Estatísticas do ENEM 2015

Palavras-chave: melhores escolas enem

Sabemos que o sistema de educação no Brasil vai de mal a pior – em todos os níveis: fundamental, médio e superior. O grau de conhecimento dos alunos que se formam a cada ano está cada vez mais deteriorado e na rede pública a situação é ainda mais grave. Uma reforma escolar do ensino médio que começa a tramitar no governo já é esperada há anos. Porém, o que se viu até agora foram mais críticas do que elogios. De qualquer forma, os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2015 reforçam a necessidade de se reformar o ensino atual no Brasil. Os dados mostram o que todo mundo já sabe: quanto maior o nível socioeconômico do aluno, melhor é o desempenho, o que confirma a enorme desigualdade do ensino médio no país.

educacao-enem

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou ontem (04) as notas por escolas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2015.

Os resultados contemplam as 14.998 escolas que cumpriram o critério de ter pelo menos dez alunos participantes do ENEM 2015 e ter taxa de participação igual ou superior a 50%.

Foram contabilizados os 1.212.908 estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio regular, declarados no Censo da Educação Básica de 2015 e que realizaram as quatro provas objetivas e a prova de redação do exame no ano passado, recebendo nota maior que zero nas avaliações objetivas e não tendo sido eliminados na avaliação de redação.

 

 

O desempenho dos alunos subiu em Redação e em Ciências Humanas. Porém, caiu em Matemática e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Natureza e suas Tecnologias. Para Maria Inês Fini, presidente do INEP, esse resultado reforça a importância da Reforma do Ensino Médio anunciada pelo Ministério da Educação em meados de setembro.

Vale lembrar que toda e qualquer comparação entre escolas pertencentes a contextos diferentes sem a devida ponderação entre o desempenho e os diferentes fatores intra e extra escolares a ele associados é considerada indevida. Por isto, o governo federal não divulga os dados de média geral das provas em um formato de ranking.

Em nota o INEP salienta:

Os resultados devem ser considerados com cautela, uma vez que a participação dos estudantes no exame é voluntária. Diante da heterogeneidade de contextos onde as escolas estão inseridas, torna-se necessário considerar o resultado do desempenho dos alunos associado aos diferentes fatores que caracterizam estes contextos.

Feitas as devidas considerações acerca das diferentes realidades e sem realizar cortes que levem em conta por exemplo o porte da escola ou a condição socioeconômica dos alunos, uma análise que considera apenas a nota das provas objetivas mostra que das 100 escolas com maior nota média, 97 são privadas. As outras três são colégios federais.

Este resultado confirma a tese de que o ENEM, basicamente, consagra as escolas que fazem seleção dos seus alunos conforme diz Francisco Soares, ex-presidente do INEP:

Entre as melhores classificadas, um primeiro fato a considerar é que as privadas selecionam primeiro seus alunos pela renda e também pelo desempenho em provas. Esta seleção é frequentemente feita ao longo dos anos, convidando os estudantes mais fracos a saírem. As escolas públicas que estão nas melhores colocações são também aquelas que admitem seus alunos através de difíceis vestibulares.

O resultado confirma que existe um grande gap entre as escolas da rede privada e da rede pública. Embora as escolas públicas representem 58,2% do total de escolas, elas só respondem por 0,3% das 100 escolas com as médias mais altas, e 4,9% das mil escolas com as maiores médias.

Um análise das médias das escolas nas quatro provas objetivas mostra que a diferença de financiamento direto na escola também reflete o desempenho médio dos estudantes. A comparação entre as mil escolas com as maiores médias revela que 951 escolas são privadas e as demais são colégios públicos de regime e orçamento diferenciados, incluindo a prática, em alguns casos, de vestibulinho para selecionar novos alunos.

enem notas

ENEM: Método eficaz de seleção ou apenas um “vestibulão” que beneficia apenas os mais ricos?!

