Monitoramento de Preços na Internet: Veja Aqui o que Realmente está Barato!

O momento mais aguardado do ano para todos os consumidores do Brasil e do mundo chegou: a Black Friday! E agora, como saber se o preço realmente está bom?! Antigamente o consumidor precisava ficar acompanhando e anotando os preços ao longo de todo o ano, mas hoje isto não é mais necessário, com ferramentas automatizadas os preços passados são apresentados ao usuário através de gráficos e alarmes podem ser configurados com os preços desejados. Avaliamos os principais sites e aplicativos de monitoramento de preços na internet. Apoio: NET Brasília.

Monitoramento de Preços na Internet

Estou monitorando na internet o preço de um smartphone há algumas semanas e notei uma diminuição dos preço na internet nos últimos dias. Porém, hoje, em plena Black Friday, os preços aumentaram. Vejam o gráfico abaixo:

zoom precos

A esperança é que o preço na internet caia até a próxima segunda quando ocorrerá a Cyber Monday. Será? Além do Zoom estou usando para monitorar os preços na internet o plugin Baixou Agora instalado no Chrome que permite o monitoramento das mudanças de preço de um determinado produto cadastrado. A exemplo do site Zoom, o plugin Baixou Agora permite definir um aviso quando o preço for menor que um valor desejado conforme mostra a figura abaixo:

baixou agora

A exemplo da funcionalidade gráfica de monitoramento de preços na internet do Zoom, O plugin Baixou Agora permite também visualizar o gráfico de preços históricos do produto conforme mostra a figura abaixo:

baixou agora

O plugin possui uma funcionalidade que apresenta uma barra de alerta no topo da página informando se o preço de um produto pesquisado na internet possui um similar em outo site com preço melhor. Veja no destaque da figura abaixo:

monitoramento de precos na internet celular

 

Sites para Monitoramento de Preços na Internet

Zoom

Criado pelos fundadores do Bondfaro após a venda do site para o BuscaPé, o Zoom está na internet desde setembro de 2010. O site aposta no serviço de auxílio à compra de produtos na internet como arma para se tornar referência no setor. Ao acessar o Zoom, o usuário tem acesso não só a comparações de preços na internet, mas também a resenhas e textos explicativos sobre determinados produtos.

O site oferece ainda filtros que separam celulares, TVs e notebooks por prioridade. Assim, o Zoom indica ao comprador qual o melhor smartphone para assistir TV ou ouvir música, por exemplo. O Zoom trabalha com o modelo de lojas parceiras e apresenta como diferencial de mercado a garantia de reembolso para produtos que não chegarem ao comprador.

Obs.: O Zoom também possui aplicativos para Android e iOS.

monitoramento de precos na internet zoom

Reduza

O Reduza é um site que busca descontos na internet em mais de 100 lojas cadastradas e pode ajudar quem busca economizar ainda mais na Black Friday Brasil 2016. O site tem funcionamento simples e requer apenas que o usuário tenha o link do produto que quer comprar. Assim, a plataforma pode dar mais alternativas de cupons ou indicar um local mais barato para adquiri-lo. Saiba como usar o Reduza e economize não apenas na Black Friday, mas também em qualquer outra compra – já que ele funciona durante todo o ano.

O Reduza é uma ferramenta web que permite comparar ofertas, agregar cupons, descontos e, segundo o próprio site, reduzir preços. Basta colocar o link do produto que você encontrou e clicar em “Reduzir Preço”. A partir daí, o serviço encontra o melhor preço, colocando até mesmo os descontos localizados e exibindo um link para as lojas, junto com o percentual de redução encontrados (a prazo e a vista). Um ponto em que o serviço se destaca é na exibição dos descontos na compra a vista ou a prazo. Desse modo, o usuário pode analisar com calma e escolher a opção que melhor se enquadra em sua situação econômica.

Obs.: O Reduza também possui plugin para Firefox e Chrome.

monitoramento de precos na internet reduza

Bizoo

O Bizoo é um site de comparação e monitoramento de preços na internet com uma proposta diferente: além de informar os preços mais baratos, o serviço também incentiva que as pessoas pechinchem o preço final. A plataforma afirma que a diferença economizada será creditada diretamente na conta bancária do usuário. A plataforma de negociação que permite ao usuário visualizar o histórico de variação dos valores das mercadorias em até um ano.

monitoramento de precos na internet bizoo

Já Cotei

O JáCotei é um site de comparar e monitorar preços de produtos em várias lojas da Internet. O serviço tem diversas categorias e subcategorias para organizar o catálogo de ofertas, além de trazer um programa de milhagem e parceria com as plataformas Smiles e Multiplus. O visual da página inicial do JáCotei é confuso e traz muita informação reunida, na contramão da simplicidade adotada por outros sites que oferecem o mesmo tipo de serviço. Por outro lado, essa é uma das plataformas mais completas de comparação de preço e traz logo sugestões de ofertas de diversos sites participantes.

