Como Sobreviver no Templo da Perdição? Rolezinho.

No fim de 2013 e início de 2014 os rolezinhos  nos shoppings tornaram-se um fenômeno social e um tema de debate nacional trazendo à tona a questão da discriminação social…

Rolezinho (diminutivo de rolê ou rolé, gíria brasileira, significa “fazer um pequeno passeio” ou “dar uma volta”) é um neologismo para definir um tipo de flash mob ou coordenação de encontros simultâneos de centenas de pessoas em locais como praças, parques públicos e shopping centers. Os encontros são marcados pela internet, quase sempre por meio de redes sociais como o Facebook.

A gíria em si não é nova. “Dar um rolê” é uma expressão comum em vários espaços urbanos e significa passear pela cidade, divertir-se. A diferença dos atuais rolezinhos é que eles são programados a partir de redes sociais, reunindo centenas de jovens nos espaços dos shoppings centers. A grande parte desses jovens vive nas periferias das cidades e não tem renda. Por serem provenientes de famílias humildes, possuem poucos recursos financeiros para utilizar nas lojas dos shoppings.

O grande debate que surgiu naquele momento (hoje o tema me parece que esfriou) foi a discriminação social que esta turma começou a sofrer nos shoppings. Eu mesmo presenciei seguranças barrando e revistando jovens nas entradas dos shoppings. O argumento dos administradores era a preservação da segurança dos consumidores e lojistas. Até onde este argumento é válido não sei dizer. Uma grande concentração de pessoas com objetivos de desordem é de fato perigoso, mas pelo que vivi naquela ocasião esta não era a realidade apresentada.

rolezinho no shoppingEstamos agora na época do ano em que os shoppings ficam mais cheios e os lojistas conseguem seus maiores faturamentos. Infelizmente o conceito de Natal se desvirtuou ao longos dos anos e tornou-se uma data meramente comercial.

Ninguém lembra mais dos conceitos religiosos em torno do nascimento do Salvador e o que importa mesmo é deixar a árvore de Natal mais repleta possível de presentes. Sem falar nas comilanças das ceias natalinas.

Mas o objetivo deste post não é falar de Natal nem ficar dando lição de moral. Mesmo porque gosto muito desta época do ano e vou dar alguns presentes e também entrar numas comilanças por aí. Nada com muito excesso.

Neste post vou falar do rolezinho no shopping. Vou derrubar o mito de que pessoas frugais devem evitar ao máximo colocar o pé no templo da perdição consumista. O objetivo é reescrever este capítulo do manual da frugalidade extrema.

Continua…


Natal 960x240.jpg

16 thoughts on “Como Sobreviver no Templo da Perdição? Rolezinho.

  1. Executivo Pobre Reply

    Acabo indo smepre ao shopping, pois trabalho proximo a um deles e o pessoal vai com frequencia a almoços de negocios nos restaurantes do shopping. Tirando as visitas “profissionais”, acho que só fui ao shopping em momento de folga uma vez neste ano.Fui ao cinema pois ganhei convites da namorada do meu cunhado, que trabalha em uma empresa que faz a administração dos cinemas e oferece ingressos para os funcionários e ela pegou dois para mim. Ficou só pelo custo do estacionamento mesmo …. rsrsrs

    Um grande abraço,

    • Ábaco Líquido Post authorReply

      Opa Executivo! Tudo beleza?

      Acho que vc deveria ir mais, é um local legal para passear, basta ir com a carteira vazia e a barriga cheia, rs.

      Grande abraço!

  2. Investidor Livr3 Reply

    Uó,

    Vou dar uma de professor Pasquale:

    Ainda não terminei de ler o artigo, porém, logista é com J, de loja, e jamais com G. Aproveita e dá uma conferida no texto inteiro, ok?

    Dica de jornalista, rs.

    Abraços!

    • Ábaco Líquido Post authorReply

      Vc não entendeu nada I.L., logista é aquele lojista que faz lógica, rs. Valeu!

  3. Leo Reply


    Natal não é uma festa cristã.
    Jesus não nasceu em Dezembro em sim em Março.
    O Natal (yule) era uma comemoração do Norte da Europa pré-Cristã. Os pagãos Germânicos celebravam o Yule desde os finais de Dezembro até aos primeiros dias de Janeiro, é celebrado no Solstício de Inverno, por volta do dia 21 de Dezembro no hemisfério Norte. A passagem do Yule teve mais tarde o significado modificado pelos cristãos pra parecer que era o aniversário de Cristo.

    Consumismo é uma m**** e não traz felicidade pra ninguém, e segue a vida frugal

    tô esperando a continuação sobre o rolezinho

    • Ábaco Líquido Post authorReply

      Olá Leo!
      Obrigado pela contribuição, não conhecia esta história. De qualquer forma, mesmo que a data tenho sido transferida de março para dezembro, podemos avaliar este período como tempo de renovação e não de “consumação”, rs.
      A continuação já saiu.
      Grande abraço!

  4. Marujo Reply

    Só vou em shopping em que tenho cotas de fii’s kkkk brincadeira. Vou a shopping acho que 1 vez por mês para levar as crianças no cinema e para tomar um sorvete, mas mesmo assim ainda dou uma manobrada, coloco o carro em um lugar exclusivo onde não pago estacionamento e ainda levo aqueles vouches de fast food que dão descontos. Tmj Forte abraço amizade

    • Ábaco Líquido Post authorReply

      kkk é uma boa estratégia. Rapaz, eu tenho quase 40 FIIs em carteira e só coloquei o pé em apenas um deles.
      Você é bem corajoso em tomar sorvete em shopping, rs. Cinema então é um absurdo de caro.
      Como assim lugar exclusivo?
      Abraço!

  5. Cowboy Investidor Reply

    Olá UÓ,
    Raramente vou a shopping, mesmo quando vou a algum lugar “Templo da perdição” eu me controlo.
    Sou taxado por ser pão-duro, mas na verdade eu só compro o necessário.

    Abraços.

    • Ábaco Líquido Post authorReply

      Depois deste post vc passará a ir ao shopping toda semana, aguarde!

  6. Doutor Honorarios Reply

    Já fui no shopping neste ano. Comprei alguns poucos presentes, mas a conta ultrapassou os 600 reais! Dá um baita desespero, mas não me arrependo.

    Feliz natal para você, Uó, para a Dona Uóa e para o Uózinho! Abraço!

    • Ábaco Líquido Post authorReply

      Depois deste post você passará a gastar 0 reais e ainda vai sair do shopping com lucro. Aguarde.
      Feliz Natal pra todos aí também!!!

    • Ábaco Líquido Post authorReply

      Amanhã terminarei o post, aguarde!

      • Doutor Honorarios

        Suspense noir! rsrs…

      • Ábaco Líquido Post author

        Aprendendo com vc… rs

Comente...