Perdi R$ 70.000 no Day Trade!!!

Me deparei hoje de manhã com uma notícia triste na minha página de feeds da blogosfera (link aqui). Um colega nosso perdeu todo o seu patrimônio operando day trade. Uma verdadeira tragédia financeira – mas não o fim do mundo preciso deixar claro, a vida muitas vezes escreve certo por linhas tortas. Isto me motivou a escrever hoje sobre a estratégia básica e fundamental de todo trader: Stop Loss.

stop loss trade

Recentemente tivemos um caso controverso no mercado. Um trader famoso – que costuma tornar público seus trades através de um grande portal de finanças da internet – foi colocado à prova. Este trader vendeu 250 mini contratos de índice esperando obter um certo ganho na operação. O fato é que a operação caminhou conforme esperado e ao chegar no alvo estipulado o mesmo não realizou o lucro. Ou seja, ele não acionou o stop gain.

No dia seguinte o mercado começou a subir e o trader vendeu mais 50 mini contratos ficando então com uma posição vendedora de 300 mini contratos de índice. Os dias foram se passando e o mercado continuou subindo vertiginosamente até ultrapassar os 66.000 pontos no último dia primeiro. Neste ponto o trader já amargava uma perda de mais de 6.000 pontos estando vendido em 300 mini contratos.

O trader começou a ser massacrado em público pois em nenhum momento se falava em stop loss. Todos sabemos que todo trader profissional estipula o stop loss e um stop gain antes de iniciar um trade, mas nesta operação pública nunca se falava em stop loss. As pessoas que comentavam a operação no Facebook diziam: “ele não está agindo como profissional, ele virou trader-torcedor”.

Enfim, estes dois casos citados acendem um alerta para todos os traders, tanto os traders profissionais como o do portal quanto os traders amadores como nosso colega da blogosfera. Não utilizar stop loss e virar torcedor da operação é suicídio. Stop loss é básico e fundamental para toda pessoa que aspira ser um trader consistente. Não usá-lo é cavar a própria sepultura. Porém, a teoria é muito bonita e a prática mostra o contrário.

Stop Loss

A maioria dos colegas sabe o que é stop loss mas vou aproveitar o espaço para falar um pouco a respeito pois pode ter leitores que não estão familiarizados com o termo. Stop Loss tem a ver com a perda máxima que você suporta ou admite em uma determinada operação de compra/venda de um ativo.

Suponha que você compre ou venda um ativo XPTO esperando obter um ganho de 9% na operação. Como tudo na vida não são flores, pode ocorrer da operação começar caminhar contra seu objetivo de ganho. Desta forma, você começará ter prejuízo na operação. Isto é, se você comprou pode ocorrer do preço começar cair, ou se vendeu por acontecer do preço começar subir.

Então, é básico e fundamental que o trader estabeleça um limite de perda. Tem alguns que estipulam uma relação de 1 x 3, isto é, admitem perder 1/3 do objetivo de gain. Por exemplo, se o objetivo de gain é de 9% então o stop loss é de 3%.

Há variações operacionais em torno do tema, tem operadores que gostam de trabalhar com stop financeiro por exemplo. Há também operadores que trabalham com stop loss móvel. Mas a unanimidade é que alguma estratégia de stop loss seja empregada em qualquer operação.

Me Lasquei, e Agora?!

Neste ponto falo com conhecimento de causa. E afinal, quem nunca?!

A cagada já está feita, o trade está correndo e o prejuízo está aumentando (caso do trader do portal). Ou já perdi tudo e a corretora me liquidou (caso do colega de blog). O que fazer?!

Para o trader que está com a operação perdedora em andando a resposta é simples: não queira sair no zero a zero, realize o prejuízo o quanto antes, beijinho, beijinho, tchau, tchau!

Para o trader que foi liquidado: não queira tirar a revanche, o mercado não é um adversário de boxe que te nocauteia e que pode ser desafiado novamente. As chances de você ir à lona mais uma vez são altíssimas. Lutador atordoado não consegue lutar com todas as forças.

Então, levante a poeira e encare a grande perda como uma aprendizado, um investimento. Afinal, o que é dinheiro? É apenas um papel pintado de verde. Os reais valores da vida estão nas experiências, nos ensinamentos, no conhecimento. Utilize o revés a seu favor, e lembre-se sempre que seu maior inimigo é você mesmo, e não o mercado.

Dicas Day Trade

Recentemente fiz um post sobre day trade deixando várias dicas para os colegas. As dicas valem também para outras operações como swing trade e position trade. Se você não leu então deveria ler. Se você não faz trades então passe longe, nem queira entrar neste “cemitério de malandro”. O link é este abaixo.