Escolas com Maiores Médias

Conforme levantamento do portal G1, pelo terceiro ano consecutivo o Objetivo Colégio Integrado de São Paulo ocupa a primeira posição. A escola é privada e tem nível socioeconômico alto com porte considerado pequeno (só 41 estudantes estavam matriculados no último ano do ensino médio em 2015). Confira abaixo a lista das 20 melhores escolas no ENEM 2015…

  1. Objetivo Colégio Integrado (São Paulo/SP) – privada – média 751,29
  2. Etapa III Colégio (São Paulo/SP) – privada – média 736,34
  3. Ari de Sá Cavalcante Sede Mario Mamede Colégio (Fortaleza/CE) – privada – média 733,67
  4. Ari de Sá Cavalcante Colégio – Major Facundo (Fortaleza/CE) – privada – média 727,11
  5. Colégio Bernoulli – Unidade Lourdes (Belo Horizonte/MG) – privada – média 725,27
  6. Christus Colégio Pré-Universitário (Fortaleza/CE) – privada – média 724,24
  7. Instituto Dom Barreto (Teresina/PI) – privada – média 717,82
  8. Farias Brito Colégio de Aplicação (Fortaleza/CE) – privada – média 715,91
  9. Fibonacci Colégio (Ipatinga/MG) – privada – média 714,94
  10. Vértice Colégio Unidade II (São Paulo/SP – privada) – média 710,68
  11. Farias Brito Colégio Pré-Vestibular Central (Fortaleza/CE) – privada – média 708,16
  12. Colégio Ipiranga (Petrópolis/RJ – privada) – média 706,93
  13. Móbile Colégio (São Paulo/SP) – privada – média 706,69
  14. Colégio Santo Antonio (Belo Horizonte/MG) – privada – média 706,49
  15. Colégio Bionatus II (Campo Grande/MS) – privada – média 705,56
  16. Coleguium (Belo Horizonte/MG) – privada – média 705,38
  17. Colégio Olimpo (Brasília/DF) – privada – média 704,95
  18. Colégio e Curso Ponto de Ensino (Niterói/RJ) – privada – média 704,59
  19. Colégio Olimpo Integral (Goiânia/GO) – privada – média 704,03
  20. Sistema Elite de Ensino (Rio de Janeiro/RJ) – privada – média 703,73

A lista das 20 “melhores escolas” no ENEM não incluiu colégios públicos. A escola pública mais bem colocada entre as 100 com maiores médias é o Colégio de Aplicação da UFV (Coluni), de Viçosa (MG), na 33ª colocação. Confira abaixo a lista das 10 melhores escolas públicas no ENEM 2015…

  1. Colégio de Aplicação da UFV – Coluni (Viçosa/MG) – federal – média 690,52
  2. Colégio Politécnico da UFSM (Santa Maria/RS) – federal – média 690,26
  3. Colégio de Aplicação da UFPE (Recife/PE) – federal – média 677,84
  4. Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Barbacena/MG) – federal – média 659,14
  5. Etec de São Paulo (São Paulo/SP) – estadual – média 656,62
  6. Centro de Ensino Médio Tiradentes (Porto Alegre/RS) – estadual – média 652,79
  7. Colégio Militar de Belo Horizonte (Belo Horizonte/MG) – federal – média 652,03
  8. Colégio Técnico Industrial Prof. Isaac Portal Roldan Unesp (Bauru/SP) – estadual – média 650,32
  9. Colégio Pedro II campus Niterói (Niterói/RJ) – federal – média 647,20
  10. Colégio Pedro II campus Centro (Rio de Janeiro/RJ) – federal – média 644,76

Três escolas estaduais estão na lista acima sendo uma é escola técnica, um colégio militar, e uma escola vinculada a uma universidade pública estadual.

Escolas com Menores Médias

Conforme levantamento do portal G1, das mil escolas com menores médias no Enem 2015, só 15 são privadas. Já considerando as mil escolas com maiores médias, 951 são particulares, 30 são federais, dez têm ensino técnico, seis são colégios de aplicação e três são militares.

melhores escolas enem

O nível socioeconômico de uma escola é definido pelo INEP de acordo com o padrão de vida das famílias. Os indicadores considerados são a escolaridade dos pais, a posse de bens e a contratação de servidores pelas famílias dos estudantes.

