Dividend Yield de Investimentos

Dividend Yield, abreviadamente DY, é uma expressão inglesa que traduzida literalmente significa rendimento do dividendo. É um índice criado para medir a rentabilidade dos dividendos de uma empresa em relação ao preço de suas ações. Este índice traz o benefício de poder comparar a rentabilidade dos dividendos entre empresas. É a razão que corresponde a uma fração em que figuram em numerador os dividendos por ação e em denominador o preço unitário das ações. Ele exprime, portanto, uma parte da remuneração dos acionistas.

dividend yield

 

 

 

 

 

O lucro no mercado de ações não vem só da variação das cotações, vem também em forma de dividendos. Para avaliar este retorno foi criado o índice percentual Dividend Yield, que indica quanto do valor de cada ação que a empresa paga ao acionista em forma de dividendos. Ele facilita a comparação da rentabilidade dos dividendos entre diversas empresas. Portanto, se você procura por ações boas pagadoras de dividendos procure as empresas que tenham valores altos neste índice.

 

Utilizo o cálculo de Dividend Yield tanto para ações quanto para FIIs. No caso das ações somo os dividendos, JSCP e aluguéis BTC recebidos dividindo pelo PM do papel. No caso dos FIIs somo as distribuições e amortizações recebidas dividindo pelo PM do papel. Logo abaixo apresento a evolução dos DYs da minha carteira de ações e da minha carteira de FIIs nos últimos meses.

tabela dividend yield

grafico dividend yield

Veja também…

> Rentabilidades
> Alocação de Ativos

Tópicos Relacionados