Como Funciona a Fila de Restituição?

Entenda aqui o que significa o status Processada em Fila de Restituição e outras situações possíveis da declaração do imposto sobre a renda da pessoa física. Fique atento à situação da sua declaração, consulte o site da Receita mensalmente para acompanhar o processamento dos documentos. Desta forma, você evitará possíveis multas e juros sobre valores não pagos.

irpf iconA Receita Federal realiza a liberação dos valores de restituição aos contribuintes através de lotes (confira aqui o calendário deste ano). Geralmente, são liberados sete lotes de junho a dezembro, sendo que no primeiro lote são priorizados os idosos e portadores de deficiências.

O contribuinte que entregou a declaração logo no início do período e não está neste grupo, de repente, poderá ser contemplado no primeiro lote, mas o mais provável é que receba no segundo.

Para informar ao contribuinte sobre a liberação da restituição, a Receita considera duas datas: a primeira é a data de liberação da consulta quando o contribuinte poderá entrar no site para consultar sua situação (veja aqui como fazer esta consulta). A segunda data é quando o contribuinte receberá de fato o valor na sua conta bancária. Geralmente o espaço entre estas duas datas é de uma semana.

 

Para o depósito do valor da restituição a Receita Federal irá considerar a agência/conta que o contribuinte informou na declaração. Lembrando que pode ser conta corrente ou conta poupança, conta salário não é aceita pela Receita para depósito da restituição.


B01 728x90

Se por algum motivo sua restituição não foi creditada, mesmo que esteja tudo OK com a sua conta bancária, o contribuinte deverá entrar em contato com o Banco do Brasil para pedir a transferência do valor para outra conta de titularidade do contribuinte. Os telefones para contato são: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

O que Significa o Status Processada – Em Fila de Restituição e Outras Situações Possíveis?

A Receita informa na sua página de consulta da situação da declaração o estado atual do processamento (veja aqui como acessar esta página). São cinco estados principais:

O primeiro deles é Em Processamento. Este estado significa que a declaração do contribuinte foi recebida corretamente pela Receita mas ainda não teve a análise completada. Ela já consta na base de dados da Fisco mas ainda não foi analisada ou está em processo de análise.

A segunda situação possível é Processada. Significa que a declaração já foi analisada, os dados prestados estão corretos e não há imposto a restituir, ou seja, o processo de declaração daquele contribuinte está encerrado.

Por outro lado, se a declaração já foi analisada e há imposto a restituir então a sua situação será Processada – em Fila de Restituição. Ou seja, o contribuinte está apto a receber a restituição nos próximos lotes a serem liberados.

Há também uma situação de atenção que é Com Pendência. Neste caso, a Receita informa ao contribuinte qual é a pendência e pedirá ao contribuinte que preste dados adicionais. Pendências podem surgir, por exemplo, alguma informação prestada pelo contribuinte não casa com uma informação prestada por outra entidade. Casos comuns são despesas médicas e rendimentos tributados de pessoa jurídica como alguma fonte pagadora ao contribuinte.

Outro estado a ser considerado é o Em Análise. Esta situação ocorrerá quando o contribuinte já prestou os devidos esclarecimentos à Receita sobre as pendência levantadas. Ou seja, neste momento o Fisco está analisando os documentos prestados pelo contribuinte para resolução da(s) pendência(s).

Importante: Mesmo que a declaração tem sido processada corretamente e colocada no estado Processada, a Receita Federal tem até cinco anos para cobrar outras informações. Até mesmo se o contribuinte recebeu a restituição, há este período de cinco anos em que a Receita pode realizar um reprocessamento da declaração.


400x400_Blackout

 

Não Recebi a Restituição no Último Lote

Se o contribuinte não receber a restituição no último lote não necessariamente existe uma pendência. Algumas declarações são retidas pela Receita para uma análise mais profunda. Neste caso, o contribuinte só receberá o valor nos lotes residuais a partir do próximo ano. E para esclarecer melhor o fluxo de processamento da declaração, preparei este infográfico com todas as etapas do processo.

processada em fila de restituicao

Nota do autor: Se este post foi útil para você não deixe de visitar o nosso Painel do Imposto de Renda, lá você encontrará outras informações úteis para o seu dia-a-adia como contribuinte. Lembrando que este site é feito a partir das dúvidas que recebemos na área de comentários, então não deixe de postar suas dúvidas, críticas e sugestões.



B01 - 300x250

Tópicos Relacionados

91 comentários sobre “Como Funciona a Fila de Restituição?

