Restituição 2016 – Consulta ao 5o. Lote

palavras-chave: restituição ir 2016

A Receita Federal liberou na última sexta-feira (07/10) a consulta ao quinto lote de restituições do Imposto de Renda 2016 e a lotes residuais de 2008 a 2015.

Este lote contempla 2.221.405 contribuintes que receberão ao todo R$ 2,7 bilhões em restituições. Destes, 25.150 contribuintes são idosos, 3.111 são portadores de doença grave ou deficiência e 2.193.144 não têm prioridade.

O pagamento deste lote de restituição do IR 2016 será realizado no dia 17 de outubro e os valores a serem creditados serão corrigidos em 6,71%.

Atualização: O pagamento do lote 5 será realizado hoje (17/10), veja o nosso post a respeito desta liberação aqui.

  • Restituição do Imposto de Renda 2017
    by Ábaco Líquido on 07/02/2017 at 00:16

    Sua declaração está na base de dados da receita federal – O que significa? Como saber em qual lote vou receber a restituição 2017? Quais são os lotes restituição 2017? E ... O post Restituição do Imposto de Renda 2017 […]

 

restituição ir 2016

Geralmente são liberados sete lotes de restituições do Imposto de Renda a cada ano, entre junho e dezembro. Os valores a restituir são corrigidos pela variação dos juros básicos da economia, atualmente em 14,25% a.a.

Após o pagamento das restituições para contribuintes idosos e com deficiência física, mental ou moléstia grave, as restituições serão pagas pela ordem de entrega da declaração do Imposto de Renda, desde que o documento tenha sido enviado sem erros ou omissões.

No quadro ao lado você pode ver os lotes já liberados e os próximos a liberar. Clicando na figura você acessará nossa página de datas de restituição que é mantida sempre atualizada para informação do leitor.

Processada em Fila de Restituição

Se a sua declaração foi processada corretamente e não há pendências, então, há dois status possíveis a serem informados na página de consulta da receita: Processada ou Processada em fila de restituição.

O status Processada será informado ao contribuinte se a DIRPF foi processada e não há valores a restituir.

Já o status Processada em fila de restituição informa ao contribuinte que a DIRPF foi processada e que há valor a restituir. A partir do fim do processamento, o contribuinte já entra na fila de recebimento da restituição.

Observação: Se o contribuinte já está na fila de restituição, essa situação dificilmente irá mudar. Porém, há essa possibilidade (de entrar posteriormente na malha fina). Isto pode ocorrer, por exemplo, se surgir uma informação posterior proveniente de uma declaração enviada por um fonte pagadora que traga uma discrepância em relação à declaração do contribuinte.

Estes status e outros possíveis são explicados detalhadamente na página Fluxo de Processamento da Declaração do nosso site.

fila de restituicao

10 thoughts on “Restituição 2016 – Consulta ao 5o. Lote

  1. Regina Elena Clappis Crepaldi Reply

    Eu estava acompanhando e o status era em fila pra restituição. Agora do nada o status diz que não consta restituição do meu cpf. E agora????

    • Ábaco Líquido Post authorReply

      Olá Regina, qual status está aparecendo na consulta, pode fazer uma imagem e nos enviar?

  2. Rafael Reply

    Já estamos no final do dia (17/10). Meu status está “fila de restituição” mas nada do dinheiro entrar na minha conta. Isso quer dizer que só irei receber no próximo lote?! Como saber em que lote exatamente irei receber?

    • Ábaco Líquido Post authorReply

      Olá Rafael, infelizmente vc ficou para o mês que vem (nunca dá para saber ao certo em qual lote será contemplado), mas não se preocupe, o valor vai continuar rendendo bem até lá.
      Grande abraço!

    • Ábaco Líquido Post authorReply

      Haha, pegue o dinheiro que o governo está lhe devolvendo e empreste para ele.
      Abraço!

    • Ábaco Líquido Post authorReply

      Qd for sair a sua vai dar um rombo na Receita, rs

      • Blog Viver de Construcao

        Kkk quem me dera Uo quem me dera kkk

      • Ábaco Líquido Post author

        Estou de olho… rs

Comente...