Minério de Ferro Hoje

Últimas notícias do minério de ferro hoje, preço do minério de ferro atual, cotações do minério de ferro atualizadas e gráfico em tempo real.

Veja também…

> Mercado Financeiro
> Indicadores Financeiros
> Dólar Hoje
> Petróleo Hoje
> Aço Hoje

Minério de Ferro hoje (21/02/2017) – Reuters: Os futuros de minério de ferro na China sobem mais de 5% nesta terça-feira – um recorde nos últimos meses, impulsionado por um rally sustentado nos preços do aço, enquanto os investidores apostam na forte demanda e na oferta mais apertada enquanto Beijing enfrenta o excesso de capacidade de produção.

Outras matérias-primas siderúrgicas, como carvão de coque e coque, estenderam ganhos em meio a eventuais cortes na produção de carvão e à suspensão da China das importações de carvão da Coréia do Norte.

“O renascimento do investimento em infra-estrutura vem direcionando a demanda por aço e, portanto, pelo minério de ferro”, disse Wang Fei, analista da Hua’an Futures, em Hefei, no leste da China.

O minério de ferro mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian subiu até 741,50 yuans (US $ 108) a tonelada, seu valor mais alto desde que a bolsa lançou o contrato em outubro de 2013. Ele fechou em alta de 3,8 por cento, com 732 yuans.

“Embora antecipemos a demanda de aço resiliente na China neste ano por causa do investimento em infraestrutura, pensamos que os preços atuais são muito otimistas”, disse o analista da Vivek Dhar, da Commonwealth Bank of Australia.

O minério de ferro tem se apoiado na força dos preços do aço, e o rrally  vem apesar de uma montanha crescente da matéria-prima nos portos chineses. Os estoques de minério de ferro importado nos principais portos chineses atingiram 127,55 milhões de toneladas, a maior desde pelo menos 2004, segundo dados da consultoria SteelHome.

Em meio a futuros fortes, o minério de ferro local para entrega ao porto chinês de Qingdao subiu 2,2 por cento para US $ 92,34 por tonelada na segunda-feira, o maior desde agosto de 2014, de acordo com o Metal Bulletin.

O presidente-executivo da BHP, Andrew Mackenzie, disse que vê um pequeno risco negativo para os preços do minério de ferro à medida que a demanda chinesa se modera.

“Os investidores globais continuam otimistas sobre o aço e o carvão devido a uma onda de anúncios governamentais para cortar a capacidade de aço e reduzir a produção de carvão”, disse Wang.

A China tem reforçado sua campanha desde o ano passado para diminuir suas indústrias de aço e carvão inchadas, que também contribuíram para a poluição excessiva em suas principais cidades. Carvão de coque de Dalian subiu 1,1 por cento para 1.268 yuans por tonelada e coque avançou 1 por cento para 1.736 yuan.

Os maiores produtores de carvão da China se reunirão para discutir planos para estabilizar a produção este ano, já que Pequim parou todas as importações de carvão da Coreia do Norte a partir de domingo.

Minério de Ferro hoje (15/02/2017) – Reuters: Os super lucros das empresas de mineração parecem estar de volta à pauta, já que os ganhos serão turbinados por preços mais altos do que o esperado para o minério de ferro e outros metais, enquanto os volumes também devem ser fortes. É sonho de consumo para os investidores de empresas de mineração: preços altos e produção forte que pode ser vendida em um rali.

O minério de ferro tem sido o destaque até agora em 2017, e como a matéria prima para a fabricação do aço subiu para seu nível mais alto em três anos acima de US $ 90 a tonelada, também os lucros dos três maiores produtores, Vale do Brasil e do par anglo-australiano Rio Tinto e BHP Billiton seguirão na mesma toada.

Os investidores já tiveram um pouco de sabor do que pode vir, com a Rio Tinto elevando seu dividendo acima das expectativas do mercado quando lançou resultados na semana passada. A mineradora aumentou seu pagamento para US $ 1,70 por ação e anunciou uma recompra de ações de US $ 500 milhões, o que significa que está pagando cerca de 70% de seus ganhos subjacentes aos acionistas.

