4 Ações que Não Estão Nem Aí para a Crise Política

Esta semana promete… O mercado já mostrou que agora é Fora ! Mas o presidente afirma que foi vítima de uma cilada e que renunciar está fora de cogitação. O que fazer neste momento de incertezas para proteger os investimentos? Vender índice? Comprar dólar?

Estou líquido no dólar, mas confesso que a mão já está coçando para comprar novamente. A correção do day-after-panic foi expressiva. Tive a incrível sorte de vender na máxima de quinta-feira, graças ao travamento do HB da corretora, há males que vem para bem.

dolar hoje


Quatro ações da minha carteira não estão nem aí para a crise política. Duas delas são figuras carimbadas em épocas de alta dó dólar (FIBR3 e SUZB5) mas outras duas foram gratas surpresas (BOBR4 e BAUH4). As outras 40 estão sofrendo um pouquinho neste período turbulento.






Atualização: Foi só eu abrir a boca que a BAUH4 caiu 15%, rs. Mas hoje caiu um mundo em cima da dona JBS. Paciência.

18 comentários em “4 Ações que Não Estão Nem Aí para a Crise Política

  1. Rodolfo Oshiro Responder

    Uo,

    É eu to com uma micharia comprada, comprei pq apostava que a reforma da previdencia não passaria … mas enfim … vou deixar ele comprado … muito rolo por ai … mas o bc fica chutando isso pra baixo .. não gosto muito de dolar por isso …

    Abs,

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Fala Rodox!

      Ali nos 3,2 animo de comprar novamente, rs.

  2. BPM Responder

    O número de ações na sua carteira causou mais impacto do que as altas que você teve me alguns papeis kkkkk.

    Comentarei em tópicos.

    1- 40 ações na Bovespa pra mim é muito pois não tenho paciência pra ficar analisando e gerenciar todas elas pela volatilidade que nossa economia sofre.
    2 – 40 ações na NYSE pra mim é suficiente pois o número de empresas espetaculares que eles tem facilita comprar e esquecer e realmente fazer o famoso B&H. Eles tem empresas com mais de 100 anos de mercado.
    3 – Não podemos comparar os mercados brasileiro com o americanos por vários motivos, principalmente na quantidade de empresas nas respectivas bolsas.
    4 – Comprar ETF no Brasil é furada. Não há isenção de imposto até 20k e ainda por cima a composição é muito ruim.
    5 – Comprar ETF no exterior é diversão no momento de escolher qual. Existem milhares de ETF em todo o mundo e você pode brincar de escolher a composição. Se quiser somente empresas de tecnologia do Japão você pode comprar, se quiser somente bancos da Europa, você também pode comprar e se quiser mercados emergentes, tem até o Brasil lá e dá uma olhada na composição das ações brasileiras que compõe uma parcela desse ETF.
    6 – Cada um faz o que quiser com o dinheiro kkkkkk

    Abraço!

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Bom dia BPM!

      Este foi o comentário mais sensato deste post. Parabéns!

  3. Beto fiscal Responder

    Olá U.ó, não vejo problema nenhum em ter muitas ações em carteira, eu mesmo, no momento tenho 26. só acho que devemos evitar empresas sem lucros. abraço…

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Fala Beto!

      A diversificação em excesso só tem um problema: você diminui seus ganhos possíveis.

      Valeu!

  4. Empresário Candango Responder

    Ok. Você está de brincadeira? Você tem 40 ações na carteira? Porque não compra logo um ETF? Desculpe mas não sei qual sua estratégia, mas 40 ações na carteira não me parece minimamente razoável – claro, quem sou EU para contestar o dinheiro alheio – estou no mercado a 10 anos e não conheço ninguém que tenha esse número de ações na carteira. Na própria blogosfera ninguém chega próximo disso. Enfim, você deve estar satisfeito com os resultados…

    FIBR3 e SUZB5, como você bem colocou Dólar.

    O que esperar: FIBR3, projeto OKI da P&P e impactos no preço da celulose, e claro demanda Chinesa.

    As outras não acompanho de perto!
    Fui!

      • EuMesmo

        Wait! Tudo bem que o empresário não foi feliz na colocação. Mas se comparar com o Buffett é demais, ainda mais quando se pega apenas esse qualificador do número/quantidade de ações.

        O mercado é outro, o volume de capital é outro, só para ficar nesses dois aspectos. A resposta você não deu. Porque não compro logo um ETF?

