Olimpíadas, WhatsApp, Tesouro Direto, Desemprego e Sexo…

Olimpíadas, Blog, Facebook, WhatsApp, Bolsa de Valores, Tesouro Direto, Desemprego, Dinheiro, Sexo… qual é o interesse do internauta nestes temas? Como podemos analisar e entender o comportamento das pessoas ao longo do tempo utilizando a internet? Quais são as tendências atuais?

tendencias trendUma ferramenta muito interessante para analisar o interesse das pessoas em determinado tema é o Google Trends. Que o Google é hoje o maior e mais utilizado mecanismo de buscas na internet todo mundo sabe, e por isto a ferramenta de estatística de pesquisas que a empresa disponibiliza nos dá um panorama quase exato do grau de interesse das pessoas por um determinado tema.

A título de ilustração, realizei algumas pesquisas sobre temas diversos (não necessariamente termos de meu interesse) e postarei a seguir os resultados. Alguns resultados são surpreendentes e outros esperados. Com uma simples ferramenta de consulta podemos tirar conclusões interessantes sobre diferentes aspectos da sociedade atual em diversos aspectos como tecnologia, economia, política, esportes, dentre outros temas.

 

Google Trends

A ferramenta é muito simples de utilizar. Basta digitar o termo de pesquisa e em seguida analisar as informações apresentadas. A figura a seguir apresenta o interesse com o passar do tempo para o termo de pesquisa “olimpiadas”. Como era esperado, os anos em que os jogos olímpicos ocorrem apresentam picos de interesse (pesquisa). Era esperado também que neste ano o interesse fosse maior do que nos anos anteriores já que o Brasil e o país sede. O fato curioso desta pesquisa foi que em 2012 o tema apresentou menos interesse do que nos anos anteriores.

olimpiadas grafico interesse

Logo abaixo são mostradas as informações por região. Um mapa gráfico apresenta a concentração de pesquisas por cores (os países com cor mais escura são aqueles em que a pesquisa do termo foi mais executada). Era esperado também que o Brasil estivesse em primeiro na lista.

olimpiadas interesse regiao

Logo abaixo são mostradas as informações por cidade. Um mapa gráfico apresenta a concentração de pesquisas por cores (as cidades com cor mais escura são aqueles em que a pesquisa do termo foi mais executada). Era esperado também que o Rio de Janeiro estivesse em primeiro na lista.

olimpiadas interesse cidades

A seguir são apresentados os quadros com os tópicos relacionados e as consultas relacionadas ao termo de interesse. Neste caso a classificação está por Em ascensão, ou seja, os termos que tiveram aumento de interesse nos últimos dias. Além do interesse principal que é “olimpiadas 2016”, os internautas tem demonstrado interesse particular pelos ingressos e futebol. Nota-se também um interesse em particular pelo quadro de medalhes das olimpíadas de 2012, o que também era esperado pois sempre surge uma curiosidade de confrontar o desempenho anterior com o desempenho atual dos países.

olimpiadas topicos consultas ascensao

Trocando o filtro de Em ascensão para Principais teremos os tópicos relacionados e consultas relacionadas mais executados até o momento.

olimpiadas topicos consultas principais

Tendências

Blog

O gráfico abaixo mostra o interesse pelo termo “blog”. Este tema vem perdendo interesse desde 2010 quando apresentou pico de pesquisas. Esta mídia tem dado espaço a outras como Facebook e Twitter.

interesse blog

Facebook

O gráfico abaixo mostra o interesse pelo termo “facebook”. Esta tema apresentou pico de interesse em 2012 mas vem perdendo interesse do internauta. Novas ferramentas como Instagram e Snapchat tem cada vez mais tomado espaço nas mídias sociais.