Considerando este indicador, é possível notar que o padrão de vida dos alunos não é garantia de que a escola tenha sempre os melhores desempenhos: na lista de mil escolas com as menores médias, 39 são de nível socioeconômico médio alto, 186 são de nível médio, e 364 têm nível médio baixo. Outras 350 escolas têm nível baixo, e 40 são de nível muito baixo.

Porém, a falta de relação não se repete no outro extremo: no grupo das mil escolas brasileiras com as médias mais altas no Enem 2015, 786 escolas (ou 78,6% do total) têm alunos com o mais alto padrão de vida brasileiro. Outras 149 escolas têm padrão alto, 7 escolas têm padrão médio alto e só duas escolas são de padrão médio.

Outros Indicadores

Formação dos Professores

A quantidade de professores que possui o diploma de licenciatura na área em que leciona é um importante indicador de avaliação das escolas. A comparação entre as mil maiores as mil menores médias mostra que o melhor desempenho dos estudantes coincide com a melhor formação dos professores. No primeiro grupo, das médias mais altas, a média de professores com a formação adequada, sobre o total de docentes, é de 70,58%. Já no grupo das médias mais baixas, esse indicador cai para 47,92%.

Porte da Escola

No grupo das maiores médias, o porte das escolas é, na maioria dos casos, muito pequeno: 28,7% das escolas tinham, em 2015, até 30 alunos matriculados no último ano do ensino médio, e 26,5% tinham mais de 90 alunos concluintes. Já entre as mil escolas com as menores médias, em 18,1% delas havia até 30 alunos concluintes do ensino médio matriculados; 39% das escolas tinham mais de 90 alunos.

Zona Urbana x Zona Rural

Em geral, as escolas rurais são pequenas e, em certos casos, têm tão poucos alunos que estudantes de vários anos são reunidos em classes multisseriadas. Por isso, entre as 14.998 escolas que tiveram a nota do ENEM divulgada, apenas 454 estão na zona rural. Dessas, só uma conseguiu entrar na lista das mil melhores escolas, trata-se de uma escola pública vinculada a uma universidade federal em Minas Gerais.

Melhores Escolas ENEM

O portal UOL elaborou um “ranking” que classifica as escolas de acordo com a média simples das notas das escolas nas 4 áreas do conhecimento (somando-se as notas e as dividindo por 4). Não foi considerada a nota da redação e só entraram na lista escolas que obtiveram 60% ou mais de índice de permanência. Confira abaixo:

1 – OBJETIVO COLEGIO INTEGRADO (São Paulo/SP)

MÉDIA GERAL: 751,29
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: De 60% a 80%
Total de alunos: 41 / Alunos participantes: 41


2 – INST DOM BARRETO (Teresina/PI)

MÉDIA GERAL: 717,82
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 129 / Alunos participantes: 124


3 – FIBONACCI COLEGIO (Ipatinga/MG)

MÉDIA GERAL: 714,94
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: De 60% a 80%
Total de alunos: 44 / Alunos participantes: 43


4 – VERTICE COLEGIO UNIDADE II (São Paulo/SP)

MÉDIA GERAL: 710,68
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 77 / Alunos participantes: 75


5 – FARIAS BRITO COLEGIO PRE-VESTIBULAR CENTRAL (Fortaleza/CE)

MÉDIA GERAL: 708,16
Rede: Privada
NSE*: Alto
Índice de permanência: De 60% a 80%
Total de alunos: 95 / Alunos participantes: 90


6 – COLEGIO IPIRANGA (Petrópolis/RJ)

MÉDIA GERAL: 706,93
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: De 60% a 80%
Total de alunos: 44 / Alunos participantes: 41


7 – MOBILE COLEGIO (São Paulo/SP)

MÉDIA GERAL: 706,69
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 146 / Alunos participantes: 124


8 – COLEGIO SANTO ANTONIO (Belo Horizonte/MG)

MÉDIA GERAL: 706,49
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: De 60% a 80%
Total de alunos: 256 / Alunos participantes: 251


9 – COLEGUIUM (Belo Horizonte/MG)

MÉDIA GERAL: 705,38
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: De 60% a 80%
Total de alunos: 25 / Alunos participantes: 25


10 – COL OLIMPO (Brasília/DF)

