Aprenda aqui como baixar, instalar e usar o programa do imposto de renda pessoa física 2018…

O Programa de Declaração IRPF 2018 ou Programa de Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física 2018 veio neste ano com muitas novidades. Ao longo destes anos o aplicativo tem sofrido várias evoluções e está cada vez mais amigável ao usuário. Quem usa este programa hoje em dia costuma reclamar dos inúmeros preenchimentos que devem ser feitos, mas eu que sou mais velho presenciei meu pai preencher fichas e mais fichas de papel por muito tempo. Tinha que preencher na caneta e não podia ter rasuras, era uma tarefa muito trabalhosa. Hoje em dia, com a utilização do Programa IRPF, a tarefa está muito mais fácil e rápida. Dentre as novidades destacam-se:

  • Painel Inicial: Com o objetivo de facilitar o preenchimento, o layout do programa foi remodelado e agora possui um Painel inicial que contem as fichas identificadas como as mais relevantes (a partir do histórico de utilização) para o preenchimento de sua declaração;
  • Declaração de Bens: Criação de campos específicos para informações complementares relacionadas a alguns tipos de bens. Exemplos: Imóveis: Data de aquisição, endereço, Inscrição Municipal (IPTU), área do imóvel;
  • Impressão do Darf: A impressão do Darf de todas as quotas do imposto, calculando os valores de juros Selic para o respectivo vencimento. Além disso, os Darf emitidos após o prazo, também serão calculados os devidos acréscimos legais.
  • Alíquota Efetiva: Exibição da relação percentual entre o imposto devido e o total de rendimentos tributáveis.
  • Dependentes: Obrigatoriedade de informar o CPF de dependentes e alimentandos com 8 anos ou mais, completados até a data de 31/12/2017.
  • Atualização automática: Com a funcionalidade de atualização automática do PGD IRPF, é possível atualizar a versão do aplicativo sem a necessidade de realizar o download no sítio da Receita Federal do Brasil na internet. A atualização poderá ser feita, automaticamente, ao se abrir o PGD IRPF, ou pelo próprio declarante, por meio do menu Ferramentas – Verificar Atualizações;
  • Entrega sem necessidade de instalação do Receitanet: O programa Receitanet foi incorporado ao PGD IRPF 2018, não sendo mais necessária a sua instalação em separado;
  • Recuperação de nomes: Ao digitar ou importar um nome para um CPF/CNPJ, o sistema armazenará o nome para facilitar o preenchimento futuro. Os nomes armazenados são nomes informados pelo declarante, manualmente ou por meio das funcionalidades de importação, não são fornecidos pelas bases da Receita Federal do Brasil. Após armazenados, os campos referentes aos nomes serão preenchidos automaticamente conforme CPF/CNPJ digitados. A funcionalidade poderá ser desativada no Menu – Ferramentas – Recuperação de Nomes;

O Programa IRPF 2018 pode ser utilizado em qualquer sistema operacional, desde que obedecidas as seguintes instruções:

  • A máquina virtual java (JVM), versão 1.7 ou superior , deve estar instalada, pois programa desenvolvido em Java não pode ser executado sem a JVM .
  • A Máquina Virtual Java poderá ser baixada aqui.

Selecione o programa de acordo com o sistema operacional, faça o download e o instale:

Sistema Operacional Instruções
Linux Para instalar, é necessário adicionar permissão de execução, por meio do comando “chmod +x IRPF2018Linux-x86_64v1.1.bin”, ou “chmod +x IRPF2018Linux-x86v1.1.bin”, ou conforme o Gerenciador de Janelas utilizado.
Mac Para instalar, é necessário executar o IRPF2018v1.1.dmg.
Solaris Este é o arquivo JAR do instalador do IRPF2018. Para utilizá-lo, execute ” java -jar IRPF2018v1.1.jar” na linha de comando.
Multiplataforma Esta opção dispensa instalador, diferentemente das demais opções que são os arquivos executáveis do instalador. Destina-se aos usuários ou administradores de sistemas que necessitam exercer maior controle sobre a instalação. Para usar esta opção, descompacte os arquivos do IRPF2018-1.1.zip no local desejado e utilize as instruções do arquivo Execute.txt.

Como Baixar o Programa IRPF 2018?

