Mercado Financeiro Brasileiro EXAMEnado

A sabedoria popular diz que quando revista começa falar bem de bolsa de valores é porque a festa já está no fim. Verdade ou mito? A pergunta que os atrasados estão fazendo é: está na hora de entrar na bolsa de valores? Aqueles que já estão posicionados fazem uma pergunta diferente: está na hora de sair da bolsa? Para tentar responder estas duas questões, irei fazer uma viagem no tempo, analisar o mercado financeiro brasileiro sob a ótica do dono da banca de revistas da esquina.

A maioria dos analistas do mercado financeiro tem alardeado que agora é a hora da renda variável no Brasil. Casas de recomendações estão dizendo que estamos só no início de um ciclo de alta da bolsa que vai durar alguns anos. Se formos considerar que os ciclos da bolsa costumam ter duração média de 7 anos e que o ciclo atual teve inicio em 2016, então, em tese, teríamos pelo menos mais 4 anos de alta no mercado brasileiro.

Esta tese está fundamentada na expectativa de retomada da economia brasileira caso o governo Bolsonaro consiga implementar as três reformas tão esperadas pelo mercado: previdência, tributária e política. Contudo, não basta olharmos apenas o cenários doméstico. Mesmo que Paulo Guedes implemente todo o liberalismo comprado pelo mercado, estamos na eminência de uma desaceleração das economias desenvolvidas como os E.U.A. que podem afetar os países em desenvolvimento como o Brasil.

Outro fator que anima o mercado é a inflação sob controle. Porém, temos que considerar que a redução do consumo influencia na queda da inflação. À medida que o volume de compras for aumentando em 2019, isso irá pressionar a inflação. No entanto, a projeção é de que a política monetária do Governo Bolsonaro seja semelhante à atual, mantendo as metas para o IPCA e a taxa básica de juros (Selic) como instrumento de controle dos preços.

A perspectiva de manutenção da Selic em 6,50% ao ano em 2019 reforça a atratividade do investimento em bolsa de valores. Mas isso, por si só, não garante o desempenho esperado para as ações. É preciso a aprovação de reformas econômicas, especialmente previdenciária, no sentido de ajuste das contas públicas, condição necessária para a volta da confiança do investidor na economia.

O capital estrangeiro – principal motor da economia local – segundo especialistas de mercado, estaria aguardando as primeiras medidas econômicas concretas do novo governo, incluídas as concessões e privatizações, e também a evolução das articulações com o Congresso para a aprovação das medidas para aportar no País. Por ora, os analistas acreditam que a taxa de crescimento deve ficar entre 2% e 3% em 2019 e que esse ritmo deverá permanecer modesto até o fim do mandato de Bolsonaro, em 2022.

Na opinião do ex-diretor do BC Alexandre Schwartsman, há espaço para crescer rapidamente se o governo conseguir desatar o nó das contas públicas, encaminhar uma boa reforma da Previdência e reduzir a dívida pública. “Se conseguisse fazer isso, a economia poderia crescer de 3% a 3,5% em 2019. Mas não acho que isso vá acontecer.”

O economista não considera que o país cresça 3,5% porque acredita que dificilmente as reformas serão encaminhadas. Na sua opinião, em algum momento o novo presidente vai perceber que será politicamente custosa qualquer agenda que ele queira passar no Congresso.

Além disso, Schwartsman não aposta num cenário agressivo de privatizações, até porque as joias da coroa – Caixa, Banco do Brasil, Petrobras e Eletrobras – foram excluídas do pacote. Diante disso, o cenário mais provável para o PIB de 2019, na projeção do economista, varia entre 2% e 2,5%. O crescimento será um pouco mais forte do que o deste ano por causa da fase de “lua de mel” que marca geralmente o início de governos e do avanço do consumo, puxado pelo juro baixo.

