Um Ano de Abacus Liquid, Estatísticas do Site e Reativação do Blog d’Uó!

Neste mês, o site completou 1 ano de funcionamento. O primeiro post foi ao ar na primeira semana de agosto de 2016 em caráter experimental e, desde então, foram publicados 195 artigos. Neste período, o site teve uma aceitação muito bacana e recebeu 5.269 comentários. No primeiro mês, o Abacus Liquid obteve singelos 10.073 acessos mas fechou o ano de 2016 com 242.299 acessos. Em 2017 os acessos explodiram e o site recebeu mais 1.862.484 acessos. Desta forma estamos hoje com mais de 2 milhões de acesso registrados, e tudo isto em apenas 1 ano de blog. Neste post iremos apresentar as estatísticas colhidas através do Google Analytics e formatar uma espécie de Midia Kit.

Além do site Abacus Liquid, lancei também o site Web Informado, em dezembro do ano passado, que já registrou até o momento mais de 600 mil acessos. O objetivo deste site é apresentar ao público algumas pesquisas que realizo na internet como esta apresentada abaixo dos smartphones mais vendidos em 2017.

midia kit para site

Nesta semana reativei também o antigo Blog d’Uó! Esta já era uma reivindicação antiga de leitores que não se acostumaram com o novo site. Irei utilizar este blog para publicar assuntos mais amenos e também para acessar a finansfera através do novo blogroll que conta hoje com 169 blogs cadastrados.

midia kit para blog

Redes Sociais

Acredito que as mídias de redes sociais digitais tornaram-se importante canal de comunicação e divulgação de ideias. Desta forma estou atuando hoje em 4 canais sociais: Facebook, Twitter, Google Plus e LnkedIn.

LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social que uso relativamente pouco. Apenas quando tenho algum assunto em temas como carreira e profissão, faço a publicação do artigo na minha linha do tempo. A conta que uso para isto é minha própria conta pessoal. Se você acompanha o blog aqui e tem um conta no LinkedIn então me mande um convite que aceitarei com satisfação.

midia kit exemplo linkedin

Google+

O Google Plus é outra rede social que uso pouco, mas sempre que tenho um novo post, faço a publicação na minha conta. Penso que a Google precisa melhorar esta rede social pois, caso contrário, irá morrer como o Orkut pois noto que o engajamento é muito baixo. Caso você faça parte desta rede e goste de ler artigos por lá, me siga pois estou sempre colocando uma novidade na minha linha do tempo.

midia kit exemplo google plus

Twitter

Sou fã do Twitter pois é quase um broadcast em tempo real. Acesso esta rede social diariamente, geralmente no início do dia e no início da tarde. Além de ser bacana para acompanhar as últimas notícias da agenda econômica e do mundo das celebridades (ops), uso minha para divulgar os artigos dos blogs. Também acho interessante para trocar mensagens rápidas com os colegas. Me siga lá.

midia kit exemplo twitter

Facebook

É no Facebook que sou mais atuante. Acesso a rede social no início e no fim da manhã, bem como no início e no fim da tarde. Lá mantenho minha fanpage e dois grupos de discussão. A fanpage Portal de Investimentos d’Uó conta hoje com mais de 3.000 curtidas. Se você ainda não curtiu a página então faça isto agora, rs.

midia kit exemplo facebook

Sou o criador e o administrador do grupo sobre imposto de renda e restituição que pode ser acessado neste link.

midia kit facebook grupos

Sou também o criador e o administrador do grupo sobre cartões de crédito que pode ser acessado neste link.

midia kit facebook fanpage

Além disto participo de vários grupos de traders, finanças, investimentos, economia, política, fórmula 1, séries, piadas, psicologia, sociologia, loucos por Opala, futebol, filmes, compra e venda de roupas, celulares e outras bugigangas.