  • Boa noite.
    Gostaria de saber se ainda recebo a minha restituiçao este ano, ou se tem algum problema, meu status esta assim.Processada em fila de restituiçao.

  • Minha declaração se encontra a mais de 5 anos na base de dados da SRF e ainda não recebi a Restituição, seré que perdi o direito de receber??

    • Olá Moisés,
      Não sei lhe informar. Pelo que consta no site você perde o direito se a restituição foi liberada e você não fez o resgate no tempo hábil. No seu caso, a mesma nem foi liberada. Favor entrar em contato com a Receita.
      Abraço!

  • Olá minha declaração estava escrito assim
    Sua declaração encontra se na base de dados
    Para consulta situação e ver detalhes da sua declaração consulta o extrato do irpf , só que agora aparece assim sua declaração está na base de dados da receita Federal, oq pode ter acontecido , é possível ter caído na malha fina?

    • Olá Camila,
      Entendo que a malha fina se caracteriza quando aparecem pendências na sua declaração. No momento ela está em análise ao que parece. Se for detectada uma pendência ela será informada, caso contrário você voltará para a fila de restituição. Continue consultando semanalmente sua situação.
      Abraço!

  • Fiz minha declaração bem no inicio e no inicio de outubro descobri que havia sido encontrado pendência. Ficou faltando os rendimentos de uma empresa que tinha trabalhado. Fizemos a retificação e ficou tudo certo.
    Desde o fim de outubro ela se encontra com a seguinte situação: “PROCESSADA. EM FILA DE RESTITUIÇÃO. ”
    Será que ainda recebo este ano, ou por ter sido feito a retificaçãoem outubro, possa atrasar o pagamento?

    Desde já agradeço se puder me tirar está duvida.

    • Olá Igor,

      Infelizmente não tem como saber em qual lote seremos ‘contemplados’. O jeito é aguardar a próxima consulta.

      Abraço!

  • Olá!
    boa noite,
    Tem alguns dias que nao consigo entrar no portal do extrato da receita pra ver se há alguma pendencia na minha declaração, só diz que o site está sem funcionar, ta acontecendo o mesmo problema com alguém ?

    obrigado.

    • Opa!

      Acabei de testar aqui e entrou normalmente. Tente acessar de outro PC, se não funcionar entre em contato com a Receita.

      Abraço!

  • Primeiramente gostaria de parabeniza-lo pela a clareza nas informações, aproveitando pra tirar uma duvida. A declaração da Minha mãe consta assim:
    Sua declaração está na base de dados da Receita Federal com a seguinte situação:
    Processada – em fila de restituição.
    Mas entrei no portal eCAC lá consta essa mensagem:

    A Certidão relativa a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União emitida para esse CPF.

    Para verificar se há alguma pendência impeditiva à eventual emissão de nova certidão, acesse a página inicial do e-Cac e selecione o serviço Situação Fiscal.

    Atenciosamente,
    Secretaria da Receita Federal do Brasil.

    Fui na aba de Situação fiscal, informa a seguinte mensagem:

    Não foram detectadas irregularidades nos controles da Receita Federal e da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.

    Esta pesquisa não abrange eventuais procedimentos de fiscalização em andamento, incluindo-se a revisão de declarações (malha fiscal).

    Para informações adicionais, selecione as opções disponíveis ao lado.

    Vou na opção Diagnostico fiscal, informa Isso:

    Não foram detectadas pendências nos controles da Receita Federal e da Procuradoria-Geral da Fazenda
    Nacional.
    .
    Este documento não tem validade de Certidão RFB / PGFN.

    Conclusão, sera que a receita vai pagar o imposto retido?

    Desde já Grato!

    • Bom dia Vitor!

      O procedimento do Fisco é bem simples, o status da consulta é o mandatório, isto é, se está informando “Processada – em fila de restituição” é porque a declaração da sua mãe já foi processada corretamente, não foram encontradas pendências e ela está apta a receber o valor a ser restituído nos próximos lotes. Como só resta mais um lote este ano, então é bem provável que ela receba agora em dezembro. Falo “bem provável” e não dou certeza porque já vi relatos de pessoas que estavam com este status e depois a receita mudou para “Pendência”. Quando está com pendência aí sim você deve acessar o eCAC para saber o que ocorre de fato.

      Fique atento à próxima consulta que sairá daqui duas semanas, o status precisa mudar para “Enviada para crédito no banco” para que você confirme a liberação do valor.

      Abraço!

