Aprenda aqui como declarar salário no Imposto de Renda 2017. Imposto de renda sobre décimo terceiro salário, Rendimentos tributáveis, etc

Como Declarar Recebimento de Salário?

Como Declarar Salário – Rendimentos Tributáveis

Recebimento de trabalho assalariado deve ser declarado na ficha “Rend. Trib. Receb. de Pessoa Jurídica” conforme mostrado na figura abaixo.

como declarar salario


O trabalhador que recebe salário de uma pessoa jurídica (empresa por exemplo), deve ter em mãos o informe de rendimentos para a declaração dos valores recebidos. A seguir é apresentado um exemplo de informe.

como declarar salario

Como Declarar Salário – Dúvidas mais Comuns

Pergunta: Além do salário-base, recebo benefícios como adicional de insalubridade, horas extras e adicional noturno. Que valor devo lançar na Declaração de IRPF 2017? O valor do salário-base, o bruto ou o líquido?

Resposta: São tributáveis todos rendimentos provenientes do trabalho assalariado, incluindo horas extras, adicional noturno, etc. O valor a ser informado na ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de PJ” da Declaração de Ajuste Anual é o rendimento bruto, compreendendo salário, horas extras, adicional noturno etc., que estejam no comprovante de rendimentos. Nesta ficha você deve informar também o valor da contribuição previdenciária oficial, o imposto de renda retido na fonte, se houver, e o valor do rendimento do 13º salário na coluna própria. O programa deduzirá automaticamente a despesa da contribuição previdenciária oficial. O valor do 13º salário, por ser um rendimento tributável exclusivo na fonte, é transferido pelo programa para o item 01, da ficha “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva”.

 

Artigos Relacionados

Comente...