MÉDIA GERAL: 704,95
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: De 60% a 80%
Total de alunos: 77 / Alunos participantes: 73


11 – COLEGIO SANTA MARCELINA (Belo Horizonte/MG)

MÉDIA GERAL: 701,61
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 55 / Alunos participantes: 55


12 – COLEGIO MAGNUM AGOSTINIANO – NOVA FLORESTA (Belo Horizonte/MG)

MÉDIA GERAL: 698,62
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 188 / Alunos participantes: 185


13 – COLEGIO COGNITIVO (Recife/PE)

MÉDIA GERAL: 695,68
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 84 / Alunos participantes: 84


14 – COLEGIO POSITIVO ENSINO MEDIO – SEDE (Curitiba/PR)

MÉDIA GERAL: 694,13
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: De 60% a 80%
Total de alunos: 67 / Alunos participantes: 62


15 – COLEGIO SANTO AGOSTINHO (Belo Horizonte/MG)

MÉDIA GERAL: 693,98
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 283 / Alunos participantes: 276


16 – COL DE SAO BENTO (Rio de Janeiro/RJ)

MÉDIA GERAL: 693,81
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 75 / Alunos participantes: 74


17 – EDUCANDARIO SANTA MARIA GORETTI (Teresina/PI)

MÉDIA GERAL: 692,72
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 65 / Alunos participantes: 65


18 – OBJETIVO INTEGRADO DE MOGI DAS CRUZES COLEGIO (Mogi das Cruzes/SP)

MÉDIA GERAL: 690,85
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 50 / Alunos participantes: 50


19 – COLEGIO SANTO AGOSTINHO (Rio de Janeiro/RJ)

MÉDIA GERAL: 690,62
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 165 / Alunos participantes: 163


20 – COL DE APLICACAO DA UFV – COLUNI (Viçosa/MG)

MÉDIA GERAL: 690,52
Rede: Federal
NSE*: Alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 160 / Alunos participantes: 154


21 – UFSM – COLEGIO POLITECNICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL SANTA MARIA (Santa Maria/RS)

MÉDIA GERAL: 690,26
Rede: Federal
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 34 / Alunos participantes: 34


22 – COLEGIO SANTO AGOSTINHO UNIDADE NOVA LIMA (Nova Lima/MG)

MÉDIA GERAL: 689,98
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 87 / Alunos participantes: 82


23 – COLEGIO WR (Goiânia/GO)

MÉDIA GERAL: 688,2
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 286 / Alunos participantes: 278


24 – SANTA CRUZ COLEGIO (São Paulo/SP)

MÉDIA GERAL: 688,12
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 233 / Alunos participantes: 204


25 – COLEGIO LEROTE LTDA (Teresina/PI)

MÉDIA GERAL: 687,7
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 20 / Alunos participantes: 20


26 – COLEGIO SANTO INACIO (Rio de Janeiro/RJ)

MÉDIA GERAL: 684,38
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 231 / Alunos participantes: 229


27 – COLEGIO HELYOS (Feira de Santana/BA)

MÉDIA GERAL: 684,15
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: De 60% a 80%
Total de alunos: 46 / Alunos participantes: 44


28 – LICEU DE ARTES E OFICIOS DE SAO PAULO ESCOLA TECNICA (São Paulo/SP)

MÉDIA GERAL: 683,99
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 38 / Alunos participantes: 38


29 – BANDEIRANTES COLEGIO EFM (São Paulo/SP)

MÉDIA GERAL: 683,5
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 486 / Alunos participantes: 431


30 – PORTO SEGURO VISCONDE COLEGIO UNIDADE II (Valinhos/SP)

MÉDIA GERAL: 681,99
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 78 / Alunos participantes: 63


31 – ANGLO – LEONARDO DA VINCI COLEGIO (Taboão da Serra/SP)

MÉDIA GERAL: 681,77
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 14 / Alunos participantes: 13


32 – COLEGIO SAGRADO CORACAO DE MARIA (Vitória/ES)

MÉDIA GERAL: 681,37
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 30 / Alunos participantes: 30


33 – VILLARE COLEGIO (São Caetano do Sul/SP)

