Monitoramento de Preços na Internet: Veja Aqui o que Realmente está Barato!

O momento mais aguardado do ano para todos os consumidores do Brasil e do mundo chegou: a Black Friday! E agora, como saber se o preço realmente está bom?! Antigamente o consumidor precisava ficar acompanhando e anotando os preços ao longo de todo o ano, mas hoje isto não é mais necessário, com ferramentas automatizadas os preços passados são apresentados ao usuário através de gráficos e alarmes podem ser configurados com os preços desejados. Avaliamos os principais sites e aplicativos de monitoramento de preços na internet. Confira.


728x90

Monitoramento de Preços na Internet

Estou monitorando o preço de um smartphone há algumas semanas e notei uma diminuição dos preço na internet nos últimos dias. Porém, hoje, em plena Black Friday, os preços aumentaram. Vejam o gráfico abaixo:

zoom precos

A esperança é que o preço caia até a próxima segunda quando ocorrerá a Cyber Monday. Será? Além do Zoom estou usando para monitorar os preços na internet o plugin Baixou Agora instalado no Chrome que permite o monitoramento das mudanças de preço de um determinado produto cadastrado. A exemplo do site Zoom, o plugin Baixou Agora permite definir um aviso quando o preço for menor que um valor desejado conforme mostra a figura abaixo:

baixou agora

A exemplo da funcionalidade gráfica de monitoramento de preços na internet do Zoom, O plugin Baixou Agora permite também visualizar o gráfico de preços históricos do produto conforme mostra a figura abaixo:

baixou agora

O plugin possui uma funcionalidade que apresenta uma barra de alerta no topo da página informando se o preço de um produto pesquisado na internet possui um similar em outo site com preço melhor. Veja no destaque da figura abaixo:

monitoramento de precos na internet celular

 

Sites para Monitoramento de Preços na Internet

Zoom

Criado pelos fundadores do Bondfaro após a venda do site para o BuscaPé, o Zoom está no ar desde setembro de 2010. O site aposta no serviço de auxílio à compra de produtos na internet como arma para se tornar referência no setor. Ao acessar o Zoom, o usuário tem acesso não só a comparações de preços na internet, mas também a resenhas e textos explicativos sobre determinados produtos.

O site oferece ainda filtros que separam celulares, TVs e notebooks por prioridade. Assim, o Zoom indica ao comprador qual o melhor smartphone para assistir TV ou ouvir música, por exemplo. O Zoom trabalha com o modelo de lojas parceiras e apresenta como diferencial de mercado a garantia de reembolso para produtos que não chegarem ao comprador.

Obs.: O Zoom também possui aplicativos para Android e iOS.

monitoramento de precos na internet zoom

Reduza

O Reduza é um site que busca descontos em mais de 100 lojas cadastradas e pode ajudar quem busca economizar ainda mais na Black Friday Brasil 2016. O site tem funcionamento simples e requer apenas que o usuário tenha o link do produto que quer comprar. Assim, a plataforma pode dar mais alternativas de cupons ou indicar um local mais barato para adquiri-lo. Saiba como usar o Reduza e economize não apenas na Black Friday, mas também em qualquer outra compra – já que ele funciona durante todo o ano.

O Reduza é uma ferramenta web que permite comparar ofertas, agregar cupons, descontos e, segundo o próprio site, reduzir preços. Basta colocar o link do produto que você encontrou e clicar em “Reduzir Preço”. A partir daí, o serviço encontra o melhor preço, colocando até mesmo os descontos localizados e exibindo um link para as lojas, junto com o percentual de redução encontrados (a prazo e a vista). Um ponto em que o serviço se destaca é na exibição dos descontos na compra a vista ou a prazo. Desse modo, o usuário pode analisar com calma e escolher a opção que melhor se enquadra em sua situação econômica.