Obs.: O Já Cotei também possui plugin para Firefox e Chrome.

monitoramento de precos na internet ja cotei

Plugins para Monitoramento de Preços na Internet

O Baixou Agora é uma extensão para o navegador Google Chrome e Mozilla Firefox que auxilia os usuários a encontrar preços na internet mais baixos para os produtos. Por meio deste plugin ferramenta, é possível monitorar os preços na internet, comparar e visualizar o histórico dos preços dos mais variados produtos vendidos nos sites de comércio eletrônico brasileiros.

Uma vez que a extensão estiver instalada no navegador do usuário, a mesma irá funcionar da seguinte forma: Ao acessar um site de compras e pesquisar por determinado produto, será realizada automaticamente uma busca “silenciosa”, na Internet, por outras lojas virtuais que possuam a mesma mercadoria e que possuam um valor mais em conta. Em seguida, o menor preço e o nome do estabelecimento serão apresentados logo abaixo da barra de favoritos do navegador.

Caso o usuário queira realizar uma comparação mais completa de preços para o produto desejado, o mesmo poderá clicar no botão “Compare Preços”. Desse modo, será exibido um ranking – classificado pelo menor valor – com os demais sites pesquisados pelo plugin.

Ainda por meio da extensão, é possível executar duas importantes ações: visualizar o gráfico que demonstra a evolução dos preços do produto pesquisado e monitorar o mesmo. No caso deste último, o usuário poderá informar a extensão para que a mesma o avise quando o produto atingir determinada faixa de valor.

monitoramento-de-precos-na-internet-baixou-agora

Aplicativos para Monitoramento de Preços na Internet

O Buscapé é um aplicativo com versão Web, Android e iOS que possibilita a busca de produtos com ofertas de preços na internet. Na plataforma é possível comparar os preços entre diferentes lojas, conferir avaliações, detalhes do produto, mapas com as ofertas de lojas físicas. A compra pode ser efetuada diretamente no aplicativo.

O aplicativo Buscapé para celular foi o primeiro, no mercado brasileiro, que possibilitou comparar e comprar no mesmo ambiente. O consumidor tem acesso a recursos diversos, como: leitor de códigos de barras, visualização de ofertas em mapa, filtros de refinamento de busca, detalhes, avaliações de produtos e check-out da compra.

monitoramento-de-precos-na-internet-buscape

Outros Sites para Monitoramento de Preços na Internet

Econovia

O site comparador de preços EconoVia é especializado em eletrônicos, os produtos mais buscados por consumidores na Black Friday. A plataforma renova os preços de todos os itens, de diferentes lojas, em tempo real durante o evento. Também mostra o valor médio do item pesquisado e filtra os produtos pelos maiores descontos. Além disso, os usuários cadastrados na EconoVia podem definir o quanto estão dispostos a pagar por um produto e receber um alerta por e-mail ou Facebook, quando o preço atingir a margem desejada.

monitoramento de precos econovia

Promobit

O site Promobit é uma plataforma colaborativa que garimpa os melhores preços em vários segmentos do varejo na internet. O serviço possui mais de 20 categorias de compras e ofertas das maiores redes de varejo. A ideia é que os usuários compartilhem boas ofertas que encontrarem na Black Friday. A partir daí, a oferta ganha uma página, com histórico de preços e comentários de usuários. O site também oferece cupons de desconto e disponibiliza um fórum para que usuários discutam sobre os produtos.

Obs.: O Promobit também tem aplicativos para smartphones dos sistemas Android e iOS.

monitoramento de precos promobit

Monitoramento de Preços na Internet e Reclamações pelo Reclame Aqui

O site Reclame Aqui, já conhecido pelos consumidores como fonte de referência de reputação das lojas na internet, lançou neste ano uma página dedicada à Black Friday. As principais funcionalidades oferecidas são o ranking das lojas mais reclamadas e das lojas que estão oferecendo os melhores preços na internet.

