2 via ipva, como pagar ipva, consulta de placa, consulta ipva, consulta placa, consulta renavam, consultar multas, debitos detran, denatran consultas, emitir ipva, ipva de moto, ipva online, multas detran, situação do veiculo, tabela de ipva 2018…

IPVA é a sigla para Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, que é um imposto estadual com o objetivo de tributar a propriedade dos automóveis das pessoas, independe de qual tipo de veículo for. O IPVA é um imposto que somente os Estados e o Distrito Federal têm competência de executar. A arrecadação é feita por cada estado, sendo que 50% do total arrecadado é destinado ao próprio estado, e a outra parte pertence ao local onde o veículo foi registrado. A alíquota do IPVA varia em cada Estado, e é determinado por base em cada governo, e seus próprios critérios. Proprietário de veículos automotores podem quitar o valor de seu IPVA pagando tudo de uma só vez, ou seja, à vista, mas também pode realizar o pagamento em parcelas, dividindo o valor em até três vezes.

ipva 2018

O IPVA foi criado para substituir a Taxa Rodoviária Única (TRU), estabelecida em 1969, mas vinculada a gastos com o sistema de transportes. Sendo um imposto, não haveria a necessidade de vinculação de gastos. Assim, se antes a TRU era paga apenas por automóveis a álcool e a gasolina e por ciclomotores, agora o IPVA será pago também por barcos e navios, além de aviões e todos os veículos que possuam motor, mesmo que seja elétrico, como os trens.” A TRU foi efetivamente extinta em 1 de janeiro de 1986, com o IPVA sendo fixado pela emenda constitucional 27 (reforma tributária de emergência), que passou sua responsabilidade aos estados e municípios. As alíquotas de recolhimento passariam a ser definidas por cada estado, mas todos permitiriam o parcelamento em até três vezes iguais. Além de não ter mais sua arrecadação vinculada a um gasto específico, o IPVA também diferia da TRU por ser proporcional ao número de meses restantes do exercício fiscal, calculado a partir do mês de aquisição do veículo.

IPVA 2018 Maranhão

O Estado do Maranhão lançou os valores do IPVA 2018 e divulgou o calendário de pagamento do tributo, conforme a Portaria 591/17. O pagamento do imposto poderá ser feito em cota única ou parcelado em até três vezes. O contribuinte que optar pelo pagamento antecipado, em conta única, até 28 de fevereiro de 2018, terá 10% de desconto no valor do IPVA, de acordo com a Portaria. Os proprietários de veículos que optarem pelo parcelamento do IPVA 2018 realizarão o pagamento da primeira cota de acordo com o final da placa dos veículos.

ipva 2018 ma

Os débitos relativos ao licenciamento 2018 de veículos automotores deverão ser pagos em qualquer agência do Banco do Brasil, Bradesco e seus correspondentes bancários. Para pagamento no Banco do Brasil basta informar do número do RENAVAM para o caixa da agência, o pagamento também pode ser feito por meio de débito em conta corrente, caixa eletrônico ou internet banking, para correntistas. Pagamentos no Banco Bradesco somente com a apresentação do DARE que pode ser emitido no site da Sefaz ou nas agências de atendimento da Secretaria da Fazenda.

A partir do site do Detran, no ícone “Licenciamento 2018”, o contribuinte pode emitir o Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (DARE) com o valor do IPVA e demais despesas do licenciamento, como taxa do Detran, seguro DPVAT e eventuais multas de trânsito, que podem ser pagas nos estabelecimentos correspondentes do Banco do Brasil.

O pagamento do IPVA pode ser feita de forma parcelada, em três cotas iguais e sucessivas, de acordo com as datas de vencimento acima estabelecidas. Caso haja atraso no pagamento das referidas cotas, estas poderão ser quitadas com os acréscimos moratórios calculados a partir do vencimento das mesmas. A consulta dos valores por modelo de veículo poderá ser feita a partir de janeiro de 2018 no portal da Sefaz na internet, clicando no menu IPVA e também no site do Detran, no ícone Licenciamento Anual.