Obs.: O Reduza também possui plugin para Firefox e Chrome.

monitoramento de precos na internet reduza

Bizoo

O Bizoo é um site de comparação e monitoramento de preços na internet com uma proposta diferente: além de informar os preços mais baratos, o serviço também incentiva que as pessoas pechinchem o preço final. A plataforma afirma que a diferença economizada será creditada diretamente na conta bancária do usuário. A plataforma de negociação que permite ao usuário visualizar o histórico de variação dos valores das mercadorias em até um ano.

monitoramento de precos na internet bizoo

Já Cotei

O JáCotei é um site de comparar e monitorar preços de produtos em várias lojas da Internet. O serviço tem diversas categorias e subcategorias para organizar o catálogo de ofertas, além de trazer um programa de milhagem e parceria com as plataformas Smiles e Multiplus. O visual da página inicial do JáCotei é confuso e traz muita informação reunida, na contramão da simplicidade adotada por outros sites que oferecem o mesmo tipo de serviço. Por outro lado, essa é uma das plataformas mais completas de comparação de preço e traz logo sugestões de ofertas de diversos sites participantes.

Obs.: O Já Cotei também possui plugin para Firefox e Chrome.

monitoramento de precos na internet ja cotei

Plugins para Monitoramento de Preços na Internet

O Baixou Agora é uma extensão para o navegador Google Chrome e Mozilla Firefox que auxilia os usuários a encontrar preços na internet mais baixos para os produtos. Por meio deste plugin ferramenta, é possível monitorar os preços na internet, comparar e visualizar o histórico dos preços dos mais variados produtos vendidos nos sites de comércio eletrônico brasileiros.

Uma vez que a extensão estiver instalada no navegador do usuário, a mesma irá funcionar da seguinte forma: Ao acessar um site de compras e pesquisar por determinado produto, será realizada automaticamente uma busca “silenciosa”, na Internet, por outras lojas virtuais que possuam a mesma mercadoria e que possuam um valor mais em conta. Em seguida, o menor preço e o nome do estabelecimento serão apresentados logo abaixo da barra de favoritos do navegador.

Caso o usuário queira realizar uma comparação mais completa de preços para o produto desejado, o mesmo poderá clicar no botão “Compare Preços”. Desse modo, será exibido um ranking – classificado pelo menor valor – com os demais sites pesquisados pelo plugin.

Ainda por meio da extensão, é possível executar duas importantes ações: visualizar o gráfico que demonstra a evolução dos preços do produto pesquisado e monitorar o mesmo. No caso deste último, o usuário poderá informar a extensão para que a mesma o avise quando o produto atingir determinada faixa de valor.

monitoramento-de-precos-na-internet-baixou-agora

Aplicativos para Monitoramento de Preços na Internet

O Buscapé é um aplicativo com versão Web, Android e iOS que possibilita a busca de produtos com ofertas de preços na internet. Na plataforma é possível comparar os preços entre diferentes lojas, conferir avaliações, detalhes do produto, mapas com as ofertas de lojas físicas. A compra pode ser efetuada diretamente no aplicativo.

O aplicativo Buscapé para celular foi o primeiro, no mercado brasileiro, que possibilitou comparar e comprar no mesmo ambiente. O consumidor tem acesso a recursos diversos, como: leitor de códigos de barras, visualização de ofertas em mapa, filtros de refinamento de busca, detalhes, avaliações de produtos e check-out da compra.

monitoramento-de-precos-na-internet-buscape

Outros Sites para Monitoramento de Preços na Internet

Econovia

O site comparador de preços EconoVia é especializado em eletrônicos, os produtos mais buscados por consumidores na Black Friday. A plataforma renova os preços de todos os itens, de diferentes lojas, em tempo real durante o evento. Também mostra o valor médio do item pesquisado e filtra os produtos pelos maiores descontos. Além disso, os usuários cadastrados na EconoVia podem definir o quanto estão dispostos a pagar por um produto e receber um alerta por e-mail ou Facebook, quando o preço atingir a margem desejada.

monitoramento de precos econovia

Promobit

O site Promobit é uma plataforma colaborativa que garimpa os melhores preços em vários segmentos do varejo. O serviço possui mais de 20 categorias de compras e ofertas das maiores redes de varejo. A ideia é que os usuários compartilhem boas ofertas que encontrarem na Black Friday. A partir daí, a oferta ganha uma página, com histórico de preços e comentários de usuários. O site também oferece cupons de desconto e disponibiliza um fórum para que usuários discutam sobre os produtos.