Se a empresa continuar com esse tipo de taxa de pagamento, os acionistas podem estar em uma bonança, enquanto o minério de ferro, que responde por cerca de 90 por cento dos lucros da Rio Tinto, mantém-se.

Se o preço do minério de ferro atingir em média US $ 75 em 2017, que até agora parece ser uma previsão conservadora, isso significa que a Rio Tinto poderia potencialmente fazer um lucro de cerca de US $ 45 a tonelada. Isso se traduz em lucros totais de minério de ferro na região de US $ 15,3 bilhões, equivalente a US $ 11,17 por ação.

Agora, é improvável que o Rio decida retornar todo esse dinheiro aos acionistas, com alguns provavelmente indo para a retirada da dívida ou o financiamento de novas despesas de capital. Mas o que está claro é que se o minério de ferro mantiver seus ganhos em 2017, o Rio e seus principais concorrentes provavelmente serão geradores de caixa extremamente fortes.

Talvez os Três Grandes possam agora cumprir a promessa de fortes retornos feitos no período de 2010-11, quando os preços do minério de ferro eram fortes e, em vez de devolver o dinheiro aos acionistas, as mineradoras decidiram expandir a produção sem parar.

Isso resultou em cinco anos de queda nos preços do minério de ferro e lutas pelas ações da Rio Tinto e seus concorrentes, com a Rio caindo de A $ 88 (US $ 66) por ação em fevereiro de 2011 para um mínimo de A $ 37.03 em fevereiro do ano passado.

No entanto, enquanto a situação atual é claramente otimista para os mineiros de minério de ferro, há riscos. O principal risco é que os preços do minério de ferro voltem ao que o mercado acredita ser mais sustentável a longo prazo, em algum lugar em torno da marca de US $ 60 a tonelada.

A chave é assistir as importações da China e quaisquer sinais de seu setor de mineração de minério de ferro doméstico revivendo. Até agora as importações estão mantendo-se bem, com janeiro de 92 milhões de toneladas o segundo mais alto no registro e um ganho de 12 por cento do mesmo mês de um ano atrás.

Mas os estoques são altos e há sinais de que as autoridades de Pequim estão preocupadas em cortar o excesso de capacidade de aço e limitar a poluição causada pela queima de carvão em altos-fornos para fabricar aço. Mesmo que os preços do minério de ferro recuem, é improvável que eles voltem aos mínimos do ano passado quando eles chegaram precipitadamente perto de US $ 30 por tonelada.

Minério de Ferro hoje (10/02/2017) – Reuters: As compras de commodities chinesas continuaram em um ritmo quase recorde no mês passado, desafiando a desaceleração do feriado sazonal, uma vez que concessionárias, siderúrgicas e refinarias de petróleo buscaram carvão estrangeiro, minério de ferro e petróleo para reabastecer suprimentos internos mais baixos.

As importações de  minério de ferro na China subiram 12 por cento – o segundo maior recorde, já que a oferta marítima continuou a substituir a produção de alto custo interna, elevando a alta dos preços futuros para novos máximos de três anos.

As chegadas de carvão foram as mais elevadas em janeiro em três anos, e as importações de petróleo bruto foram a terceira maior registrada, uma vez que o declínio da produção doméstica aumentou a necessidade de comprar mais do exterior.

“As usinas siderúrgicas estão fazendo muito dinheiro, o que significa que podem pagar mais pelo minério de ferro”, disse Lachlan Shaw, analista da UBS em Melbourne.

O voto de Pequim no mês passado para fechar produtores de aço de baixa qualidade que usam sucata no final de junho deve ajudar a aumentar a demanda por minério de ferro.

“Muito disso tem … substituído os produtores marginais na China”, disse Helen Lau, analista da Argonaut Securities em Hong Kong. “Não nos surpreenderemos se isso continuar em fevereiro.”

A maior nação comercial do mundo registrou dados de importação e exportação melhores do que o esperado, mesmo quando os exportadores da Ásia se preparam para um aumento do protecionismo dos EUA. Os números de destaque também reforçaram o otimismo sobre a saúde do mercado mundial de commodities, que impulsionou prolongadas altas nos preços do minério de ferro e do carvão.

Contudo, os estoques de minério de ferro nos portos da China atingiram um recorde na semana passada, sugerindo que as usinas podem não estar coletando toda a matéria-prima que está chegando.