MÉDIA GERAL: 679,5
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 28 / Alunos participantes: 26


34 – LEONARDO ANGLO COLEGIO (Barueri/SP)

MÉDIA GERAL: 679,29
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 70 / Alunos participantes: 62


35 – COLEGIO EQUIPE (Recife/PE)

MÉDIA GERAL: 679,2
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 98 / Alunos participantes: 95


36 – INSTITUTO GAYLUSSAC – ENS FUNDAMENTAL E MEDIO (Niterói/RJ)

MÉDIA GERAL: 678,27
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 74 / Alunos participantes: 72


37 – COLEGIO DE APLICACAO DO CE DA UFPE (Recife/PE)

MÉDIA GERAL: 677,84
Rede: Federal
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 57 / Alunos participantes: 55


38 – LICEU JARDIM (Santo André/SP)

MÉDIA GERAL: 677,53
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 97 / Alunos participantes: 93


39 – COLEGIO CRUZEIRO-CENTRO (Rio de Janeiro/RJ)

MÉDIA GERAL: 677,42
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 114 / Alunos participantes: 114


40 – COLEGIO CRUZEIRO – JACAREPAGUA (Rio de Janeiro/RJ)

MÉDIA GERAL: 676,52
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 74 / Alunos participantes: 72


41 – EMBRAER JUAREZ WANDERLEY COLEGIO (São José dos Campos/SP)

MÉDIA GERAL: 676,34
Rede: Privada
NSE*: Alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 160 / Alunos participantes: 160


42 – COLEGIO SAO JOAO BATISTA NOVA FRIBURGO (Nova Friburgo/RJ)

MÉDIA GERAL: 676,13
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: De 60% a 80%
Total de alunos: 23 / Alunos participantes: 23


43 – AGOSTINIANO MENDEL COLEGIO (São Paulo/SP)

MÉDIA GERAL: 675,81
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 259 / Alunos participantes: 252


44 – COLEGIO LOYOLA (Belo Horizonte/MG)

MÉDIA GERAL: 674,99
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 172 / Alunos participantes: 164


45 – ALBERT SABIN COLEGIO (São Paulo/SP)

MÉDIA GERAL: 674,87
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 134 / Alunos participantes: 125


46 – COLEGIO SANTO AGOSTINHO – NL (Rio de Janeiro/RJ)

MÉDIA GERAL: 674,33
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: De 60% a 80%
Total de alunos: 192 / Alunos participantes: 191


47 – ETAPA COLEGIO (Valinhos/SP)

MÉDIA GERAL: 674,23
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 154 / Alunos participantes: 146


48 – COLEGIO SANTA DOROTEIA (Belo Horizonte/MG)

MÉDIA GERAL: 672,81
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 179 / Alunos participantes: 166


49 – COLEGIO CIENCIAS APLICADAS (Natal/RN)

MÉDIA GERAL: 672,79
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: De 60% a 80%
Total de alunos: 70 / Alunos participantes: 70


50 – MATER AMABILIS COLEGIO (Guarulhos/SP)

MÉDIA GERAL: 672,64
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 98 / Alunos participantes: 95


51 – ANBEAS – COLEGIO SAGRADO CORACAO DE JESUS (Teresina/PI)

MÉDIA GERAL: 672,45
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 101 / Alunos participantes: 95


52 – CE LEONARDO DA VINCI (Vitória/ES)

MÉDIA GERAL: 672,42
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 99 / Alunos participantes: 94


53 – SAO CARLOS INSTITUTO EDUCACAO DE ENSINO FUNDAMENTAL E MEDIO (São Carlos/SP)

MÉDIA GERAL: 670,63
Rede: Privada
NSE*: Sem informação
Índice de permanência: De 60% a 80%
Total de alunos: 31 / Alunos participantes: 31


54 – OBJETIVO JUNIOR COLEGIO (Taubaté/SP)

MÉDIA GERAL: 669,8
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: De 60% a 80%
Total de alunos: 20 / Alunos participantes: 20


55 – UIRAPURU COLEGIO (Sorocaba/SP)

MÉDIA GERAL: 668,9
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 77 / Alunos participantes: 70