  • Day Trade Vale a Pena?
    Posted by Ábaco Líquido on 15/10/2016 at 11:35

    Pergunta do internauta: Uó, tenho estudado day trade com mini-contratos. Na sua opinião, vale a pena como forma de trabalho, aumentar patrimônio, etc? Quais são as suas dicas day trade? Internauta, a resposta é sim e não. Ter sucesso em […]

 

Tópicos Relacionados

34 comentários sobre “Perdi R$ 70.000 no Day Trade!!!

  • Bom dia!
    Antes de mais nada, Parabéns pelo blog!
    Sou novo aqui e no mundo dos investimentos em ações.
    Antes de iniciar na bolsa estou estudando muito e navegando pelos blogs que tratam do assunto.
    O que me trouxe o interesse de investir foram os vídeos e anúncios de curso para “enriquecimento rápido” via Opções.
    Existe, inclusive, um operador de uma grande corretora que possui um grupo fechado (assinantes do curso) onde ele orienta as compras e vendas de determinada Opção para Daytrade. Pelo que vejo nos comentários em sua página no FB os resultados parecem, na maioria das vezes, positivo, uma vez que são só elogios e nenhuma reclamação.
    Fico imaginando…será que esse consultor é tão bom de análise gráfica a ponto de obter mais lucro do que perda sempre (65% a 70% ganho contra 35% a 30% de perda)?
    O que acham?
    Eduardo

    • Rapaz!

      Quanto a este assunto de opções não posso lhe dizer nada, confesso que nunca tive interesse nem em estudar. Já vi tanta gente quebrar com isto que prefiro ficar longe.

      Obrigado pelo elogio.

      Ah, só uma coisa: se você está começando no mundo dos investimentos, sugiro ficar longe de especulação. No mercado financeiro você pode atuar de duas formas: investindo ou especulando. Começar investindo sempre é a melhor forma. Que é diferente de começar especulando (trade). Estude as boas empresas pois elas são o porto seguro da bolsa.

      Abraço!

  • Também vi o post do colega. Trade é complicado, eu não tenho saúde pra isso não. Prefiro ganhar pouco, mas ganhar, do que arriscar muito para poder ganhar mais. Sou pobre mas sou zen hahaha.

    • Vamos torcer para que ele encontre a clareza, estes casos são mais comuns do que imaginamos.
      Abraço!

  • Desgraça pouca é bobagem, heinhô…

    Mesmo sabendo que a nossa opinião não conta muito numa decisão eminentemente pessoal, torço sinceramente para que o colega DM entenda que fazer mais do mesmo imaginando um resultado diferente não faz muito sentido.

    Abraço!

  • Isso serve de aprendizado para as pessoas, mas mesmo assim muitos continuam fazendo. Claro que tem alguns que ganham. A pessoa tem que está preparado para as perdas também.

    Abraços.

  • Uó,

    Mais uma vez prestando um grande serviço à blogosfera financeira. Li seus comentários no post dele e li o seu agora. É exatamente isso.

    Não manjo muito de trade, só fiz algumas simulações algum tempo atrás. Me dei bem em alguns, nem tão bem em outros… no fim achei melhor deixar apenas nas simulações mesmo.

    Trade é coisa séria, não é para aventureiros.

    Abraço!

    • É verdade Águia, trader deve se encarado como uma profissão, que leva anos de estudos e anos de prática para se tornar um bom profissional. E isto não é de um mês para o outro, leva tempo…
      Obrigado e abraço!

  • Caro Uó também li o post do dito cujo , mas resolvi não comentar.

    – Fazer 5k por dia ou por mês? se for por mês equivale operar um capital de 400 mil obtendo uma média de mais de 2% ao a.m.
    Olha que para fazer 2% ao a.m tem que se profissional TOP igual melhores gestores de fundo consagrados, nem assim tu consegue bate mercado com consistência no longo prazo.

    De todas as modalidade que conheci : Day trade alavancado é uma das mais arriscadas que existe só perdendo para opções e mercado futuro.

    Como tem loco nessa vida! KKKKK

    A verdade é que pelo que pude entender faltou muito conhecimento no operacional e mesmo tendo conhecimento não significa muita coisa em nosso mercado, já que para gerar alpha num mercado aonde só existe profissional é complicadíssimo.

    Seria mesma coisa que tu ir para guerra armado com uma faca de cozinha enquanto inimigo esta armado com granadas , minas , bazuca e fuzil!

    Evidente que comprando qualquer lixo na bolsa em janeiro daria para ganhar um bom dinheiro” porem neste movimento sardinha deslumbrada vislumbra altos ganhos acreditando piamente que vai replicar isso ao longo do tempo com alto desempenho” neste aspecto bolsa para sardinha deslumbrada vira cassino do mesmo jeito que subiu pode descer de elevador!
    Quem move os preços do mercado sempre foram os grandes players , fundo e bancos de investimentos nacionais e internacionais!
    Estes caras operam baseado em movimento macros e política ou seja basta azedar algo nesse dois fatores para entrar fluxo vendendo grande capando sardinha deslumbradas da bolsa.