Em parceria com o programa Mooba, o site também disponibiliza a consumidores um desconto extra de até 7%, além das ofertas anunciadas pelas lojas. Para conseguir os descontos, basta se cadastrar no Mooba com e-mail, Facebook ou conta do Reclame Aqui.

reclame aqui

No site do Reclame Aqui, o consumidor poderá fazer uma busca das promoções de acordo com o produto que está procurando, tendo como resultado a variação do preço desde o dia 26 de outubro até hoje, 24 de novembro. Através desse gráfico, é possível ver se o valor cresceu, diminuiu ou continuou o mesmo durante o período pré-Black Friday. A equipe do Reclame Aqui montou uma lista de quais foram os produtos mais reclamados até a véspera do evento. Confira:

Produto Nº de pesquisas
Smartphone 3533
iPhone (6, 6s, 7) 2373
Notebook 946
Smart TV 525
Celular 589
Geladeira 623
Ar condicionado 557
Playstation 4 862
Fogão 504
Xbox 626
Tênis 373
Sofá 417
Microondas 275
Zenfone (1,2,3) 808
Moto g4 451
Tablet 273
Galaxy s7 472

Monitoramento de Preços na Internet e Reclamações pelo PROCON

O PROCON-SP fará um plantão especial de atendimento para os consumidores durante a Black Friday. Pelo telefone 151, os consumidores poderão fazer reclamações e denunciar falsos descontos nos dias 24 e 25. Hoje o atendimento telefônico será realizado entre 6h e 22h.

Durante o final de semana, os consumidores também poderão registrar reclamações pelo site do PROCON-SP ou pelas redes sociais, por meio das páginas do órgão no Facebook e no Twitter.

Para as redes sociais, foi criada a hashtag #ProconSPdeolhonaBlackFriday, com a qual os internautas poderão denunciar problemas como maquiagem de desconto, cancelamento da compra sem justificativa, preços abusivos de frete, entre outros.

O Procon-SP também está monitorando desde setembro os preços de alguns produtos nos sites das principais redes varejistas. Desta forma, o órgão tenta checar se os descontos oferecidos são verdadeiros. Também serão checados casos de descumprimento à oferta e instabilidades nos sites que possam inviabilizar a conclusão da compra pelo consumidor, entre outros.

Em 2015, o plantão do Procon-SP na Black Friday fez 1.184 atendimentos pelo telefone. Os principais problemas relatados foram: maquiagem de desconto (28,3%), produto / serviço indisponível (26%), mudança de preço ao finalizar a compra (16,4%) e site intermitente (5,1%).

Segurança na Internet

Um grande risco relacionado ao uso da Internet é o do internauta pensar que não corre riscos, pois supõe que ninguém tem interesse em utilizar o seu computador. É justamente este tipo de pensamento que é explorado pelos hackers e invasores, pois, ao se sentir seguro, você pode achar que não precisa se prevenir. Conforme a cartilha de segurança para internet, alguns cuidados devem ser tomados ao acessar a internet:

Acesso a conteúdos impróprios ou ofensivos: ao navegar na internet você pode se deparar com páginas que contenham pornografia, que atentem contra a honra ou que incitem o ódio e o racismo. Denuncie este tipo de site às entidades responsáveis.

Contato com pessoas mal-intencionadas: existem pessoas que se aproveitam da falsa sensação de anonimato da internet para aplicar golpes, tentar se passar por outras pessoas e cometer crimes como, por exemplo, estelionato, pornografia infantil e sequestro. Estas pessoas também devem ser denunciadas.

Furto de identidade: assim como você pode ter contato direto com impostores, também pode ocorrer de alguém tentar se passar por você e executar ações em seu nome, levando outras pessoas a acreditarem que estão se relacionando com você, e colocando em risco a sua imagem ou reputação. Portanto, cuide bem dos seus dados pessoais e evite publicá-los na internet.

Furto e perda de dados: os dados presentes em seus equipamentos conectados à internet podem ser furtados e apagados, pela ação de ladrões, atacantes e códigos maliciosos. Uma prática recomendada é usar criptografia nos arquivos.

Invasão de privacidade: a divulgação de informações pessoais na internet pode comprometer a sua privacidade, de seus amigos e familiares e, mesmo que você restrinja o acesso, não há como controlar que elas não serão repassadas. Além disto, os sites costumam ter políticas próprias de privacidade e podem alterá-las sem aviso prévio, tornando público aquilo que antes era privado.



Divulgação de boatos: as informações na internet podem se propagar rapidamente e atingir um grande número de pessoas em curto período de tempo. Enquanto isto pode ser desejável em certos casos, também pode ser usado para a divulgação de informações falsas, que podem gerar pânico e prejudicar pessoas e empresas.

Dificuldade de exclusão: aquilo que é divulgado na internet nem sempre pode ser totalmente excluído ou ter o acesso controlado. Uma opinião dada em um momento de impulso pode ficar acessível por tempo indeterminado e pode, de alguma forma, ser usada contra você e acessada por diferentes pessoas, desde seus familiares até seus chefes.