IBOV EXAMEnado

Veja abaixo o gráfico do IBOV atualizado. Coloquei nele as capas da revista Exame que falaram explicitamente de mercado nos últimos 20 anos. É o gráfico “EXAMEnado” do índice BOVESPA, pois sim?

grafico ibov exame

O cara da banca de revistas, que não acompanha mercado, que não olha gráfico, deve ficar intrigado: “Terror”… opa,  “O Brasil Descobre a Bolsa”… epa, “A Bolsa Virou Mico?”… opa, “O Brilho da Bolsa”… epa, “A Fuga da Bolsa”… opa, “As Estrelas da Bolsa”… epa, “Colapso”… opa, “Parou Tudo”, “Prepare-se”, “Brasil à Venda”… e “Os Bons Tempos Voltaram”, como assim? Mas já?!

Últimos 18 Anos EXAMEnados

Afinal, qual é a lógica? Não há lógica meu caro jornaleiro. É casino, cara e coroa, tô rico, tô pobre, acertei, errei, preço médio, stope, stope, o que é isto? Esqueça trade, para entrar na bolsa é buy and hold, buy and forget, buy and pray… Volatilidade, touros e ursos se revezam no reinado desta selva. Aliás, esta selva só tem um rei: o leão da Receita, que vai comer parte dos seus lucros, se é que você terá lucros.

Mas não é bem assim, há um certo padrão, uma certa ordem no caos. Fractal. Mas você só enxergará estes padrões depois que a oportunidade passou, gráfico parado, sabe? Se você não é um insider será apenas uma sardinha tentando petiscar as sobras dos tubarões. Comensalismo. Mas não se engane, quem come as sobras são as rêmolas, as sardinhas, ao contrário, são comidas pelos tubarões.

entrar na bolsa de valores

Terror. Osama bin Laden. Pentágono em chamas. Ataque às torres gêmeas derrubam as bolsas em todo mundo. Hora de sair da bolsa de valores?

entrar na bolsa de valores

Crise no final do governo FHC. PT prestes a ocupar o poder. O mercado tem medo de Lula. Vai virar Venezuela. Hora de sair da bolsa de valores?

entrar na bolsa de valores

O PT tranquiliza o mercado. Lula de barba aparada. Ternos italianos. Commodities bombando no mundo. Hora de entrar na bolsa de valores?

entrar na bolsa de valores

30 empresas abrem capital a bolsa. É a farra dos IPOs. Número de investidores bate recordes. Hora de entrar na bolsa de valores?

entrar na bolsa de valores

Economia mundial  entra em zona de turbulência. A festa acabou? Hora de sair da bolsa de valores? Mas eu acabei de entrar… já tá na hora de sair?

entrar na bolsa de valores

Lula se reelege. é o governante mais popular do planeta. Bolsa família. Empregos. Hora de entrar ou de sair da bolsa de valores?

entrar na bolsa de valores

Bolsa vive dias de euforia. IBOV atinge 50.000 pontos. O que está por trás do bom momento da economia brasileira? O país do futuro virou presente? Hora de entrar na bolsa de valores?

entrar na bolsa de valores

Depois da euforia boa parte das aberturas de capital revelou-se um investimento ruim. 70% dos IPOs “micaram”. Hora de sair da bolsa de valores?

entrar na bolsa de valores

Crise subprime! Podridão no mercado imobiliário americano contamina os mercados do mundo todo. Mas em meio ao pânico global o Brasil “vai bem”, “inflação controlada”, “economia crescendo”… Hora de ficar na bolsa de valores? Quem não entrou ainda pode entrar? É marola ou tsunami?

entrar na bolsa de valoresOpa, cadê a marolinha. A crise chegou pra ficar. Ninguém sairá ileso. Hora de sair da bolsa de valores?

entrar na bolsa de valores

Analistas e economista são colocados à prova. Todas as previsões deram errado, e agora, quem poderá nos salvar? Hora de sair da bolsa de valores?

entrar na bolsa de valores

Sobrou até para o W.B. A carteira do mago negativou. Hora de sair da bolsa de valores?

