O Improvável Aconteceu…

O ano de 2016 será lembrado como o ano do improvável. O ano em que os eventos mais inacreditáveis ocorreram. Ok, estou exagerando um pouco, estes acontecimentos não eram tão improváveis assim, mas não eram esperados pela grande maioria das pessoas. Listei 7 acontecimentos que lembrei de cabeça, não sou muito bom de retrospectiva, tenho uma memória de curto prazo. Mas se você está lembrar de outro evento não esperado em 2016 escreva na área de comentários, irá enriquecer este post.

7 Fatos Improváveis de 2016

Listei abaixo 7 fatos que eu não esperava mas aconteceram em 2016. São acontecimentos diversos nas áreas de esporte, política, literatura, cinema e mercado financeiro. O interessante é que todos estes fatos se deram no segundo semestre. Se 2015 foi o ano que não existiu então 2016 foi o ano de um semestre só, rs.

22/08 – A Seleção de Futebol Masculino Leva o Ouro nas Olimpíadas Rio 2016

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio em 2016 foram, de certa forma, um sucesso na mídia. Enquanto os mais pessimistas acreditavam que o Brasil passaria vergonha nesta edição dos jogos, acabou acontecendo o contrário. Quem foi pessoalmente ao evento elogiou e quem ficou assistindo na TV também gostou. Relembre os artigos especiais que fiz aqui sobre os jogos.

2016 futebol

As surpresas foram muitas, talvez a maior tenha sido mesmo a vitória do Brasil sobre a Alemanha nos pênaltis na disputa pela medalha de ouro. Depois de empate por 1 a 1 no tempo normal, foi de Neymar a última cobrança que garantiu a medalha para o Brasil. Outra surpresa para mim foi o ouro da seleção de vôlei masculino em final emocionante contra a Itália.

31/08 – Dilma Rousseff Perde o Mandato de Presidente do Brasil

O processo de impeachment  de Dilma Rousseff iniciou-se com a aceitação, em 2 de dezembro de 2015, pelo Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, da denúncia por crime de responsabilidade oferecida pelo procurador de justiça aposentado Hélio Bicudo e pelos advogados Miguel Reale Júnior e Janaina Paschoal. O processo foi encerrado no dia 31 de agosto de 2016, resultando na destituição de Dilma do cargo. As acusações versaram sobre desrespeito à lei orçamentária e à lei de improbidade administrativa por parte da presidente, além de lançarem suspeitas de envolvimento da mesma em atos de corrupção na Petrobras, que eram objeto de investigação pela Polícia Federal, no âmbito da Operação Lava Jato.

2016 impeachment

No início de 2016 o impeachment da presidenta era apenas uma aposta mas foi ganhando força ao longo do primeiro semestre deste ano. Uma forte articulação política no Planalto e uma agitação popular em todo o país foram os principais catalisadores deste processo. Por ironia do destino, o principal articulador deste processo encontra-se hoje atrás das grades e a presidente deposta descansa no seu acolhedor apartamento no sul do país. Outro personagem muito importante neste processo, que passou de coadjuvante a protagonista em poucos meses, o excelentíssimo presidente Michel Temer, agora tenta descascar o maior abacaxi que já recebeu na vida.

13/10 – O Músico Bob Dylan Ganha o Nobel de Literatura

O cantor e compositor americano Bob Dylan, de 75 anos, foi anunciado em 13 de outubro como o ganhador do Prêmio Nobel de Literatura 2016. A escolha foi divulgada em um evento em Estocolmo, na Suécia. Além do título, Dylan, que é considerado um dos maiores nomes da música do século XX, receberá 8 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 2,9 milhões). A opção por um músico – e não por um escritor de ofício – soa incomum, mas o nome do Dylan vinha sendo cotado havia muitos anos. Também poeta e com diversos livros lançados, o artista é aclamado sobretudo pelo lirismo de suas letras. Desta vez, no entanto, ele não estava entre os favoritos nas casas de apostas.

2016 dylan

Reconhecendo que o Nobel de literatura de 2016 pode parecer surpreendente, a secretária-geral da Academia Sueca, Sara Danius, declarou que Dylan foi escolhido “por criar novas expressões poéticas dentro da grande tradição da música americana”. A academia citou ainda que “Dylan tem o status de um ícone” e que “sua influência na música contemporânea é profunda”. “Ele é provavelmente o maior poeta vivo”, declarou Per Wastberg, membro da instituição. Dylan é o primeiro americano a vencer o Nobel de literatura desde Toni Morrison, em 1993.

01/11 – A Bolsa Brasileira Sobe mais de 50% Ultrapassando os 65.000 Pontos

O principal índice da Bovespa  – a Bolsa de Valores do Brasil – fechou o mês de outubro em alta, renovando o maior patamar desde abril de 2012. Os ganhos recentes da bolsa foram impulsionados pelo otimismo com o cenário político e avanço de medidas econômicas no Congresso Nacional.

No dia primeiro de novembro o IBOVESPA atingiu 65.250 mas em seguida iniciou um movimento de queda que se acentuou com a vitória de Trump nas eleições americanas. Mesmo com as quedas mais recentes o índice apresenta alta de quase 37% no ano (veja aqui).

