Nova Emissão de Cotas do VRTA11 – Fundo Fator Verità FII (Correspondências Caras Continuam Chegando)

Continuando aquela novela das correspondências caríssimas das administradoras de FIIs (relembre o caso aqui), venho informar que estamos em contato com algumas administradoras tentando mudar a forma de envio das convocações de assembleias e informes diversos para o meio eletrônico. Por falta de tempo só entrei em contato com três delas até o momento, e sei que será uma longa jornada para alcançar uma melhoria neste processo de comunicação com todas elas.

Contato com o Banco Fator

Transcrevo abaixo o contato que tive via e-mail com o Banco Fator que administra o FII VRTA11 – Fundo Fator Verità FII. Após telefonar para o banco e pedir verbalmente o envio das correspondências por meio eletrônico, iniciou-se todo este processo de solicitação que ainda não teve conclusão:

Resposta do Banco Fator em 06/04 – 19:11

Prezado sr. Alexandre Lindolfo Vianna, boa tarde.

Em resposta a sua solicitação ao SAC do Banco fator acima registrada e na qualidade de Administrador Fiduciário do fundo Veritá esclarecemos que:

O Administrador do Fundo não recebe o cadastro completo, pelo arquivo da CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia), dos cotistas que operam via Bolsa através de corretora intermediadora. Desta forma, não temos acessos aos endereços eletrônicos destes cotistas impossibilitando que os documentos sejam encaminhados desta forma. Diante o exposto e no dever fiduciário de tratar todos os cotistas de forma igualitária, o Administrador do Fundo, optou em encaminhar suas correspondências via correio para atender às exigência da legislação vigente.

Minha Resposta em 06/04 – 19:21

Boa noite Sr. Paulo!

Estou entrando em contato com outras administradoras e as mesmas estão acatando a mudança, para isto estão solicitando o endereço de e-mail a ser cadastrado. Enquanto cotista, considero muito dispendioso o envio das correspondências, inclusive as cartas enviadas pelo Banco Fator são as mais caras de todas (tenho 35 FIIs em carteira de diversas administradoras).

Através do meu site estou convocando outros cotistas de FIIs a fazerem a solicitação para suas administradoras. Segue o link.

Creio que a Fator tem interesse em diminuir estes gastos e assim tornar a administração destes fundos mais eficiente. Estou certo?

Aguardo posicionamento para que possa compartilhar com os demais cotistas através do meu site.

Desde já agradeço.

Resposta do Banco Fator em 06/04 – 19:31

Sem dúvida sr. Alexandre temos todo interesse na diminuição de custos e na eficiência mas por outro lado o regulador exige evidências destas comunicações e deliberações aos cotistas. Se houvesse um banco de dados oficial em que os endereços eletrônicos fossem disponibilizados e que não correríamos risco de fraude poderíamos registrar os envios mas enquanto isto não for viável a comunicação por correio é a única saída.

Minhas Resposta em 06/04 – 20:49

Sr. Paulo!

Entendo que hoje não é possível que a administradora obtenha o endereço eletrônico de todos os cotistas, por outro lado entendo que a administradora pode acatar uma solicitação individual do cotista para que o envio seja feito para o email informado por ele. Gostaria de saber que é a dificuldade no caso do Banco Fator para esta atender esta solicitação. Gostaria de um posicionamento formal do Banco quanto a esta possibilidade pois irei comunicar aos cotistas leitores do meu blog. Tenho certeza que vocês faram o melhor para nós cotistas.

A CVM já se pronunciou a respeito da possibilidade de envio eletrônico. Para ela cabe um acordo entre cotistas e administradoras.

Senhor Alexandre, Não procede a informação de que a CVM veda o envio de expedientes eletrônicos aos cotistas. Desde que expressamente previsto no regulamento do fundo, suas informações periódicas podem ser remetidas aos cotistas por meio eletrônico ou disponibilizados por meio de canais eletrônicos (art. 40, §3º, ICVM 472). O mesmo ocorre em relação às informações eventuais (art. 42, §3º, ICVM 472). Ademais, o art. 62 da ICVM 472 prevê que “considera-se o correio eletrônico uma forma de correspondência válida entre o administrador e os cotistas, inclusive para convocação de assembleias gerais e procedimentos de consulta formal”. O envio de informações por meio eletrônico depende de anuência do cotista do fundo, cabendo ao administrador a responsabilidade da guarda de referida autorização. Por oportuno, na hipótese de o senhor desejar alterar um regulamento de FII, de modo a prever expressamente a possibilidade de envio de informações aos cotistas por meio eletrônico, informamos que compete privativamente à assembleia geral de cotistas deliberar sobre alteração de Regulamento (art. 18, II, ICVM 472). A assembleia geral de cotistas pode ser convocada (i) pelo administrador do fundo, (ii) diretamente por cotistas que detenham, no mínimo, 5% das cotas emitidas, (iii) ou pelo representante dos cotistas, observados os requisitos estabelecidos no regulamento do FII. Atenciosamente, Gerência de Orientação aos Investidores 1 COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS

Grato!

