Sua declaração está na base de dados da receita federal. O que significa? Como saber em qual lote vou receber a restituição 2017? E os lotes restituição 2016? Entenda aqui o que significa Processada – Em Fila de Restituição e outras situações possíveis da declaração do imposto sobre a renda da pessoa física. Fique atento à situação da sua declaração, consulte o site da Receita mensalmente para acompanhar o processamento dos documentos. Desta forma, você evitará possíveis multas e juros sobre valores não pagos. Saiba quando você receberá a restituição do imposto de renda.  

Conforme oficializado pela Secretaria da Receita Federal no Diário Oficial da União, o segundo lote de restituição do imposto de renda 2017 será creditado no dia 17 de julho conforme o cronograma de restituições. O valor a restituir será depositado na agência bancária indicada na respectiva Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física. A consulta a este lote 2 será liberada na próxima segunda-feira (10/07) às 9h.

2 lote restituicao 2017

Neste segundo lote contribuintes sem prioridade começam a receber a restituição

A Receita apresenta para o contribuinte o estado atual do processamento da declaração e da restituição. São cinco estados principais:

Em Processamento: Significa que a declaração do contribuinte foi recebida corretamente pela Receita mas ainda não teve a análise completada. Ela já consta na base de dados da Fisco mas ainda não foi analisada ou está em processo de análise.

Processada: Significa que a declaração já foi analisada, os dados prestados estão corretos e não há imposto a restituir, ou seja, o processo de declaração daquele contribuinte está encerrado.

Processada – em Fila de Restituição: Se a declaração já foi analisada e há imposto a restituir então a sua situação será em fila de restituição, ou seja, o contribuinte está apto a receber a restituição nos próximos lotes a serem liberados.

Com Pendência: Malha fina – a Receita informa ao contribuinte qual é a pendência e pedirá ao contribuinte que preste dados adicionais. Pendências podem surgir, por exemplo, alguma informação prestada pelo contribuinte não casa com uma informação prestada por outra entidade. Casos comuns são despesas médicas e rendimentos tributados de pessoa jurídica como alguma fonte pagadora ao contribuinte.

Em Análise: Esta situação ocorrerá quando o contribuinte já prestou os devidos esclarecimentos à Receita sobre as pendência levantadas. Ou seja, neste momento o Fisco está analisando os documentos prestados pelo contribuinte para resolução da(s) pendência(s).

Mesmo que a declaração tem sido processada corretamente e colocada no estado Processada, a Receita Federal tem até cinco anos para cobrar outras informações. Até mesmo se o contribuinte recebeu a restituição, há este período de cinco anos em que a Receita pode realizar um reprocessamento da declaração.

Se o contribuinte não receber a restituição no último lote não necessariamente existe uma pendência. Neste caso, o contribuinte só receberá o valor nos lotes residuais a partir do próximo ano. Portanto, se o ano terminou e o seu status continua Processada Em Fila de Restituição, então só resta aguardar o próximo ano.

processada em fila de restituicao

Sua declaração está na base de dados da Receita Federal

Assim que a Receita Federal recebe a declaração do contribuinte, o status da mensa na consulta é apresentado como Sua declaração está na base de dados da Receita Federal como mostrado na figura abaixo:

na base de dados da receita federal

Processada – em fila de restituição

Se a declaração do contribuinte já foi processada corretamente, não há pendências e há valor a restituir porém o mesmo não foi ainda enviada ao banco, ao consultar o site da Receita será apresentada a situação Processada – em fila de restituição conforme mostrada a figura abaixo:

processada em fila de restituicao 2017

A declaração do IRPF neste estado significa que a Receita Federal aguarda a liberação de recursos para pagamento da restituição. Os pagamentos são efetuados de acordo com o cronograma de lotes e dependem da liberação de recursos financeiros pelo Tesouro Nacional.

