Sua declaração está na base de dados da receita federal. O que significa? Como saber em qual lote vou receber a restituição 2017? E os lotes restituição 2016? Entenda aqui o que significa Processada – Em Fila de Restituição e outras situações possíveis da declaração do imposto sobre a renda da pessoa física. Fique atento à situação da sua declaração, consulte o site da Receita mensalmente para acompanhar o processamento dos documentos. Desta forma, você evitará possíveis multas e juros sobre valores não pagos. Saiba quando você receberá a restituição do imposto de renda.  

A Receita apresenta para o contribuinte o estado atual do processamento da declaração e da restituição. São cinco estados principais:

Em Processamento: Significa que a declaração do contribuinte foi recebida corretamente pela Receita mas ainda não teve a análise completada. Ela já consta na base de dados da Fisco mas ainda não foi analisada ou está em processo de análise.

Processada: Significa que a declaração já foi analisada, os dados prestados estão corretos e não há imposto a restituir, ou seja, o processo de declaração daquele contribuinte está encerrado.

Processada – em Fila de Restituição: Se a declaração já foi analisada e há imposto a restituir então a sua situação será em fila de restituição, ou seja, o contribuinte está apto a receber a restituição nos próximos lotes a serem liberados.

Com Pendência: Malha fina – a Receita informa ao contribuinte qual é a pendência e pedirá ao contribuinte que preste dados adicionais. Pendências podem surgir, por exemplo, alguma informação prestada pelo contribuinte não casa com uma informação prestada por outra entidade. Casos comuns são despesas médicas e rendimentos tributados de pessoa jurídica como alguma fonte pagadora ao contribuinte.

Em Análise: Esta situação ocorrerá quando o contribuinte já prestou os devidos esclarecimentos à Receita sobre as pendência levantadas. Ou seja, neste momento o Fisco está analisando os documentos prestados pelo contribuinte para resolução da(s) pendência(s).

Mesmo que a declaração tem sido processada corretamente e colocada no estado Processada, a Receita Federal tem até cinco anos para cobrar outras informações. Até mesmo se o contribuinte recebeu a restituição, há este período de cinco anos em que a Receita pode realizar um reprocessamento da declaração.

Se o contribuinte não receber a restituição no último lote não necessariamente existe uma pendência. Neste caso, o contribuinte só receberá o valor nos lotes residuais a partir do próximo ano. Portanto, se o ano terminou e o seu status continua Processada Em Fila de Restituição, então só resta aguardar o próximo ano.

processada em fila de restituicao

Sua declaração está na base de dados da Receita Federal

Assim que a Receita Federal recebe a declaração do contribuinte, o status da mensa na consulta é apresentado como Sua declaração está na base de dados da Receita Federal como mostrado na figura abaixo:

na base de dados da receita federal

Processada – em fila de restituição

Se a declaração do contribuinte já foi processada corretamente, não há pendências e há valor a restituir porém o mesmo não foi ainda enviada ao banco, ao consultar o site da Receita será apresentada a situação Processada – em fila de restituição conforme mostrada a figura abaixo:

processada em fila de restituicao 2017

A declaração do IRPF neste estado significa que a Receita Federal aguarda a liberação de recursos para pagamento da restituição. Os pagamentos são efetuados de acordo com o cronograma de lotes e dependem da liberação de recursos financeiros pelo Tesouro Nacional.

A ordem dos pagamentos é definida pela data de transmissão da declaração, respeitadas as prioridades definidas em lei (idosos e portadores de doença grave ou deficiência física ou mental). A qualquer momento, no entanto, a declaração em fila de restituição pode retornar para análise.

É comum que o contribuinte fiquei com este status por meses e meses. Não há como saber de ante-mão em qual lote o contribuinte receberá a restituição 2017, a fila de pagamento da restituição é dinâmica e depende de diversos fatores, por isto a Receita só informa a liberação ou não do crédito no dia da consulta. É importante salientar que se o contribuinte não receber no último lote do ano então quer dizer que sua restituição 2017 ficou para recebimento em lotes residuais no ano seguinte.

