A carga da bateria do meu celular dura em torno de 20 dias. Sim, estou no ano de 2018 e não 1998. Contudo, não uso smartphones e falo cerca de 5 minutos por dia no celular. Assim fica muito fácil fazer a bateria durar mais. Mas a esmagadora maioria das pessoas hoje em dia usam smartphones, cuja carga da bateria não passa de algumas horas. Como resolver este incomodo? Como fazer a bateria do smartphone durar mais? Reunimos neste artigo algumas dicas simples e fácil de implementar. Com apenas algumas mudanças na forma de você usar seu celular, a bateria vai durar muito mais tempo.

Apesar de toda tecnologia no mundo atual, a indústria ainda enfrenta o desafio de encontrar materiais para fazer baterias mais duráveis, tanto do ponto de vista de vida útil quanto do ponto de vista de duração da carga. Por isto, cuidar da bateria do seu celular é fundamental para que a vida útil e as cargas durem bastante tempo. Apresentaremos agora algumas dicas simples, mas não há nenhuma artimanha tecnológica. Infelizmente, com a tecnologia atual e com o processamento cada vez mais pesado dos smartphones, as cargas das baterias não irão durar dias e dias. Porém, se você seguir algumas dicas simples, sua bateria irá ganhar alguns minutinhos a mais de duração.

20 Dicas para Fazer a Bateria do Smartphone Durar Mais Tempo

Os fabricantes de celulares estão trabalhando duro para melhorar a eficiência dos hardwares. Os novos chips estão mais eficientes do que nunca em termos de uso de energia, mas mesmo assim os aplicativos estão exigindo cada vez mais destes hardwares. E quando se fala em processamento intensivo, estamos indiretamente falando de consumo de bateria. Ao seguir as 20 dicas abaixo fazendo algumas poucas mudanças nas configurações do seu celular e no seu modo de usá-lo, você deverá conseguir estender de forma significativa a duração da bateria.

  1. Evite Usar Flash nas Fotos
  2. Evite Usar o Aplicativo Lanterna
  3. Diminua o Brilho da Tela
  4. Desligue o Vibra-Call
  5. Ative o Wi-Fi Apenas Quando for Usar
  6. Ative o 3G/4G Apenas Quando for Usar
  7. Ative o Bluetooth Apenas Quando for Usar
  8. Ative o Bluetooth Apenas Quando for Usar
  9. Desative a Localização por GPS
  10. Verifique Quais São os Aplicativos Que Mais Consomem Bateria
  11. Não Deixe a Carga da Bateria Zerar
  12. Não Carregue a Bateria pela Metade
  13. Não Use Carregadores Paralelos
  14. Use uma Aplicativo de Otimização de Carga de Bateria
  15. Não Fique Procurando Sinal
  16. Desative as Notificações
  17. Verifique Aplicativos em Segundo Plano
  18. Verifique Quais Apps Estão Consumindo Mais Bateria
  19. Atualize Regularmente os Apps
  20. Use Apenas Baterias Originais

1 – Evite Usar Flash nas Fotos

A luz de flash dos smartphones é poderosa e por isto consome muita energia na hora do disparo. Evite usar este recurso.

2 – Evite Usar o Aplicativo Lanterna

Muitas pessoas não abrem mão da lanterna do smartphone. Esta lanterna nada mais é do que a ativação do flash do celular por um período prolongado. Esta hábito é nocivo tanto para a bateria quanto para a própria lâmpada do flash. Compre uma lanterninha LED que costa menos de 10 reais e resolva seu problema.

3 – Diminua o Brilho da Tela

Junto com a energia demandada pelo processador, o brilho da tela é um dos principais vilões para a duração da carga da bateria. Para minimizar este problema, deixe o brilho da tela no mínimo. Acredite, com esta simples dica você pode ganhar até horas de carga a mais pois a luminosidade da tela do seu celular tem um grande impacto sobre o consumo de bateria. Pode ter certeza que você continuará enxergando os ícones e textos. Para fazer isso, vá nas configurações ou ajustes do seu celular e escolha a opção de brilho de tela, assim você conseguirá diminuir o brilho. Você também poderá desativar a opção de brilho automático, já que ela pode estar configurada para ficar em um nível bem alto de brilho.

