Planilha Day-Trade

Confira aqui a planilha de controle que utilizo para registrar minhas operações day-trade em mini-índice. Os valores apresentados estão em R$ e não em pontos.

planilha day trade vencedor

A planilha de controle day-trade pode ser baixada neste link. Nesta planilha registro diariamente o resultado de todas as minhas operações em mini-índice. Em alguns meses passado também operei mini-dólar mas atualmente faço apenas operações com mini-contratos do índice BOVESPA.

Planilha Day-Trade Primeiro Semestre de 2015

Na planilha abaixo são apresentados os resultados das operações  no primeiro semestre de 2015. Comecei operar day-trade com mini-contratos em janeiro de 2015. Como todo iniciante, cometi muitos erros e obtive prejuízos grandes nos dias 21/01 e 26/03. Porém, por sorte talvez, não quebrei e continuei com os estudos e, de abril em diante, os resultados melhoraram substancialmente.

Confesso que os altos ganhos que obtive no início da minha vida de trader foram a principal causa para as grandes perdas que apareceram em seguida e, na medida que fui obtendo bons resultados, a coragem foi aumentando e com isto caí na armadilha do trade-fácil. Como muitos já sabem, em day-trade o fator “descontrole psicológico” é a principal causa de fracasso.

planilha day trade

Planilha Day-Trade Segundo Semestre de 2015

Como mostra a planilha abaixo, de julho em diante os ganhos continuaram satisfatórios, porém, os caíram bastante. Neste segundo semestre de 2015 fui acometido pela “síndrome do tiro curto”. Em outras palavras, o trader passa a ter medo do mercado, medo de perder dinheiro. Foi o que ocorreu comigo a partir de outubro.

É interessante notar que o trader iniciante é corajoso, enfrenta o mercado sem medo de perder, contudo, na medida que vai ganhando experiência de tela, passa a adotar uma postura mais cautelosa. Porém, quando a cautela é excessiva, o trader passa a sofrer da síndrome do tiro curto.

planilha day trade

Planilha Day-Trade Primeiro Semestre de 2016

No primeiro semestre de 2016 a síndrome do tiro curto se agravou como mostra a planilha abaixo. Como pode ser visto na planilha abaixo, as perdas diminuíram significantemente porém os ganhos idem. Na medida em que tentava minimiza as perdas ao máximo os ganhos também ficaram limitados.

Ocorreu também que a partir de maio me afastei do mercado. Criei tantos filtros de entrada nas operações que praticamente não enxergava oportunidades operacionais no intra-day. Preservar o meu capital passou a ser o meu objetivo maior, e isto de certa forma me afastou das operações day-trade.

planilha day trade

Planilha Day-Trade Segundo Semestre de 2016

No segundo semestre de 2016 continuei afastado do mercado como pode ser visto na planilha abaixo. Até que em outubro operei bastante, mas nos demais meses as operações foram poucas. O excesso de filtros continua limitando as minhas operações day-trade.

Porém, neste semestre segundo semestre de 2016 passei a realizar operações de swing-trade (não listadas aqui) como forma de hedge para a carteira de ações de longo prazo. O fato de me posicionar para um prazo um pouco maior também contribuiu para me afastar das operações day-trade.

planilha day trade

A conclusão que tiro destes 24 meses de operações day-trade é que vale a pena sim realizar tais operações. Porém, é preciso ter um controle psicológico apurado e uma gestão de risco bem delineada. As principais dificuldades que tive nestes dois anos foram predominantemente psicológicas. Sempre que me descontrolei as perdas foram grandes.

Por outro lado, quando o controle é demais também não é bom. Como vocês viram nos meus resultados, a partir do momento em que coloquei o foco na preservação do capital os ganhos diminuíram bastante. Em outras palavras, para se ter sucesso no day-trade é preciso ser ousado e ao mesmo tempo cauteloso, uma dicotomia bem difícil para a maioria das pessoas.

Veja também…

> Trade Zone
> Resultado Financeiro Acumulado Day-Trade
> Resultado Líquido por Mini-Contrato Day-Trade
> Mini-Contratos por Pregão Day-Trade

Artigos Relacionados

4 thoughts on “Day-Trade – Planilha de Controle

    • Ábaco Líquido Post author

      Opa, sim, vc tentou baixar pelo link do post?

  1. Rodolfo Oshiro Reply

    Uo,

    Eu já tentei DT em 3 periodos distintos …. em 1 .. deu prejuizo … em 2 .. deu muito bagaço e pouco suco … por hora me mantenho longe disso rs …

    Abs,

    • Ábaco Líquido Post author

      hehe, é como tirar leite de pedra… tem que espremer muito…

Comente...