Careca de Saber…

Nesta madrugada o professor e historiador Leandro Karnal postou uma fotografia na sua fã-page de Facebook que gerou revolta imediata na internet, inclusive em fãs fervorosos. A fotografia foi um registro de uma happy hour regada a bom vinho entre o historiador e o juiz da operação Lava Jato Sérgio Moro.

O texto dizia: “Dia intenso em Curitiba. Encerro com um jantar com dois bons amigos: juiz Furlan e juiz Sergio Moro. Talvez não faça sentido para alguns. O mundo não é linear. A noite e os vinhos foram ótimos. Amo ouvir gente inteligente. Discutimos possibilidades de projetos em comum.”

Realmente a fotografia não fez sentido para alguns, e ainda estou tentando entender o que ele quis dizer com a frase “o mundo não é linear”. Ah, já sei, o “mundo dá voltas”. Precisaríamos agora conhecer os “projetos em comum” para tirar maiores conclusões.

leandro karnal e sergio moro

Leandro Karnal já tinha se envolvido em uma polêmica com o nome do Juiz Sérgio Moro tempos atrás, porém em uma situação diferente. Em entrevista à jornalista Sonia Racy, Karnal falou sobre a profunda crise brasileira e a possibilidade de que o juiz Sergio Moro venha a incorporar o papel de “salvador da pátria”.

“A nossa corrupção está fazendo as pessoas imaginarem que virá do horizonte alguém que irá nos salvar. E não virá. Não virá. Um juiz Moro, usando como fantasia distópica, assumindo o poder sem o controle de uma máquina partidária, não terá nenhuma base no Congresso. Resultado: ele repetirá um pouco Collor com seu partido surgindo do nada, incapaz de dialogar com o Congresso. As soluções têm que ser coletivas e é preciso se dar conta que não depende de uma pessoa só, mesmo que ela seja honesta e competente. Depende de uma transformação do sistema. Não existe nenhum obstáculo e nenhuma antipatia na candidatura do Moro. A minha antipatia é com o sebastianismo. O que tornou Portugal um país subdesenvolvido durante tanto tempo é a crença de que a força viria de fora, de uma salvação externa, de um Dom Sebastião.”

Reação na Internet

A reação no Twitter foi imediata, veja algumas delas…

nascimento kuni A decepção em volta de Leandro Karnal é uma demonstração da fragilidade na construção de ídolos.

Trocas Voluntárias‏ A esquerda em enxame xingando o Karnal, pq ele bebeu vinho com o Moro, que vexame!

thatianap‏ Só sei que a audiência do Karnal tá execrando ele lá no face . Se ele tem algum projeto com o Moro, vai vender só pros coxas

Mestre Seboso‏ Moro amigo do Karnal é tipo o Superman amigo do Lex Luthor

Um cara qualquer…‏ Karnal pode tomar vinho com quem ele quiser, mas me diz com quem andas e te direi quem és…

O Reacionário‏ A extrema-esquerda não está sabendo lidar com o Karnal brother do Moro

NilsonRemista‏ Karnal jantando com o juiz de exceção Moro, qual problema?

Mestre Seboso‏ Acordo e recebo a “decepção q o Karnal ta traindo a esquerda com o Moro”
Militante petista se supera a cada dia

Hungaro Barros‏ O Karnal q diz não tolerar o autoritarismo, jantando e tomando vinho com o Juiz mais autoritário do País, quiça do mundo!

El.Conde.Nado‏ Explico a jabuticaba como metáfora do universo mas não consigo explicar Karnal ao lado de Moro.

Inca Venusiano‏ Por que tem tanta gente chocada com essa foto? Esse Karnal nunca me enganou.

Lula Vale a Luta‏ Uma coisa é certa todas as mascaras depois do GOLPE vão caindo

Leandro Ruschel‏ Há algum filósofo de palco mais mentiroso e vil do que o Leandro Karnal?

Ana Beatriz‏ Os Seres ” humanos” devem conviver entre si harmoniosamente, afinal não é isso que o Karnal tanto difunde .

A publicação da fotografia no Facebook já conta com 44 mil reações sendo 31 mil curtidas, 6,1 mil desapontamentos, 2,8 mil amei isto, 1,5 mil raivosos, 1,1 mil espantos e 536 gargalhadas. Ou seja, mesmo com toda reação negativa verificada no Twitter, no Facebook grande parte dos fãs gostaram e apoiaram o encontro Karnal-Moro.

moro e karnal

Contudo, o registro da happy hour realmente pegou de surpresa muitos fãs que não se intimidaram em expor o desapontamento na própria página do historiador.