  • Olá…
    meu status na receita federal estava ” processada em fila de restituição ” ja ha uns meses e hoje fui consultar novamente e diz que minha restituição não consta na base de dados da receita federal…
    Não entendi nada…o que quer dizer isso ?

    • Olá Caroline,
      Este é um caso que não conheço. Sugiro que você entre em contato com a Receita para averiguar. Se obtiver retorno e puder compartilhar aqui com o pessoal ficarei grato.
      Abraço!

  • Boa noite!
    Já fui na receita para regularizar minha pendência no inicio do ano. E até agora não saiu a pendência. O que devo fazer? Não sei como receber.

  • Olá. Minha restituição não saiu até hoje. Sou aposentada. Só diz que está processada.fila para restituição. Me ajude

  • minha restituição esta como creditada para dia 16/11/2016só que consultei minha conta e não teve nenhum crédito,o que fazer

    • Aguardar até o fim do dia para ver se o crédito se efetiva. Se o valor não constar entrar em contato com o Banco do Brasil. É conta normal ou conta salário?

  • Ola, bom dia!

    Minha declaracao foi enviada no fanal do prazo, depois vi que tinha pendencia e tive que retificar. Fiz algumas consultas e o status era em fila de restituicao. Agora aparece que nao esta na base de dados da receita federal. Nao entendi nada. Podem me orientar? Abraco, Diego.

  • Olá Ábaco!
    Entreguei minha declaração dia 25/05, já regularizei, paguei o imposto devido, e tenho a restituir, essa restituição pra quem entrega em atraso, seria como pra quem retifica? O status no site da Receita, é “Processada – em fila de restituição”; receberei ela no ultimo lote?
    Desde já, agradeço!

    • Olá Ana!
      Geralmente as declarações entregues com atraso e as retificadas ficam para o último lote. Como a sua situação é “Em fila de restituição” então quer dizer que não há mais pendências e que você está apta a receber o valor. Como a consulta deste penúltimo lote já saiu e sua situação não mudou para “Enviada para crédito no banco” então quer dizer que você está mesmo no último lote. Mas para tirar a dúvida faça uma consulta na próxima quarta (16) para desencargo de consciência. Vai que a Receita resolva adiantar o seu valor não é mesmo?
      Abraço!

  • consultei minha declaração e encontrava-se com pendencias, resolvi o problema e fiz uma retificadora em 01/06 a situação diz em fila de restituição, até agora no 6 lote nao recebi a restituição será que recebo no ultimo lote em dezembro

  • olá. bom dia.
    acompanhei uns post acima, e pergunto: há a possibilidade de ser creditado em minha c/c no dia 16/11, uma vez que minha restituição encontra-se; processada e em fila de pagamento, mas não tem a indicação de ser ser creditado após consulta. é isto.
    há uma esperança…..

  • Olá, boa tarde.
    Consulto a minha restituição desde o mês de setembro e até hoje ao consultar, o status é sempre o mesmo. Processada em fila de restituição. Isso é normal? Desde setembro assim e sem crédito na conta? Ou será que posso ter caído na malha fina? Muito obrigada. Daniela Oliveira

    • Olá Daniela!
      Se o status está “Em fila de restituição” é porque você não caiu na malha fina, caso contrário o status seria “Com pendência”.
      Sim, é normal ficar meses na fila até ser liberado o crédito. Se a sua não for creditada na próxima semana então só esta aguardar a de dezembro. Quem demora para entregar a declaração acaba ficando para o final do ano.
      Abraço!

      • Muito obrigada. Então ainda existe a possibilidade de ser creditado no próximo dia 16/11, mesmo com esse status?

        • Olá Daniela!

          Consultei um colega que teve a restituição liberada hoje e ele me disse que o status dele já é “Enviada para crédito no banco”. Veja a resposta dele neste post de hoje na área de comentários…

          http://abacusliquid.com/restituicao-2016-consulta-penultimo-lote/

          O estranho é que na minha restituição que foi liberada no segundo lote deste ano o status só ficou assim no dia do crédito. Pode ser que a Receita mudou o fluxo. Vou ficar atento e se for o caso modificar o meu esquema.

          De qualquer forma sugiro mesmo você consultar mais uma vez na no dia 16 da semana que vem. Quem sabe muda o status. Se não mudar é porque a sua ficou mesmo para o último lote.

          Abraço!