 

Cotação do Minério de Ferro Futuro

Veja abaixo o gráfico de cotação do minério de ferro futuro atualizado…

 

Cotação da Vale

Veja abaixo o gráfico de cotação da Vale atualizado…


 

Noticias Mineracao Inteligência e Tecnologia em Mineração



 

Panorama do Mercado de Minério de Ferro em 2016

A forte produção de aço e a queda na produção de minério interno levaram a China a um recorde na importação de minério de ferro em 2016. A maior parte do 1 bilhão de toneladas que o país asiático comprou do exterior saiu do Brasil e da Austrália. Esta alta demanda contribuiu para uma recuperação nos preços do minério no mercado em 2016. Cálculos da Bloomberg apontam que os chineses consumiram 32 milhões de toneladas de minério de ferro por segundo e analistas estimam que em 2017 o apetite será ainda maior.

O aumento de 7,5% do consumo chinês na comparação com 2015 resultou na disparada de mais de 80% nos preços do minério de ferro em 2016. A tonelada do minério negociada no porto de Qingdao com 62% de pureza atingiu a máxima em dois anos em dezembro de 2016, cotada a US$ 83,58.

A dinâmica em 2017 será determinada pela oferta, na avaliação do economista sênior da Westpac Banking Corp, Justin Smirk. “Tudo gira em torno da oferta. A oferta de minério de ferro no comércio vindo de Brasil e Austrália, assim como de alguns outros produtores menores, continua crescendo e vai continuar entrando nos mercados chineses”, estimou, em entrevista à Bloomberg. Um dos fatores que devem impulsionar a produção de minério de ferro do Brasil é o início da operação do projeto S11D, da Vale, o maior da história da companhia e também da indústria da mineração.

Para Smirk, porém, a dinâmica de crescentes importações chinesas podem não ser suficientes para sustentar os preços ao longo deste ano. “Em vez de sugerir que a demanda por minério importado é grande, eu destaco que a oferta está crescendo de novo”, ponderou. Para ele, sem uma elevação significativa na demanda, a disparada da oferta pode levar a uma correção dos preços em 2017.

Complexo S11D da Vale

Panorama do Mercado de Minério de Ferro em 2015

O minério de ferro é abundante no mundo, porém as jazidas concentram-se em poucos países, sendo que apenas cinco detêm mais de 70% das reservas mundiais. O Brasil possui hoje cerca de 12% das reservas e o minério de ferro está entre os quatro principais produtos da pauta exportadora brasileira respondendo por 7,6% das exportações totais do país.

A transformação do minério de ferro em aço ocorre nas usinas siderúrgicas. No alto-forno coloca-se o minério de ferro, o carvão com alto teor de carbono (coque), calcário para remover as impurezas e acrescenta-se o oxigênio para a queima, essa combinação vai resultar no ferro gusa ou ferro fundido e aço. Para produzir ferro e aço com características específicas acrescenta-se outros metais e elementos químicos como o níquel e cromo (aço inox) ou tungstênio, manganês e molibdênio (tesouras e trilhos).

Os dados abaixo foram extraídos do relatório do mercado de minério de ferro elaborado pelo Bradesco.

Reservas Mundiais de Minério de Ferro

As reservas lavráveis brasileiras, com um teor médio de 49,0% de ferro, representam 12,1% das reservas mundiais. Os principais estados brasileiros detentores de reservas de minério de ferro são: Minas Gerais (72,5% das reservas e teor médio de 46,3% de Fe), Mato Grosso do Sul (13,1% e teor médio de 55,3%) e Pará (10,7% e teor médio de 64,8%).

Entretanto, considerando-se as reservas em termos de Ferro contido no minério, o Brasil assume lugar de destaque no cenário internacional. Esse fato ocorre devido ao alto teor encontrado nos minérios Hematita (60% de Ferro), predominante no Pará, e Itabirito (50% de Ferro), predominante em Minas Gerais.

reservas mundiais de minerio de ferro

Exportadores Mundiais de Minério de Ferro

O Brasil é o segundo maior produtor de Minério de Ferro no mundo respondendo por 23,3% das exportações mundiais, ficando atrás apenas da Austrália que detém 51,1% das exportações mundiais de minério de ferro.

exportadores de minerio de ferro

Importadores Mundiais de Minério de Ferro

importadores de minerio de ferro

Sazonalidade das Exportações de Minério de Ferro

exportacao minerio de ferro

Exportadores Brasileiros de Minério de Ferro

exportadores brasileiros de minerio de ferro

Importadores do Minério de Ferro Brasileiro

importadores de minerio de ferro brasileiro

Exportação Brasileira

grafico de exportacao brasileira

Eliezer Batista – O Engenheiro do Brasil

Veja também este interessante documentário sobre Eliezer Batista, o homem por trás da Companhia Vale do Rio Doce.

