Veja aqui informações importantes para consulta da situação do imposto sobre a renda da pessoa física 2017.

O Fisco disponibiliza no site da Receita o extrato de consulta da Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) que possibilita aos contribuintes acompanharem como seus documentos estão sendo processados.

Desta forma, é possível identificar eventuais problemas na declaração e fazer as correções antes de cair na malha fina e ser chamado para dar explicações. É possível também consultar os dados de restituição para declarações já processadas.

Para ter acesso ao serviço, é preciso fazer o cadastramento no portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) e obter o código de acesso. O portal pode ser acessado por este link. A figura abaixo apresenta a tela de abertura do portal.

e-cac

Para acessar o portal é necessário ter o código de acesso e a senha. Para gerar estas duas informações será necessário acessar esta página.

codigo acesso ecac

Conforme mostra a figura acima, é preciso primeiramente informar o CPF e a data de nascimento. Feito isto será apresentada a seguinte página:

codigo acesso ecac geracao

Nesta página será necessário informar os números dos recibos de entrega da declaração dos ano atual e do ano anterior. Em seguida será necessário informar uma senha de acesso. Feito isto o código será gerado. Algumas considerações:

  • O código de acesso é válido por dois anos;
  • Caso o contribuinte não conste como titular em nenhuma declaração nos últimos dois exercícios, não será possível gerar o código de acesso;
  • Se o contribuinte apresentou declaração retificadora, deve utilizar o número do recibo de entrega da retificação, que substitui a versão que foi corrigida;
  • Os números dos recibos de entrega devem ser informados com dez dígitos (sem o dígito verificador);
  • Se o contribuinte esquecer o código ou senha gerados, a qualquer momento é possível gerar novamente;
  • No caso de ter esquecido sua senha ou o código, e ainda existir um válido, será exibida a mensagem: “Já existe um código de acesso gerado para este contribuinte”. Ao clicar em “Gerar”, o código anterior será substituído.

Abaixo a página do portal após o login. Para acessar a página de extrato do processamento da da declaração de imposto de renda é preciso clicar em Declarações e Demonstrativos e em seguida clicar em Extrato de Processamento da DIRPF.

extrato dirf

Outra forma é clicar em Restituição e Compensação e em seguida clicar em Extrato de Processamento da DIRPF.

extrato processamento dirf

Feito isto será apresentada uma página conforma a mostrada abaixo. Nesta página serão apresentados os dados principais das declarações bem como a sua situação atual na Receita Federal. Na coluna Serviços o usuário poderá consultar os detalhes de processamento.

extrato declaracao imposto

Abaixo um exemplo de extrato de processamento IRPF:

extrato imposto renda

Outros Serviços Disponíveis no E-CAC

  • Verificar o pagamento mensal das cotas do IR;
  • Imprimir o DARF atualizado para pagamentos das cotas;
  • Solicitar, alterar ou cancelar o débito automático das cotas;
  • Identificar e parcelar débitos que estiverem em atraso;
  • Solicitar o pedido de pagamento de restituição.

Se este artigo foi útil para você então veja também Fluxo de Processamento do Imposto de Renda

 

7 thoughts on “Como Consultar a Situação da Declaração?

  1. Felipe Matheus Ribeiro da Silva Reply

    eu estou nessa situação. “Caso o contribuinte não conste como titular em nenhuma declaração nos últimos dois exercícios, não será possível gerar o código de acesso.” o que fazer?

    • Ábaco Líquido Post authorReply

      Bom dia Felipe!

      Em 2015 e 2016 você enviou declaração? Esta mensagem costuma aparecer para quem ficou muito tempo sem declarar ou para quem está declarando pela primeira vez. Já vi relatos de pessoas que se depararam com esta mensagem mas dias depois o site liberou a geração do código. Sugiro tentar novamente daqui um tempo, mas se tiver pressa a única coisa a fazer é entrar em contato com a Receita.

      Abraço!

  2. Pingback: Imposto de Renda pela Primeira Vez em 2017: Como Declarar

  3. Ana lucia souza gonçalves Reply

    A minha está na fila da restituição .quando irei restituir …

  4. Fatima Reply

    Fátima
    A minha ainda se encontra na base de dados,tbm teve um período q o status aparecia q não estava na base,consultei o extrato e não mostra nenhuma pendência.

    • Ábaco Líquido Post authorReply

      Tudo indica que ainda está sendo analisada…

Comente...