IPVA 2018 Minas Gerais

O prazo para pagamento à vista com desconto de 3% ou da primeira parcela é de 10 a 15 de janeiro, conforme final de placa e escala de vencimentos abaixo. Para efetuar o pagamento, dirija-se a uma das agências dos agentes arrecadadores: Bradesco, Bancoob, Mercantil do Brasil, HSBC, Caixa Econômica Federal, Santander, Casas Lotéricas, Mais BB e Banco Postal, informando o número do RENAVAM ou apresentando a guia de arrecadação. Para emissão da guia de pagamento do IPVA utilize o link abaixo ou procure uma das unidades de atendimento da SEF/MG. O contribuinte cujo RENAVAM não se encontre na base de dados dos bancos poderá utilizar a guia para pagamento do IPVA.  Para consultar o IPVA 2018, clique aqui. A Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF/MG) informa que não envia boletos  para pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Alguns contribuintes têm denunciado, em várias partes do país, o recebimento de tais documentos via Correios, além de mensagens em redes sociais, emails e SMS com links para emissão dos falsos boletos.  Em Minas Gerais, para efetuar o pagamento do IPVA 2018, os contribuintes deverão se dirigir diretamente aos terminais de  autoatendimento ou guichês de caixa dos agentes arrecadadores autorizados. Alguns bancos autorizam o pagamento pela internet. Em todas as hipóteses acima, basta informar o número do Renavam do veículo. Os contribuintes que optarem pela emissão da guia de arrecadação do IPVA deverão acessá-la, exclusivamente, no site da SEF ou solicitá-la nas repartições fazendárias e Unidades de Atendimento Integrado (UAI).

ipva 2018 mg

O Governo de Minas Gerais concedeu tempo maior ao funcionalismo público para o pagamento do IPVA 2018. A medida é um benefício estendido aos servidores estaduais, em razão da necessidade do escalonamento do 13º salário, imposta pelas dificuldades financeiras enfrentadas pelo Estado. A publicação observa que a medida se aplica apenas aos veículos automotores registrados no Detran-MG em nome dos próprios servidores ou pensionistas, com o mesmo número de CPF.

Estão contemplados os contribuintes que tiveram o pagamento do 13º salário relativo ao exercício de 2017 escalonado em duas ou quatro parcelas: servidor público militar ou civil, ativo ou inativo, da administração direta, autarquias e fundações do Poder Executivo do Estado, pensionista especial, pensionista do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) – ou pensionista do Instituto de Previdência dos Servidores Militares de Minas Gerais (IPSM).

Não será necessário fazer qualquer requerimento para obter a condição especial, pois os dados cadastrais da folha de pagamento do Estado serão cruzados e sincronizados com os dados do Detran-MG.

Para a parte do funcionalismo público estadual que teve o pagamento do 13º salário dividido em duas parcelas (26/12/2017 e 19/01/2018), o vencimento da cota única do IPVA, com desconto de 3%, ou da primeira parcela do imposto será 31 de janeiro de 2018. Nesta data também deverá ser quitado o Seguro Dpvat. Quem optar por parcelar o IPVA deverá pagar a segunda e a terceira parcela nas datas relativas ao final de placa do seu veículo, conforme a escala já divulgada e válida para todos os contribuintes do Estado de Minas Gerais.

Já os servidores e pensionistas que tiveram o pagamento do benefício de fim de ano escalonado em quatro parcelas (19/01, 19/02, 19/03 e 19/04/2018), poderão quitar o IPVA e o Seguro Dpvat no dia 19 de abril de 2018. Porém, neste caso, o pagamento deverá ser em cota única, com o desconto de 3%. Não há a opção de parcelamento do imposto. Nesta data, também deverá ser pago o Seguro Dpvat.

O vencimento da Taxa de Renovação do Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV) não foi alterado. Será no dia 2 de abril para todos os contribuintes do Estado de Minas Gerais.