Google Analytics

O Google Analytics é um serviço gratuito oferecido pela Google no qual, ao ativar-se o serviço por intermédio de uma conta do Google, e ao cadastrar-se um site recebe-se um código para ser inserido na página cadastrada e, a cada exibição, estatísticas de visitação são enviadas ao sistema e registradas.

Foi criado principalmente como um auxilio aos webmasters para otimizar seus sites para campanhas de marketing e para o Google AdSense. É incorreto pensar que este serviço resolve os problemas de um site automaticamente sem um webmaster por trás, ele apenas demonstra as informações para que sejam corrigidas.

O sistema foi modelado com o sistema de estatísticas Urchin, da Urchin Software Corporation, adquirida pela Google em abril de 2005.

O Google Analytics é capaz de identificar a taxa de exibição e hit de uma página, localização geográfica do visitante, forma com a qual chegou na página (através de links de outros sites, buscador, AdSense ou diretamente pelo endereço), sistema operacional, navegador, navegador e sistema operacional combinados e suas versões, resolução de tela, Java, reprodutor de flash instalado, entre outros, em períodos diários, semanais, mensais e anuais.

Embora muitas pessoas vejam o Google Analytics apenas como uma ferramenta de monitoramento de tráfego, na verdade ele funciona como uma poderosa ferramenta para tomada de decisões em negócios relacionados à Internet.

Visualizações de Páginas

Visitas e visitantes são duas métricas diferentes. Número de visitantes (ou visitantes únicos) é o número de pessoas que visitaram o site, independente da quantidade de vezes que o fez. Já o número de visitas quantifica quantas vezes o site foi acessado, sem levar em consideração a quantidade de pessoas. O acompanhamento dessas métricas é importante pois nos mostra diretamente a audiência do site ou blog.

Visualizações de página corresponde o total de vezes que as páginas do site foram acessadas. Por exemplo, se o usuário acessar duas vezes uma página ou clicar em atualizar, uma segunda visualização é registrada. Já as visualizações de páginas únicas reúnem todas as visualizações de um usuário durante a mesma sessão e considera só uma visualização por visita. Exemplo: se um visitante acessar duas vezes a mesma página, serão registradas duas visualizações de página, porém uma visualização de página única.

De janeiro a agosto de 2017, o site obteve 1.862.484 visualizações de páginas sendo 1.563.169 visualizações de páginas únicas.

google analytics comportamento visao geral

A taxa de rejeição (76,18%) apresenta a porcentagem de pessoas que acessam apenas uma página do site e não continuam a navegação para uma segunda página. A porcentagem de saída (69,35%), por sua vez, mostra a porcentagem de visitantes que estavam em determinada página e saíram do site. Contudo, ao contrário da taxa de rejeição, a porcentagem de saída não leva em consideração se é, ou não, a primeira página do site visualizada por um visitante.

Origem do Tráfego

Uma busca orgânica (organic search) é o processo que faz com que os usuários da World Wide Web possam realizar pesquisas na rede através de motores de busca como o Google. A busca é realizada através de palavras-chaves e os resultados são apresentados ao usuário ordenadamente por relevância de conteúdo. Ao clicar em um resultado, o suário é direcionado a um determinado site. Daí é contabilizada uma origem por busca orgânica.

Um acesso direto (direct) ocorre quando, por exemplo, o acesso ao site se dá por um link favoritado ou quando se digita a url no navegador. Já os acessos a partir de redes sociais (Blogger, Facebook, etc) são contabilizados como social. Por fim, os acessos a partir de links em outros sites são contabilizados como referral. A maior parte do tráfego ao site vem de busca orgânica (83%). Os acessos diretos correspondem a 11%. Redes sociais contribuem com 3% e o restante vem de acesso por referência.

google analytics canais

Dispositivos

A maior parte dos usuários (65%) acessam o site através de computador desktop/notebook. 33% dos usuários acessam o site via dispositivos mobile (smartphones e afins) e apenas 2% via tablet.