56 – COLEGIO ACESSO (Feira de Santana/BA)

MÉDIA GERAL: 668,85
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: De 60% a 80%
Total de alunos: 61 / Alunos participantes: 59


57 – PROGRESSO CAMPINEIRO COLEGIO (Campinas/SP)

MÉDIA GERAL: 668,84
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: De 60% a 80%
Total de alunos: 46 / Alunos participantes: 46


58 – SIDARTA COLEGIO (Cotia/SP)

MÉDIA GERAL: 668,39
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 16 / Alunos participantes: 13


59 – COL IMPULSO (Sete Lagoas/MG)

MÉDIA GERAL: 668,22
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 101 / Alunos participantes: 99


60 – COLEGIO SANTA CATARINA (Juiz de Fora/MG)

MÉDIA GERAL: 668
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 149 / Alunos participantes: 146


61 – COLEGIO LUMIERE (Dourados/MS)

MÉDIA GERAL: 667,84
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 36 / Alunos participantes: 33


62 – COLEGIO BERTONI (Foz do Iguaçu/PR)

MÉDIA GERAL: 666,98
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: De 60% a 80%
Total de alunos: 63 / Alunos participantes: 51


63 – LEONARDO DA VINCI COLEGIO ANGLO (Osasco/SP)

MÉDIA GERAL: 666,58
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 69 / Alunos participantes: 67


64 – ARI DE SA CAVALCANTE SEDE ALDEOTA COLEGIO (Fortaleza/CE)

MÉDIA GERAL: 666,07
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: De 60% a 80%
Total de alunos: 216 / Alunos participantes: 209


65 – COL MARILIA MATTOSO (Niterói/RJ)

MÉDIA GERAL: 665,78
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 22 / Alunos participantes: 22


66 – RECANTO INF IMACULADA CONCEICAO (Rio de Janeiro/RJ)

MÉDIA GERAL: 665,26
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 54 / Alunos participantes: 54


67 – ETAPA COLEGIO DE EFM (São Paulo/SP)

MÉDIA GERAL: 664,9
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 516 / Alunos participantes: 488


68 – ESCOLA SAO DOMINGOS (Vitória/ES)

MÉDIA GERAL: 664,34
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 102 / Alunos participantes: 97


69 – COLEGIO SAO VICENTE DE PAULO (Rio de Janeiro/RJ)

MÉDIA GERAL: 663,9
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 102 / Alunos participantes: 102


70 – GERMINARE ESCOLA (São Paulo/SP)

MÉDIA GERAL: 662,97
Rede: Privada
NSE*: Sem informação
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 72 / Alunos participantes: 68


71 – ANGLO LEONARDO DA VINCI COLEGIO (Carapicuíba/SP)

MÉDIA GERAL: 662,8
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 21 / Alunos participantes: 20


72 – COLEGIO SANTO AGOSTINHO-UNIDADE CONTAGEM (Contagem/MG)

MÉDIA GERAL: 661,76
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 83 / Alunos participantes: 80


73 – COLEGIO MARISTA DOM SILVERIO (Belo Horizonte/MG)

MÉDIA GERAL: 661,58
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: De 60% a 80%
Total de alunos: 200 / Alunos participantes: 197


74 – POLIEDRO COLEGIO (São José dos Campos/SP)

MÉDIA GERAL: 661,07
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: De 60% a 80%
Total de alunos: 452 / Alunos participantes: 413


75 – COLEGIO JAO LTDA (Goiânia/GO)

MÉDIA GERAL: 660,96
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: De 60% a 80%
Total de alunos: 72 / Alunos participantes: 70


76 – CENTRO EDUCACIONAL LOGOS LTDA (Nova Iguaçu/RJ)

MÉDIA GERAL: 660,83
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 23 / Alunos participantes: 22


77 – CENTRO DE EDUCACAO INTEGRADA LTDA – ROMUALDO (Natal/RN)

MÉDIA GERAL: 660,81
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: De 60% a 80%
Total de alunos: 104 / Alunos participantes: 99


78 – ESCOLAS IDAAM (Manaus/AM)

