Como Declarar o IR Pago em Atraso?

No mês passado recebi aqui no site centenas de perguntas sobre o IRPF. Uma pergunta em específico foi recorrente por aqui: “Como declarar o IR pago em atraso?” Sei que a maioria dos colegas já declarou e entregou o imposto de renda 2017 mas estou achando interessante postar aqui a resposta oficial da Receita Federal sobre esta questão. Este artigo poderá ser muito útil para aqueles contribuintes que esqueceram de recolher o imposto de renda sobre os lucros de operações em Bolsa de Valores e pagaram a DARF em atraso.

Para quem não conhece, a Receita Federal possui um canal onde se pode tirar dúvidas sobre vários assuntos. O local do fale conosco da Receita Federal pode ser acessado clicando na figura abaixo:

fale conosco receita federal

Neste canal de consulta postei a seguinte questão sobre declaração de DARF pago em atraso:

Bom dia!

Suponha que no mês de julho de 2016 realizei operações day-trade em bolsa tendo obtido um lucro de 100 reais. Pela lei deveria pagar até o último dia útil de agosto de 2016 o imposto de 20% sobre este lucro, ou seja, 20 reais.

Contudo perdi a data do pagamento e só realizei a emissão da DARF no final de novembro de 2016. Recolhi então o valor de 25 reais (valor hipotético) devido a multas e juros.

Gostaria de saber em qual mês devo lançar o valor do imposto pago na ficha “Renda Variável – Operações Comuns/Day-Trade”. Devo lançar no mês de julho ou no mês de novembro?

Gostaria de saber também qual valor devo lançar no campo “Imposto pago” da ficha “Renda Variável – Operações Comuns/Day-Trade”. Devo lançar o valor original de 20 reais ou o valor corrigido de 25 reais?

Desde já agradeço!

A Receita Federal prontamente enviou a resposta para o meu e-mail:

como declarar ir pago em atraso

Ou seja, o contribuinte deve declarar o imposto de renda pago em atraso como se o mesmo tivesse sido pago no prazo certo, simples assim. A Receita ainda forneceu informações detalhadas sobre o preenchimento da declaração que podem ser acessadas clicando na figura abaixo:

como declarar renda variavel

suno research recomendação

2 thoughts on “Como Declarar o IR Pago em Atraso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.