Que Luiz Barsi é um dos maiores investidores do Brasil todo mundo sabe, mas poucos conhecem os ativos que ele tem na sua carteira previdenciária. Na última carta à Suno, o Barsi listou as ações de maior peso hoje na sua carteira. Vamos então analisar como está o desempenho destas ações na Bolsa de Valores. Lembrando que esta análise é de curto prazo (de 2014 para cá), mas a carteira previdenciária do Barsi, como o próprio no me diz, é de longuíssimo prazo.
Na carta de número 46 foi questionado ao Barsi: “Dá a impressão que a carteira do Barsi é bastante diversificada, você gosta de diversificar bastante a sua carteira? A carteira previdenciária do Barsi hoje, após todos esses períodos de crises e oportunidades, com muitas compras ao longo do tempo, está formada e diversificada de que forma?” Veja a resposta…
“Eu não tenho muita diversificação na carteira. Quanto você acha que um fundo tem em quantidade de papéis em carteira? São mais de 30-40 papéis. A minha carteira, em geral, tem uns 10 papéis, que tem representatividade. Obviamente que eu tenho alguns papéis de pequenas participações, mas os que têm representatividade são uns 10. A minha carteira de previdência hoje tem em sua maior representatividade Klabin, Suzano, Banco do Brasil, Santander, Ultrapar, Eternit, Unipar, Eletrobras, Taesa, Tietê e tenho também um pouco de Eletropaulo, Cemig, além de Itaúsa, que eu comprei há muito tempo, quando ela custava cerca de R$ 1,20 ou 1,30, depois que ela subiu eu não peguei mais, só fui fazendo as subscrições, que dão a possibilidade de comprar com um bom desconto.”
Carteira Previdenciária do Barsi (Ações de Maior Peso)
Itausa
CEMIG
Eletropaulo
Tietê
Taesa
Eletrobras
Unipar
Eternit
Ultrapar
Santander
Banco do Brasil
Suzano
Klabin
Na carta, Barsi também fala sobre as inúmeras crises ao longo do tempo, com grandes desvalorizações do mercado, e cita especificamente seu comportamento na conturbada década de 90, em especial na época das privatizações, onde muitas empresas modificaram seus posicionamentos de longo prazo. Além disso, Barsi conta como agiu nas fortes desvalorizações ocorridas no ano de 2002, mostrando um exemplo de como o investidor disciplinado e focado no longo prazo e na estrutura de sua carteira previdenciária deve se comportar nestes períodos, aproveitando para adquirir mais ações, acumulando uma participação maior, e consequentemente, elevando também seus dividendos e sua renda passiva.
Acumular ações ao longo do tempo, comprando cada vez mais, em especial nos momentos de crises ou oportunidades, é, sem dúvidas, um comportamento essencial para o investidor que visa a bolsa de valores como instrumento de previdência.
Luiz Barsi Fora de Série
Logo que começou a sobrar dinheiro, ainda jovem, passou a investir na Bolsa de Valores com a intenção de construir a sua própria previdência, com ações de empresas sólidas e boas pagadoras de dividendos.
Deu muito certo! Tanto que, meio século depois, ele é um dos maiores investidores do Brasil e principais acionista pessoa física de “gigantes” como Banco do Brasil, Klabin, Ultrapar e Eternit. Uma lenda viva…
Veja como declarar aposentadoria no IRPF.
Sou grande fã do Luiz Barsi, leio tudo o que ele escreve, assisto todos os seus vídeos, sempre são um ótimo aprendizado.
Acho um dos fatores que mais enriqueceu o Luiz Barsi foi o reinvestimento dos dividendos, ele espera que as ações caiam ate valores muito abaixo do valor intrínseco (nas crises) para geral um bom dividend yield (e um ainda melhor dividendo projetado) e compra muito
Abraço e bons investimentos
Opa!
Se é o melhor não sei, mas com certeza é um dos mais monitorados, rs.
Abraço1
Reinvestimento de proventos ao longo de vários anos é uma das melhores forma de aumentar riqueza. Barsi é um adepto disto.
Valeu!
Kkk figura esse cara…. Primeiro, que “se diz” bilionario (serio que alguem acredita nisso?)