Newton Rodrigo Padilha Pois não consigo deixar de ficar muito triste com essa imagem. Alguém que tanto admiro,que considero extremamente inteligente e sábio nas posições com alguém que não respeita a lei.Com alguém que,no MEU ver, comete inúmeros crimes na perseguição de uma ou de outra pessoa.Triste muito triste! Mas não posso deixar de admirar a genialidade de Leandro Karnal por isso. É o mundo é “bem louco”! Triste…

Karnal Comenta o Encontro no Rádio

Nesta segunda-feira (13) Leandro Karnal comentou o encontro no programa Careca de Saber no rádio…

Afinal, Karnal é de Direita ou Esquerda?

Karnal já se definiu publicamente como “de centro”, mais conhecido hoje em dia como “em cima do muro” para não gerar muita polêmica. Mas com a fotografia recente, muitos irão dizer agora que é “de centro um pouco mais à direita”.

E sobre “o Golpe”, o que Karnal já disse?

É inútil discutir se a febre está em celsius ou em fahrenheit. O importante é a febre. Existe um jogo de poder em que ambos os lados não respeitam as regras legais…

Mas é golpe ou não? Pergunta o entrevistador…

Se você quiser é. Mas se você não quiser não é… É uma opção política… Precisamos de um golpe de verdade que é através de lei regular e emenda constitucional convocar eleições gerais pois a chance de governabilidade tanto de Dilma quanto de Temer estão comprometidas.

suno research recomendação

17 thoughts on “Careca de Saber…

  1. Wakabayashi Reply

    Uó, tudo bem contigo? Poderia me informar teu e-mail? Tenho uma proposta pra você. 😀

    Abs!

    “Waka”

  2. viverdedividendos Reply

    Minha preocupação não é Karmal com Mouro mas sim Mouro com Karmal

    • Ábaco Líquido Post authorReply

      VdD sempre enigmático nos comentários…

    • Ábaco Líquido Post authorReply

      Com certeza é um dos projetos. Quanto $$$ sairia um curso destes? rs

  3. Acionista25 Reply

    Sei não.O que vejo é que este Leandro gosta de Ibope.Ele pede para não colocar as pessoas em caixinhas,mas a caixa dele é claramente a da esquerda e de está na mídia, e ainda se contradiz ao se classificar de centro.Ele não é diferente dos nossos ditos intelectuais que são todos alinhados com uma grande caixa da esquerda.Já o Moro,o acho, posso está enganado,bem mais sereno.Também fiquei curioso com “projetos em comum”?Será que o caixinha vai prender bandido também?E de uma coisa eu tenho certeza,o moro corre muito mais risco de vida do que o filósofo da caixinha.

    • Ábaco Líquido Post authorReply

      A extrema-esquerda está decepcionada, rs

  4. Frugal Simple Reply

    Quem não diz que é de Direita, é de esquerda. PONTO FINAL.

    Amigo, voltei com o blog reformulado.

    Vou postar apenas em inglês, mas você pode ver em português traduzindo com o plugin do Google que coloquei lá.

    O intuito da mudança é pra eu me forçar a escrever em inglês e também para o blog ganhar o mundo.

    A linha do blog continua a mesma: ações, ETFs, investimentos no exterior, John Bogle, comportamento pessoal, biografias, livros, sites, dicas de economias pessoais, superação, trabalho e estudo, Jéssica Chastain também.

    Atualização mensal e resultado anual continuam. Análise de resultados de ações brasileiras sempre que sair o anual.

    Mudei o sistema de comentário para o sistema do Disqus (lê-se “Discuss”), essa é uma ferramenta muito bacana pq assim vc vai ver todos os seus comentários e suas respostas e discussões num canto só, se não conhece se cadastre no site Disqus.com vale a pena sim.

    Agora dá pra treinar o inglês lá e deixar sua participação.

    Grande abraço,

    Frugal Simple.

    • Ábaco Líquido Post authorReply

      Welcome back!
      Não gosto muito do Disqus, apesar de ser amplamente utilizado no mundo, ainda penso que o sistema de comentários nativo do WordPress tem peso maior no SEO.
      Grande abraço!

  5. Ingmar Reply

    Só quem ainda leva o Brasil a sério se surpreende ou se indigna com eventos desse tipo.

