Aprenda como consultar o informe de rendimentos de ações online para declaração no imposto de renda 2018.

Os comprovantes ou informes para o imposto de renda 2018 devem ser reunidos antes do início da elaboração da declaração e armazenados em local seguro após entrega da declaração à Receita. É aconselhável guardar estes documentos por um prazo de 5 anos a partir do dia 1º de janeiro do ano seguinte ao do processamento da declaração, já que durante esse período a Receita pode convocar o contribuinte para prestar esclarecimentos. Os principais documentos são:

Comprovantes de Despesas Médicas

Não há limites para a dedução de despesas médicas no imposto de renda 2018, mas as mesmas devem possuir comprovantes para que possam ser lançadas no programa do imposto de renda. Os documentos devem apresentar a razão social da empresa ou o nome do profissional, seu CNPJ ou CPF, o endereço do estabelecimento, o serviço realizado, o nome completo do paciente e o valor.

Comprovantes de Gastos com Educação

Os gastos com educação no imposto de renda 2018 devem ser comprovados com documentos que detalham os pagamentos feitos. Deve se certificar de que eles contêm o nome e o CNPJ da instituição de ensino. Lembrando que neste ano de 2018 o limite de dedução para gastos com educação continua a ser de 3.561,50 reais por contribuinte e por dependente.

Comprovantes de Aluguéis

Os aluguéis pagos e recebidos também devem ser comprovados pelo contribuinte no imposto de renda 2018. Se o inquilino for pessoa física e os pagamentos foram feitos diretamente ao proprietário, sem o intermédio de imobiliárias, a comprovação é feita com os recibos dos depósitos bancários. Se houver uma imobiliária a mesma pode fornecer um histórico dos aluguéis aos clientes. Também é possível pedir uma cópia do documento que a imobiliária entrega à Receita, a DIMOB. Se o inquilino seja pessoa jurídica, ele é responsável por entregar o informe de rendimentos para o proprietário, uma vez que é ele quem deve recolher o Imposto de Renda.

Comprovantes de Recebimento de Salários, Aposentadoria e Pensão

Estes comprovantes devem trazer informações sobre os rendimentos, contribuições ao INSS, Imposto de Renda Retido na Fonte, eventuais contribuições à previdência privada e coparticipação em plano de saúde corporativo.

Informe de Rendimentos de Bancos

Os bancos disponibilizam os informes pela internet. Quem não tem acesso ao internet banking pode obter os informes em caixas eletrônicos. Se o vínculo com a instituição financeira foi encerrado em 2017, você deverá comparecer a uma das agências do banco para obter o informe de rendimentos relativo ao período em que ainda era correntista.

Informe de Rendimentos de Corretoras e Bolsa de Valores

Assim como os bancos, as corretoras corretoras precisam informar os clientes sobre rendimentos, saldo em conta, posições acionárias, etc. Estes documentos podem ser obtidos nos sites das próprias corretoras. A Bolsa de Valores também deve disponibilizar informes de rendimentos relativos a 2017.


Como Consultar Informe de Rendimentos de Bancos?

Os informes de rendimentos são necessários para que o contribuinte preencha sua declaração de imposto de renda e prove seus ganhos perante a Receita Federal. Neste ano, as instituições devem entregá-los até o dia 28 de fevereiro. Porém, eles nem sempre são entregues voluntariamente. Às vezes é preciso solicitá-los e, em alguns casos, sua entrega sequer é obrigatória.

Os bancos deverão enviar um informe de rendimentos, contendo, por exemplo, os valores depositados na conta-corrente e na poupança, bem como os rendimentos da caderneta. Estarão discriminados, ainda, valores recebidos pelo seguro em caso de sinistro, títulos de capitalização, além de saldos e rendimentos de aplicações financeiras (como CDBs, Letras de Crédito Imobiliário e outros títulos).

