Careca de Saber…

Nesta madrugada o professor e historiador Leandro Karnal postou uma fotografia na sua fã-page de Facebook que gerou revolta imediata na internet, inclusive em fãs fervorosos. A fotografia foi um registro de uma happy hour regada a bom vinho entre o historiador e o juiz da operação Lava Jato Sérgio Moro.

O texto dizia: “Dia intenso em Curitiba. Encerro com um jantar com dois bons amigos: juiz Furlan e juiz Sergio Moro. Talvez não faça sentido para alguns. O mundo não é linear. A noite e os vinhos foram ótimos. Amo ouvir gente inteligente. Discutimos possibilidades de projetos em comum.”

Realmente a fotografia não fez sentido para alguns, e ainda estou tentando entender o que ele quis dizer com a frase “o mundo não é linear”. Ah, já sei, o “mundo dá voltas”. Precisaríamos agora conhecer os “projetos em comum” para tirar maiores conclusões.

leandro karnal e sergio moro

Leandro Karnal já tinha se envolvido em uma polêmica com o nome do Juiz Sérgio Moro tempos atrás, porém em uma situação diferente. Em entrevista à jornalista Sonia Racy, Karnal falou sobre a profunda crise brasileira e a possibilidade de que o juiz Sergio Moro venha a incorporar o papel de “salvador da pátria”.

“A nossa corrupção está fazendo as pessoas imaginarem que virá do horizonte alguém que irá nos salvar. E não virá. Não virá. Um juiz Moro, usando como fantasia distópica, assumindo o poder sem o controle de uma máquina partidária, não terá nenhuma base no Congresso. Resultado: ele repetirá um pouco Collor com seu partido surgindo do nada, incapaz de dialogar com o Congresso. As soluções têm que ser coletivas e é preciso se dar conta que não depende de uma pessoa só, mesmo que ela seja honesta e competente. Depende de uma transformação do sistema. Não existe nenhum obstáculo e nenhuma antipatia na candidatura do Moro. A minha antipatia é com o sebastianismo. O que tornou Portugal um país subdesenvolvido durante tanto tempo é a crença de que a força viria de fora, de uma salvação externa, de um Dom Sebastião.”

Reação na Internet

A reação no Twitter foi imediata, veja algumas delas…

nascimento kuni A decepção em volta de Leandro Karnal é uma demonstração da fragilidade na construção de ídolos.

Trocas Voluntárias‏ A esquerda em enxame xingando o Karnal, pq ele bebeu vinho com o Moro, que vexame!

thatianap‏ Só sei que a audiência do Karnal tá execrando ele lá no face . Se ele tem algum projeto com o Moro, vai vender só pros coxas

Mestre Seboso‏ Moro amigo do Karnal é tipo o Superman amigo do Lex Luthor

Um cara qualquer…‏ Karnal pode tomar vinho com quem ele quiser, mas me diz com quem andas e te direi quem és…

O Reacionário‏ A extrema-esquerda não está sabendo lidar com o Karnal brother do Moro

NilsonRemista‏ Karnal jantando com o juiz de exceção Moro, qual problema?

Mestre Seboso‏ Acordo e recebo a “decepção q o Karnal ta traindo a esquerda com o Moro”
Militante petista se supera a cada dia

Hungaro Barros‏ O Karnal q diz não tolerar o autoritarismo, jantando e tomando vinho com o Juiz mais autoritário do País, quiça do mundo!

El.Conde.Nado‏ Explico a jabuticaba como metáfora do universo mas não consigo explicar Karnal ao lado de Moro.

Inca Venusiano‏ Por que tem tanta gente chocada com essa foto? Esse Karnal nunca me enganou.

Lula Vale a Luta‏ Uma coisa é certa todas as mascaras depois do GOLPE vão caindo

Leandro Ruschel‏ Há algum filósofo de palco mais mentiroso e vil do que o Leandro Karnal?

Ana Beatriz‏ Os Seres ” humanos” devem conviver entre si harmoniosamente, afinal não é isso que o Karnal tanto difunde .

A publicação da fotografia no Facebook já conta com 44 mil reações sendo 31 mil curtidas, 6,1 mil desapontamentos, 2,8 mil amei isto, 1,5 mil raivosos, 1,1 mil espantos e 536 gargalhadas. Ou seja, mesmo com toda reação negativa verificada no Twitter, no Facebook grande parte dos fãs gostaram e apoiaram o encontro Karnal-Moro.

moro e karnal

Contudo, o registro da happy hour realmente pegou de surpresa muitos fãs que não se intimidaram em expor o desapontamento na própria página do historiador.