Para baixar o Programa IRPF 2018 clique neste link para acessar a página da Receita Federal do Brasil mostrada na figura abaixo:

programa imposto de renda 2018

Na página de download do Programa IRPF 2018, selecione a sua plataforma de utilização do seu computador (Windows, Mac, Linux, Solaris ou multiplataforma). Você poderá também instalar no Android ou no iOS. Escolhi instalar no Windows que é o sistema operacional mais comum. A seguinte página foi apresentada:

programa imposto de renda 2018 baixar

Nesta página selecionei a opção Programa IRPF 2018 e logo em seguida o download do programa foi iniciado. O arquivo IRPF2018Win32v1.1.exe foi baixado na pasta de downloads conforme mostrado na figura a seguir:

programa imposto de renda 2018 arquivo

Como Instalar o Programa IRPF 2018?

De posse do arquivo de instalação do Programa IRPF 2018, realizei duplo clique no mesmo para iniciar a instalação. A seguinte janela foi apresentada:

programa imposto de renda 2018 sera instalado

Cliquei Sim para prosseguir com a instalação do Programa IRPF 2018. A seguinte janela de boas vindas foi apresentada:

programa imposto de renda 2018 instalacao

Nesta janela cliquei Avançar para dar continuidade à instalação do Programa IRPF 2018. A seguinte janela de localização da pasta destino de instalação foi apresentada.

programa imposto de renda 2018 pasta

Nesta janela mantive a localização padrão para a instalação do Programa IRPF 2018. Cliquei Avançar para prosseguir com a instalação.

programa imposto de renda 2018 local

Logo em seguida foi iniciado o processo de cópia dos arquivos do Programa IRPF 2018. No final do processo de instalação dos arquivos a seguinte janela foi apresentada:

programa imposto de renda 2018 instalado

Como Usar o Programa IRPF 2018?

Para usar o Programa IRPF 2018, basta executar duplo clique sobre o atalho “IRPF2018 – Declaração de Ajuste Anual, Final de Espólio e Saída Definitiva do País”. Feito isto o programa será aberto e a seguinte tela será apresentada:

programa irpf 2018

Na primeira vez que você usar o Programa IRPF 2018, a janela de novidades da nova versão será apresentada:

programa irpf 2018 novidades

Você pode escolher não visualizar esta janela nas próximas aberturas do Programa IRPF 2018. Para isto marque a opção Não mostrar esta janela novamente antes de fechar a janela.

Na tela principal do Programa IRPF 2018, você deverá clicar na opção Criar Nova Declaração para poder criar uma nova declaração de imposto de renda. A seguinte janela será apresentada:

programa imposto de renda 2017 criar nova declaracao

Se você nunca declarou imposto de renda ou já declarou mas não tem o arquivo da última declaração, selecione a opção Criar nova sem importar. A seguinte tela será apresentada:

programa imposto de renda 2017 criar sem importar

Na tela acima você deverá digitar o CPF e o nome do contribuinte para criar a nova declaração de imposto de renda 2018. Para importar uma declaração de 2016 selecione a opção Importar Declaração. A seguinte janela será apresentada:

programa irpf 2018 importacao

Selecione a opção Declaração do IRPF 2017 e em seguida selecione o tipo de declaração. Será exibida a janela de localização do arquivo de backup da declaração de 201. Localize a pasta onde está localizado o arquivo de backup xxx-IRPF-A-2017-2016-ORIG.DEC conforme mostrado na figura abaixo:

programa irpf 2018 importar

Clique OK para prosseguir com o processo de importação da declaração de imposto de renda de 2016. Ao final será exibida a seguinte janela:

programa irpf 2017 importar sucesso

No final do processo de importação, a nova declaração 2018, já estará pronta para ser aberta pela primeira vez.

programa irpf 2018 declaracao

Neste ponto você já estará apto a iniciar o preenchimento das fichas de declaração de imposto de renda 2018. Agora é reunir toda a documentação e arregaçar as mangas.

Solução de Problemas

Alguns problemas podem acontecer na instalação do programa do imposto de renda 2018. Alguns dos problemas apontados pela Receita Federal são:

Problema: Unable to load Java Runtime Enviroment                                                                                                                    Solução: Baixar e instalar o JRE (Java Runtime Enviroment) no sítio https://java.com/pt_BR/

Problema: “IRPF2018.app” não pode ser aberto porque procede de um desenvolvedor não identificado.                       Solução (passo a passo):
1-Acessar painel “Preferências do Sistema”
2-Acessar item “Segurança e Privacidade”
3-Clicar na aba “Geral” caso esta já não esteja selecionada.
4-Clicar no ícone em forma de cadeado no canto inferir esquerdo da janela “Segurança e Privacidade”.
5-Na caixa de opções “Permitir aplicativos transferidos de:” selecionar a opção “App Store e desenvolvedores identificados.
6-Clicar novamente no ícone em forma de cadeado no canto inferir esquerdo da janela “Segurança e Privacidade”.
7-Executar o aplicativo IRPF2018 no “Launchpad”

Problema: A operação não pode ser concluída porque o item “IRPF 2018” está sendo usado                                             Solução: Este é um erro que acontece quando tenta-se instalar o IRPF 2018 com o aplicativo já aberto em execução.

