Aprenda aqui como baixar, instalar e usar o programa do imposto de renda pessoa física 2017. Programa IRPF 2017 download, programa IRPF 2017 instalação, programa imposto de renda 2017 download, programa imposto de renda 2017 instalação, baixar programa IRPF 2017, Receita Federal IRPF 2017, baixar IRPF 2017, instalar Programa IRPF 2017.

Como Baixar, Instalar e Usar o Programa IRPF 2017?

O Programa de Declaração IRPF 2017 ou Programa de Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2017 veio neste ano com muitas novidades. Ao longo destes anos o aplicativo tem sofrido várias evoluções e está cada vez mais amigável ao usuário. Quem usa este programa hoje em dia costuma reclamar dos inúmeros preenchimentos que devem ser feitos, mas eu que sou mais velho presenciei meu pai preencher fichas e mais fichas de papel por muito tempo. Tinha que preencher na caneta e não podia ter rasuras, era uma tarefa muito trabalhosa. Hoje em dia, com a utilização do Programa IRPF, a tarefa está muito mais fácil e rápida.

O Programa IRPF 2017 pode ser utilizado em qualquer sistema operacional, desde que obedecidas as seguintes instruções:

  • A máquina virtual java (JVM), versão 1.7 ou superior , deve estar instalada, pois programa desenvolvido em Java não pode ser executado sem a JVM .
  • A Máquina Virtual Java poderá ser baixada aqui.

Selecione o programa de acordo com o sistema operacional, faça o download e o instale:

Sistema Operacional Instruções
Linux Para instalar, é necessário adicionar permissão de execução, por meio do comando “chmod +x IRPF2017Linux-x86_64v1.0.bin”, ou “chmod +x IRPF2017Linux-x86v1.0.bin”, ou conforme o Gerenciador de Janelas utilizado.
Mac Para instalar, é necessário executar o IRPF2017v1.0.dmg.
Solaris Este é o arquivo JAR do instalador do IRPF2017. Para utilizá-lo, execute ” java -jar IRPF2017v1.0.jar” na linha de comando.
Multiplataforma Esta opção dispensa instalador, diferentemente das demais opções que são os arquivos executáveis do instalador. Destina-se aos usuários ou administradores de sistemas que necessitam exercer maior controle sobre a instalação. Para usar esta opção, descompacte os arquivos do IRPF2017-1.0.zip no local desejado e utilize as instruções do arquivo Execute.txt.

Instalação do Programa IRPF 2017 no Windows

Instalação do Programa IRPF 2017 no Mac

Instalação do Programa IRPF 2017 no Linux

Como Baixar o Programa IRPF 2017?

Para baixar o Programa IRPF 2017 clique neste link para acessar a página da Receita Federal do Brasil mostrada na figura abaixo:

programa irpf 2017 pagina

Na página de download do Programa IRPF 2017, selecione a sua plataforma de utilização do seu computador (Windows, Mac, Linux, Solaris ou multiplataforma). Você poderá também instalar no Android ou no iOS. Escolhi instalar no Windows que é o sistema operacional mais comum. A seguinte página foi apresentada:

programa irpf 2017 download

Nesta página selecionei a opção Programa IRPF 2017 e logo em seguida o download do programa foi iniciado. O arquivo IRPF2017Win32v1.0.exe foi baixado na pasta de downloads conforme mostrado na figura a seguir:

programa irpf 2017 baixar

Como Instalar o Programa IRPF 2017?

De posse do arquivo de instalação do Programa IRPF 2017, realizei duplo clique no mesmo para iniciar a instalação. A seguinte janela foi apresentada:

programa irpf 2017 instalar

Cliquei Sim para prosseguir com a instalação do Programa IRPF 2017. A seguinte janela de boas vindas foi apresentada:

programa irpf 2017 bem vindo

Nesta janela cliquei Avançar para dar continuidade à instalação do Programa IRPF 2017. A seguinte janela de localização da pasta destino de instalação foi apresentada.

programa irpf 2017 destino

Nesta janela mantive a localização padrão para a instalação do Programa IRPF 2017. Cliquei Avançar para prosseguir com a instalação.

programa irpf 2017 copia arquivos

Logo em seguida foi iniciado o processo de cópia dos arquivos do Programa IRPF 2017 como mostrado na figura a seguir:

programa irpf 2017 copiando

No final do processo de instalação dos arquivos a seguinte janela foi apresentada:

programa irpf 2017 atalho

Cliquei Concluir para finalizar o processo de instalação do Programa IRPF 2017. O seguinte atalho foi criado na área de trabalho:

programa irpf 2017 partirVídeos Explicativos

Instalação do Programa DIRPF 2017

O pessoal da Econet Editora preparou um vídeo com informações sobre como proceder a instalação do programa para elaboração e entrega da Declaração do Imposto de Renda da pessoa Física 2017.

Declaração Previamente Preenchida

O pessoal da Econet Editora preparou um vídeo com informações acerca da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física 2017 previamente preenchida.

Importação de Declaração Pré-preenchida

O pessoal da Econet Editora preparou um vídeo com informações acerca da importação da Declaração do Imposto de Renda 2017 pré-preenchida.

Como Usar o Programa IRPF 2017?

