Saiba tudo sobre comprovante de rendimentos para o imposto de renda pessoa física 2017. Informe de rendimentos 2017. Formulário Comprovante de Rendimentos. Comprovante de Rendimentos INSS. Como Conseguir Informe de Rendimentos pela Internet.

Comprovante de Rendimentos

O comprovante de rendimentos é importante para se declarar no imposto de renda 2017 o recebimento de rendimentos tributáveis recebidos de pessoa jurídica conforme mostrado na figura abaixo.

como declarar salario


O contribuinte que recebe rendimentos de uma pessoa jurídica (empresa por exemplo), deve ter em mãos o comprovante de rendimentos para a declaração dos valores recebidos. A seguir é apresentado um exemplo de comprovante.

comprovante de rendimentos

Comprovante de Rendimentos para o IRPF 2017

Comprovante de Rendimentos Errado ou Não Entregue

A fonte pagadora, pessoa física ou jurídica, deve fornecer à pessoa física beneficiária, até o último dia útil do mês de fevereiro do ano subsequente àquele a que se referirem os rendimentos ou por ocasião da rescisão do contrato de trabalho, se esta ocorrer antes da referida data, documentos comprobatórios, em uma via, com indicação da natureza e do montante do pagamento, das deduções e do imposto retido no ano-calendário de 2016, conforme modelo oficial.

No caso de retenção na fonte e não fornecimento do comprovante, o contribuinte deve comunicar o fato à
unidade de atendimento da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) de sua jurisdição, para as medidas
legais cabíveis.

Ocorrendo inexatidão nas informações, tais como salários que não foram pagos nem creditados no ano-calendário ou rendimentos tributáveis e isentos computados em conjunto, o interessado deve solicitar à fonte pagadora outro comprovante preenchido corretamente.

Na impossibilidade de correção, por motivo de força maior, o contribuinte pode utilizar os comprovantes de pagamentos mensais, ficando sujeito à comprovação de suas alegações, a critério da autoridade lançadora.

É permitida a disponibilização, por meio da Internet, do comprovante para a pessoa física que possua endereço eletrônico e, nesse caso, fica dispensado o fornecimento da via impressa.

Falta de Comprovante de Rendimentos

O contribuinte deve oferecer à tributação todos os rendimentos tributáveis percebidos no ano-calendário, de pessoas físicas ou jurídicas, mesmo que não tenha recebido comprovante das fontes pagadoras, ou que este tenha se extraviado.

Se o contribuinte não tem o comprovante do desconto na fonte ou do rendimento percebido, deve solicitar à fonte pagadora uma via original, a fim de guardá-la para futura comprovação. Se a fonte pagadora se recusar a fornecer o documento pedido, o contribuinte deve comunicar o fato à unidade de atendimento da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) de sua jurisdição, para que a autoridade competente tome as medidas legais que se fizerem necessárias.

A fonte pagadora que deixar de fornecer aos beneficiários, dentro do prazo, ou fornecer com inexatidão o
informe de rendimentos e de retenção do imposto, fica sujeita ao pagamento de multa equivalente a R$ 41,43 por documento.

A fonte pagadora que prestar informação falsa sobre rendimentos pagos, deduções ou imposto retido na fonte, está sujeita à multa de 300% sobre o valor que for indevidamente utilizado como redução do imposto sobre a renda devido, independentemente de outras penalidades administrativas ou criminais. Na mesma penalidade incorre aquele que se beneficiar de informação sabendo ou devendo saber da falsidade.

Fonte

irpf 2017

Atenção: O prazo para entrega da declaração começa hoje e vai até o final do mês que vem. Para ajudar preparamos um documento com as principais dúvidas dos contribuintes. Clique aqui para acessar o Perguntão do IRPF 2017.

suno research recomendação

2 thoughts on “Comprovante de Rendimentos

  1. JOANILÇAN COSTA NOGUEIRA Reply

    COPROVANTE DE REDIMENTO JOANILÇAN COSTA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.