Dificuldade de detectar e expressar sentimentos: quando você se comunica via internet não há como observar as expressões faciais ou o tom da voz das outras pessoas, assim como elas não podem observar você (a não ser que vocês estejam utilizando webcams e microfones). Isto pode dificultar a percepção do risco, gerar mal-entendido e interpretação dúbia.

Dificuldade de manter sigilo: no seu dia a dia é possível ter uma conversa confidencial com alguém e tomar cuidados para que ninguém mais tenha acesso ao que está sendo dito. Na internet, caso não sejam tomados os devidos cuidados, as informações podem trafegar ou ficar armazenadas de forma que outras pessoas tenham acesso ao conteúdo.

Plágio e violação de direitos autorais: a cópia, alteração ou distribuição não autorizada de conteúdos e materiais protegidos na internet pode contrariar a lei de direitos autorais e resultar em problemas jurídicos e em perdas financeiras.

É preciso, portanto, que você leve para a internet os mesmos cuidados e as mesmas preocupações que você tem no seu dia a dia, como por exemplo: visitar apenas lojas confiáveis, ficar atento quando “for ao banco” ou “fizer compras”, não passar informações a estranhos, não deixar a porta da sua casa aberta, etc.

Internet de Banda Larga

O Senado aprovou ontem (15) um projeto de lei que altera o Marco Civil da Internet e proíbe as operadoras de internet de estabelecer franquias de dados nos serviços de banda larga fixa. Com a aprovação do projeto pelo Senado, o texto segue para análise da Câmara dos Deputados.

Banda larga fixa é aquela instalada em imóveis através da linha telefônica fixa. A proibição de limites por parte das empresas, conforme o projeto, não vale para serviços de internet móvel, utilizados em tablets e smartphones.

Atualmente, o serviço de banda larga fixa é cobrado de acordo com a velocidade de navegação contratada, sem teto de uso da internet. Já o sistema que limita a quantidade de dados baixados, ou seja, que fixa uma franquia, funciona na internet móvel.

Em abril do ano passado, as operadoras passaram a oferecer a internet fixa por meio de franquias, o que gerou uma série de críticas por parte dos usuários. À época, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) disse que a alteração não violava as regras, mas algumas condições teriam de ser respeitadas.

Dez dias depois, contudo, a Anatel proibiu as operadoras de internet a criar franquias de dados de banda larga fixa. Há cerca de dois meses, voltou a surgir uma polêmica de que as franquias poderiam voltar a ser cobradas, mas a Anatel informou que não pretende reabrir o debate.

Últimas Notícias

Notícias, dicas e direito do consumidor - Reclame Aqui Notícias As principais notícias para o consumidor: direitos, dicas, recall, empresas mais reclamadas, cobrança indevida, fraudes, pesquisas. Fique por dentro das novidades com o site que é referência para o consumidor brasileiro.

Fonte 1
Fonte 2
Fonte 3

suno research recomendação

17 thoughts on “Monitoramento de Preços na Internet: Veja Aqui o que Realmente está Barato!

  1. Rodolfo Oshiro Reply

    Uo,

    É… eu dei uma olhada.. a maioria era a metade do dobro … tinha algumas promoções .. mas a maioria de tipo 10% .. nao mudou a vida de ninguem …

    Abs,

    • Ábaco Líquido Post authorReply

      As promoções que peguei foram desta ordem mesmo, 10%, mas talvez esta seja a última chance de comprar ‘barato’ no ano. Com natal chegando aí tudo tende a ficar mais caro mesmo.
      Abraço!

  2. viverdedividendos Reply

    Na BF quase nunca compro produto deixo mais pra comprar software, nessa mesmo comorei um bandle com mais de 10

    • Ábaco Líquido Post authorReply

      Nesta BF comprei fraldas para o Uozinho e um smartphone para a Srta. Bife.
      Valeu!

    • Ábaco Líquido Reply

      Rapaz, testei todos hoje, estão praticamente no mesmo nível, porém nenhum deles conseguiu detectar a melhor promoção para o celular que acabei de comprar, ou seja, eles podem até ajudar, mas se vc não garimpar manualmente através do Google vai pagar mais caro. E para fralda, que também comprei hoje, passaram longe do menor preço. Vou fazer um post a respeito.

  3. GAÚCHO POBRE Reply

    acabei de confirmar que fui enrolado rsrsrs comprei um tênis que no anuncio tinha 70% desconto quando na verdade apenas 30% kkkk É o que digo sempre, cultura, e a do brasileiro é complicada.

    valeu pelas dicas abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.