A ordem dos pagamentos é definida pela data de transmissão da declaração, respeitadas as prioridades definidas em lei (idosos e portadores de doença grave ou deficiência física ou mental). A qualquer momento, no entanto, a declaração em fila de restituição pode retornar para análise.

É comum que o contribuinte fiquei com este status por meses e meses. Não há como saber de ante-mão em qual lote o contribuinte receberá a restituição 2017, a fila de pagamento da restituição é dinâmica e depende de diversos fatores, por isto a Receita só informa a liberação ou não do crédito no dia da consulta. É importante salientar que se o contribuinte não receber no último lote do ano então quer dizer que sua restituição 2017 ficou para recebimento em lotes residuais no ano seguinte.

Enviada para crédito no banco

Se o contribuinte tiver saldo a restituir no próximo lote e o mesmo já está sendo enviado ao banco cadastrado na DIRPF, ao realizar a consultar será apresentada a situação Enviada para crédito no banco conforme página abaixo. Esta mensagem é apresentada no dia da consulta ao lote. Se a sua situação não mudou de Processada em fila de restituição para Enviada para crédito no banco então você não receberá naquele lote.

restituicao imposto renda enviada credito

Creditada

A situação passará para Creditada quando o valor da restituição 2017 tiver sido creditado no banco como mostra a página abaixo. Se o contribuinte não receber o valor na sua conta no dia do crédito então o mesmo deverá entrar em contato com o Banco do Brasil.

processada em fila de restituição

Saldo Inexistente de Imposto a Pagar ou a Restituir

Caso o contribuinte não tenha imposto de renda a restituir e a sua declaração já tiver sido processada corretamente será exibida a seguinte informação: Sua declaração já foi processada. Resultado encontrado: Saldo inexistente de imposto a pagar ou a restituir.

saldo inexistente de imposto a pagar ou a restituir

Veja neste artigo as maiores dúvidas dos contribuintes sobre a restituição do imposto de renda.

 

suno research recomendação

46 thoughts on “Como Consultar o Fluxo de Processamento da Declaração?

  1. Silva Minus Reply

    Foi constatada a necessidade de comprovação documental do valor de todas as deduções declaradas. O que fazer? Posso retificar ainda? Já fiz duas retificadoras, e na primeira tinha dado apenas despesas médicas, agora tá aparecendo essa pendência em todas as deduções declaradas. Será porque? Me diga como proceder. Quantas retificadora posso fazer? Qual o prazo máximo para retificar?

    • Ábaco Líquido Post authorReply

      Bom dia Silva!

      Você ainda pode retificar. Por acaso você detectou uma nova inconsistência no que foi declarado? Pelo que entendo não há limites de retificações e enquanto sua declaração estiver errada você precisa retificar.

      Abraço!

  2. MIGUEL ADAO CARBONE Reply

    Boa noite
    sou aposentado e tenho 61 anos, mas ja saiu o segundo lote de 2017 e nao recebi minha restituicao.
    o que pode ter acontecido?

    • Ábaco Líquido Post authorReply

      Bom dia Miguel!

      Só mesmo a Receita poderá lhe informar com exatidão porque sua restituição ainda não saiu. Qual seu status atual?

      Abraço!

  3. FERNANDO Reply

    Boa noite, tive que retificar hoje minha declaração, só vou receber o valor a restituir agora no último lote? ou tem alguma possibilidade de receber em lotes anteriores?

    • Ábaco Líquido Post authorReply

      Boa noite Fernando!

      Muito provavelmente só no último lote.

      Abraço!

  4. Silva Reply

    Ábaco boa tarde. Fiz até agora 4 declarações retificadoras, e na 4ª retificadora apresentada, o resultado acusou pendência, quando consulto através do extrato. Hoje descobri que tem de fato uma despesa médica para retirar, pois lancei errado, era um recibo do meu irmão e acabei confundindo. Porém, como procedo agora? Pois quando consultava a situação da restituição, apresentava a mensagem: Sua declaração está na base de dados da Receita Federal. Para consultar a situação e ver detalhes do processamento da sua declaração, utilize o Extrato do IRPF.

