Aprenda aqui como declarar salário no Imposto de Renda 2017. Imposto de renda sobre décimo terceiro salário, Rendimentos tributáveis, etc

Como Declarar Recebimento de Salário no IRPF 2017?

Como Declarar Salário no IRPF 2017 – Rendimentos Tributáveis

Recebimento de trabalho assalariado deve ser declarado na ficha “Rend. Trib. Receb. de Pessoa Jurídica” conforme mostrado na figura abaixo.

como declarar salario


O trabalhador que recebe salário de uma pessoa jurídica (empresa por exemplo), deve ter em mãos o informe de rendimentos para a declaração dos valores recebidos. A seguir é apresentado um exemplo de informe.

como declarar salario

Como Declarar Salário no IRPF 2017 – Dúvidas mais Comuns

Pergunta: Além do salário-base, recebo benefícios como adicional de insalubridade, horas extras e adicional noturno. Que valor devo lançar na Declaração de IRPF 2017? O valor do salário-base, o bruto ou o líquido?

Resposta: São tributáveis todos rendimentos provenientes do trabalho assalariado, incluindo horas extras, adicional noturno, etc. O valor a ser informado na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de PJ” da Declaração de Ajuste Anual é o rendimento bruto, compreendendo salário, horas extras, adicional noturno etc., que estejam no comprovante de rendimentos. Nesta ficha você deve informar também o valor da contribuição previdenciária oficial, o imposto de renda retido na fonte, se houver, e o valor do rendimento do 13º salário na coluna própria. O programa deduzirá automaticamente a despesa da contribuição previdenciária oficial. O valor do 13º salário, por ser um rendimento tributável exclusivo na fonte, é transferido pelo programa para o item 01, da ficha “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva”.

Artigos Relacionados

2 thoughts on “Como Declarar Recebimento de Salário?

  1. Pingback: Imposto de Renda pela Primeira Vez em 2017: Como Declarar

  2. Pingback: Imposto de Renda 2017: Perguntão e Guia para Declaração

Comente...