Se você negociou ações no ano de 2023, então precisará do informa de rendimentos para declarar seu imposto de renda 2024. Confira nesse artigo como consultar.
O primeiro passo para buscar o informe de rendimentos das suas ações, será descobrir qual é o agente escriturador da mesma. Se você não saber o que é escrituração de ações, confira no vídeo abaixo uma explicação rápida:
Os principais escrituradores de ações da B3 são Itaú, Bradesco e Banco do Brasil. Então vamos saber como buscar os informes de rendimentos dessas instituições.
Dica: aprenda como declarar ações no Imposto de Renda.
Ações cuja escrituração é realizada pelo Banco Bradesco
Os informes de rendimentos de ativos custodiados e escriturados (ações, debêntures e cotas de fundos de investimento) pelo Bradesco estarão disponíveis para visualizar, imprimir e baixar de forma digital no portal de correspondências. O endereço disponibilizará os documentos tanto para investidores não correntistas como para investidores correntistas. Para correntistas, continuará sendo possível obter o documento também via Internet Banking em Investimentos / Consultas / Comprovante de Informe de Rendimentos.
O Banco Bradesco deixará de enviar de forma física os informes de rendimentos aos endereços registrados no cadastro Investidores, e a partir de 2022 disponibilizará o documento exclusivamente de forma digital. Passo a passo para acessar o Portal de Documentos Digitais:
- No portal, clique em primeiro acesso;
- Digite seu CPF e a data de nascimento. No caso de pessoa jurídica, digite o CNPJ e a data de fundação;
- Para verificar sua identidade, escolha uma das opções: número de telefone ou e-mail;
- Digite o código recebido e crie sua senha;
- Pronto! Seu acesso já foi criado. Basta acessar com o CPF ou CNPJ e a senha cadastrada.
Caso tenha alguma dúvida ou problema que impossibilite o seu acesso, envie um e-mail para [email protected].
CENTRAL DE ATENDIMENTO AO ACIONISTA: 0800-701-1616 / De segunda a sexta-feira das 8h às 18h
Ações cuja escrituração é realizada pelo Itaú
Se você é correntista do Itaú, acesse sua conta em www.itau.com.br e, no menu Investimentos, busque por Ações Escrituradas pelo Itaú.
Se você não é correntista do Itaú, a consulta deve ser realizada exclusivamente no Portal de Correspondências Digitais. Essa é uma plataforma onde o Itaú oferece as opções de visualizar, guardar, imprimir e enviar por e-mail os informes de rendimentos de forma digital.
Como realizar seu primeiro acesso?
- No Portal, clique em Primeiro Acesso;
- Digite seu número de CPF e data de nascimento (Pessoa Física) ou CNPJ e data de fundação (Pessoa Jurídica);
- Escolha a opção para verificar a sua identidade (número de telefone ou e-mail).
- Caso não encontre seu número de telefone ou e-mail, ligue em nossa Central de Atendimento pelos telefones 3003-9285 – Capitais e Regiões Metropolitanas / 0800-720-9285 – Outras Regiões / Segunda a sexta-feira – das 9h às 18h.
- Digite o código recebido por e-mail e/ou telefone e crie sua senha pessoal;
- Pronto, agora basta entrar com seu CPF/CNPJ e nova senha cadastrada para acessar seus documentos.
Caso tenha esquecido sua senha, siga os procedimentos descritos no Portal de Correspondências clicando na opção “Esqueci a senha”.
Ações cuja escrituração é realizada pelo Banco do Brasil
Anualmente, o BB envia para seus acionistas o informe de rendimento de ações para declaração do Imposto de Renda por meio dos Correios. O informe anual é normalmente encaminhado até março. Se você ainda não recebeu a sua, veja abaixo as opções para obtê-la rapidamente.
Atenção: O não recebimento do informe pode ter sido causado por alguma inconsistência cadastral. Procure uma agência BB munido de documentos de identificação e comprovante de residência para atualizar seu endereço.
Correntista: Portal BB (www.bb.com.br). Acessar a conta corrente pela internet – clicar em Conta-corrente – Informe Imposto de Renda – Rendimentos de Ações;
Não correntistas: Agências BB. O comprovante pode ser impresso em qualquer agência BB, mediante apresentação de documentos de identificação.
Como saber o escriturador das minhas ações?
A forma mais fácil de saber o agente escriturador da sua ação é consultar o site da B3. Por exemplo, caso queira saber o escriturador da Weg, acesse o site da B3. No campo “Nome da empresa” digite por exemplo “Weg” e clique “Buscar”. Em seguida clique no quadro que irá aparecer. Será então exibida a tela com os principais dados da empresa. Localize então o agente escriturador no quadro “Contatos”.
Confira também a lista completa de CNPJs das ações da B3.