4 – Desligue o Vibra-Call

O vibrador do smartphone também é um grande consumidor de energia da bateria. Use esta função apenas nos casos de extrema necessidade. Na maioria das ocasiões o sinal sonoro funciona bem, se precisou mudar para o modo silencioso então não se esqueça de desativar quando não for mais necessário. Deixar o celular para vibrar juntamente com o toque sonoro não faz muito sentido, você deve usar um ou outro. É vibra-call é uma função útil para os momentos em que o sinal sonoro não é bem vindo. Mas se você não precisa omitir o som, o melhor é desativar. Para desativar o modo de vibração, vá nas configurações e ajustes e, em seguida, na opção se som.

5 – Reduza o Tempo para Bloquear a Tela por Inatividade

Quanto menos tempo seu smartphone levar para escurecer a tela por inatividade, mais tempo sua bateria irá durar. Esta configuração é muito simples de ser feita, não deixe de fazer.

6 – Ative o Wi-Fi Apenas Quando for Usar

O sinal Wi-Fi também consome muita carga de bateria. O ideal é ativar o sinal apenas quando for utilizá-lo. Se você não precisa ficar online o tempo todo, então não há porque deixar o Wi-Fi ligado. Para a maioria das pessoas não há motivos para deixar o wi-fi ligado o tempo todo. Os novos modelos de Android e iPhone já têm opções para ligar ou desligar o Wi-Fi na tela de início, fazendo com que você não precise ir até o menu de configurações.

7 – Ative o 3G/4G Apenas Quando for Usar

O sinal 3G/4G também consome muita carga de bateria. Assim como o Wi-Fi, o ideal é ativar o sinal apenas quando for utilizá-lo.

8 – Ative o Bluetooth Apenas Quando for Usar

Para evitar gasto desnecessário de bateria, desative recursos quando eles não estiverem sendo utilizados. Não é preciso, por exemplo, andar por aí com o bluetooth ligado. O sinal bluetooth também consome muita carga de bateria. Assim como o Wi-Fi, o ideal é ativar o sinal apenas quando for utilizá-lo.

9 – Desative a Localização por GPS

A função de localização por GPS também consome carga de bateria considerável. O ideal também é ativar esta função apenas quando for utilizá-la. Para desativar o GPS, vá em configurações, privacidade e localização. Você poderá desativar totalmente a função ou, dependendo do celular, selecionar os apps que podem usar o serviço de localização.

10 – Verifique Quais São os Aplicativos Que Mais Consomem Bateria

Em qualquer smartphone é possível checar qual a porcentagem de bateria consumida pelos aplicativos. Verifique periodicamente quais aplicativos mais consomem energia e procura fechá-los.

11 – Não Deixe a Carga da Bateria Zerar

Quando as baterias dos celulares eram feitas com níquel- cádmio, a orientação geral era deixar que carga acabasse totalmente antes de realizar a nova carga. Mas as atuais baterias feitas de íons de lítio não possuem outra orientação: não deixe as baterias se descarreguem até o final. O recomendado é que a bateria nunca chegue ao fim da sua carga, pois ao longo do tempo, isso a danifica. Procure uma tomada assim que o nível de carga ficar vermelho na telinha.

12 – Não Carregue a Bateria pela Metade

Um erro grave que muitos usuários de smartphone comentem é carregar o celular por curtos períodos de tempo. Além de não ser nada eficiente, este habito pode trazer problemas para a bateria no futuro, fazendo com que as cargas durem cada vez menos.

13 – Não Use Carregadores Paralelos

Aqui entra aquela máxima: o barato sai caro. Carregadores piratas ou não homologados pelos órgãos competentes podem ser tentadores por causa do valor, mas podem ser bastante nocivos para a bateria do smartphone.

14 – Use uma Aplicativo de Otimização de Carga de Bateria

Não há aplicativos mágicos a ponto de aumentar a carga das baterias. Contudo existem vários aplicativos, grátis inclusive, que otimizam o uso do smartphone de forma que o mesmo consuma menos energia. Instale e teste as diferentes opções disponíveis na loja virtual da sua plataforma.

