Você não precisa ficar carregando a certidão de nascimento do seu bebê pra todo lado, nem deve fazer isto. O mais prático é fazer a certeira de identidade do bebê, o RG – Registro Geral. Além de ser mais prático carregar na bolsa, o RG serve como documento de embarque em viagens nacionais e internacionais dentro do Mercosul. É uma forma de  ter os dados da certidão de nascimento e do CPF no mesmo documento. Hoje vou postar o passo a passo para fazer a carteira de identidade de bebê e também o CPF. É muito fácil!!! Lembro que estas instruções se referem à cidade de Belo Horizonte, o que pode alterar em outros municípios e estados. Antes, vou dar umas dicas preciosas, antes de iniciar esta tarefa. Veja como ficou a carteira do Uozinho…

carteira de identidade de bebe

Dicas Iniciais Antes de Tirar a Carteira de Identidade de Bebê

  1. Tire o CPF antes da carteira de identidade. Você poderá colocar o nº dele na carteira.
  2. Se o bebê for muito novo tire a foto dele em casa e mande revelar no tamanho 3×4. Há um programa para Iphones que faz isso, mas eu não o conheço já que não tenho Iphone (rs). Acredito que deve ser difícil tirar foto 3×4 de bebês pequenos já que normalmente não ficam sentados sozinhos (dependendo da idade).
  3. Você poderá tanto o CPF quanto a carteira de identidade assim que o bebê tiver certidão de nascimento. Então faça o quanto antes pois o manuseio da carteira é muito mais prático que o da certidão.
  4. A carteira infantil pode ter foto sorrindo, mas exige-se que o fundo seja claro. Nós optamos por uma foto sorrindo do Vini, já que há esta possibilidade.
  5. Se o bebê for mais agitado, tente levá-lo em um horário que esteja dormindo pois será necessário colher a impressão digital dos dez dedinhos das mãos!

Como Tirar CPF de Bebê

Não há idade mínima para fazer CPF, ou seja, um bebê recém nascido já pode ter o seu. O CPF pode ser tirado nos Correios, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

Tiramos o CPF do Uozinho nos Correios. Fomos a uma agência e solicitamos o serviço. É necessário levar a certidão de nascimento do bebê, o documento de identificação dos pais e pagar uma taxa de R$ 5,60. Este procedimento é padrão para todo o país.

O número é liberado na hora. Não há mais a entrega daqueles cartões de CPF. Há somente o protocolo do correio constando o número. Caso deseje é possível imprimir um cartão no site da Receita, mas ele quase nunca será utilizado. Assim, é melhor nem imprimir e de quebra colaborar com a sustentabilidade do planeta..

Leve este protocolo do correio quando for fazer a identidade para que seja colocado o número nela.

Como Tirar Carteira de Identidade de Bebê

A exemplo do CPF, não há idade mínima para fazer carteira de identidade.

Como disse acima, este passo a passo é aqui em Belo Horizonte. Acredito que em Minas deve ser muito parecido e talvez só não precise fazer o agendamento. Já para outros estados o procedimento difere bastante.

A carteira de identidade é feita pela UAI- Unidade de Atendimento Integrado (são postos de serviços prestados pelo estado aos cidadãos). Então, deve-se entrar no site mg.gov.br e, no lado direito, clicar em “Emissão da carteira de identidade – 1ª via”. Em seguida clicar em “Agendar horário para realização deste serviço”. Este nome fica no centro da tela abaixo do nome Emissão da carteira de identidade – 1ª via.

Na próxima tela você escolherá o município que deseja o serviço e a unidade selecionada. Ao escolher a unidade, no lado direito o calendário já exibe os dias nos quais há disponibilidade de agendamento. Ao visualizar o dia destacado em verde, ou seja, aquele no qual há disponibilidade de horário, basta clicar nele e depois escolher o horário.

Ao escolher o horário, você deverá preencher, na próxima tela, os dados do bebê e depois os seus dados. Em seguida é só confirmar o agendamento. Você receberá um número que comprova que o agendamento foi feito.

No dia marcado comparecer na unidade escolhida com 15 minutos de antecedência. Lá eles solicitarão os documentos necessários, a foto do bebê e em seguida colherão as digitais. Em sete dias o documento estará pronto e deverá ser retirado nesta mesma unidade pelo pai ou pela mãe, portando a certidão de nascimento e o protocolo dado anteriormente.

Não deixe de conhecer a blogosfera materna, muitas informações úteis para a gestante e mamãe de primeira viagem…

  • 100 Blogs de Mamãe e Papai para Você Conhecer
    by Web Informado on 26/01/2017 at 17:13

    Os dramas e angústias tanto maternas quanto paternas na primeira gravidez bem como as preocupações com a chegada dos pequenos na família não mudam, porém o local onde as mães e O conteúdo 100 Blogs de Mamãe e Papai para Você […]

Artigos Relacionados

Comente...