MÉDIA GERAL: 659,29
Rede: Privada
NSE*: Alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 25 / Alunos participantes: 23


79 – ESCOLA PREPARATORIA DE CADETES DO AR (Barbacena/MG)

MÉDIA GERAL: 659,14
Rede: Federal
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 144 / Alunos participantes: 139


80 – COLEGIO DELTA – ANAPOLIS (Anápolis/GO)

MÉDIA GERAL: 658,89
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 111 / Alunos participantes: 101


81 – COLEGIO VISAO (Goiânia/GO)

MÉDIA GERAL: 658,36
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: De 60% a 80%
Total de alunos: 300 / Alunos participantes: 279


82 – MAGNO COLEGIO (São Paulo/SP)

MÉDIA GERAL: 658,28
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 41 / Alunos participantes: 39


83 – PALMARES COLEGIO EFM (São Paulo/SP)

MÉDIA GERAL: 657,88
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 75 / Alunos participantes: 61


84 – COLEGIO PROCAMPUS (Teresina/PI)

MÉDIA GERAL: 657,64
Rede: Privada
NSE*: Alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 16 / Alunos participantes: 14


85 – COL FRANCO BRASILEIRO (Rio de Janeiro/RJ)

MÉDIA GERAL: 657,1
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 56 / Alunos participantes: 55


86 – COL TERESIANO (Rio de Janeiro/RJ)

MÉDIA GERAL: 657,09
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 77 / Alunos participantes: 75


87 – COLEGIO PH (Rio de Janeiro/RJ)

MÉDIA GERAL: 656,99
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: De 60% a 80%
Total de alunos: 254 / Alunos participantes: 241


88 – COLEGIO ANCHIETA (Salvador/BA)

MÉDIA GERAL: 656,96
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 326 / Alunos participantes: 315


89 – SAO PAULO ETEC DE (São Paulo/SP)

MÉDIA GERAL: 656,62
Rede: Estadual
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 160 / Alunos participantes: 154


90 – COLEGIO FAZER CRESCER – ENSINO MEDIO (Recife/PE)

MÉDIA GERAL: 656,52
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 41 / Alunos participantes: 38


91 – COLEGIO UNIAO DE ENSINO INFANTIL FUNDAMENTAL E MEDIO – COOPEC TC (Três Corações/MG)

MÉDIA GERAL: 656,4
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 34 / Alunos participantes: 34


92 – COL ANDREWS (Rio de Janeiro/RJ)

MÉDIA GERAL: 656,03
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 46 / Alunos participantes: 46


93 – ESCOLA PARQUE (Rio de Janeiro/RJ)

MÉDIA GERAL: 655,72
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: De 60% a 80%
Total de alunos: 121 / Alunos participantes: 118


94 – PORTO SEGURO VISCONDE COLEGIO (São Paulo/SP)

MÉDIA GERAL: 655,02
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 174 / Alunos participantes: 143


95 – COLEGIO SANTA MARIA CORACAO EUCARISTICO (Belo Horizonte/MG)

MÉDIA GERAL: 654,84
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 91 / Alunos participantes: 85


96 – MONTEIRO LOBATO COLEGIO (Mogi Guaçu/SP)

MÉDIA GERAL: 654,82
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 21 / Alunos participantes: 18


97 – ESC SERVITA REGINA PACIS (Carangola/MG)

MÉDIA GERAL: 654,74
Rede: Privada
NSE*: Alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 14 / Alunos participantes: 14


98 – ESC MODELAR CAMBAUBA (Rio de Janeiro/RJ)

MÉDIA GERAL: 654,65
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 55 / Alunos participantes: 53


99 – LEONARDO DA VINCI COLEGIO DE ENSINO FUNDAMENTAL E MEDIO (Jundiaí/SP)

MÉDIA GERAL: 654,31
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: 80% ou mais
Total de alunos: 119 / Alunos participantes: 116


100 – CED SIGMA (Brasília/DF)

MÉDIA GERAL: 654,22
Rede: Privada
NSE*: Muito alto
Índice de permanência: De 60% a 80%
Total de alunos: 408 / Alunos participantes: 390

Fonte 1
Fonte 2

Comente...