Pergunta do Contribuinte: Faz sentido declarar a restituição do imposto de renda do ano anterior sendo que foi a própria Receita Federal que me pagou? É realmente obrigatório declarar agora em 2017 a restituição que recebi em 2016?

Esta é uma dúvida muito comum para contribuintes que receberam restituição do imposto de renda no ano anterior. A resposta é sim, restituições de exercícios anteriores recebidas são rendimentos isentos e não tributáveis e precisam ser declaradas no imposto de renda anual.

Declaração de Restituição Recebida no Ano Anterior

O contribuinte que recebeu restituição de imposto de renda em 2016 deve declará-la na ficha Rendimentos Isentos e Não Tributáveis. O valor do imposto restituído no ano passado deve ser declarado com o código 25 – Restituição do imposto sobre a renda anos-calendário anteriores. Se o contribuinte recebeu mais de uma restituição no ano passado (no caso de ter caído na malha fina em anos anteriores e a restituição ter sido depositada em 2016), ele deve somá-las.

como declarar restituicao recebida no ano passado

E o imposto de renda pago no ano passado, preciso declarar? Veja a resposta neste tutorial.

 

suno research recomendação

8 comentários em “Como Declarar Restituição Recebida no Ano Passado?

  1. Ábaco Líquido Autor do postResponder

    Boa noite pessoal!

    Na minha declaração apareceu a mesma mensagem, mas confesso que nem me preocupei com isto, vejam abaixo…

    Ja existe registro para este tipo de rendimento. O mesmo só pode ser já formado uma vez. O valor atual será exibido para edição

    Como não gerou inconsistência mandei bala, rs. Entrem em contato com a Receita Federal para entender melhor esta mensagem, porque realmente é confusa.

    Abraço!

  2. denise david Responder

    Gente se alguém sabe ou conseguir resposta para a dúvida abaixo por favor esclareça e nos ajude 😉

  3. Raquel Responder

    Não declarei os anos de 2014 e 2015, mas tenho imposto retido na fonte nesses anos. Tenho como fazer a declaração desses anos para restituir esses valores?

  4. Anônimo Responder

    Olá, coloquei o valor da restituição que recebi o ano passado, porém aparece uma informação logo abaixo dizendo: “Ja existe registro para este tipo de rendimento. O mesmo só pode ser já formado uma vez. O valor atual será exibido para edição.” Alguém sabe do que se trata, já que não inserir o valor em nenhum outro campo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.