        • Situação do meu colega hoje…

          **********************************************************************************
          Os dados da liberação de sua restituição estão descritos abaixo:

          Banco: XXX
          Agência: XXX
          Lote: 006
          Disponível a partir de: 16/11/2016

          Situação da Restituição: Enviada para crédito no banco
          *********************************************************************************

          • Sim, vou consultar no dia 16 e lhe informo caso o status esteja alterado.Caso contrário, só tenho a última opção que é dezembro.

            Atenciosamente.
            Daniela

          • Combinado.

            Desculpe por não te dar uma resposta com certeza, mas também sou contribuinte comum como você, que sofre na expectativa desta fila andar, rs.

            Abraço!

          • Obrigada por esclarecer. Acredito ter ficado mesmo para dezembro, lembro que entreguei na ultima semana. O que achei estranho foi o status ter sido esse desde setembro, já que demorei tanto para entregar a declaração. Nos anos anteriores, o status era diferente. Acho que esse ano está mesmo diferente. Obrigada!!!!

          • Geralmente quem entrega os últimos dias fica mesmo para dezembro. Quem retifica também cai para dezembro. Mas o rendimento do valor é muito bom, melhor que da poupança. E se cai antes acabamos gastando antes não é mesmo? Talvez é até bom atrasar. rs
            Abraço!

    • boa noite , mesmo saindo o 6 lote para o dia 16 , e o status estando EM FILA DE RESTITUIÇÃO e possível receber este mês ainda . obrigado

  • consultei minha declaração e encontrava-se com pendencias, resolvi o problema e fiz uma retificadora em 23/05 a situação diz em fila de restituição, até agora no 6 lote nao recebi a restituição será que recebo no ultimo lote em dezembro

    • Olá Melo, se a sua situação agora é “Processada – em Fila de Restituição” então é bem provável que você receba no lote de dezembro. O que você tinha que fazer já foi feito, agora é aguardar. Mas não deixe de consultar nas próximas semanas, acontece também de surgirem novas pendências. Aí é bom resolver rápido.
      Abraço!

  • Estou sempre consultando e só veja q está na base da RFB, o ano passado foi apagar paguei esse ano a restituir até agora nada e enviei n prazo esse governo sei não!!!

  • Gostaria de saber o seguinte, com base na informação abaixo, minha declaração foi feita logo no inicio. No mês de julho recebi essa essa mensage abaixo e foi feito a correção. Neste caso, eu só irei receber na ultima remessa? ou posso receber ainda no mês de novembro?

    Sua declaração está na base de dados da Receita Federal com a seguinte situação:
    Processada – em fila de restituição.

    • Olá Cristiano!
      Infelizmente não há como saber em qual lote sairá. Mas geralmente as declarações retificadas caem no último lote.
      Agora é aguardar mesmo.
      Abraço!

  • Olá Amigo
    minha declaração está a 2 meses com status Processada – em fila de restituição, as vezes quando consulto o extrato ela aparece com pendencias mas quando abro pra verificar as pendencias ela expressa a mensagem que as pendencias ja foram corrigidas automaticamente e volta para o tatus processada – em fila de restituição, ha possibilidades de mesmo com esse status ela está com pendencias? se sim. como faço pra saber quais são? (obs: já esta nessa situação a 2 meses)

    • Olá Bruno!
      Se o status atual é na fila da restituição então agora é mesmo só aguardar. Mas é bom ficar atento quanto a estas pendências que estão aparecendo e sumindo misteriosamente. Acho que na próxima semana a Receita vai liberar nova consulta. Talvez vc já entra no próximo lote.
      Veja aqui o calendário atualizado…
      http://abacusliquid.com/irpf/calendario-de-restituicao/
      Abraço!

  • Tenho uma declaração de 2011 que aparece até hoje: Em processamento o que deve fazer pra receber , se não ha nada normal com ela. Foi feito fora do prazo, pago a multa, só falta receber. Ele foi entregue via internet no dia 03/04/2013.

  • Quando aparece a mensagem de Processado em fila de restituição, podemos fazer retificação, caso haja informações complementares, exemplo: não consegui incluir resgate de Previdência com valores a serem restituídos… Será de que ainda consigo fazer inclusão mesmo constando como já Processada??

    • Ola Marisser,
      Pode sim. Eu nunca fiz, mas provavelmente seu status mudará para ““Sua declaração está na base de dados da Receita Federal” ou “Retificada”, não sei te responder ao certo. Mas pode sim, até mesmo se já tiver recebido a restituição.
      Abraço!

  • Entreguei minha declaração em 12/03/2016, ate agora nãoo recebi a restituição, consta que esta no banco de dados da receita. No extrato consta que não ha pendencias.