Para resolver este problema basta fechar o programa IRPF 2018 e executar a instalação do aplicativo novamente.

Problema: “IRPF 2018” está danificado e não pode ser aberto. Você deve movê-lo para o Lixo.                                         Solução: Efetuar o download do programa novamente e reiniciar a instalação do IRPF 2018.

OBS.: Se o problema persistir, recomendamos o download da distribuição “.zip”, que funciona em qualquer sistema operacional. Neste caso siga o seguinte passo a passo:

1-Fazer o download do arquivo ZIP do IRPF2018.
2-Dar dois cliques no arquivo, para que ele crie a pasta IRPF2018 no mesmo diretório em que se encontra o arquivo ZIP do IRPF 2018.
3-Acessar o diretório IRPF2018
4-Dar dois cliques no arquivo irpf.jar
OBS: É necessário ter o JRE (Java Runtime Enviroment) versão 7 ou 8 instalado em seu sistema operacional.

Link para download da distribuição ZIP do IRPF 2018

17 comentários em “Programa IRPF 2018

  1. Pingback: Aprenda Declarar Imposto de Renda pela Primeira Vez – ColorMag

  2. Cleto Jr. Responder

    Não consigo abrir o programa do imposto de renda 2018, aparece erro “X”. O que fazer ? Lembro-lhe que já tinha usado esse programa para fazer o meu imposto de renda e de uma hora para outra, surgiu esse problema. Instalar novamente o programa não deu certo.

  3. Luana Franco Responder

    Boa noite!!!
    Transmiti a minha declaração 2018, mas enquanto estava fechando a declaração de outra pessoa o notebook desligou… não consegui recuperar os dados de nenhuma..o que faço?

  4. Fabiana Responder

    Boa noite! Baixei o programa cheguei a preencher a declaração, mas não enviei o computador desligou com o programa aberto e agora não consigo mais abrir, aparece uma mensagem informando que já existe uma cópia em execução, tentei desinstalar para instalar novamente e não consigo desinstalar o programa nem instalar outro muito menos abrir ele novamente, já tem 2 semanas que estou tentando e nada. Por favor me ajude!

  5. Sônia Responder

    Bom dia!
    Eu tenho duas situações: 1. Como eu declaro pela primeira vez uma offshore no imposto de renda pessoa física de 2018?

    2. Entrei com uma ação judicial contra o meu plano de saúde em 2017. Já houve a audiência de conciliação mas, não houve acordo. O juiz da ação determinou um desconto no pagamento das parcelas do plano de saúde, até a audiência de instrução e julgamento. Estou pagando em dia todas as parcelas do plano. Neste cenário, eu posso declarar os pagamentos efetuados durante o ano de 2017? Devo declarar a existência da ação judicial?

    Desde logo, eu agradeço pela atenção, ao tempo em que fico no aguardo de uma resposta.

    Sônia.

  6. Helton Capella Responder

    Baixe a versao para Mac e deu a mensagem: “IRPF 2018” está danificado e não pode ser aberto. Você deve movê-lo para o Lixo.
    Segui as instrucoes e continuou dando a mesma mensagem.
    Segui as instrucoes e baixei a versao zip
    Segui as instrucoes de instacao e deu a seguinte mensagem: “irpf.jar” nao pode ser aberto porque procede de um desenvolvedor nao identificado.
    Alguma orientacao do que mais posso fazer?

  7. Pingback: Restituição IR 2018: Calendário de Restituição 2018 - Cronograma

  8. Eduardo Ramalho Responder

    Instalei no Mac, fiz a declaração, transmiti tudo OK, mas agora quero recuperar a declaração entregue e não consigo. Não acho nenhum ícone para clicar. Como faço para acessar minha declaração?

  9. Jose Maria R Cunha Responder

    Ola ja instalei, mas não consigo ler. PARECE QUE ESTA EM OUTRO IDIOMA. COMO FAÇO?

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Bom dia José!
      Pode nos enviar um print da tela?

  10. Pingback: Imposto de Renda pela Primeira Vez em 2017: Como Declarar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.