Newton Rodrigo Padilha Pois não consigo deixar de ficar muito triste com essa imagem. Alguém que tanto admiro,que considero extremamente inteligente e sábio nas posições com alguém que não respeita a lei.Com alguém que,no MEU ver, comete inúmeros crimes na perseguição de uma ou de outra pessoa.Triste muito triste! Mas não posso deixar de admirar a genialidade de Leandro Karnal por isso. É o mundo é “bem louco”! Triste…

Karnal Comenta o Encontro no Rádio

Nesta segunda-feira (13) Leandro Karnal comentou o encontro no programa Careca de Saber no rádio…

Afinal, Karnal é de Direita ou Esquerda?

Karnal já se definiu publicamente como “de centro”, mais conhecido hoje em dia como “em cima do muro” para não gerar muita polêmica. Mas com a fotografia recente, muitos irão dizer agora que é “de centro um pouco mais à direita”.

E sobre “o Golpe”, o que Karnal já disse?

É inútil discutir se a febre está em celsius ou em fahrenheit. O importante é a febre. Existe um jogo de poder em que ambos os lados não respeitam as regras legais…

Mas é golpe ou não? Pergunta o entrevistador…

Se você quiser é. Mas se você não quiser não é… É uma opção política… Precisamos de um golpe de verdade que é através de lei regular e emenda constitucional convocar eleições gerais pois a chance de governabilidade tanto de Dilma quanto de Temer estão comprometidas.

Artigos Relacionados

17 thoughts on “Careca de Saber…

  1. Wakabayashi Reply

    Uó, tudo bem contigo? Poderia me informar teu e-mail? Tenho uma proposta pra você. 😀

    Abs!

    “Waka”

  2. viverdedividendos Reply

    Minha preocupação não é Karmal com Mouro mas sim Mouro com Karmal

    • Ábaco Líquido Post author

      VdD sempre enigmático nos comentários…

    • Ábaco Líquido Post author

      Com certeza é um dos projetos. Quanto $$$ sairia um curso destes? rs

    • Ábaco Líquido Post author

      Reuniram uma galera, viu!

  3. Acionista25 Reply

    Sei não.O que vejo é que este Leandro gosta de Ibope.Ele pede para não colocar as pessoas em caixinhas,mas a caixa dele é claramente a da esquerda e de está na mídia, e ainda se contradiz ao se classificar de centro.Ele não é diferente dos nossos ditos intelectuais que são todos alinhados com uma grande caixa da esquerda.Já o Moro,o acho, posso está enganado,bem mais sereno.Também fiquei curioso com “projetos em comum”?Será que o caixinha vai prender bandido também?E de uma coisa eu tenho certeza,o moro corre muito mais risco de vida do que o filósofo da caixinha.

    • Ábaco Líquido Post author

      A extrema-esquerda está decepcionada, rs

  4. Frugal Simple Reply

    Quem não diz que é de Direita, é de esquerda. PONTO FINAL.

    Amigo, voltei com o blog reformulado.

    Vou postar apenas em inglês, mas você pode ver em português traduzindo com o plugin do Google que coloquei lá.

    O intuito da mudança é pra eu me forçar a escrever em inglês e também para o blog ganhar o mundo.

    A linha do blog continua a mesma: ações, ETFs, investimentos no exterior, John Bogle, comportamento pessoal, biografias, livros, sites, dicas de economias pessoais, superação, trabalho e estudo, Jéssica Chastain também.

    Atualização mensal e resultado anual continuam. Análise de resultados de ações brasileiras sempre que sair o anual.

    Mudei o sistema de comentário para o sistema do Disqus (lê-se “Discuss”), essa é uma ferramenta muito bacana pq assim vc vai ver todos os seus comentários e suas respostas e discussões num canto só, se não conhece se cadastre no site Disqus.com vale a pena sim.

    Agora dá pra treinar o inglês lá e deixar sua participação.

    Grande abraço,

    Frugal Simple.

    • Ábaco Líquido Post author

      Welcome back!
      Não gosto muito do Disqus, apesar de ser amplamente utilizado no mundo, ainda penso que o sistema de comentários nativo do WordPress tem peso maior no SEO.
      Grande abraço!

  5. Ingmar Reply

    Só quem ainda leva o Brasil a sério se surpreende ou se indigna com eventos desse tipo.