    Entretanto, agora aparece somente: Sua declaração está na base de dados da Receita Federal. Não aparece a parte citada: “Para consultar a situação e ver detalhes do processamento da sua declaração, utilize o Extrato do IRPF”.

    Mas quando entro no eCac, aparece a seguinte mensagem: Situação: com pendências.

    Quando clico pra ver, aparece a seguinte mensagem:

    Foi constatada a necessidade de comprovação documental do valor de todas as deduções declaradas.

    – Dependentes,
    – Despesa com instrução,
    – Previdência oficial,
    – Previdência privada,
    – Despesas médicas,
    – Livro caixa.

    No final aparece essas mensagens:

    O que fazer?
    1- Se houve erro no preenchimento da sua Declaração, apresente uma declaração retificadora (Orientações sobre Retificação);
    2 – Se não houve erro no preenchimento da Declaração e todas as informações declaradas estiverem devidamente comprovadas por documentos, aguarde comunicação da Receita Federal para prestar esclarecimentos.

    Porém, de todas essas pendências, só temo esta despesa médica para retirar. Eu pergunto a você, porque o sistema acusou pendências em todas as deduções? Eu ainda posso mais uma retificadora, e retirar esta despesa médica? Ou será que agora não tem mais como corrigir? Estou com medo de fazer mais esta retificadora e ficar preso na malha. Por favor Ábaco como procedo?

    • Ábaco Líquido Post authorReply

      Boa noite Silva!

      O seu caso parece com o do Mario abaixo. Apesar da pendência ser apenas uma (despesa médica), a Receita está emitindo várias possibilidades de pendências. Parece ser uma mensagem padrão do sistema. De qualquer forma eu sugiro realizar a nova retificação para tirar despesa do seu irmão que foi lançada errada.

      Abraço!

  5. Mario Reply

    Ábaco, peço um esclarecimento e ajuda por favor…

    Pergunto se algo mudou no processamento da Receita neste ano de 2017?
    Extrato da DIRF – declaração está com pendências:

    “Possível inconsistência no livro caixa
    O que aconteceu?
    Foi constatada a necessidade de comprovação documental das despesas escrituradas em Livro Caixa que estão em sua declaração
    As despesas escrituradas em Livro Caixa somente podem ser deduzidas por aqueles contribuintes que tenham percebido rendimentos do trabalho não assalariado, pelo titular de
    serviços notariais e de registro e pelo leiloeiro, desde que atendam ao disposto nos arts. 75 e 76 do Regulamento do Imposto de Renda (RIR/99).”

    Isto e apenas isto foi dito.

    Questão interessante… Se as despesas do livro caixa não são fornecidas discriminadamente quando da DIRF (são lançadas apenas pelo montante global mensal), como a Receita poderia afirmar que há inconsistência das despesas do livro caixa?
    Em outras palavras, se ela nem mesmo sabe quais são estas despesas, como afirmar a inconsistência?

    Detalhe a razão das despesas do livro caixa ficaram em cerca de 35% do total dos rendimentos declarados, o que parece não ser tão absurdo assim…

    Obrigado pela atenção!

    • Ábaco Líquido Post authorReply

      Bom dia Mário!

      Não sei ao certo, mas pode ser que exista uma linha de corte, ou mesmo um critério de amostragem por contribuinte. Você tem como comprovar as despesas lançadas no livro caixa?

      • Mario

        Estou separando pois são muitas.
        Normalmente, pergunto, após indicar a malha (2017), quando o contribuinte é chamado na Receita?
        Início de 2018? OU será que ainda este ano?
        Pergunto isto, pois em caso de algum problema no livro caixa, farei a retificação antes de ser chamado…

      • Ábaco Líquido Post author

        Boa noite Mário!