IPVA 2018 Paraíba

As regras para pagamento do tributo, como, por exemplo, desconto de 10% na cota única à vista, parcelamento em até três vezes e o calendário ampliado nos doze meses do ano, continuam para o exercício de 2018. A redução média do valor do tributo, com base em pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), será de 2,9%. Os proprietários de veículos vão ter um calendário ampliado para realizar o pagamento do IPVA em 2018. A data-limite de vencimento será o último dia útil de cada mês no período de janeiro a outubro para quem optar pelo pagamento da cota única à vista ou então pelo parcelamento. O contribuinte terá três opções de pagamento do IPVA. Além da cota única à vista com desconto de 10%, as outras duas alternativas são o parcelamento em três vezes do tributo ou pagamento total ao final do terceiro mês. O boleto do IPVA pode ser emitido no site da Receita Federal. Ao acessar o link, é necessário que o proprietário informe o número do CPF ou CNPJ, a placa e o Renavam do veículo e inserir um código de segurança. Ao clicar em “Avançar”, é possível visualizar o boleto e realizar a impressão do documento.

ipva 2018 pb

IPVA 2018 Paraná

Os contribuintes do Paraná começarão a pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2018 a partir de 10 de janeiro. De acordo com o governo estadual, o desconto para quem pagar à vista será de 3%. A alíquota da maior parte da frota, conforme o governo estadual, vai ser de 3,5%. Ônibus, caminhões, veículos de carga, de aluguel ou que usam gás GNV pagam 1%. Veículos que pertencem à União, a estados e a municípios são imunes ao imposto. Para táxis, ônibus de transporte urbano, para deficientes, destinados ao transporte escolar e os fabricados antes de 1998 são isentos. O calendário para cota única começará em 10 de janeiro. Em 2017, 28,5% dos donos de veículos pagaram o imposto à vista, segundo o governo estadual. Já o vencimento da primeira cota – para aqueles que optarem pelo parcelamento – será em 22 de janeiro. É possível pagar em três parcelas, sem o acréscimo de juros, nos três primeiros meses do ano.

ipva 2018 pr

IPVA 2018 Pernambuco

O Estado de Pernambuco anunciou mudanças no IPVA 2018. Algumas delas são que o imposto terá redução de 3% e quem pagar em parcela única terá um desconto de 7%. Os descontos aconteceram porque o preço dos veículos na tabela Fipe tiveram uma redução média de 3%. Para fazer o pagamento da taxa obrigatória, os proprietários também podem optar pelo parcelamento em até três vezes. Os boletos já estão disponíveis no site do Detran. Vale lembrar que a partir desse ano a taxa do IPVA não contemplará os valores de multas geradas pelo motorista. ipva 2018 pernambuco

As parcelas, para quem optar essa forma de pagamento, vão até abril. As datas continuam sendo definidas de acordo com os números finais de cada placa dos veículos. Para os motoristas que atrasarem, mas realizarem o pagamento espontâneo posteriormente, será cobrada uma multa de 0,25 % do valor do imposto por dia de atraso. No entanto, se o motorista não quitar o quanto antes e chegar a receber um ofício informando a inadimplência, a multa é de 100% do valor do IPVA. Caso seja parado por uma blitz, o motorista ainda pagará uma multa de R$ 293.

IPVA 2018 Rio de Janeiro

Proprietários de veículos do estado do Rio de Janeiro terão desconto de 3% para o pagamento em cota única e até a data de vencimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores Terrestres (IPVA), relativo ao exercício de 2018. De acordo com a tabela publicada, a primeira data de vencimento da cota única é para veículos com placas de final 0, no dia 22 de janeiro. A última data para o pagamento da cota única será no dia 2 de fevereiro, referente aos veículos com placa terminadas em 9. A guia para o pagamento do IPVA poderá ser retirada pelo contribuinte pela Internet, no Portal da Secretaria de Estado de Fazenda (www.fazenda.rj.gov.br) ou do banco Bradesco (www.bradesco.com.br). O pagamento da Guia de Regularização de Débitos – GRD pode ser realizado em qualquer agência bancária, em dinheiro ou cheque administrativo.