    Fundamento mesmo não existe só especulação e hot money na mesa.

    Cemitério do malandro como diria o saudoso predador.

    • Falou tudo Mestre!
      Veja bem, traçar metas não é errado, mas a meta tem que ser factível. Eu já vou para 22 meses de day trade, mês passado consegui 750 reais, e isto para mim já é mais do que suficiente. Agora imagina uma pessoas que está começando agora traçar uma meta de 5.000 reais por mês. Mas isto é muito comum, quando eu comecei tracei metas do tipo, mas acordei a tempo, só que não precisei perder todo meu patrimônio para acordar, mas muitas vezes as pessoas só aprendem fazendo, mas não podemos deixar de dar as dicas, principalmente nós que já passamos pelas mesmas situações.
      Abraço!

      • So um pitaco: Ele disse que com 10K e o ‘novo setup’ fara 5K ao dia … 50% do capital com 10K.

        O cara nao aprendeu perdendo 70K … Agora vai perder e fazer divida …

        Trades e vicio em bolsa acabando com mais uma pessoa.

        To fora disto.

        Posso ate perder tudo, mas usei a diversificacao e nao fiz trade.

        Que deus ilumine a cabeça dele e ele enxergue a burrice que è viver de bolsa.

        Abraço

        • Existe uma certa ilusão em torno da mente do trader iniciante, passei por isto e entendo bem. Mas a realidade uma hora aparece, e costuma ser bem cruel. Quando levei a primeira pancada fiquei atordoado mas me enchi de coragem, até levar a segunda pancada na mesma magnitude, só assim eu aprendi. A história se repete.

  • E aí Uó! Hoje encerrei meus dois swing trades que estavam ativos. Estava lamentando que o lucro poderia ter sido melhor e blá, blá, blá! Mas aí eu li seu post e mudei completamente de opinião! Inclusive coloquei um link do seu post no meu.

    Abraço!

  • Bom, n comentei, pois n faço day trade, se fosse usar o mesmo eu usaria 5% do meu patrimônio, ficar p3nsando se ganhei 100 pilas com 5 mile achando q se tivesse apostando 50 seria 1 mil, teria q pensar q se fosse o contrario a perda é grande, ao meu ver quem usa o day trade pensa apenas no retorno sem analisar friamente o negativo caso de errado.
    Ao meu ver agora o certo é recarregar a bateria e juntar um montade e se for o caso tentar (eu n faria isso).

    • Este é o X da questão, gestão de risco. Fazer day trade não é um bicho de sete cabeças, mas precisa ter gestão de risco. Eu por exemplo aloquei 7.500 reais na corretora de day trade, este é meu capital de risco, hoje ele já está acima de 11.000, estou no lucro, mas se algo tivesse dado errado eu teria perdido apenas 7.500, ficaria tristes mas isto ão faria nem cócegas no meu patrimônio total.
      Abraço!

  • Uó, que tenso cara… eu vi, comentei.. e desejo sorte a ele…

    Se você que é mestre faz 500.. se eu entrasse nessa, ficaria feliz com uns 10 pila mesmo.. haha, se pagar a corretagem já tá ótimo..

    abraços!

    • Mestre de obras vc quer dizer?! rs
      Pois é, não gostei nada do tom de revanchismo como terminou o post, aquilo pode ser fatal.

  • Fala Uó,

    Eu li, preferi nem comentar.

    Eu já tentei estes ‘atalhos’, já perdi algum dinheiro, mas não chegou nem a 10% deste montante.

    É o que sempre martelo: O que traz riqueza é acumular patrimônio trabalhando, não é fazendo trade. O cara vai e alavanca ainda, conseguiu perder o que tinha e o que não tinha.

    E o pior: Vai continuar errando, pois já esta pensando no próximo salário + férias para ‘treidar’, e disse que “agora vai ser 5K por dia …”

    O mercado engoliu mais um, mas ele ainda não enxergou isto, e continuará errando.

    É triste ver isto.

    Nota: Ao ler tive a ideia de criar um post sobre, ainda mais com a bolsa altista, mas por enquanto deixarei de lado este post.

    Ps.: Que título sensacionalista kkk, este post vai bombar!

    Abraço

    • Bom, eu fiz minha parte, passei um bocado de dicas. Cara, eu já tenho quase dois anos de day trade, mês passado fiz pouco mais de 500 reais e fiquei mais que satisfeito. Uma pessoa que está começando hoje deveria vislumbrar 50 reais por mês e não 5.000. Bom, espero que ele leve em consideração nossa conversa. Realmente não há atalhos, quer dizer, tem sim, mas a maioria leva para o precipício.

      Abraço!

      Título sensacionalista? Você não viu nada, aguarde o próximo post, kkk

Comente...