Resposta do Banco Fator em 10/04 – 14:17

Prezado sr. Alexandre, boa tarde.

Não temos nenhuma dificuldade operacional em atender esta questão. Na realidade, conforme já mencionado abaixo, temos uma questão legal e de sigilo a obedecer. Realizamos uma consulta ao nosso Jurídico no sentido de orientação legal para registros dos e-mails e tão logo recebermos o retorno eu entro em contato e formalizo o procedimento.

Atenciosamente.

Nova Emissão de Cotas do VRTA11 – Fundo Fator Verità FII

Infelizmente até o momento não recebi mais respostas do Banco Fator. Contudo semanas atrás recebi uma convocação de assembléia ao custo de 6 reais e no dia de hoje recebi a ATA da assembleia ao custo de mais 6 reais. Portanto 12 reais desperdiçados só neste mês de abril. O conteúdo da carta de hoje é o seguinte:

nova emissao de cotas do fator verita

emissao de cotas do vrta11

O Fator Verità é considerado um dos melhores FIIs de papel do mercado. A administração do mesmo pelo Banco Fator não deixa a desejar. Tirando esta questão das correspondências caras, que não é exclusividade do Fator, não tenho o que me queixar deste fundo imobiliário. Hoje ele representa 5% da minha carteira de FIIs e comprarei mais um pouco nesta nova emissão de cotas. Veja abaixo o desempenho histórico a evolução do dividend yield do VRTA11…

vrta11 rentabilidade

vrta11 dy

E os colegas estão entrando em contato com suas administradoras para solicitar o envio das correspondências por e-mail? Estão também interessados em entrar nesta nova emissão de cotas do VRTA11? Vejam as datas previstas:

1 Convocação Assembleia Geral de Cotistas 20/03/2017
2 Assembleia Geral de Cotistas 04/04/2017
3 Protocolo dos documentos da Oferta na CVM e a BMF&Bovespa 10/04/2017
4 Recebimento de exigências da CVM 27/04/2017
5 Cumprimento de exigências e reprotocolo dos documentos da Oferta na CVM 28/04/2017
6 Concessão do Registro da Oferta pela CVM 15/05/2017
7 Divulgação do Anúncio de Início e disponibilização do Prospecto Definitivo 16/05/2017
8 Início da Preferência / Negociação do Direito de Preferência 22/05/2017
9 Último dia da negociação do Direito de Preferência 29/05/2017
10 Último dia para exercício do direito de preferência na BMF&Bovespa 01/06/2017
11 Último dia para exercício do direito de preferência nas Agências Especializadas do Agente Escriturador 05/06/2017
12 Liquidação das Cotas subscritas por meio do Direito de Preferência 05/06/2017
13 Divulgação de Comunicado ao Mercado do Encerramento do Direito de Preferência 06/06/2017
14 Início do Período de Colocação das Cotas no Mercado 07/06/2017
15 Último dia de Colocação das Cotas no Mercado 14/06/2017
16 Liquidação Financeira da Oferta 20/06/2017
17 Divulgação do Anúncio de Encerramento 20/06/2017
18 Início de negociação das novas Cotas na BMF&Bovespa 01/07/2017

AS DATAS SÃO MERAMENTE INDICATIVAS E ESTÃO SUJEITAS A ALTERAÇÕES, ATRASOS E ANTECIPAÇÕES SEM AVISO PRÉVIO

suno research recomendação

17 comentários em “Nova Emissão de Cotas do VRTA11 – Fundo Fator Verità FII (Correspondências Caras Continuam Chegando)

  1. BPM Responder

    Uó,

    Já pensou em tentar por grupos de Wathsapp? Acho que propaga mais rápido em grupos específicos sobre o assunto. Tô dentro pois também quero aumentar posição nele.

    Abraço!

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Opa!

      Problema que não tenho smartphone, mas se você puder ajudar a disseminar a ideia.

      Valeu!

  2. Pretenso Milionário Responder

    Uó,

    Fugindo um pouco do assunto. Logo antes de deletar o antigo blog, você havia feito um texto muito bom sobre o mercado de seguros no Brasil que eu li pelo celular, mas quando fui abrir pelo computador ele já havia sido deletado.

    Seria abusar demais pedir o obséquio de postá-lo de novo? rs

    Abraços.

      • Pretenso Milionário

        Opa! Você fez alguma mágica. Toda vez que clicava em algum link antigo do seu blog automaticamente eu era direcionado para a homepage deste daqui. Irei relê-lo. Gracias!

      • Ábaco Líquido Autor do post

        É porque alguns posts estão realmente redirecionando, mas este ainda não. Valeu!

  3. Construção Responder

    Espero que não venha ninguém me xingar desta vez, eu só quero comentar assuntos que gosto. Vamos lá:

    Bom, eu discordo um pouco sobre a questão das cartas: Neste caso ainda há investidores mais velhos que não tem tanta familiariedade com o computador e o envio de carta é importante e obrigatório. Eu acho que sobraria dinheiro não enviando cartas, mas, tento entender o lado de quem prefere receber via carta, e por ser obrigatório pela bovespa, não sou um que vai brigar por isto.