interesse facebook

WhatsApp

O gráfico abaixo mostra o interesse pelo termo “whatsapp”. Esta ferramenta tornou-se a coqueluche dos tempos atuais. Pessoas chegam a ter crise de abstinência quando algum juiz manda tirar do ar o aplicativo. É muito comum olhar para o lado e encontrar alguma pessoa vidrada no seu smartphone postando vídeos ou discutindo sobre política nos famigerados “grupos de whatsapp”. Eu mesmo só consegui me livrar desta praga eliminando o aplicativo do meu celular. Se quiser falar comigo, me ligue ou mande um email, rs.

interesse whatsapp

Bolsa de Valores

A seguir é apresentado o gráfico de interesse pelo tema “bolsa de valores”. Como já sabemos, o mercado de renda variável tem perdido interesse dos investidores pessoa física desde a crise de 2008. O gráfico abaixo apresente esta tendência de queda. Notem que tivemos um pico de interesse em outubro de 2008, justamente quando o mercado mergulhava na sua maior crise da época moderna.

interesse bolsa de valores

Um dado interessante deste gráfico é que os meses de dezembro são os que apresentam os maiores picos de baixa nesta pesquisa. O que demonstra que na época de Natal o investidor redireciona seus aportes para os presentes e festas de fim de ano, rs.

Tesouro Direto

Ao contrário da renda variável, o termo “tesouro direto” ganhou destaque nos últimos anos. Como mostra o gráfico abaixo, esta modalidade de investimento tem recebido cada vez mais interesse do internauta. No “país da renda fixa” os títulos do governo tem um papel de destaque.

interesse tesouro direto

Desemprego

Em épocas de crise o termo desemprego é assunto recorrente. Dizem que saberemos que o país está em recessão quando o vizinho perde o emprego e estará em depressão quando o desemprego chega na nossa casa. O gráfico abaixo apresenta a evolução do interesse neste tema com o passar do tempo. Nota-se um pico de pesquisa nos últimos meses o que era esperado.

interesse desemprego

Dinheiro

Vou considerar que o grau de interesse de uma pessoa por um determinado tema é inversamente proporcional à satisfação da pessoa em relação tema. Por exemplo, se você está insatisfeito com seu automóvel irá ter interesse em pesquisar outros automóveis. O gráfico abaixo apresente o interesse pelo tema “dinheiro” nos últimos anos. Nota-se claramente uma tendência de alta no interesse por este tema. Irei então concluir que o dinheiro está cada vez escasso na mão do trabalhador.

interesse dinheiro

Sexo

O gráfico mais curioso que obtive foi com o termo “sexo online”. Como pode ser visto na figura abaixo, este termo tem apresentado declínio nos últimos anos. Vamos então concluir que na medida em que a crise política-econômica avança e o dinheiro fica cada vez mais escasso o interesse das pessoas pelo sexo vai diminuindo. Então, se sua parceira ou parceiro reclamar de algo, diga que a culpa é da Dilma, rs

interesse sexo

2015

Neste link você poderá consultar as principais pesquisas no ano passado. Aqui encontramos um resultado decepcionante porém esperado. Como pode ser visto na tabela abaixo, o termo que mais teve interesse dos internautas no ano passado foi “BBB15”. Isto explica o motivo deste programa estar no ar há 15 anos, é uma verdadeira mina de ouro para a Rede Globo. Na categoria de Carros a consulta “HB20” ficou em primeiro lugar, não é a toa que é um dos automóveis mais vendidos no país. Na categoria Como fazer percebemos que o internauta está mais interessado em fazer uma pulseira de elásticos do que uma boa redação. Na categoria Filmes a lista de pesquisa foi eclética com filmes de ação, drama e animações. Na categoria O que é percebemos que o internauta teve interesse especial por termos de economia (CPMF), política (impeachment), cidades (Uber), saúde (microcefalia), dentre outros.

top 10 pesquisas 2015

Tópicos Relacionados

10 comentários sobre “Olimpíadas, WhatsApp, Tesouro Direto, Desemprego e Sexo…

Comente...