Os bancos não são obrigados a enviar pelo correio o informe de rendimentos. Eles podem disponibilizar o informe nos meios eletrônicos: internet ou caixas de autoatendimento. Mas se o cliente solicitar o papel, ele poderá obter. O banco é obrigado a fornecer esse informe em papel. Os bancos não usam emails para enviar os informes de rendimento: Se você receber um e-mail de informe de rendimentos, delete-o. Os bancos, por questão de segurança, não comunicam via e-mail.

Informe de Rendimentos da Caixa Econômica Federal 2018

É permitida a disponibilização, por meio da Internet, do comprovante para a pessoa física que possua endereço eletrônico e, neste caso, fica dispensado o fornecimento da via impressa. O informe de rendimentos da Caixa Econômica Federal é necessário para que o contribuinte possa fazer sua declaração do imposto de renda. O documento deverá trazer as informações sobre o total dos rendimentos obtidos na Caixa Econômica Federal em 2017.

Para consultar o informe de rendimentos da Caixa Econômica Federal 2018, acesse o internet banking da Caixa e clique no ícone Minha Conta como mostra a figura abaixo:

informe de rendimentos caixa

Em seguida clique na opção Informe de Rendimentos conforme mostrado na figura abaixo:

extrato de rendimentos caixa

Em seguida clique na opção Continuar conforme mostrado na figura abaixo:

informe de rendimentos caixa imposto de renda

O informe de rendimentos da Caixa Econômica Federal será apresentado conforme mostrado na figura abaixo:

informe de rendimentos caixa economica federal

Informe de Rendimentos BB 2018

É permitida a disponibilização, por meio da Internet, do comprovante para a pessoa física que possua endereço eletrônico e, neste caso, fica dispensado o fornecimento da via impressa. O informe de rendimentos Banco do Brasil é necessário para que o contribuinte possa fazer sua declaração do imposto de renda. O documento deverá trazer as informações sobre o total dos rendimentos obtidos no banco Banco do Brasil em 2017.

Para consultar o informe de rendimentos Banco do Brasil 2018, acesse o internet banking do Banco do Brasil e na caixa de pesquisa digite: Informe Imposto de Renda – Rendimentos como mostra a figura abaixo:

informe de rendimentos banco do brasil

Em seguida selecione o ano base 2017. Na figura abaixo é apresentado o ano base 2016 mas o procedimento é o mesmo.

informe de rendimentos banco do brasil 2017

Informe de Rendimentos Itaú 2018

É permitida a disponibilização, por meio da Internet, do comprovante para a pessoa física que possua endereço eletrônico e, neste caso, fica dispensado o fornecimento da via impressa. O informe de rendimentos Itaú é necessário para que o contribuinte possa fazer sua declaração do imposto de renda. O documento deverá trazer as informações sobre o total dos rendimentos obtidos no banco Itaú em 2017.

Para consultar o informe de rendimentos Itaú 2018, acesse o internet banking do banco Itaú e na caixa de pesquisa digite informe e mande pesquisar. Será exibida a seguinte tela:

informe de rendimentos itau

Na tela acima selecione o informe de rendimentos desejado. Eu selecionei Informe de Rendimentos Financeiros. Em seguida a seguinte tela foi apresentada:

informe de rendimentos itau ir 2018

Na tela acima selecione o informe de rendimentos desejado. Eu cliquei em Rendimentos Financeiros. A seguinte tela foi apresentada:

informe de rendimentos itau imposto de renda

Informe de Rendimentos Bradesco 2018

É permitida a disponibilização, por meio da Internet, do comprovante para a pessoa física que possua endereço eletrônico e, neste caso, fica dispensado o fornecimento da via impressa. O informe de rendimentos Bradesco é necessário para que o contribuinte possa fazer sua declaração do imposto de renda. O documento deverá trazer as informações sobre o total dos rendimentos obtidos no banco Bradesco taú em 2017.