        Essa discussão da quantidade de ações “ideal” para compor uma carteira, da pano para manga….Já pedi para o AdP colocar isso em pauta no blog dele, e seria muito interessante ter uma posição sua Alexandre a respeito do tema em voga.

        Abraços!

      • Pretenso Milionário

        Gostaria muito de saber qual é a lógica e de onde vocês tiraram que a partir de X empresas, qualquer composição ou alocação não faz a menor diferença para uma carteira de ações. Já ouvi esse papo por aqui, mas sinceramente nunca entendi, rs.

        Creio que não faça sentido emparedar e cobrar justificativas do mestre Uó, já que a resposta para essa pergunta é um tanto óbvia:

        1) Comprando ações manualmente não se paga 15% de imposto sobre o lucro das vendas até vendas de R$ 20 mil.

        2) Não existe nenhum ETF com a composição da carteira do Uó.

        3) Não existe nenhum ETF que permita o Uó controlar manualmente a exposição a cada empresa e a quais empresas ter exposição.

        4) Ações individuais não cobram taxas de administração.

      • Ábaco Líquido Autor do post

        Fala aí “Eu mesmo”!

        Não me comparei com o mago, apenas mostrei ao empresário que tem gente com muito ativo na carteira, e gente famosa. Além do mais eu sempre falo: quem é bom mesmo em stock picking tem no máximo 6 papéis em carteira, mas se eu fosse bom nisto não estaria escrevendo blog e sim vendendo carteira recomendada por aí. Outra coisa que se deve considerar na questão e que as pessoas acabam se esquecendo: a quantidade de ativos não quer dizer absolutamente nada, se você pegar a própria carteira do W.B., notará que uns poucos papéis respondem a mais de metade do patrimônio, o mesmo ocorre na minha carteira, apesar de ter comprado muitas ações, umas poucas correspondem ao grosso dos investimentos. Então esta análise de comprar ETF a meu ver é uma simples simplificação da coisa.

        Então, a minha posição é esta: se você sabe o que está fazendo a quantidade ideal de ativos irá variar de 5 a 10. Mas se você não sabe onde está se metendo, a quantidade ideal será 50, este é meu caso. E se tem alguém nesta finansfera que diz saber o que está fazendo… duvide! Sem querer desmerecer ninguém, o que todos aqui fazem é olhar passado, descobrem meia dúzia de indicadores fundamentalista e se consideram “o gestor”. Mas se fosse fácil assim todo mundo estaria rico. Investir em ações é muito mais do que analisar trimestre passado.

        Abraço!

      • Ábaco Líquido Autor do post

        Boa tarde Pretenso!

        Já tem anos que escuto esta pergunta “por que você não investe em ETF já que tem tanto papel?”. Já até desisti de responder, agora simplesmente aponto a carteira do W.B. e peço para perguntarem para ele. Irão falar que a comparação não é válida pois ele tem bilhões em ativos e eu só tenho algumas dezenas de reais. Mas meu caso não difere muito do dele, W.B. foi comprando na medida que foram aparecendo oportunidades, e como ele raramente vende ativos a carteira foi inflando em quantidade. Mas o que mais descaracteriza a análise com ETF é que estou investindo em empresas (análise micro) e não em mercado (análise macro). Quem quer apenas surfar as ondas de mercado deve mesmo escolher ETFs, mas este não é meu caso. Além do mais gosto de ver os dividendos caírem na minha conta mensalmente, tem um fator psicológico nisto, rs.

        Abraço!

  5. Leonardo Responder

    BAUH4 não tem muita liquidez. É estranho pois a dona é justamente a JBS. Deveria estar apanhando…
    FIBR3 e SUZB5 são clássicos como proteção (hedge).

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      O mercado ainda não descobriu quem é o controlador dela, rs. Realmente é um papel intrigante, nem mesmo na crise da carne semanas atrás ela caiu. Comprei em 5 reais, estou pensando em vender.

  6. Vanderlei Responder

    Estou posicionado em Bombril também, desde 2,62, pena que é pouco, mas é muito bom estar verde pelo menos em um papelzinho….

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Boa!
      Eu comprei no dia 11 do mês passado a 2,4. Aquele recuo foi um presente. Se não fosse a notícia da quarta-feira já teria dobrado o capital. Vamos ver agora se vai manter a força.
      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.