assim?

      • Investidor Inglês

        Eu operava apenas usando os gráficos do home broker (sim, imbecilidade)… Nunca usei setup (nem sei como funciona).

      • Ábaco Líquido Autor do post

        Eu só opero usando os gráficos da corretora, atendem bem.
        Sobre setup, são apenas métodos operacionais para determinação de pontos de entrada e saída.
        Abraço

  10. Filipe Responder

    Uo qual corretora você usa? Eu vi ali uma taxa de 0,88 por trade, você usa pacote de corretagem ou é a corretora que cobra barato mesmo?

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Olá Filipe.
      Eu opero swing pela Rico pagando 1 real por operação.
      As operações de day trade eu faço na Walpires pagando 0,30 por operação. Não é pacote, é corretagem normal. Mas acho que agora estão cobrando corretagem de 0,50.
      Na planilha vc verá algumas operações com custo maior pois de vez em qd tb faço day trade na Rico.
      Abraço!

      • Filipe

        Uo você tem um índice de acerto bem alto, por que não enche mais a mão e entra mais pesado com mais contratos? isso pode aumentar mais os seus lucros o ruim é que o risco também aumenta, mas porque não tenta?

      • Ábaco Líquido Autor do post

        Filipe, muitos já fizeram esta pergunta, e nos primeiros meses cheguei até a operar com mão de 100 contratos, obtendo prejuízo na casa dos 5.000 por dia.
        Só que agora desenvolvi um plano de trade, que está calcado na operação com 1 mini até que eu atinja resultado acumulado de R$ 10.000. Estou quase em R$ 6.000, juntando mais R$ 4.000 passarei a operar com 2, e assim sucessivamente… dobra-se o resultado obtido… libera dobrar os contratos operados…
        Entendeu a estratégia? Digamos que é um crescimento sustentável, rs.
        Abraço!

      • Filipe

        Entendi agora! boa estratégia! Na sua planilha tem um dia de pregão em maio 2016 que você fez um trade que lucrou 97,00 reais com apenas 2 trades, neste dia parece que você pegou uma boa tendência, fiquei curioso pra saber qual o seu critério para segurar operações de tendência. Usa stop móvel de 100 pontos, tipo voltou 100 é stop? ou igual o oliver velez http://lex10at.blogspot.com.br/2015/10/teste-metodo-oliver-velez.html que por exemplo numa venda com tendência sempre que o preço recua ele desce o stop para o último topo? qual método você acha melhor?

      • Ábaco Líquido Autor do post

        Rapaz, te confesso que o meu maior problema é segurar as operações. Fiquei meses matando operações antes da hora, e só neste mês de outubro decidi que precisaria deixar o trade correr. E tem funcionado, terei meu melhor mês do ano. Eu setup é muito simples, trabalho canais de alta e baixa, sempre vendendo nos toques das linhas de tendência. Difícil explicar aqui, tenho que fazer um post a respeito.
        Abraço!

  11. Meu 1° Milhão Responder

    Seus dados provam que o verdadeiro vencedor são os intermediários mesmo!

    Nao me aventuro em DT, se o fizesse seria o famoso “Trader da hora do almoço”.

    Uó, vc vive de bolsa?

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Opa,
      como disse em um comentário mais abaixo, não conheço ninguém que “vive de bolsa”, rs. Talvez aquelas meninas que ficam rodando bolsinha na avenida, rs.

  12. Rodolfo Oshiro Responder

    Grande Uo,

    DT é uma coisa meio mística rs … realmente … é bem interessante … mas também toma bastante tempo … eu faço alguns qd da tempo .. mas o interessante é realmente o retorno sobre a margem … se vc conseguir ganhar 1 real liquido por dia … ah é uma micharia … mas ..se você for pensar que ao ano isso daria uns .. 200 reais .. em cima de uma margem q na corretora muitas vezes é 90 reais .. 200 reais … o % em cima é gigante …

    Mas realmente .. manejo de risco é muito importante .. pq tem épocas que dá lucro em vários dias seguidos ..e obviamente.. tem épocas q dá vários dias seguidos de preju …

    Acho uma excelente dica .. comece pequeno … pq pode gerar um preju absurdo ..