        Não sei te falar qual o prazo de convocação. Mas sugiro agilizar esta conferência para ver se existe algum erro.

        Abraço e boa sorte!

  6. Rodrigo Reply

    Ábaco boa tarde. Entendi, mas nas 2 primeiras declarações retificadoras enviada, apareceu somente mensagem de pendências nas despesas médicas, já na 3ª e 4ª apresentou a seguinte pendência: Possível inconsistência nas deduções, e quando clico em ver pendências aparece:

    O que aconteceu?
    Foi constatada a necessidade de comprovação documental do valor de todas as deduções declaradas.

    O que verificar?

    – Dependentes: Foi constatada a necessidade de comprovação documental da relação de dependência dos dependentes declarados.

    – Despesa com instrução: Verifique se dispõe de documentação hábil para comprovar os valores declarados a título de Despesa com Instrução.

    – Previdência oficial: Verifique o valor da Contribuição à Previdência Oficial, referente a rendimentos recebidos de pessoa jurídica, que consta em sua declaração.

    – Previdência privada: Verifique se os valores pagos, a título de Contribuição às entidades de previdência complementar fechadas de natureza pública (Funpresp), Contribuição à Previdência Privada e FAPI, foram informados indevidamente como Contribuição à Previdência Oficial.

    – Despesas médicas: Foi constatada a necessidade de comprovação documental das despesas médicas declaradas. – Pensão alimentícia: Foi constatada a necessidade de comprovação documental do valor de pensão alimentícia declarado.

    – Livro caixa: Foi constatada a necessidade de comprovação documental das despesas escrituradas em Livro Caixa que estão em sua declaração.
    Os rendimentos recebidos do trabalho não assalariado que estão em sua declaração não comportam o montante de dedução a título de Livro Caixa declarado.

    O que fazer?
    1- Se houve erro no preenchimento da sua Declaração, apresente uma declaração retificadora (Orientações sobre Retificação);
    2 – Se não houve erro no preenchimento da Declaração e todas as informações declaradas estiverem devidamente comprovadas por documentos, aguarde comunicação da Receita Federal para prestar esclarecimentos.

    De todas estas pendências, só tenho valores lançados no campo de despesas médicas, instrução e previdência oficial. Porque acusou tudo? Eu ainda posso fazer essa 5ª retificadora, retirar todas as despesas médicas? Por favor, me dê uma luz.

    • Ábaco Líquido Post authorReply

      Boa noite Rodrigo!

      Me parece ser uma instrução padrão da Receita com vários itens a checar, independente se aplicam ou não ao seu caso. Pelo que sei não há limite para declarações retificadoras. Mas por que você quer retirar as despesas médicas? Se você possui todos os comprovantes e já conferiu com as clínicas e médicos então a conduta mais adequada seria apresentar estes documentos na Receita. Não acha?

      Abraço!

  7. Rodrigo Reply

    Ábaco bom dia, desde o dia 28/06, após consulta no eCac, verifiquei que haviam pendências de despesas médicas na minha declaração enviada. Então de lá pra cá, já fiz 4 declarações retificadoras, e até agora nada resolvido. O problema, é que quando eu consultava a restituição através do CPF e data de nascimento, aparecia a seguinte mensagem: Sua declaração está na base de dados da Receita Federal.Para consultar a situação e ver detalhes do processamento da sua declaração, utilize o Extrato do IRPF.

    Porém agora aparece somente: Sua declaração está na base de dados da Receita Federal.

    Quando entro no eCac, aparece a seguinte mensagem: Situação: com pendências.

    Quando clico no link de pendências, aparece: Durante o processamento de sua declaração foram encontradas algumas divergências. Clique nos links abaixo para obter orientações:
    Possível inconsistência nas deduções (Ver Pendência)

    Será que posso fazer mais uma declaração retificadora? Será a 5ª declaração Retificadora que irei fazer. Tem limite de retificadoras? Espero que mais uma vez me ajude

    Obrigado.