revista exame 2009-07

Ué! Fabricantes de carros e de eletrônicos batem recordes de produção. Milhares de empregos são gerados. A crise ficou para trás.  Hora de entrar na bolsa de valores?

entrar na bolsa de valores

A bolsa brasileira brilha. IBOV valoriza 90% em dólar. É o melhor desempenho do mundo. Hora de entrar na bolsa de valores?

entrar na bolsa de valores

A farra continua. Projeções indicam que nos próximos cinco anos mais de 4 milhões de investidores entrarão na bolsa. Hora de entrar da bolsa de valores?

entrar na bolsa de valores

Epa. Milhares de pequenos investidores brasileiros pararam de comprar ações. A fuga da pessoa física. E os 4 milhões de investidores que entrariam nos próximos cinco anos?! Hora de sair da bolsa de valores?

entrar na bolsa de valores

IPOs prometem bater recordes. Hora de voltar para a bolsa de valores?

entrar na bolsa de valores

Opa. Algo deu errado. Hora de sair da bolsa de valores? Mas eu nem entrei!

entrar na bolsa de valores

Deu errado mas nem pra todo mundo. Enquanto uns choram outros vendem lenço. Hora de entrar na bolsa de valores? Agora eu entro. Agora vai.

entrar na bolsa de valores

É possível ganhar dinheiro na bolsa mesmo em momentos de crise, dizem eles. Hora de entrar na bolsa de valores? É só comprar AMBEV pro longo prazo que dá certo.

entrar na bolsa de valores

Ai meu Deus! Colapsou. Vendi meu apartamento e perdi tudo. Hora de sair da bolsa de valores?

entrar na bolsa de valores

Parou tudo. Fim do brasil! Hora de sair da bolsa de valores? Mas eu acabei de entrar! PQP!

entrar na bolsa de valores

Coxinhas e mortadelas. O país dividido. Dilma vai perder, bolsa explode. Ops, Dilma ganhou, bolsa despenca. Hora de sair da bolsa de valores?

entrar na bolsa de valores

Prepare-se, a crise vai ser longa. O país será rebaixado. O dólar vai explodir. O PIB vai negativar. A inflação vai disparar. Hora de sair da bolsa de valores?

entrar na bolsa de valores

Está tudo barato. Petrobas a 4 reais.  Vale a 6 reais. Mas fique longe! Petróleo despencando… Petrobras vai a 2 reais. Minério em queda livre… Vale vai a 3 reais. Hora de sair da bolsa de valores?

entrar na bolsa de valores

“Lula, querido, o motoboy tá chegando aí com o documento de posse”. “Lula, foi você que chamou o Uber?! Eu não Marisa”… Fora Dilma! Tchau querida, bolsa explode. Hora de entrar na bolsa de valores?

exame bolsa de valores

Inflação sob controle e juros em queda. O “país da renda fixa” não é mais o mesmo. A festa dos investimentos com juros altos está com os dias contados. O pior realmente já passou? É hora de entrar na bolsa de valores?

bolsa de valores bolsonaro

“O futuro presidente tem uma oportunidade excepcional de fazer reformas e promover uma guinada no rumo da economia. Exemplos de avanços obtidos por outros países podem inspirar a agenda brasileira. Com reportagens em Copenhague, Mumbai, Dublin, Madri e Nova York.”

Tá OK, Bolsonaro mal começou seu governo mas as apostas estão elevadas. O brasileiro realmente acredita que agora é a hora de entrar na bolsa de valores, aliás, já estão entrando desde o primeiro turno das eleições. Mas os gringos ainda não chegaram, estão esperando as primeiras rodadas de negociações entre executivo e legislativo. Sabem que aqui no Brasil funciona a política do “toma lá – dá cá” e é preciso esperar. São eles que estão se perguntando neste momento: “é hora de entrar na bolsa de valores?”

Como aprender operar opções de uma vez por todas!!!