Para consultar o informe de rendimentos Bradesco 2018, acesse o internet banking do banco Bradesco e na caixa de pesquisa digite: informe de rendimentos como mostra a figura abaixo:

informe de rendimentos bradesco

Você deverá escolher a opção desejada conforme mostrado na figura a seguir:

informe de rendimentos bradesco 2017

Escolhendo a opção “Outros Serviços – Documentos: Informe de Rendimentos – IRPF” será exibida a seguinte página:

informe rendimentos bradesco 2017

Escolhendo o ano-calendário 2017 consolidado por CPF será exibida a seguinte página:

informe de rendimentos 2017 bradesco

Informe de Rendimentos Santander 2018

É permitida a disponibilização, por meio da Internet, do comprovante para a pessoa física que possua endereço eletrônico e, neste caso, fica dispensado o fornecimento da via impressa. O informe de rendimentos Santander é necessário para que o contribuinte possa fazer sua declaração do imposto de renda. O documento deverá trazer as informações sobre o total dos rendimentos obtidos no banco Santander em 2017.

Para consultar o informe de rendimentos Santander 2018, acesse o internet banking do Santander e clique em Utilidades:

informe de rendimentos santander

Em seguida clique em Informe de Rendimentos 2018:

consultar informe de rendimentos santander

Será apresentada a seguinte tela de consulta:

como consultar informe de rendimentos santander

Veja a seguir um exemplo de informe de rendimentos do Santander:

informe derendimentos santander

Extrato INSS 2018

Se você é aposentado ou pensionista, o Extrato do INSS é o documento que comprova o recebimento do seu benefício. Nesse documento estão sempre detalhados os valores do benefício, eventuais descontos ou bônus e, a data de recebimento dos valores. Trata-se de um documento muito importante para o beneficiário que pode comprovar o recebimento e arquivar para futuras consultas.

O Extrato do INSS para o Imposto de Renda 2018 é um documento emitido pela Previdência Social que comprova que uma determinada pessoa recebeu o seu beneficio. Através deste informe de rendimentos será possível realizar a declaração do imposto de renda 2018.

Os beneficiários da Previdência Social já podem consultar o extrato de imposto de renda 2018, que é o documento utilizado base para o preenchimento da declaração de imposto de renda da pessoa física (DIRPF), ano base 2017.

Para consultar o extrato, o aposentado ou pensionista deve acessar o portal da Previdência Social, informar o ano base (2017), número do benefício, data de nascimento, nome do beneficiário e o CPF. Não é necessário o uso de senha.

O procedimento de consulta pela internet é bem simples e facilita a vida de quem não pode se deslocar até uma agência. Para consultar o Extrato INSS para o Imposto de Renda 2018 por meio da internet deverá acessar este link.

extrato inss imposto de renda

O sistema irá pedir para que você informe os seguintes dados:

  • Ano calendário: 2017;
  • Número do beneficio: deve ser informado sem pontos e barras, ou seja, somente os algarismos;
  • Data de nascimento:  deve ser informado no seguinte modelo XX/XX/XXXX;
  • Nome do beneficiário e CPF: sem a utilização de traços, pontos ou barras;
  • Código de segurança da página: fornecido aleatoriamente pelo próprio sistema.

Ao final, você deverá clicar sobre o botão Consulta para ter acesso à área restrita de informações sobre o seu beneficio. Agora que você possui as informações desejadas na tela do seu computador é só imprimir para poder anexar junto aos demais documentos necessários para fazer a declaração do Imposto de Renda 2018.

 

6 comentários em “Como Consultar o Informe de Rendimentos?

  1. Vanessa Responder

    Muito legal as informações aqui, mas não achei a resposta para meu problema: como obter o informe de rendimentos dos dividendos e juros de capital? Não se encontram elencados no informe da corretora, nem recebi nada pelos correios…

  2. Eliane Responder

    Muito bom o seu blog. Mas como consultar o informe de rendimentos de ações custodiadas na Bovespa?

  3. Pingback: Dúvidas Sobre Imposto de Renda 2017? Veja algumas informações úteis

  4. Pingback: Imposto de Renda pela Primeira Vez em 2017: Como Declarar

  5. Pingback: Imposto de Renda 2017: Perguntão e Guia para Declaração

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.