2016 ibov

Na outra ponta, o dólar teve queda expressiva em 2016. Atualmente a desvalorização da moeda é de -17% no ano e está sendo cotada em R$ 3,25 (veja aqui). Também foi um excelente ano para as commodities. Quem diria que o petróleo subiria de 27 dólares o baril para os 57 dólares atuais (veja aqui)? E o minério de ferro subiria de 32 dólares para os 80 dólares atuais (veja aqui)?

Mais inacreditável ainda foi ver a Vale ir de 6 reais em janeiro a 28 reais em dezembro. Não menos  inacreditável foi ver a Petrobras ir de 4 reais em janeiro a 18 reais em outubro. Enfim, foi um ano de grandes emoções no mercado financeiro, um ano em que eu fiquei rico, mas muito rico mesmo… de esperança no coração, rs.

9/11 – Donald Trump é Eleito Presidente dos E.U.A.

Poucos acreditaram que o magnata sequer seria nomeado candidato à Presidência dos Estados Unidos pelo Partido Republicano. Até horas antes da apuração das urnas, as pesquisas eleitorais apontavam a derrota do bilionário para a democrata Hillary Clinton.

Nem mesmo os escândalos durante a campanha foram capazes de tirar a vitória de Donald Trump. Em seu discurso de vitória nesta madrugada, o presidente eleito dos EUA se comprometeu a “renovar o sonho americano” e fez um apelo para a união do país. “Serei o presidente de todos os americanos e isso é muito importante para mim”.

2016 trump

Na ocasião, os mais pessimistas compararam a eleição de Donald Trump à queda das torres gêmeas e afirmaram que o mercado financeiro viveria momentos de pânico como os que foram sentidos no 11 de setembro. Porém, passados alguns dias após as eleições, as bolsas americanas renovaram as máximas históricas.

Donald Trump mostrou ao mundo que a realidade pode ser mesmo um espetáculo de final imprevisível. Na eleição mais disputada da história recente dos Estados Unidos, Além de se eleger o 45º presidente da maior potência mundial, Trump terá maioria tanto na Câmara quando no Senado. O Partido Republicano assegurou 51 vagas no Senado contra 47 do Democrata. Na Câmara, os republicanos terão direito a 236 assentos contra 191 dos Democratas.

2016 foi marcado pelo ano do inconformismo do eleitor em relação aos políticos tradicionais. Trump é um bom exemplo deste movimento. Aqui no Brasil não foi diferente, falei desta reação popular no post intitulado O Novo Político. Os maiores representantes desta “nova política” foram os prefeitos eleitos em São Paulo (João Doria) e aqui em Belo Horizonte (Alexandre Kalil).

27/11 – O Time Palmeiras Conquista o Brasileirão

O jejum do Palmeiras de 22 anos sem um título brasileiro terminou com uma belíssima festa no Allianz Parque na tarde do último domingo de novembro. O Palmeiras venceu a Chapecoense por 1 a 0 diante de 40.000 torcedores e conquistou seu nono título do Brasileirão, com uma rodada de antecedência. O lateral Fabiano, reserva durante toda a campanha, marcou seu nome na história do clube ao marcar o gol do título ainda na primeira etapa.

2016 palmeiras

Por ironia do destino, o Palmeiras sagrou-se campeão justamente em cima da Chapecoense. Naquele jogo, a Chape estava com o time inteiramente de reservas já que estava concentrando esforços na Copa Sul-Americana. Após a tragédia de avião que matou a maioria dos jogadores do time, comissão técnica e repórteres que acompanhavam o time, a Confederação Sul-Americana de Futebol declarou a Chapecoense campeã da Copa Sul-Americana.

Em 43 anos de história a Chapecoense nunca foi tão longe. O time estava no auge, pronto para disputar o primeiro título internacional da sua história. Um momento de glória, que emocionou a torcida mesmo depois da tragédia. Olhando friamente agora, este pode ser considerado o fato mais improvável de 2016: um time inteiro de futebol ser dizimado por um erro grosseiro de uma companhia aérea. O Brasil e o mundo todo ficaram de luto. Infelizmente, 2016 será lembrado com pesar por muitos e muitos anos.

15/12 – Estreia um Filme Star Wars que Vale o Preço do Ingresso

No ano passado fui ao cinema ver um filme da série Star Wars e saí do shopping dizendo que não poderia mais gastar dinheiro e tempo vendo filmes infantis. Porém, o improvável aconteceu: fizeram um filme Star Wars que vale a pena assistir.

Rogue One – Uma História Star Wars (2016) é um spin-off, oi seja, uma derivação da série original.  A ideia de Rogue One nasceu a partir de um detalhe presente no clássico absoluto Guerra nas Estrelas: logo no letreiros iniciais, era dito que os planos da Estrela da Morte tinham sido roubados pela Rogue One, possibilitando que a Aliança Rebelde tivesse uma nova esperança. Quem eram eles? Nenhum dos filmes lançados até então tinha respondido.