google analytics dispositivos

Dados Demográficos

A maior parte dos usuários tem entre 25 e 34 anos de idade e é do sexo masculino (53%).

google analytics informacoes demograficas

Estatísticas do WordPress

O WordPress também oferece algumas estatísticas interessantes. Na figura abaixo são apresentadas as principais fontes de tráfego para o site. Aproveito para agradecer aos colegas Corey, Viver de Construção e Seu Madruga que são importantes fontes de visitantes para o site, bem como os demais membros da finansfera.

midia kit exemplo referencia

Finalmente temos as estatísticas de cliques no site.

midia kit exemplo cliques

suno research recomendação

20 comentários em “Um Ano de Abacus Liquid, Estatísticas do Site e Reativação do Blog d’Uó!

  1. viverdedividendos Responder

    Fala UO

    Belo trabalho vc merece esses resultados.

    Já já me passa hein kkkk

    Ps. Num tem como liberar para respondermos um comentário de outro leitor ?

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Obrigado Viver! Posso até te passar em faturamento de blog, mas dificilmente te passarei em faturamento pessoal, rs.
      Configurei dois níveis de respostas, só para não ficar muito encadeado pois no Mobile fica difícil de ler.
      Abraço!

  2. Investidor Futurista Responder

    Parabéns! um excelente trabalho você esta fazendo na internet! Plantou bastante e agora esta colhendo os frutos com uma grande quantidade de acessos nos seus sites!! Reativou agora ativou o antigo blog, ai sim, mais conteúdo bom pra galera!!
    Abraço

  3. ANDRE R AZEVEDO Responder

    É isso aí, Uó! Após um trabalho sério e eficiente, os resultados aparecem! Parabéns!

    Só não entendi como vc consegue fazer tudo isso com apenas 3 horas diárias rsrs Explica para a gente!

    Abração!

    P.S: o WordPress não permite que vc elimine a confirmação de email para acompanhar o post? Acho meio sacal isso… Fica essa sugestão para melhorar o site! 🙂

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Valeu André!
      Sobre o tempo, mas dar uma zipada nas tarefas, rs
      Vou ver esta questão do email.
      Abraço!

  4. Viver de Construção Blog Responder

    Fala Uó!

    Legal cara, fico feliz em ver seu crescimento, e não é atoa: O tanto de coisa que você faz me deu preguiça só de ler, mas, o resultado disto é o profissionalismo e os resultados financeiros, frutos de tanto trabalho (excelente) de sua parte.

    E mandar leitores para o seu blog já é de praxe haha.

    Abração e sucesso sempre amigo

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Obrigado Viver!
      Mas o grande segredo está em você não encarar a coisa como trabalho. Fazer divertindo é muito mais produtivo,rs.
      Abraço!

  5. Investidor Inglês Responder

    Olá Uó!

    Parabéns pelo trabalho! Digno de nota! parabéns!

    Interessante citar celebridades no twitter e aparecer um tweet meu! ahuahauhahuau *estou longe, muito longe de ser….

    PS: Obrigado pela merchan!

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Fala Inglês, de celebridades no meu Twitter vc está perdendo só para a Paolla Oliveira, rs.
      Abraço!

  6. BPM Responder

    Uó,

    Tá tendo tempo pra dormir, comer e namorar? kkkkkkk

    Caraca, uma máquina da net!

    Abraço!

  7. Stifler Pobre Responder

    Parabéns Uó ou Alexandre não sei como você gosta mais de ser chamado rs !!

    Meio off-topic, mas me diz uma coisa, você costuma no seu blog usar Tags H1, usar alt na descrição das imagens? dizem que isso faz melhorar o tráfego !!! No blogger pelo que percebi é meio limitado 🙁

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Opa Stifler!
      Pode me chamar como desejar.
      Este tipo de SEO in page funcionava mais no passado, mas eu faço sim, é importante.
      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.