Como Consultar a Situação da Declaração?

Veja aqui informações importantes para consulta da situação do imposto sobre a renda da pessoa física.

situação da declaracao

 

 

 

 

 

O Fisco disponibiliza no site da Receita o extrato de consulta da Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) que possibilita aos contribuintes acompanharem como seus documentos estão sendo processados.

Desta forma, é possível identificar eventuais problemas na declaração e fazer as correções antes de cair na malha fina e ser chamado para dar explicações. É possível também consultar os dados de restituição para declarações já processadas.

 

  • Restituição 2016 – Consulta ao Penúltimo Lote
    Posted by Ábaco Líquido on 08/11/2016 at 14:49

    palavra-chave: restituição 2016 A Receita Federal liberou nesta terça (08/11) a consulta ao penúltimo lote de restituições do Imposto de Renda 2016 e a lotes residuais de 2008 a 2015. Desde as 9h desta manhã […]

  • Restituição 2016 – Pagamento do 5o. Lote
    Posted by Ábaco Líquido on 17/10/2016 at 10:00

    Restituição IR 2016 – A Receita Federal libera hoje (17) o pagamento do lote 5 de restituições do Imposto de Renda 2016 da Pessoa Física e de lotes residuais de quem caiu na malha fina de 2008 a 2015. Este lote contempla 2.221.405 contribuintes que […]

  • Restituição 2016 – Consulta ao 5o. Lote
    Posted by Ábaco Líquido on 10/10/2016 at 10:37

    palavras-chave: restituição ir 2016 A Receita Federal liberou na última sexta-feira (07/10) a consulta ao quinto lote de restituições do Imposto de Renda 2016 e a lotes residuais de 2008 a 2015. Este lote contempla 2.221.405 contribuintes que […]


Para ter acesso ao serviço, é preciso fazer o cadastramento no portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) e obter o código de acesso. O portal pode ser acessado por este link. A figura abaixo apresenta a tela de abertura do portal.

e-cac

Para acessar o portal é necessário ter o código de acesso e a senha. Para gerar estas duas informações será necessário acessar esta página.

codigo acesso ecac

Conforme mostra a figura acima, é preciso primeiramente informar o CPF e a data de nascimento. Feito isto será apresentada a seguinte página:

codigo acesso ecac geracao

Nesta página será necessário informar os números dos recibos de entrega da declaração dos ano atual e do ano anterior. Em seguida será necessário informar uma senha de acesso. Feito isto o código será gerado. Algumas considerações:

  • O código de acesso é válido por dois anos;
  • Caso o contribuinte não conste como titular em nenhuma declaração nos últimos dois exercícios, não será possível gerar o código de acesso;
  • Se o contribuinte apresentou declaração retificadora, deve utilizar o número do recibo de entrega da retificação, que substitui a versão que foi corrigida;
  • Os números dos recibos de entrega devem ser informados com dez dígitos (sem o dígito verificador);
  • Se o contribuinte esquecer o código ou senha gerados, a qualquer momento é possível gerar novamente;
  • No caso de ter esquecido sua senha ou o código, e ainda existir um válido, será exibida a mensagem: “Já existe um código de acesso gerado para este contribuinte”. Ao clicar em “Gerar”, o código anterior será substituído.

Abaixo a página do portal após o login. Para acessar a página de extrato do processamento da da declaração de imposto de renda é preciso clicar em Declarações e Demonstrativos e em seguida clicar em Extrato de Processamento da DIRPF.

extrato dirf

Outra forma é clicar em Restituição e Compensação e em seguida clicar em Extrato de Processamento da DIRPF.

extrato processamento dirf

Feito isto será apresentada uma página conforma a mostrada abaixo. Nesta página serão apresentados os dados principais das declarações bem como a sua situação atual na Receita Federal. Na coluna Serviços o usuário poderá consultar os detalhes de processamento.

extrato declaracao imposto

Abaixo um exemplo de extrato de processamento IRPF:

extrato imposto renda

Outros Serviços Disponíveis no E-CAC

  • Verificar o pagamento mensal das cotas do IR;
  • Imprimir o DARF atualizado para pagamentos das cotas;
  • Solicitar, alterar ou cancelar o débito automático das cotas;
  • Identificar e parcelar débitos que estiverem em atraso;
  • Solicitar o pedido de pagamento de restituição.

Se este artigo foi útil para você então veja também Fluxo de Processamento do Imposto de Renda

Tópicos Relacionados

Comente...