Restituição 2016 – Consulta ao 5o. Lote

palavras-chave: restituição ir 2016

irpf icon

A Receita Federal liberou na última sexta-feira (07/10) a consulta ao quinto lote de restituições do Imposto de Renda 2016 e a lotes residuais de 2008 a 2015.

Este lote contempla 2.221.405 contribuintes que receberão ao todo R$ 2,7 bilhões em restituições. Destes, 25.150 contribuintes são idosos, 3.111 são portadores de doença grave ou deficiência e 2.193.144 não têm prioridade.

O pagamento deste lote de restituição do IR 2016 será realizado no dia 17 de outubro e os valores a serem creditados serão corrigidos em 6,71%.

Atualização: O pagamento do lote 5 será realizado hoje (17/10), veja o nosso post a respeito desta liberação aqui.

 

 

 

restituição ir 2016

Geralmente são liberados sete lotes de restituições do Imposto de Renda a cada ano, entre junho e dezembro. Os valores a restituir são corrigidos pela variação dos juros básicos da economia, atualmente em 14,25% a.a.

Após o pagamento das restituições para contribuintes idosos e com deficiência física, mental ou moléstia grave, as restituições serão pagas pela ordem de entrega da declaração do Imposto de Renda, desde que o documento tenha sido enviado sem erros ou omissões.

No quadro ao lado você pode ver os lotes já liberados e os próximos a liberar. Clicando na figura você acessará nossa página de datas de restituição que é mantida sempre atualizada para informação do leitor.

Processada em Fila de Restituição

Se a sua declaração foi processada corretamente e não há pendências, então, há dois status possíveis a serem informados na página de consulta da receita: Processada ou Processada em fila de restituição.

O status Processada será informado ao contribuinte se a DIRPF foi processada e não há valores a restituir.

Já o status Processada em fila de restituição informa ao contribuinte que a DIRPF foi processada e que há valor a restituir. A partir do fim do processamento, o contribuinte já entra na fila de recebimento da restituição.

Observação: Se o contribuinte já está na fila de restituição, essa situação dificilmente irá mudar. Porém, há essa possibilidade (de entrar posteriormente na malha fina). Isto pode ocorrer, por exemplo, se surgir uma informação posterior proveniente de uma declaração enviada por um fonte pagadora que traga uma discrepância em relação à declaração do contribuinte.

Estes status e outros possíveis são explicados detalhadamente na página Fluxo de Processamento da Declaração do nosso site.

fila de restituicao

Tópicos Relacionados

10 comentários sobre “Restituição 2016 – Consulta ao 5o. Lote

Comente...