15 – Não Fique Procurando Sinal

Sempre que o smartphone busca por sinal, mesmo que seja da antena da sua operadora de telefonia, a bateria será consumida. O celular continuará procurando por sinal em áreas com sinal fraco. Uma maneira eficiente para evitar esse tipo de problema é usar o “Modo Avião”, ou simplesmente desligar o telefone quando você souber que está em uma zona de sinal fraco.

16 – Desative as Notificações

Você precisa mesmo ser avisado toda vez que recebe uma curtida no Facebook, Twitter e Instagram? Considere desativar todas as notificações de suas redes sociais. Apesar de não consumir tanto assim, os mecanismos de push são aplicações que ficam rodando o tempo todo na memória do celular e por isto consomem bateria. Para desabilitar as notificações, vá nas configurações, notificações e ajuste sua preferência para cada aplicativo.

17 – Verifique Aplicativos em Segundo Plano

Procure não deixar aplicativos rodando em segundo plano. Se esta função estiver ativada, os aplicativos não usados que estiverem rodando na memória irão consumir energia. Vale até desativar totalmente essa função ou ao menos para os aplicativos que não precisam ser atualizados sempre.

18 – Verifique Quais Apps Estão Consumindo Mais Bateria

Verifique quais aplicativos estão consumindo mais bateria no seu smartphone. Tanto no Android como no iPhone é possível verificar qual a porcentagem de bateria usada pelos aplicativos. Desta forma, você poderá decidir se vale a pena deixá-los abertos ou não.

19 – Atualize Regularmente os Apps

Alguns aplicativos são frequentemente atualizados para aumentar a eficiência da bateria e utilizar menos energia para rodar. Lembre-se sempre de ativar as atualizações automáticas, ou então realize o processo manualmente, caso prefira ter o controle sobre o processo de atualização.

20 – Use Apenas Baterias Originais

Nem precisa explicar o motivo, rs.

Dica do autor: Se você tem um iPhone, confira essas dicas específicas para fazer a bateria do seu celular durar mais.

Seguro Para Celular Conheça os melhores seguros de celular

  • Seguro de Celular sem Nota Fiscal
    by medmedson on 21/09/2018 at 12:56

    O crime de roubo de celulares sempre figura entre os mais praticados do Brasil, não apenas nas grandes cidades, mas também nas pequenas. A bandidagem fica ainda mais interessada quando são smartphones caros, com valores acima de R$ 1.000 e podem facilmente ser vendidos ou […]

  • Melhores Seguros Para Celular 2019
    by medmedson on 17/09/2018 at 17:08

    Está à procura de um seguro de celular? Então veja aqui quais são os Melhores Seguros Para Celular 2019. Fazer um seguro é a melhor forma de proteger o seu celular contra roubos e danos. A contratação é simples, embora seja importante […]

  • Seguro Para Celular Comprado No Exterior
    by medmedson on 17/09/2018 at 14:04

    Seguro Para Celular Comprado No Exterior? Será que existe, posso fazer o seguro de meu celular comprado no exterior ou importado? Confira. O crime de roubo de celulares foi bastante comum no início do século 21, principalmente nas grandes capitais brasileiras. Com a […]

  • Seguro para Celular: Como fazer, Quanto custa, O que cobre, Importância
    by medmedson on 05/09/2018 at 19:27

    Se você tem um celular, de preferência um Smartphone já deve ter ouvido falar em seguro para celular, infelizmente essa tem sido umas das melhores opções para não se perder o alto do valor da compra de um aparelho no caso de roubo/furto ou danos. Você […]

  • Por que ter Seguro Para Celular: Vale a pena mesmo?
    by medmedson on 31/08/2018 at 17:19

    Por que ter Seguro Para Celular? Saiba aqui as vantagens em se ter um seguro para seu Smartphone. Confira se vale a pena ter um seguro. Atualmente, os celulares se tornaram grandes aliados do dia a dia, já que apresentam facilidade de acesso a inúmeros recursos. No entanto, esse […]

4 comentários em “Como Fazer a Bateria do Smartphone Durar Mais?

  1. Anônimo Responder

    Excelemte essa materia!!!!! Ajuda muito!!! Adorei. Vou compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.