    • Ábaco Líquido Post authorReply

      Bom dia Rodrigo!

      Tudo indica que sua declaração ainda não está OK para a Receita. Sugiro entrar em contato com as clínicas e médicos que você teve despesas para verificar como eles declararam os valores. Se estiver tudo OK você precisará pegar todos os comprovantes e se dirigir a um posto da Receita para tentar entender a real divergência.

      Abraço!

  8. Fernando Henrique Santos Reply

    Boa noite! Verifiquei no cronograma de restituição e peguei este exemplo:

    41º Lote Residual 2013
    transmitida até 15/05/2017
    recebeu em 27/04/2017.
    Então teoricamente,se eu entreguei no início de junho seria para receber em julho.
    Concorda?

    • Ábaco Líquido Post authorReply

      Bom dia Fernando!

      Sua declaração é deste ano ou de anos anteriores? Lotes residuais referem-se a declarações de anos anteriores.

      No ano passado, recebeu no segundo lote quem entregou até 06/03/2016. Se você entregou logo no início, pode ser que realmente receba agora.

      Abraço!

      • Fernando Henrique Santos

        Bom dia! Minha restituição é de 2013 e fiz retificação em junho de 2017

  9. Rodrigo Reply

    Obrigado pela informação. Mas com relação a consulta ao eCac, todas as três declarações continuam com o status “em processamento”. Gostaria de saber se até a data de pagamento do último lote deste ano, caso existam pendências, o extrato vai mostrar? Ou corre o risco de entrarmos em 2018 e estas declarações continuarem com o Status “em processamento”?

  10. Rodrigo Reply

    Enviei três declarações, e todas forma no início de Março de 2017, quando consulto o eCac, aparece situação “em processamento” Como saber se estou com pendências? Porque a receita não avisou ainda? tem algo errado?

    • Ábaco Líquido Post authorReply

      Boa tarde Rodrigo!

      É no portal eCac mesmo que você verifica as pendências. Se nada foi informado ainda é porque o processamento continua. Lembrando que a “malha fina” é caracterizada quando o status é “Com Pendências”.

      Abraço!

  11. Andre Luis Almeida dos Santos Reply

    Mandei minha declaração no primeiro dia e dois dias depois já estava em fila de restituição. Para minha surpresa, não só a minha declaração, como a de outros familiares, voltaram para a base e a situação EM PROCESSAMENTO. O que pode ter ocorrido? Mais uma coisa.. tem duas declarações que fiz desde o primeiro dia e estão até hoje EM PROCESSAMENTO e a Receita Federal não mostra nenhuma pendência até o momento.. O que fazer?

    • Ábaco Líquido Post authorReply

      Boa tarde André!

      É normal que a declaração retorne para processamento. A Receita não informa o motivo, mas geralmente são novos cruzamentos que os algorítimos de cruzamento decidem fazer, muito em função de outras pessoas ou empresas que podem ter enviado declarações que cruzam com a sua tardiamente. Mas isto é uma mera conjectura minha. Continue acompanhando o processamento, logo logo o status volta para fila de restituição. Mas caso caia na malha fina, o status será pendência.

      Não deixe de assinar o site Abacus Liquid para ficar informado sobre as últimas novidades.
      http://abacusliquid.com/blog/assine

      Abraço!

  12. Isabella Reply

    Bom dia, enviei minha declaração no mesmo dia (06/03 – nos primeiros dias da entrega) que meu esposo enviou a dele. A dele foi processada ficando com o status de “em fila de restituição”, no entanto a minha ate hoje (20/06) encontra-se com status de EM PROCESSAMENTO…. Sempre olho no E-CAC e não mostra nenhuma pendência, mas o status não muda…
    Qual poderia ser o problema por está demorando tanto assim? Estou preocupada.