Enviada para crédito no banco

Se o contribuinte tiver saldo a restituir no próximo lote e o mesmo já está sendo enviado ao banco cadastrado na DIRPF, ao realizar a consultar será apresentada a situação Enviada para crédito no banco conforme página abaixo. Esta mensagem é apresentada no dia da consulta ao lote. Se a sua situação não mudou de Processada em fila de restituição para Enviada para crédito no banco então você não receberá naquele lote.

restituicao imposto renda enviada credito

Creditada

A situação passará para Creditada quando o valor da restituição 2017 tiver sido creditado no banco como mostra a página abaixo. Se o contribuinte não receber o valor na sua conta no dia do crédito então o mesmo deverá entrar em contato com o Banco do Brasil.

processada em fila de restituição

Saldo Inexistente de Imposto a Pagar ou a Restituir

Caso o contribuinte não tenha imposto de renda a restituir e a sua declaração já tiver sido processada corretamente será exibida a seguinte informação: Sua declaração já foi processada. Resultado encontrado: Saldo inexistente de imposto a pagar ou a restituir.

saldo inexistente de imposto a pagar ou a restituir

Veja neste artigo as maiores dúvidas dos contribuintes sobre a restituição do imposto de renda.

 

13 thoughts on “Como Consultar o Fluxo de Processamento da Declaração?

  1. Nan Reply

    Meu irpf esta com pendência (2015/2016) porém não consigo nenhum horário pra agendar pra ir na receita, o que eu devo fazer?

    • Ábaco Líquido Post authorReply

      Bom dia!

      Esta situação você resolve só na Receita mesmo, não tenho esta resposta para lhe dar.

      Abraço

  2. Anônimo Reply

    Minha restituição é referente ao ano 2013 e 2014 e o status está ” em fila de restituição ” será que recebo nesse próximo lote ?

    • Ábaco Líquido Post authorReply

      Boa tarde!

      Infelizmente não há como saber em qual lote a restituição sairá. A conduta é mesmo consultar a situação em toda liberação.

      Abraço!

  3. Pingback: Imposto de Renda pela Primeira Vez em 2017: Como Declarar

  4. Anônimo Reply

    Enviei minha restituição apenas em novembro/2016. Efetuei o pagamento da multa em janeiro/2017 e atualmente (20/02/2017) a minha restituição está com o status de “Em Fila de Restituição”. Vocês têm alguma ideia de quando ela poderá acontecer? Att, Fernando Peixoto.

    • Ábaco Líquido Post authorReply

      Boa noite Fernando!
      O importante é que seu status já é foila de restituição, ou seja, não há pendência e você irá receber nos próximos lotes. Contudo, não há como saber previamente em qual lote sua restituição sairá, só mesmo realizando a consulta na próxima liberação para saber se está no próximo lote residual, caso contrário, tem que ir consultando mês a mês.
      Não deixe de assinar o site Abacus Liquid para ficar informado sobre as últimas novidades.
      http://abacusliquid.com/blog/assine
      Abraço!

  5. Aldenicemacedo Reply

    Tenho restituições de 2012,2013,2014,2016 quando vou receber?

    • Ábaco Líquido Post authorReply

      Bom dia!
      Qual os status destes documentos no site da Receita Federal?

  6. Marcelo Reply

    Ja foram pagos todos os lotes do IR meu status é em fila para restituição, quando devo receber.

    • Ábaco Líquido Post authorReply

      Boa tarde Marcelo!
      Sua restituição pendente refere-se a qual ano?

    • Ábaco Líquido Post authorReply

      Quando o status não muda após a data de pagamento e porque ainda está na fila.
      Não deixe de assinar o site Abacus Liquid para ficar informado sobre as últimas novidades.
      http://abacusliquid.com/blog/assine
      Abraço!

Comente...