Mapeamento da Blogosfera de Finanças

Qual é o tamanho da blogosfera financeira? Qual é o blog mais popular? E o mais antigo? O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de uma investigação realizada por meio da análise de rede, a fim de compreender as relações entre os sujeitos envolvidos (blogs da comunidade de finanças) nesta rede social.

blogosfera mapNos tempos atuais, as redes sociais digitais têm sido estudadas para explicar uma série de fenômenos caracterizados pela troca intensiva de informação e conhecimento entre as pessoas.

Estes estudos, conhecidos como Análise de Redes Sociais (ARS), são caracterizados pela análise das ligações entre os atores das redes, do fluxo das informações, das formas de conexões e de sua influência nos processos sociais.

Esta disciplina de gestão do conhecimento é potencializada pelos softwares de análise de redes sociais, que são ferramentas desenvolvidas para auxiliar o mapeamento das redes digitais.

Para realização deste trabalho foi utilizada a ferramenta IssueCrawler desenvolvida pelo Digital Methods Initiative, um grupo de pesquisa da Universidade de Amsterdam.

Resultados Alcançados

Os resultados deste estudo podem ser conferidos na página Mapeamento da Blogosfera aqui do site. Críticas e sugestões para a evolução deste trabalho podem ser postadas diretamente lá. Lembrando que não procurei desenvolver um artigo acadêmico – mesmo porque nem tenho conhecimentos suficientes para isto – e sim uma investigação despretensiosa acerca da rede social na qual estou inserido.

Fonte

Tópicos Relacionados

2 comentários sobre “Mapeamento da Blogosfera de Finanças

    • Olá Viver,
      Deu um trabalhinho sim, mas como você sabe bem, quando fazemos com prazer vira diversão, rs.
      Abraço!

Comente...