Artigos Relacionados

16 thoughts on “Minério de Ferro Hoje

  1. Surfista Reply

    Uó, se bater nos 30 eu juro que eu vendo uma parte…
    O minério de ferro não para de subir.

    • Ábaco Líquido Post author

      Este mercado é muito louco. Lembro-me que outro dia mesmo estava lançando ordem de compra nos 6 reais morrendo de medo, rs. Agora estamos 20 reais acima e já estivemos em quase 28 reais. Loucura. Estávamos no epicentro do furacão e nem nos demos conta. Lembro-me que faltou só vender as cuecas para comprar ações em janeiro e fevereiro. rs

    • Ábaco Líquido Post author

      hahaha, acaba que a Infononey virou uma parceira. Coloco aqui os links para as reportagens dela, fico informado só lendo os títulos, rs.

    • Surfista

      Pro alto e avante, assim vou ter que vender mais uma quirelinha de Vale!

  2. Surfista Calhorda Reply

    Uó muito boas as informações adicionais, vou colocar o link na minha página fixa, assim fica mais fácil para eu consumir suas informações.
    Eu já fechei a operação com Vale da semana passada, vendi um pouco na quarta, mais um bocado na quinta e já recomprei tudo na sexta, se o minério de ferro continuar a subir acho que vou fazer uma venda mais pesada na semana que vem.
    Eu fico com medo dessas operações ‘erradas’ que dão certo, digo erradas, pois não fazem parte do ‘core’ da minha estratégia. Mas não posso ser qualificado como um simples aventureiro, tenho ações da Vale a 3 anos, já amarguei cotação abaixo de 7 reais firme e forte, inclusive fazendo aportes adicionais, agora não deve ser um pecado tão grave embolsar um pouquinho dessa disparada.

    • abacoliquido

      Fechou e já recomprou?
      Mas nem corrigiu direito Calhorda? rs
      Compro agora lá nos 11, rs.
      Valeu,
      Abraço!

    • Ábaco Líquido Post author

      Deve vir mais queda por aí, ativo subiu demais nos últimos dias e veja a queda que o minério teve. Se segura.

    • abacoliquido

      Tá uma loucura, infelizmente não tenho mais nada pra vender, rs. Aliás, Gerdau tá indo junto na onda, vendi metade antes de ontem, tô querendo ver o resto lá pelos 14. Vamos ver.

  3. Surfista Calhorda Reply

    Muito boa essa página, achei meio sem querer…
    E o minério de ferro bombando Uó, quem diria que ainda em 2016 eu veria minhas ações da Vale com rentabilidade positiva.
    Página adicionada a minha barra de favoritos.

    • Ábaco Líquido Post author

      ahaaa, pesquisando sobre o mercado de minério para saber até aonde vai suas Vales… rs
      Ontem vendi o resto que ei tinha. Tô líquido.
      Mas tô acompanhando…
      Abraço!

    • Surfista Calhorda

      Esses gráficos do TradingView são muito bons, vou ter que colocar alguns no meu blog para facilitar a minha vida.

    • Ábaco Líquido Post author

      Estes gráficos são bacanas. Coloquei aqui no site tudo que preciso como investidor. Antes tinha que ficar pulando de site em site, agora está tudo aqui, ou quase tudo pois ainda tenho que colocar mais um monte de coisas, mas o básico já está.

      Bolha tivemos anos antes, o que estamos vendo agora é só uma recuperação, coloque o gráfico no semanal para vc ver. Mas a China é uma bomba prestes a explodir, eu não quero ficar muito preso neste país não. Tô líquido e tranquilo agora.

      Abraço!

Comente...