    Abs,

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Olá Rodolfo!
      Vc usou o termo correto: místico! Porque ninguém ao certo sabe se é bom ou não, se funciona ou não, se é rentável ou não. Tem muita gente por aí que fala “viver de day-trade”, mas até hj não vi nenhum contra-cheque, rs. Se você procurar, duvido que encontre na internet alguém que abra as planilhas como eu, não estou me gabando, só salientando que estou sendo transparente e tentando “desmistificar” a coisa. Daqui um tempo teremos um conclusão, se é viável ou não, por enquanto se mostrou apenas um ganha-perde, mais ganha do que perde no meu caso, mas nada que me faz acreditar que dá pra viver disto.
      Abraço!

  13. Anônimo Responder

    Grande Uó, mais um post show! Quem sabe no futuro (distante) eu faça alguns dt.
    Abraço e sucesso!

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Valeu Anom!
      Quem sabe não é? Mas acho que a melhor forma de usar os mini contratos é para hedge de carteira, estou estudando a respeito.
      Abraço!

    • ductormarcus Responder

      Ele está operando pequeno em DT por isso as taxas são tão altas na estatística.
      No comentário ele cita que está ainda se aperfeiçoando o que justifica a posição pequena.

      • Ábaco Líquido Autor do post

        Marcus,
        O início operava muito, teve um dia que cheguei a gastar 500 reais em taxas, tem um tal de pacote de corretagem de corretora que é um perigo, vc contrata para obter descontos mas acaba é operando além da conta.
        Abraço!

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Olá Jr.
      Vc ainda tem dúvidas que o único lado vencedor são as corretoras? rs
      Mas já melhorou bastante, este ano “só” gastei 200 reais com taxas.
      Abraço!

  14. Buscando o Primeiro Milhao Responder

    Uó cada vez mais com muito conteúdo e ainda por cima colocando pensamentos de outros grandes blogueiros. Show de bola tudo pois não é tão fácil como imaginam por ai.

    A propósito, não ví atualizado no seu blog o novo post que fiz hoje e também não achei meu blog na sua lista. Quando abro vejo alguns posts novos dos demais com horários de 5 horas atras sendo que foi postado ontem.

    Abraço!

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Valeu BPM!
      Acho que o feed está ok.
      Abraço!

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Opa, viajando vc já está, agora basta dar o clique no mouse, rs.
      Abraço!

  15. Marujo Responder

    Exatamente ! Quando comecei a operar mini contrato aconteceu tudo isso: Perda do controle emocional tanto no ganho quanto na perda, descontrole com dinheiro, operando todos os dias, etc. Ainda bem que tive o time de parar e pensar no que estava se metendo. Hoje quase um ano sem operar mini’s, tenho estudado muito a psicologia do mercado e aprendendo a me controlar, e o mais importante, dormir tranquilo! Forte abraço

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      hehe, dormir tranquilo é uma boa. mas para entender esta “psicologia do mercado”, que nem é dele é nossa, só mesmo fazendo uma graduação na área.
      Abraço!

  16. Fabio Responder

    Muito bom UÓ… Pode dar alguma dica de setup para operar o mini índice???? Abraços

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Olá Fábio,

      Setup tem muitos por aí, nem tem como lhe indicar algum, isto depende muito do perfil da pessoa. A dica que dou sobre setups é que não existe setup vencedor, vc já deve saber disto, existe sim probabilidades daquele setup te trazer maior ou menor retorno dado uma situação de mercado.Um mercado direcional exige setups diferentes de um mercado consolidado por exemplo. O que pode ocorrer de negativo é vc escolher um setup errado para um determinado momento de mercado e também não executar o setup com disciplina. Tendo estes dois pontos de atenção, dá para operar com certa tranquilidade. Mas tem operador por aí que nem utiliza setup, usa só gestão de risco. Tem horas que o mercado é cara-ou-coroa puro, e setup nenhum vai trazer bom resultado. Só a gestão de risco salva.

      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.