Segundo, isolar uma carteira apresentando apenas alguns ativos é omitir a maior parte da carteira e esconder todo o investimento furado… Como ta a posição dele na FJTA hoje, por exemplo, ou saiu dela será hein? (Só um exemplo)… Sem falar nas empresas em recuperacao… Quem tem coragem de entrar nisso? O que falar da OI? rs…
Pessoal acha que ele ganha dinheiro com compra de acoes, mas esquece que ele ganha dinheiro fazendo parte do conselho das empresas, sendo remunerado por elas. Aqui, sim, é a maior parte do que faz o bolso dele engordar…
Ha informacoes que devem ser vistas com ressalva…
Antes de pensar se eu conheco ele, pq eu nao poderia conhece-lo? Rs… Afinal, ele nao é uma pessoa “simples, como qualquer outra”? Rs
Abracao
Realmente faltou falar dos ativos podres, rs
O maior de todos sendo bem simples seu estilo de vida. Com uma mentalidade de ostentação vc vai engordar os bancos, vacilão.
Uó, olhando o gráfico da Eletropaulo me pergunto o que teria acontecido com o All in do pobretão se ele tivesse segurado até hoje, qual seria seu patrimônio?, Rentabilidade?, Dividendos anuais esperados?.
Será que rola um post pra responder?
Opa Mota, agradeço sua participação no site, mas este tipo de investimento All In não é bom exemplo para ninguém, não posso fazer um post neste sentido pois não agregaria em nada para o leitor. Aliás o Pobretão nunca foi bom exemplo para as pessoas, tanto que seu blog acabou, aquilo ali era insustentável no longo prazo, tanto posicionamento de vida como posicionamento financeiro.
Abraço!
Olá UO!
Excelente post!
Li em algum lugar, não me lembro mais onde, que o portifólio ideal é aquele que permite que você durma bem durante a noite.
Não teria uma carteira dessas, considerando a concentração setorial, mas o cara é um mito e fez as compras em um mercado completamente diferente do que conheço.
Além do que ele consegue cadeiras nos conselhos dessas empresas e assim influencia no bom andamento das empresas.
Grande abraço!
Isto mesmo Janota! O bom investimento é aquele que te deixa dormir tranquilamente, também sigo esta linha. Se você está preocupado então algo está errado.
Abraço!
UO, obrigado por compartilha o seu conhecimento. ótimo post.
Como o KB investimento falou que a Eternit é a única que está mal das pernas ( o Barsi é conselheiro).
Se por acaso Barsi pensa em vende as ações irão desabar ainda mais do que está agora.
Não sei se chega nos centavos, mas que está bem depreciada está.
Abraço e obrigado!
O Barsi fez a coisa certa. Ele se desenvolveu como profissional (trabalha desde os 9 anos, editor de jornal, formado em estrutura e analise de balanços, economia e direito), foi ganhando mais, poupando mais e investindo mais, seguiu um plano e teve disciplina.
Além disso teve um timing fenomenal, surfou todo o desenvolvimento do mercado acionário brasileiro. Por isso é o que é.
Agora fala umas baboseiras, exemplo: “Renda fixa é perda fixa”.
Realmente os aportes foram muito importantes, é uma conjunção de fatores: aportes + juros compostos + timing + paciência
Dessas, acho que só a Eternit não tem dado um retorno satisfatório nesses últimos anos.
Acho curioso ele ter 2 das 3 grandes empresas de papel e celulose da bolsa.
Aliás, se for ver, a carteira dele é bem concentrada em energia elétrica, bancos e papel.
Mas quem sou eu para julgar. Ele sabe o que faz.
Abraço Uó.
Ele tem cadeira no conselho da maioria delas, por isso a concentração. Diferente dos pequenos investidores que se protegem diversificando.
Realmente Rapha, ele faz gestão ativa nos conselhos. É um ativista.
Fiquei 1 ano posicionado na FIBR e na SUZB, vendi recentemente as duas com lucro de mais de 50% em ambas. Agora ainda mantenho a ETER, rs
UO, muito bacana este post.
Abraço Abacus
Valeu RK!