Para usar o Programa IRPF 2017 basta executar duplo clique sobre o atalho “IRPF2017 – Declaração de Ajuste Anual, Final de Espólio e Saída Definitiva do País”. Feito isto o programa será aberto e a seguinte tela será apresentada:

programa irpf 2017

Na primeira vez que você usar o Programa IRPF 2017 a janela de novidades da nova versão será apresentada:

programa irpf 2017 novidades

Você pode escolher não visualizar esta janela nas próximas aberturas do Programa IRPF 2017. Para isto marque a opção Não mostrar esta janela novamente antes de fechar a janela.

programa imposto de renda 2017

Na tela principal do Programa IRPF 2017 você deverá clicar na opção Criar Nova Declaração para poder criar uma nova declaração de imposto de renda. A seguinte janela será apresentada:

programa imposto de renda 2017 criar nova declaracao

Se você nunca declarou imposto de renda ou já declarou mas não tem o arquivo da última declaração, selecione a opção Criar nova sem importar. A seguinte tela será apresentada:

programa imposto de renda 2017 criar sem importar

Na tela acima você deverá digitar o CPF e o nome do contribuinte para criar a nova declaração de imposto de renda 2017. Para importar uma declaração de 2016 selecione a opção Importar Declaração. A seguinte janela será apresentada:

programa imposto de renda 2017 importar declaracao

Selecione a opção Declaração do IRPF 2016. Em seguida selecione o tipo de declaração na janela mostrada a seguir:

programa imposto de renda 2017 importar declaracao 2016

Será exibida a janela de localização do arquivo de backup da declaração de 2016:

programa irpf 2017 importar local

Localize a pasta onde está localizado o arquivo de backup xxx-IRPF-A-2016-2015-ORIG.DEC conforme mostrado na figura abaixo:

programa irpf 2017 importar arquivo

Clique OK para prosseguir com o processo de importação da declaração de imposto de renda de 2016. Ao final será exibida a seguinte janela:

programa irpf 2017 importar sucesso

Caso você tenha feito o rascunho da declaração do imposto de renda 2017 o mesmo poderá ser aberto neste momento:

programa irpf 2017 importar rascunho

No final do processo de importação, a nova declaração 2017 já estará pronta para ser aberta pela primeira vez como mostra a figura a seguir:

programa irpf 2017 importada

Abrindo a nova declaração no Programa IRPF 2017 a seguinte tela será apresentada:

programa irpf 2017 aberta

Neste ponto você já estará apto a iniciar o preenchimento das fichas de declaração de imposto de renda 2017. Agora é reunir toda a documentação e arregaçar as mangas.

Comprovantes para o IRPF 2017

Os comprovantes ou informes para o imposto de renda 2017 devem ser reunidos antes do início da elaboração da declaração e armazenados em local seguro após entrega da declaração à Receita. É aconselhável guardar estes documentos por um prazo de 5 anos a partir do dia 1º de janeiro do ano seguinte ao do processamento da declaração, já que durante esse período a Receita pode convocar o contribuinte para prestar esclarecimentos. Os principais documentos são:

Comprovantes de Despesas Médicas

Não há limites para a dedução de despesas médicas, mas as mesmas devem possuir comprovantes para que possam ser lançadas no programa do imposto de renda. Os documentos devem apresentar a razão social da empresa ou o nome do profissional, seu CNPJ ou CPF, o endereço do estabelecimento, o serviço realizado, o nome completo do paciente e o valor.

Comprovantes de Gastos com Educação

Os gastos com educação devem ser comprovados com documentos que detalham os pagamentos feitos. Deve se certificar de que eles contêm o nome e o CNPJ da instituição de ensino. Lembrando que neste ano de 2017 o limite de dedução para gastos com educação continua a ser de 3.561,50 reais por contribuinte e por dependente.

Comprovantes de Aluguéis

Os aluguéis pagos e recebidos também devem ser comprovados pelo contribuinte. Se o inquilino for pessoa física e os pagamentos foram feitos diretamente ao proprietário, sem o intermédio de imobiliárias, a comprovação é feita com os recibos dos depósitos bancários. Se houver uma imobiliária a mesma pode fornecer um histórico dos aluguéis aos clientes. Também é possível pedir uma cópia do documento que a imobiliária entrega à Receita, a DIMOB. Se o inquilino seja pessoa jurídica, ele é responsável por entregar o informe de rendimentos para o proprietário, uma vez que é ele quem deve recolher o Imposto de Renda.

Comprovante de Recebimento de Salário, Aposentadoria ou Pensão

Estes comprovantes devem trazer informações sobre os rendimentos, contribuições ao INSS, Imposto de Renda Retido na Fonte, eventuais contribuições à previdência privada e coparticipação em plano de saúde corporativo. .

Informe de Rendimento dos Bancos

Os bancos disponibilizam os informes pela internet. Quem não tem acesso ao internet banking pode obter os informes em caixas eletrônicos. Se o vínculo com a instituição financeira foi encerrado em 2016, você deverá comparecer a uma das agências do banco para obter o informe de rendimentos relativo ao período em que ainda era correntista.

Informes de Rendimentos de Corretoras e Bolsa de Valores

Assim como os bancos, as corretoras corretoras precisam informar os clientes sobre rendimentos, saldo em conta, posições acionárias, etc. Estes documentos podem ser obtidos nos sites das próprias corretoras. A Bolsa de Valores também deve disponibilizar informes de rendimentos relativos a 2016.

Veja mais dicas do novo programa do IRPF 2017 com o Sandrival Matos…

suno research recomendação

6 comentários em “Programa IRPF 2017

  1. Eduardo Ramalho Responder

    Instalei no Mac, fiz a declaração, transmiti tudo OK, mas agora quero recuperar a declaração entregue e não consigo. Não acho nenhum ícone para clicar. Como faço para acessar minha declaração?

  2. Jose Maria R Cunha Responder

    Ola ja instalei, mas não consigo ler. PARECE QUE ESTA EM OUTRO IDIOMA. COMO FAÇO?

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Bom dia José!
      Pode nos enviar um print da tela?

  3. Pingback: Imposto de Renda pela Primeira Vez em 2017: Como Declarar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.