    • Ábaco Líquido Post authorReply

      Aqui no Brasil até o passado é duvidoso,rs.

    • Ingmar Reply

      O cara posta um foto para “provocar”, tem a rejeição da claque e em seguida apaga a postagem e se justifica. Pelo visto, filosofia e erudição não curam babaquice.

    • Ábaco Líquido Post authorReply

      Fiquei sabendo agora que apagou a foto, realmente um ato que me causou estranheza. Também não entendi o pedido de desculpas. Quem pede desculpas é porque fez algo errado. Não vi nada de errado no encontro, talvez o errado foi colocar frases soltas no ar como “o mundo não é linear”, “projetos em comum”, nestes casos é melhor ir direto ao assunto. Pode dá a entender que quis gerar burburinho. Segue o “textão” que colocou no lugar para podermos fechar este assunto…

      Para amigos e interessados
      Acho que bons amigos e seguidores pedem com tranquilidade que eu aprofunde temas sobre o jantar que eletrizou o país. As pessoas que me odeiam não precisam, mas as que gostam merecem. Por elas, vamos a eles:
      – Sou amigo do juiz Furlan há algum tempo. Temos chance de encontros por este país e ele, muito culto, autor de muitos livros e também autor de coluna para grande público no jornal Metro e Gazeta do Povo, ensina-me muito. Ele é próximo ao juiz Moro e sugeriu um encontro entre nós quando eu estivesse em Curitiba. Encontrei-me com o juiz Moro pela primeira vez na sexta à noite (10 de março) para jantar.
      – Tenho imensa curiosidade em conversar com pessoas que fazem parte da história. Como eu disse na página, adoraria ter um jantar com Ciro Gomes, com Maria da Penha, com , com Lula e com outras pessoas. Todos me ensinariam bastante sobre sua visão de mundo, o que faria eu pensar muito. Realmente gostaria disto.
      – O plano em comum que tenho com o juiz Moro é o fato de que ambos daremos uma palestra na pós graduação da PUC com muitos outros nomes do cenário nacional. Isso estava acertado há meses. Fui vago demais em campo minado.
      – Para os que me seguem e gostam, enfatizo que continuo o mesmo, como continuaria pós um encontro com a presidente Dilma (a quem eu tb gostaria de encontrar). Meu interesse pelo mundo é maior do que qualquer outra questão. Continuo um crítico do racismo, da misoginia, da homofobia, um professor interessado de forma apaixonada na educação.
      – Claro que todas as pessoas são livres para curtir ou descurtir a página de forma inteiramente livre. Faz parte da opção de cada um. Eu, tal como vocês, sou/somos livres para encontrar quem desejamos e para estar nas páginas que desejamos. Recebi muitas críticas pela foto e muitos apoios, ambos polarizados. Continuo estranhando polarização mesmo, pois acho mais fígado do que cérebro. A política em si me interessa pouco, a partidária menos ainda e volto a insistir no que digo há anos: a corrupção brasileira é um mal generalizado.
      – Lamento a polarização no Brasil e lamento o clima que, por poucas explicações minhas, causei. Tomarei mais cuidado e desculpo-me por isto. Quando eu tiver encontros com outras autoridades e pessoas de referência, prometo, guardarei para mim e pra meu debate interno. O momento brasileiro é estranho e há uma vontade nacional de crucificar.
      – Todos agora são livres para continuarem gostando de mim ou me odiando. Não há problema nisto. Não voltarei a este tema. Por perceber que errei, deletei o post com a foto feito após algum vinho. Se beber não poste. Sigam livres suas convicções, sem problema algum.
      – Sinto-me como Ícaro que mistura vaidade e vontade de conhecer. Isso leva a me queimar por vezes. Quase sempre quero ver as coisas de perto. Já estou em idade para seguir Dédalo. Continuarei como sempre escrevendo, lendo, dando aulas, palestras, vendo exposições e comentando tudo que me encanta neste mundo: arte, literatura, ensino. A quem me perguntar com clareza e desarmado minhas opiniões políticas, eu as darei com a serenidade costumeira, longe da internet onde ninguém mais escuta ninguém neste campo. Como tenho afirmado, o mundo é mais amplo do que qualquer dualismo. Entre concordâncias e discordâncias é possível conversar com pessoas de um amplo espectro político, jurídico e cultural.
      – Por fim: eu paguei o vinho. Bom fim de domingo
      Leandro Karnal

Comente...