ipva 2018 rj

IPVA 2018 Rio Grande do Sul

Encerrada a etapa de pagamento antecipado do IPVA 2018 em 03/01/2018, o prazo para o contribuinte interessado em parcelar o imposto em até três vezes ou quitar com descontos que podem alcançar 22,4% termina no dia 31/01/2018. No caso do parcelamento, até esta data é preciso pagar a primeira prestação. Para alcançar o desconto máximo de 22,4% agora no mês de janeiro, o contribuinte terá que seguir somando as vantagens dos programas do Bom Motorista e do Bom Cidadão. Os condutores que não receberam multas nos últimos três anos, terão dedução de mais 15% – para quem não foi multado há dois anos, o índice é de 10% e quem ficou um ano sem infrações, o abatimento é de 5%. O desconto do Bom Cidadão, por sua vez, dará aos proprietários de veículos que acumularam no mínimo 100 notas fiscais no programa Nota Fiscal Gaúcha mais 5% de desconto, válidos para pagamentos antecipados ou não. Caso optar pelo parcelamento, o proprietário do veículo precisará pagar a primeira parcela até 31 de janeiro – as duas subsequentes serão em fevereiro (até o dia 28) e março (dia 29). Os descontos são de 3% para a primeira parcela, 2% para a segunda e 1% para a terceira.

ipva 2018 rs

A consulta dos valores do IPVA 2018, da Taxa de Licenciamento, do Seguro DPVAT e de eventuais multas, pode ser feita no site www.ipva.rs.gov.br e no site do www.detran.rs.gov.br. Também é possível instalar o aplicativo IPVA RS para celular e obter todas as informações referidas. O IPVA dos veículos em circulação (usados) será considerado lançado no dia 1º de janeiro de 2018. Os vencimentos ocorrerão no mês de abril/18, de acordo com o final de placa. Verifique seus(s) vencimento(s) no primeiro quadro acima.

Após a quitação de todas as obrigações do veículo, o CRLV 2018 será entregue no endereço cadastrado, permanecendo o CRLV 2017 válido até as seguintes datas, de acordo com o número final da placa: placas final 1, 2 e 3, até 30/04/2018; 4 , 5 e 6, até 31/05/2018; 7 e 8, até 30/06/2018; e, 9 e 0, até 31/07/2018. As datas de validade do CRLV são posteriores ao vencimento do IPVA, mas se este for pago após o vencimento, haverá acréscimo de multa moratória e juros (Selic), além da perda dos descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão.

O pagamento do IPVA poderá ser realizado em cota única até o último dia útil do mês de janeiro, com desconto de 3%. Além do pagamento antecipado em cota única, existe o parcelamento em três parcelas nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2018, com descontos de 3%, 2% e 1% respectivamente. O vencimento de cada parcela é o último dia útil de cada mês. O parcelamento do IPVA 2018 deverá ser feito diretamente nos Bancos da rede credenciada e só se inicia mediante o pagamento da primeira parcela durante o mês de janeiro/18.

Na antecipação, o seguro DPVAT deverá ser pago junto com a cota única ou com a primeira parcela do IPVA, conforme dispõe a legislação federal. Para consulta e parcelamento do DPVAT, acesse o site www.dpvatsegurodotransito.com.br.

IPVA 2018 São Paulo

Os contribuintes podem pagar o imposto em cota única no mês de janeiro, com desconto de 3%; em parcela única, sem desconto, em fevereiro; ou parcelar o tributo em três vezes (nos meses de janeiro, fevereiro e março), de acordo com o final da placa do veículo. Para efetuar o pagamento do IPVA 2018, basta contribuinte se dirigir a uma agência bancária credenciada com o número do Registro Nacional de Veículo Automotor (Renavam) e efetuar o recolhimento no guichê de caixa, nos terminais de autoatendimento, pela internet ou débito agendado, ou outros canais oferecidos pela instituição bancária. O prêmio do seguro obrigatório DPVAT deve ser recolhido de forma integral junto com a primeira parcela do IPVA ou juntamente com a cota única. No caso de parcelamento do prêmio em três vezes, o que somente é permitido para motos e similares, vans, ônibus e micro-ônibus, as parcelas do prêmio devem ser recolhidas de acordo com o calendário de vencimento do IPVA. O contribuinte que deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto.

ipva 2018 sp

ipva 2018 sao paulo

As notificações de vencimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) não serão mais enviadas por carta para os motoristas do Estado de São Paulo. Quem quiser saber o valor e vencimento do imposto precisa consultar o site do IPVA, criado pela Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. Para fazer a consulta é preciso informar o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor) e placa do carro.

Um comentário em “IPVA 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.