Como Declarar Poupança?

Aprenda aqui como declarar poupança no Imposto de Renda Pessoa Física. Veja como proceder para apurar o rendimento da sua aplicação.

como declarar poupança

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Poupança em banco é algo que a maior parte dos brasileiros possui e, apesar da sua baixa remuneração, sua principal característica é ter rendimentos isentos de imposto de renda. Desta forma, o investidor precisará acessar a ficha de declaração “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis” conforme mostra o destaque 1 da figura a seguir.

Na ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis” o investidor deverá escolher a opção “8 – Rendimentos de cadernetas de poupança e letras hipotecárias” conforme mostrado no destaque 2 da figura abaixo. Feito isto, será exibido o quadro auxiliar para transporte de valor através do qual o investidor irá lançar seus saldos de poupança apurados no final do ano-calendário.

como declarar poupanca

Através do formulário “Dados do Bem” exibido a seguir o investidor deverá selecionar a opção “41 – Caderneta de poupança” e a localização.

como declarar poupanca

No campo “Discriminação” o texto é livre mas eu costumo colocar o nome do banco/CNPJ, número da agência e conta. Nos campos “Situação em …” o investidor deverá lançar os valores no final do ano anterior ao ano-calendário e no final do ano-calendário.

Informe de Rendimentos

Todas as instituições financeiras onde o investidor possui ativos devem fornecer o Informe de Rendimentos Financeiros do último ano-calendário. Geralmente são enviados por correio ou podem ser acessados nos sites das instituições. Logo abaixo temos um exemplo de um informe:

informe de rendimentos

No destaque 1 estão os CNPJs relacionados à instituição financeira. O investidor deve tomar cuidado pois os rendimentos apresentados logo estão vinculados à apenas um dos CNPJs.

No destaque 2 são apresentados os saldos das posições financeiras no ano-calendário anterior e no destaque 3 os saldos das posições no ano-calendário em questão.

No destaque 4 são apresentados os rendimentos de cada aplicação financeira, tais como poupança e títulos do tesouro.

Tópicos Relacionados

Comente...