Fechamento de Mercado (Abril/2017)

A partir deste mês passo a colocar nos posts de fechamento mensal apenas os dados relativos aos investimentos. Até então estava escrevendo sobre os investimentos e sobre os sites no mesmo post mas a partir de agora focarei apenas nos investimentos. Darei um panorama rápido de como se comportaram os principais índices econômicos no mês e mostrarei como minhas carteiras de investimentos performaram no período.

Os sites estão tendo um desempenho muito interessante e merecem artigos dedicados. Abril ainda não terminou mas o número de acessos neste mês está chegando a 700.000. O faturamento também está muito bom, até agora o acumulado de abril está em chegando perto de 1.700 dólares. Contudo este foi um mês atípico, tenho plena ciência que este desempenho não se repetirá mais neste ano, mas já deu para ter uma ideia do potencial que singelo blog tem.

Índices Econômicos em Abril de 2017

A tabela de índice econômicos mostrada a seguir mostra que o dragão da inflação está realmente hibernando. Foi registrado um IGPM de -1,1% em abril, maior deflação mensal registrada por este índice nos últimos 28 anos. A bolsa até que ensaiou uma recuperação após a queda do mês anterior mas o cenário político em torno das reformas continua indefinido o que reflete diretamente nas ações. Analistas estão dizendo que se a reforma da previdência não passar, a queda projetada para o índice seria em torno de 20%.

indices economicos abril 2017

O quadro de índices econômicos apresentados acima pode ser acompanhado nesta página.

Rentabilidades de Abril/2017

A rentabilidade geral em abril foi de 1,84%. Em 2017 a rentabilidade acumulada já está em 10,81%. No histórico a rentabilidade geral está em 28,43%.

rentabilidade geral

A boa rentabilidade deste mês foi influenciada pelo ótimo desempenho da carteira de ações. Enquanto o IBOV subiu 0,65% em abril, minhas ações tiveram alta de 3,7%. Em 2017 as ações já se valorizam 16,18% contra 8,59% do índice.

rentabilidade acoes

Como mostra o gráfico abaixo, o IBOV ficou boa parte do mês de abril no campo negativo e apenas nos últimos dias retornou para o campo positivo.

Os FIIs tiveram mais um mês de alta. Apresar de tímida, a alta de 0,29% da minha carteira de FIIs em abril demonstra que a queda dos juros continua influenciando positivamente estes ativos. No ano a alta acumulada já é de 9,04%.

rentabilidade fiis

A exemplo do IBOV, o IFIX também ficou boa parte do mês de abril no campo negativo e apenas nos últimos dias retornou para o campo positivo.

Em abril as ações da minha carteira que tiveram maiores quedas foram: CCXC3 (-12%), EMBR3 (-11,67%) e ALUP11 (-7,96%). As ações que tiveram maior alta foram: RNEW11 (17,87%),  PCAR4 (19,38%) e HGTX3 (22,54%). Veja no radar de ações os demais papéis da minha carteira e os desempenhos individuais neste mês.

Já os FIIs que caíram mais foram: TRXL11 (-6,85%), SDIL11 (-6,51%) e VRTA11 (-5,43%). Enquanto os que subiram mais foram: PQDP11 (3.61%), RBRD11 (4,19%) e MFII11 (9%). Veja no radar de FIIs os demais papéis da minha carteira e os desempenhos individuais neste mês.

Operações em Abril/2017

Neste mês realizei as seguintes compras: XTED11, BOBR4, VLID3, TRPN3, ETER3, PINE4 e ANIM3. Vendi metade da posição que tinha em RNEW11.

No último pregão do mês realizei mais uma rolagem do mini-contrato de dólar que estou carregando para hedge. Já é a quarta rolagem que faço.

Este dólar não ata nem desata. Não quer cair mais para que eu possa fazer mais um compra e também não quer subir para que eu possa vender.

Não fiz nenhum day-trade neste mês. That’s it. Bom feriado a todos os trabalhadores, grevistas ou não!

 

suno research recomendação

26 thoughts on “Fechamento de Mercado (Abril/2017)

  1. Vagabundo Responder

    muito legal seu blog, cara. parabens pela organizacao ! li o post sobre ativos e passivos. puxa ,vc só mexe com ações e FII ? eu gosto tambem mas toma muito tempo estudar o que vale a pena. se no fim do mes sobra uma grana e estou sem tempo pra estudar acabo tacando no Tesouro direto e paciencia. legal ver seus imobilizados. eu tbem tenho uns 300-400 CDs que nao vendo nem a pau, mais uma penca de instrumentos e equipamentos musicais – minha terapia pra escapar da loucura do dia a dia. abs!

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Fala Vagabundo!

      Gosto das ações e FIIs sim, ultimamente é a única droga que tenho mexido,rs. Tenho umas LFTs mas aparecendo oportunidade na renda variável torro tudo, rs.

      Também não vou vender meus CDs e DVDs pois arrependi de ter vendido meus discos de vinil.

      Queria saber tocar direito, meus baixos estão aqui pegando poeira, rs.

      Abraço!

  2. IPV Responder

    Buenas, Uó! Parabéns pelo faturamento no blog e tomara que o mês se repita sim e, quiçá, seja ultrapassado!

    Abraço e sucesso!

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Opa! Vai se repetir mais este ano não, deve voltar para o normal, algo entre 1.000 e 1.500 reais por mês. Em março e abril os acessos aqui no site tendem a ser bem maiores que a média, por causa do imposto de renda, mas nos demais meses não há tanto fluxo neste tema.

      Abraço!

  3. Marujo Investidor Responder

    Grande Uó! Ficou bacana as informações com gráficos. Assim qualquer um iniciante consegue entender muito bem.

    Parabéns pela excelente rentabilidade.

    Sucesso

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Obrigado marujo!
      Imagens falam mais que palavras, rs.
      Abraço!

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Fala Cowboy, na verdade esta se recuperando do péssimo desempenho do ano passado quando perdi feio do IBOV, rs.

  4. Anônimo Responder

    Parabéns você virou um profissional. E bacana ver uma pessoa evoluir em alguma coisa.
    Esse mês comprei: BRCR, MFII ( comprei e mo dia seguinte ele disparou, pena que não comprei mais ) , LEVE, VLID, CMIG, XPCM, e PINE.

  5. Nordestino Pirangueiro Responder

    Poxa, Uó, fico vendo todo mundo na blogesfera investindo em renda variável mas não tenho coragem, não tem jeito… Não sei nem por onde começar. Precisaria ter um método próprio e saber o que estaria fazendo, complicado.

    Você acha que as reformas (trabalhista e previdenciária) passarão?

    Abrs!

    • Ábaco Líquido Autor do postResponder

      Fala Pirangueiro!

      Eu acho que estas reformas irão passar sim, ou vai ou racha, rs.

      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.