      • Nos 3 primeiros lotes consultei e dizia que estava no banco de dados da receita federal. Consultando o quarto lote, apareceu que estava processada em fila de restituição. Consultei hoje e o status retornou para banco de dados da receita federal. O que pode ter acontecido?

        • Isaac, veja no post mais recente…

          http://abacusliquid.com/restituicao-imposto-de-renda-2016-pagamento-4-lote/

          “A Receita informa na página de consulta da restituição a situação do contribuinte, ou seja, se há pendências ou se a sua situação está regular. No caso de não haver inconsistências e o contribuinte estiver apto a receber a restituição, será apresentado o seguinte status: Processada em fila de restituição.

          Estando nesta situação, dificilmente ocorrerá uma mudança, mas há essa possibilidade, ou seja, de posteriormente cair na malha fina. Isto pode ocorrer pois pode surgir uma informação posterior, ou uma declaração enviada por empresas (DIRF, por exemplo) que traga outra informação que leve a uma inconsistência na declaração do contribuinte.

          Outro status que pode aparecer é: “Sua declaração está na base de dados da Receita Federal. Para consultar a situação e ver detalhes do processamento da sua declaração, utilize o Extrato do IRPF”. Nesse caso, pode haver alguma pendência e o contribuinte deve acessar o extrato do IR para saber exatamente sua situação. Outros status possíveis podem ser consultados nesta página.”

          • Consultei o extrato da minha declaração hoje dia 08/10 e realmente agora apareceram pendências. A pendência foi que digitei errado o valor do rendimento de uma empresa que trabalhei ano passado em 0,07 centavos. Tinha uma nota dizendo que seria necessário a comprovação com documentos desses valores. Porém tinha opção de fazer uma declaração retificadora online. Foi o que fiz, ajustei os valores da diferença e encaminhei. Será que mesmo assim terei que comprovar os valores dos meus rendimentos? Mesmo que seja por erro de digitação? Ou será que conseguirei restituir até dezembro desse ano??

          • Olá Issac, parece absurdo cair na malha fina por apenas 0.07 centavos mas acontece. Hoje em dia são sistemas computacionais que fazem o cruzamento de dados e eles não são programados para considerar pequenas diferenças, pelo menos é o que parece.

            Como você já fez a retificação agora é aguardar e ir acompanhando o status no site. Acredito que não precisará apresentar comprovantes já que corrigiu o valor para “bater” com o da fonte pagadora. Se vai ser regularizado a tempo de receber em dezembro não sei te falar.

            Abraço!

    • Sim, na verdade não existe lógica nenhuma nesses status da declaração, a minha está em Fila de restituição a meses e já se foram 3 ou 4 lotes e não recebi ainda, é totalmente fora de padrão, uma bagunça como a maioria dos serviços públicos brasileiros.

      • Olá Rodrigo, antes da liberação do lote 1 a minha já tinha ido para o status “Processada em Fila de Restituição”, porém só recebi no lote 2. Se está neste processo é porque tudo já foi analisado e você está apto a receber o valor, ou seja, está na fila de recebimento.

        A principal dificuldade é não sabermos em qual lote iremos entrar, mas acho que nem a Receita consegue saber isto, rs, porque a fila é dinâmica.

        Mas se te conforta, o valor a receber está rendendo bem, rs,

        Abraço!

  • Tá, mas como que eu sei se estou no lote atual ou não. Pra mim aparece q estou na fila de restituição mas o que apareceria se estivesse previsto pra receber a restituição no lote atual? Confuso isso aí.. se alguem souber ajudar com essa informação, agradecemos.

    • Opa!
      Neste link eu falo mais sobre os status… http://abacusliquid.com/irpf/restituicao-imposto/
      Quando se status é “Processada em Fila de Restituição” quer dizer que você não está na malha fina e receberá em breve a restituição, porém a Receita não nos informa em qual lote iremos receber. Existe uma fila de liberação do crédito que não é apresentada para nós. O que nos resta é consultar o status no dia que a Receita for fazer a liberação do próximo lote, se o status mudar para “Enviada para crédito no banco” então quer dizer que você foi “contemplado” naquele lote.
      Abraço!

  • Cara, muito bom, esse cronograma. Além, do índice de correção pela Selic, aparece a data da transmissão limite de quem vai receber. Essa informação, eu não vi em lugar nenhum. Por curiosidade, qual foi a fonte utilizada ?

Comente...