Obs.: O Promobit também tem aplicativos para smartphones dos sistemas Android e iOS.

monitoramento de precos promobit

Monitoramento de Preços na Internet e Reclamações pelo Reclame Aqui

O site Reclame Aqui, já conhecido pelos consumidores como fonte de referência de reputação das lojas online, lançou neste ano uma página dedicada à Black Friday. As principais funcionalidades oferecidas são o ranking das lojas mais reclamadas e das lojas que estão oferecendo os melhores preços na internet.

Em parceria com o programa Mooba, o site também disponibiliza a consumidores um desconto extra de até 7%, além das ofertas anunciadas pelas lojas. Para conseguir os descontos, basta se cadastrar no Mooba com e-mail, Facebook ou conta do Reclame Aqui.

reclame aqui

No site do Reclame Aqui, o consumidor poderá fazer uma busca das promoções de acordo com o produto que está procurando, tendo como resultado a variação do preço desde o dia 26 de outubro até hoje, 24 de novembro. Através desse gráfico, é possível ver se o valor cresceu, diminuiu ou continuou o mesmo durante o período pré-Black Friday. A equipe do Reclame Aqui montou uma lista de quais foram os produtos mais reclamados até a véspera do evento. Confira:

Produto Nº de pesquisas
Smartphone 3533
iPhone (6, 6s, 7) 2373
Notebook 946
Smart TV 525
Celular 589
Geladeira 623
Ar condicionado 557
Playstation 4 862
Fogão 504
Xbox 626
Tênis 373
Sofá 417
Microondas 275
Zenfone (1,2,3) 808
Moto g4 451
Tablet 273
Galaxy s7 472

Monitoramento de Preços na Internet e Reclamações pelo PROCON

O PROCON-SP fará um plantão especial de atendimento para os consumidores durante a Black Friday. Pelo telefone 151, os consumidores poderão fazer reclamações e denunciar falsos descontos nos dias 24 e 25. Hoje o atendimento telefônico será realizado entre 6h e 22h.

Durante o final de semana, os consumidores também poderão registrar reclamações pelo site do PROCON-SP ou pelas redes sociais, por meio das páginas do órgão no Facebook e no Twitter.

Para as redes sociais, foi criada a hashtag #ProconSPdeolhonaBlackFriday, com a qual os internautas poderão denunciar problemas como maquiagem de desconto, cancelamento da compra sem justificativa, preços abusivos de frete, entre outros.

O Procon-SP também está monitorando desde setembro os preços de alguns produtos nos sites das principais redes varejistas. Desta forma, o órgão tenta checar se os descontos oferecidos são verdadeiros. Também serão checados casos de descumprimento à oferta e instabilidades nos sites que possam inviabilizar a conclusão da compra pelo consumidor, entre outros.

Em 2015, o plantão do Procon-SP na Black Friday fez 1.184 atendimentos pelo telefone. Os principais problemas relatados foram: maquiagem de desconto (28,3%), produto / serviço indisponível (26%), mudança de preço ao finalizar a compra (16,4%) e site intermitente (5,1%).


Banner 300x250 Telefonia

Últimas Notícias

Notícias, dicas e direito do consumidor - Reclame Aqui Notícias As principais notícias para o consumidor: direitos, dicas, recall, empresas mais reclamadas, cobrança indevida, fraudes, pesquisas. Fique por dentro das novidades com o site que é referência para o consumidor brasileiro.

 

Fonte 1
Fonte 2
Fonte 3

Tópicos Relacionados

14 comentários sobre “Monitoramento de Preços na Internet: Veja Aqui o que Realmente está Barato!

Comente...