Rogue One é um legítimo exemplar da saga Star Wars e está sendo considerado por muitos críticos como um dos melhores da franquia. Há nele a típica fauna variada de seres, robôs com personalidade própria que oferecem uma certa dose de humor e a dualidade do bem contra o mal incentivada por questões idealistas, que os fãs da franquia criada por George Lucas tão bem conhecem. Mas é também um avanço, sob certos aspectos, pelas características da própria história.

2016 star wars

O improvável continuou acontecendo após a estreia do filme. Carrie Fisher, atriz que interpretou a Princesa Leia na saga Star Wars, morreu aos 60 anos no dia 27. A atriz estava hospitalizada depois de ter sofrido uma parada cardíaca no dia 23, dentro de um avião, pouco antes de a aeronave pousar em Los Angeles, vinda de Londres. E um dia depois, sua mãe, a também atriz Debbie Reynolds, morreu após sofrer um Acidente Vascular Cerebral.

3 Fatos Improváveis para 2017

Listarei agora 3 fatos improváveis que gostaria de ver acontecer em 2017. Quem sabe daqui 1 ano não repito este post com estes fatos reais, rs.

Clube Atlético Mineiro Leva o Brasileirão 2017

Em partida emocionante contra o arqui-rival, o Galo sagra-se campeão brasileiro depois de um jejum de meio-século.

galo brasileirao 2017

IBOV Rompe Máxima Histórica e Atinge 75.500 Pontos

Influenciada pela melhoria na economia e pela queda do desemprego, bolsa brasileira atinge o maior valor da história.

ibov maxima 2017

Mundo em Paz

Este é um fato improvável que continuará sendo improvável por séculos e séculos. Mas não custa nada escrever aqui. 2016 foi um ano extremamente violento. Trágicos atentados terroristas na França, Bélgica, Síria, Iêmen, Egito. Neste ano 28 conflitos de abrangência internacional foram registrados.

Uma das consequências imediatas deste conflitos (guerras do homem contra o homem) foi o drama dos refugiados indesejados. Deportações em massa, fechamento de fronteiras e aumento da xenofobia em escala planetária deram o tom de um ano ensanguentado pelo maior massacre humanitário do século.

Imagine que não há nenhum país
Não é difícil imaginar
Nenhum motivo para matar ou morrer
E nem religião, também
Imagine todas as pessoas
Vivendo a vida em paz

Você pode dizer que eu sou um sonhador
Mas eu não sou o único
Espero que um dia você junte-se a nós
E o mundo viverá como um só

[embedyt] http://www.youtube.com/watch?v=N7CH4TixvUY[/embedyt]

Desejo um excelente 2017 a todos! Até lá…

18 thoughts on “O Improvável Aconteceu…

  1. viverdedividendos Reply

    Rapaz o artigo tava na fila mas tu foi me cutucar lá no blog aí atiçou a curiosidade.

    Chegando aqui entendi porque foi lá me provocar kkk

  2. Doutor Honorarios Reply

    Faltou o jejum do Grêmio, ao lado do Palmeiras! rsrs… Além do Brexit, ao lado da eleição de Trump.

    Feliz 2017!

  3. IPV Reply

    Grande Uó! Ao meu ver faltou o Brexit.

    Infelizmente a paz está muito longe de ser alcançada, inclusive, os avanços da xenofobia e da intolerância fazem-me acreditar no contrário. Quanto à bolsa, porque não sonhar com os 80 mil pontos? Já futebol… não é minha praia.

    Uó, um feliz 2017 para você! Muita paz, saúde e realizações no novo ano!

    Um grande abraço!

  4. Cowboy Investidor Reply

    Olá UÓ,

    Essa do Galo bater o cruzeiro e ganhar o brasileiro em 2017, só vai ficar no seu sonho. Meu avô morreu com 92 anos e não viu o Atlético ser Bi-campeão. rsrs.

    Em relação a vitória do Trump, para mim não foi novidade, pois eu não acredito nessa impressa esquerdista.

    Abraços.

    • Ábaco Líquido Post authorReply

      É pedir muito né Cowboy? Se ocorer espero estar vivo ainda, rs

    • Ábaco Líquido Post authorReply

      Espero que venham mais surpresas boas, rs.

  5. Marujo Reply

    Happy New Year!!!

    Forte abraço grande Uó

    2017 Flamengo campeão com cheirinho de hepta kkkkkkk

    • viverdedividendos Reply

      Ae II

      UO eh um fanfarrão. Improvável seria com aquele time se o Verdão não fosse campeão.

      Tô contigo II e falo que se as contratações ocorrerem vamos levar o brasileiro é a liberta

      Mas vamo ficar sem mundial, porque senão perde a graça kkk

      Time de 2017

      Praz
      Jean
      Mina
      V Hugo
      Ze roberto
      Tche tche
      Felipe Melo
      Moises
      Guerra
      Dudu
      Lucas Pratto

      Se montar isso pode cravar o brasileiro é liberta fácil

      • Ábaco Líquido Post author

        Este site tá começando ficar mal frequentado pela mancha verde, rs

Comente...