    • Ábaco Líquido Post author

      Aqui no Brasil até o passado é duvidoso,rs.

    • Ingmar

      O cara posta um foto para “provocar”, tem a rejeição da claque e em seguida apaga a postagem e se justifica. Pelo visto, filosofia e erudição não curam babaquice.

    • Ábaco Líquido Post author

      Fiquei sabendo agora que apagou a foto, realmente um ato que me causou estranheza. Também não entendi o pedido de desculpas. Quem pede desculpas é porque fez algo errado. Não vi nada de errado no encontro, talvez o errado foi colocar frases soltas no ar como “o mundo não é linear”, “projetos em comum”, nestes casos é melhor ir direto ao assunto. Pode dá a entender que quis gerar burburinho. Segue o “textão” que colocou no lugar para podermos fechar este assunto…

      Para amigos e interessados
      Acho que bons amigos e seguidores pedem com tranquilidade que eu aprofunde temas sobre o jantar que eletrizou o país. As pessoas que me odeiam não precisam, mas as que gostam merecem. Por elas, vamos a eles:
      – Sou amigo do juiz Furlan há algum tempo. Temos chance de encontros por este país e ele, muito culto, autor de muitos livros e também autor de coluna para grande público no jornal Metro e Gazeta do Povo, ensina-me muito. Ele é próximo ao juiz Moro e sugeriu um encontro entre nós quando eu estivesse em Curitiba. Encontrei-me com o juiz Moro pela primeira vez na sexta à noite (10 de março) para jantar.
      – Tenho imensa curiosidade em conversar com pessoas que fazem parte da história. Como eu disse na página, adoraria ter um jantar com Ciro Gomes, com Maria da Penha, com , com Lula e com outras pessoas. Todos me ensinariam bastante sobre sua visão de mundo, o que faria eu pensar muito. Realmente gostaria disto.
      – O plano em comum que tenho com o juiz Moro é o fato de que ambos daremos uma palestra na pós graduação da PUC com muitos outros nomes do cenário nacional. Isso estava acertado há meses. Fui vago demais em campo minado.
      – Para os que me seguem e gostam, enfatizo que continuo o mesmo, como continuaria pós um encontro com a presidente Dilma (a quem eu tb gostaria de encontrar). Meu interesse pelo mundo é maior do que qualquer outra questão. Continuo um crítico do racismo, da misoginia, da homofobia, um professor interessado de forma apaixonada na educação.
      – Claro que todas as pessoas são livres para curtir ou descurtir a página de forma inteiramente livre. Faz parte da opção de cada um. Eu, tal como vocês, sou/somos livres para encontrar quem desejamos e para estar nas páginas que desejamos. Recebi muitas críticas pela foto e muitos apoios, ambos polarizados. Continuo estranhando polarização mesmo, pois acho mais fígado do que cérebro. A política em si me interessa pouco, a partidária menos ainda e volto a insistir no que digo há anos: a corrupção brasileira é um mal generalizado.
      – Lamento a polarização no Brasil e lamento o clima que, por poucas explicações minhas, causei. Tomarei mais cuidado e desculpo-me por isto. Quando eu tiver encontros com outras autoridades e pessoas de referência, prometo, guardarei para mim e pra meu debate interno. O momento brasileiro é estranho e há uma vontade nacional de crucificar.
      – Todos agora são livres para continuarem gostando de mim ou me odiando. Não há problema nisto. Não voltarei a este tema. Por perceber que errei, deletei o post com a foto feito após algum vinho. Se beber não poste. Sigam livres suas convicções, sem problema algum.
      – Sinto-me como Ícaro que mistura vaidade e vontade de conhecer. Isso leva a me queimar por vezes. Quase sempre quero ver as coisas de perto. Já estou em idade para seguir Dédalo. Continuarei como sempre escrevendo, lendo, dando aulas, palestras, vendo exposições e comentando tudo que me encanta neste mundo: arte, literatura, ensino. A quem me perguntar com clareza e desarmado minhas opiniões políticas, eu as darei com a serenidade costumeira, longe da internet onde ninguém mais escuta ninguém neste campo. Como tenho afirmado, o mundo é mais amplo do que qualquer dualismo. Entre concordâncias e discordâncias é possível conversar com pessoas de um amplo espectro político, jurídico e cultural.
      – Por fim: eu paguei o vinho. Bom fim de domingo
      Leandro Karnal

Comente...