Em 2020, o método “Double PUT Double CALL” do Clube do Pai Rico proporcionou ao Carlos Augusto Lippel um retorno de +21,83% (contra +2,92% do Ibovespa no mesmo período). Nada mau para uma estratégia que envolve pouco risco e te permite alavancar os resultados não é mesmo? Não perca tempo, as inscrições para o curso estão liberadas. Um curso criado com todo o carinho, na tentativa de entregar da forma mais simples, objetiva e direta possível, todo o conhecimento necessário para que você também possa adotar a estratégia que uso há anos.

blank

Carlos Augusto Lippel é proprietário do Clube do Pai Rico, site que mantem há 19 anos e onde compartilha o conhecimento financeiro que adquiriu em toda sua jornada.

29 comentários em “Mercado Financeiro Brasileiro EXAMEnado

  1. Felipe Responder

    Grande Abacus,

    Muito bom texto e concordo plenamente quanto ao modo de operação de investidores na Bolsa. Pra mim análise técnica de gráfico é baseada apenas em índices históricos passados (mesmo que há 10 minutos atrás) e tende a seguir certa lógica. O que penso é que a Bolsa não segue lógica, por isso esse tipo de análise não passa de uma previsão.

    Você diz que está todo o dia nesse meio. Costuma se posicionar em longos hold?

  2. Fernando Responder

    Muito interessante essa análise!
    Gostei bastante do gráfico com as capas de revista…

    Tenho pensando em fazer fazer uns videos para o youtube sobre bolsa de valores, posso esse seu gráfico (citando a fonte)?

    • Fernando Responder

      correção

      … Posso USAR esse seu gráfico em meus vídeos (citando a fonte)?

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Opa, fique à vontade para usar.
      Abraço e obrigado!

  3. William Ribeiro Responder

    Excelente post, Ábaco, parabéns!!!
    Esta ótica de analisar a bolsa brasileira é justamente o que me mantém fora dela.
    Excelente tema para o nosso bate-papo: Como aproveitar as opções de investimento de risco no Brasil? Bolsa: dá pra “casar” com alguma empresa bo Brasil (buy and hold)? Análise técnica : funciona?

    Abração e parabéns pelo trabalho de qualidade!

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Opa William!
      Tudo beleza?

      Sou suspeito para falar de bolsa porque vivo isto todo dia, toda hora, rs.
      Mas é como você disse, questão de perfil.Você precisa estar alinhado com o seu perfil de investidor. Dormir tranquilo é o objetivo, rs.
      Vou anotar os temas para o bate-papo.

      Valeu!

      • William Ribeiro

        Isso aí, Ábaco! Temos muito assunto pra trocar ideias!! Quando você quiser. A propósito, o e-mail do gmail está voltando. Abraços!!

      • Ábaco Líquido Autor do post

        Vamos começar sim este nosso bate-papo.
        Te mandei um email.

  4. Rodolfo Oshiro Responder

    uhahuahuahu chamar você de Abaco é muito estranho ..

    Uo,

    Excelente o post … realmente .. a percepção é de que estão sempre no momento errado .. agora com seu post.. podemos ver que não é só impressão rs … coitado do povo que ainda assina a revista .. paga pra estar sempre atrasado rsrs melhor vir aqui de graça e acompanhar no abacus .. rsrs

    Abs,

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Fala Oshiro!
      Realmente estas revistas estão um pouco atrasadas, tipo 6 meses, rs.
      Abraço!

  5. Frugal Simple Responder

    Grande Uó, rapaz… KAKAKAKAKAKKA

    Essas revistas de mercado… putz.. não gosto nem de ler a capa. Revista foi feita pra vender e não educar.
    Querem se educar meus filhos? Leiam os clássicos. Nada mais.

    Quando se atrevem a dar qualquer notícia do mercado estão 30 anos luz atrasados.
    Quando se atrevem a prever o futuro, erram catastroficamente.