    Obrigada!!!

    • Ábaco Líquido Post authorReply

      Bom dia Isabella!

      Não há motivos para preocupação, algumas declarações tem processamento mais demorado do que outras. De qualquer forma, há alguma diferença significativa entre a sua declaração e a do seu marido? Algum lançamento de despesa médica ou escolar foi realizado na sua e não na dele?

      Abraço!

  13. Garcia Reply

    Boa noite! Enviei minha declaração no 1°dia . Menos de uma semana entrou para fila de restituição. Todo dia fico acompanhando. Quando foi dia 15 de junho, depois de mais de 2 meses volta para o BANCO DE DADOS DA RECEITA FEDERAL. o que isso quer dizer?

    • Ábaco Líquido Post authorReply

      Boa noite Garcia!

      Costuma ocorrer novos processamentos da declaração de imposto de renda. A Receita não informa o motivo, só informa que está em processamento e no banco de dados.

      Abraço!

  14. Anônimo Reply

    Boa noite!!!
    Fiz a declaração em março ainda, em menos de uma semana o status passou para em fila de restituição, porém hoje quando fui olhar voltou para em processamento. Isto pode? O que pode ter acontecido?

    • Ábaco Líquido Post authorReply

      Boa tarde!

      Isto costuma ocorrer. Vários motivos podem fazer o status voltar para processamento, geralmente são cruzamentos extras que aparecem. Aguarde a mudança do status.

      Abraço!

  15. Nan Reply

    Meu irpf esta com pendência (2015/2016) porém não consigo nenhum horário pra agendar pra ir na receita, o que eu devo fazer?

    • Ábaco Líquido Post authorReply

      Bom dia!

      Esta situação você resolve só na Receita mesmo, não tenho esta resposta para lhe dar.

      Abraço

  16. Anônimo Reply

    Minha restituição é referente ao ano 2013 e 2014 e o status está ” em fila de restituição ” será que recebo nesse próximo lote ?

    • Ábaco Líquido Post authorReply

      Boa tarde!

      Infelizmente não há como saber em qual lote a restituição sairá. A conduta é mesmo consultar a situação em toda liberação.

      Abraço!

  17. Pingback: Imposto de Renda pela Primeira Vez em 2017: Como Declarar

  18. Anônimo Reply

    Enviei minha restituição apenas em novembro/2016. Efetuei o pagamento da multa em janeiro/2017 e atualmente (20/02/2017) a minha restituição está com o status de “Em Fila de Restituição”. Vocês têm alguma ideia de quando ela poderá acontecer? Att, Fernando Peixoto.

    • Ábaco Líquido Post authorReply

      Boa noite Fernando!
      O importante é que seu status já é foila de restituição, ou seja, não há pendência e você irá receber nos próximos lotes. Contudo, não há como saber previamente em qual lote sua restituição sairá, só mesmo realizando a consulta na próxima liberação para saber se está no próximo lote residual, caso contrário, tem que ir consultando mês a mês.
      Não deixe de assinar o site Abacus Liquid para ficar informado sobre as últimas novidades.
      http://abacusliquid.com/blog/assine
      Abraço!

  19. Aldenicemacedo Reply

    Tenho restituições de 2012,2013,2014,2016 quando vou receber?

    • Ábaco Líquido Post authorReply

      Bom dia!
      Qual os status destes documentos no site da Receita Federal?

  20. Marcelo Reply

    Ja foram pagos todos os lotes do IR meu status é em fila para restituição, quando devo receber.

    • Ábaco Líquido Post authorReply

      Boa tarde Marcelo!
      Sua restituição pendente refere-se a qual ano?

    • Ábaco Líquido Post authorReply

      Quando o status não muda após a data de pagamento e porque ainda está na fila.
      Não deixe de assinar o site Abacus Liquid para ficar informado sobre as últimas novidades.
      http://abacusliquid.com/blog/assine
      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.