    Segundo, a negociação do VRTA estará no mês que vem ainda, agora só teve a comunicação, o BCRI esta bem na frente (conforme divulguei no Porta dos Investimento – Já que cada um comenta o que quer, faço meu merchan aqui pois te envio tráfego também, e recebo – portadosinvestimentos.blogspot.com). A notícia do VRTA quando chegar a vez divulgarei lá também.

    Interessante que a cota do VRTA vem caindo fortemente, interessante mesmo pois em toda nova emissão este efeito ocorre, o que dá uma possibilidade boa de adquirir mais cotas ainda, até mais do que aquelas previstas no direito de preferência do cotista (grandes chances que eu dedique um aporte inteiro a VRTA).

    Construção, dono do blog Viver de Construção (viverdeconstrucao.blogspot.com.br).

    Liberdade de expressão! VDC

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Fala Construção!

      Se você acompanhou a discussão verá que estamos pleiteando uma forma alternativa de envio. Tenho certeza que a grande maioria optará pelo meio eletrônico, mas quem quiser continuar com a forma antiga não se sentirá prejudicado.

      Sim, geralmente a cotação cai a valores próximos da emissão e costuma até ficar abaixo, isto ocorreu nas outras ocasiões.

      Abraço!

      • José

        Depois o cara não sabe porque ninguém gosta dele … sem comentários …

        Em relação ao assunto que interessa, deveria ser como o CEI, opção de receber correspondência ou via e-mail. Poderia ser baseado no sistema lá, se o investidor recebe por e-mail a Administradora poderia ter esta informação e enviar via e-mail cadastrado, se lá está que o investidor recebe por correspondência a Administradora enviaria por correspondência. Parabéns pelo Blog, o Abacus claro.

      • Ábaco Líquido Autor do post

        Opa José!

        Percebi que as administradoras não estão preparadas para esta opção (ainda). Pela resposta dada pelo Banco Fator, precisam realizar implementações de T.I. e ainda buscar um amparo jurídico para a questão. Acredito que só irão processar esta demanda mais rapidamente se vários cotistas solicitarem. Mas se apenas meia dúzia pedir isto vai cair em uma fila enorme de outras demandas. Estou tentando fazer a minha parte, mas muitos cotistas não estão nem aí para a questão, e outros como o VdC vão querer continuar recebendo as cartinhas.

        Abraço e obrigado!

    • Construção Responder

      Jose, transe mais vezes e pare de pegar no meu pé. Ou seria o Manfred cabeça de tatu?

      Uó, eu não disse que sou contra, apenas argumentei que alguns investidores não tem a habilidade nossa com computador.

      Eu penso que deveria ter a opção de quem quer receber a carta e quem não quer, e quem não quiser receberia o dinheiro destinado as cartas junto aos rendimentos.

      • Daniel

        Olha o nível do cara, comentários de alto nível no Blog e vem com baixaria, tenho que concordar com o José. Quantos anos tem? Mais de 30? Deveria repensar a maneira de agir, muito infantil, se no seu trabalho age dessa maneira, duvido que prospere. Se recebe criticas talvez tenha seus motivos, porque pelo que vejo nos comentários dos blogs vc é o único blogueiro que as recebe, algum motivo deve ter ou acha que foi o escolhido para ser Judas? Veja a arrogância e ironia do seu comentário em resposta ao UÓ que nada tem a ver com suas “tretas” e descontou nele. Nada contra vc, n conheço, nem acesso seu blog, mas pelo que vejo nos comentários foi o que conclui. Abraço a todos.

      • Ábaco Líquido Autor do post

        Vdc, cuidado para não assumir o ligar do DIMarcinho na blogosfera.

  4. Leonardo M. Responder

    A nova emissão ainda não apareceu na minha corretora.
    Apenas BCRI que apareceu como bcri12
    Procede?

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Bom dia Leo!

      Conforme cronograma inicial: 8 – Início da Preferência / Negociação do Direito de Preferência 22/05/2017

      Abraço!

  5. ahchaves Responder

    É uma tristeza cara
    Isso sobraria mais renda para os cotistas, aumentaria o desempenho operacional do fundo, gestores também ganhariam (a menos que haja um conchavo entre empresa de correspondencias).

    pq tbm nao entendo essa dificuldade em aceitar que cotistas individualmente peçam o envio por correio

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Entrei em contato com o Banco Fator na data de hoje e a resposta foi a seguinte:

      Bom dia Alexandre, tudo bem?

      Na realidade ainda estamos trabalhando na questão. Veja que é multidisciplinar ou seja o Jurídico deve atestar que o envio de e-mail é seguro e não violará o sigilo, a área de TI deve guardar o log de envio caso o regulador solicite comprovação do envio da informação e o Administrador deve ter tudo registrado em uma base sistêmica. Portanto não tenho uma estimativa a curto prazo no entanto reforço que caminhamos para atender esta demanda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.