O Segredo por Trás do Nome do Site

Palavras-chave: nome de blog criativo

Este novo blog, que em um sentido mais amplo é um site ou um portal de informações relacionadas predominantemente ao mercado financeiro, em um primeiro momento se chamaria Abacate Maduro – não estranhe pois uma das maiores empresas dos tempos atuais também tem nome de uma fruta. Porém, resolvi exercitar minha criatividade chegando assim ao nome Ábaco Líquido. O que me levou a este intrigante nome?!

nome de blog criativo

Devo confessar que contei uma pequena historinha no primeiro post (relembre aqui) para “justificar” o nome do site. Não estou dizendo que inventei uma história para florear a coisa, é uma história totalmente verdadeira e congruente com o nome escolhido, porém o nome veio antes.

Então qual é o segredo? Pare de enrolação e conte logo Sr. Ábaco Líquido!

Bom, basicamente queria um nome que aparecesse nos primeiros lugares nas listas ordenadas em ordem alfabética. Desta forma deveria começar com a vogal “A” seguida pela consoante “B”, simples assim.

O “Abacate” virou então “Ábaco” e o “Maduro” virou “Líquido”. Este nome ainda causa estranheza aos colegas mais antigos e muitos continuam me chamando de Uó. De qualquer forma, é a minha nova alcunha neste mundo virtual.

 

Engraçado que depois de definido o nome verifiquei algumas coincidências. Por exemplo, as iniciais “A. L.” do nome do site são as mesmas iniciais do meu nome verdadeiro.

Como Escolher um Nome de Blog Criativo

Como escolher um nome criativo que esteja em sintonia com os assuntos a serem tratados? Esta é uma dúvida muito frequente de quem está começando na blogosfera ou criando um novo site. É também uma questão muito importante, pois um bom nome é essencial para passar uma ideia geral sobre seu blog e ficar gravado na cabeça dos visitantes. Lembrando que um blog de sucesso pode se tornar um negócio e a escolha de um bom nome é a primeira decisão a ser tomada. Darei aqui algumas dicas a serem consideradas na decisão do nome do seu novo site ou blog.

Escolha um Nome Curto

O motivo é óbvio: nomes curtos são mais fáceis de digitar e memorizar (ex.: terra.com.br). Se conseguir encontrar apenas uma palavra para o nome será melhor. Duas palavras ainda são aceitáveis mas três nem pensar. Abreviaturas também podem funcionar (ex.: uol.com.br).

Combine Palavras Harmonicamente

Uma combinação equivocada de palavras pode levar a situações constrangedoras. Por exemplo, um site chamado Dicas Express ficaria com a seguinte url: www.dicasexpress.com. Em uma leitura rápida, o internauta pode entendê-lo como “Dica Sex Press”. Pior ainda, há empresas que utilizam filtros para evitar que seus funcionários acessem conteúdo adulto. Um domínio como este pode facilmente cair na lista de bloqueios devido ao termo “sex” que se forma no domínio.

Não Coloque seu Nome, seja Criativo

Colocar o seu próprio nome não costuma ser uma boa ideia. A não ser que você já seja famoso. Por isso, é melhor que o blog tenha um nome que defina o que ele é, em vez de associá-lo ao autor. Ao escolher um nome para o seu blog, seja criativo, procurando fugir das escolhas óbvias. Um nome diferente e que “pegue” pode ajudar a aumentar a popularidade. É o mesmo que ocorre com o nome de marcas e produtos. Há aqueles nomes que são tão bons (seja por uma cuidadosa escolha ou simplesmente por sorte) que nunca saem de nossa cabeça. Um exemplo criativo de nome de site de finanças: dinheirama.com

Escolha um Nome Relacionado ao Tema Principal

É interessante que o nome esteja relacionado ao tema principal para criar uma vinculação natural na cabeça do internauta. Neste ponto eu fugi um pouco à regra e escolhi um nome que não remete ao assunto finanças que é o predominante por aqui. Mas fiz isto já considerando que não queria ficar preso ao tema finanças.

Verifique a Disponibilidade do Domínio

Esta etapa é crucial e costuma jogar um balde de água fria no blogueiro. Não é difícil você encontrar um nome genial e o mesmo não estar mais disponível nos serviços de registros de domínio. Ou mesmo encontrar um domínio com nome similar. É importante também você checar todas as extensões possíveis: .com, .net, .com.br, .org, etc… O ideal é que o nome e o domínio do seu blog sejam iguais.

 

Tópicos Relacionados

18 comentários sobre “O Segredo por Trás do Nome do Site

Comente...