    Me lembram muito o livro Guerra e Paz de Tolstoi.
    Analisando os movimentos das tropas napoleônicas em suas batalhas:

    Era o seguinte, o mensageiro via uma cena de batalha, botava tudo na cabeça e no papel no calor das emoçõe – a disposição das tropas, quantos canhões, quantos mantimentos, quantas pontes, poços de água, canais, prédios disponíveis, números de homens e cavalos dos dois lados e etc… Corria para perto do canalha do Napoleão, que estava TRÊS dias de cavalo atrás do front, o mensageiro relatava tudo pro Napoleão que ruminava algumas horas entre mapas e vinhos e banquetes e depois transferia algumas ordens aleatórias para o pobre diabo. Este se deslocava novamente para o front que deixou há SEIS dias atrás e tudo estava COMPLETAMENTE DIFERENTE do dia que ele saiu, mas COMPLETAMENTE MESMO, a ponto de não ter mais nenhum vivo, nenhum canhão e nenhum cavalo, apenas feridos e mortos e água suja. Bacana. O que ele iria fazer com as ordens de Napoleão de levar cavalos ali pra cima, colocar 200 homens pela margem esquerda do rio e posicionar 4 canhões na parte sul da ponte do meio? Não havia mais nem sinal de canhão, nem de cavalo.

    A revista Exame é como se fosse o mensageiro de Napoleão.

    Abraço.

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Bom paralelo com a história do Napoleão viu Frugal! É isto mesmo. Mas o objetivo principal das revistas e de qualquer outro meio da imprensa é vender anúncio, e para isto a tiragem deve ser boa, e para ter tiragem boa tem que ter notícia sensacionalista. Informar é o objetivo secundário.

      Grande abraço!

  6. Cowboy Investidor Responder

    Belo artigo UÓ. Eu não acredito em analistas. Se a pessoa levar essas noticias a sério ela vai ficar só girando dinheiro.
    Existem boas empresas na bolsa. Basta saber analisar direito.

    Abraços.

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Ninguém tem condições de analisar o mercado, mercado vai pra onde quiser e quando quiser. Doce ilusão fazer qualquer projeção.
      Abraço Cowboy!

  7. Surfista Calhorda Responder

    Uó vou votar em você para presidente dos EUA. Você entendeu por que eu acho, veja bem eu acho então as chances de dar eu estar errado são maiores do que as chances de eu estar certo, que o mercado ainda vai subir… Só vendo alguma coisa quando bater nos 75 mil pontos. O porteiro aqui do prédio ainda não falou que está comprando ações, acho que os tubarões ainda tem muita fome.

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Te falei que venderia minhas valetas nos 22.44 né?! Amanhã vai pegar.

  8. Vdc Responder

    Fala Uo,

    To com post sobre isto, amanha publicarei hehe.

    Este post vc vai gostar.

    Ta todo mundo falando de bolsa viu ..

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Tô saindo de fininho. Amanhã vou vender minhas Valetas. Tô comprando umas coisas toscas. Semana passada comprei CCXC3 a 1,53. Vendi hoje a 3,26. Mais de 100% de lucro em menos de uma semana.

  9. Fernanda Marroni Responder

    Se você olhar o acervo da Veja, desde o início dos anos 70, verá que é a mesmíssima coisa.

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Oi Fernanda!
      Qual é o endereço do acervo da Veja? É liberado para quem não é assinante?

      • Fernanda Marroni

        É liberado sim. Basta você colocar “acervo veja” no google que você encontra. Procure principalmente entre 1970 e 1973, que tem algumas matérias de capa interessantes sobre a bolha das ações do Banco do Brasil e sobre o efeito devastador do crash. Inclusive uma delas tem uma tabela com o P/L das empresas na época. Depois olhe também acho que no final de 1985, que foi um ano de foguete

      • Ábaco Líquido Autor do post

        Não sou muito fã da revista mas achei interessante este acervo, vi algumas edições bem antigas agora a pouco, inclusive a edição da semana que nasci, e lá se vão 41 anos. rs
        Obrigado pela indicação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *