Mercado Financeiro Brasileiro EXAMEnado

Entrar na bolsa de valores… that is the question. Sabe quando tem uma festa de criança, repleta de balões coloridos, e após cantar os parabéns vem aquele tio chato e começa estourar os balões com uma agulha? É porque a festa já acabou e está na hora de sair de fininho. Cuidado, este tio chato pode ser o Donald Trump, o mercado já deu sinais que não gosta dele. Mas isto por enquanto não passa de especulações, mercado é assim, “cai no boato e sobe no fato” já disse um grande filósofo mercadológico.

A sabedoria popular diz também que quando revista começa falar bem de bolsa de valores é porque a festa já está no fim. Isto é uma verdade ou apenas uma brincadeira? A pergunta que os atrasados estão fazendo é: está na hora de entrar na bolsa de valores? Aqueles que já estão posicionados fazem uma pergunta diferente: está na hora de sair da bolsa? Para tentar responder estas duas questões irei fazer uma viagem no tempo, analisar o mercado financeiro brasileiro sob a ótica do dono da banca de revistas da esquina. 

entrar na bolsa de valoresA capa da última revista Exame não poderia ser mais adequada para o momento atual. Olha aí os balões coloridos da festa do estica e puxa. A chamada de capa pergunta: Os Bons Tempos Voltaram? No subtítulo coloca: “Dezoito empresas dobraram de valor só neste ano, saiba como ganhar dinheiro no mercado”. Opa! Se 18 empresas dobraram de valor “só neste ano” e a bolsa tem mais de 100  empresas listadas então ainda tenho chances de dobrar meu cofrinho, oras. Então está na hora de entrar na bolsa.

Tem analistas de corretoras falando que agora é a compra da década (em janeiro último quando estava tudo a preço de banana ninguém falava nada). Analistas dando call de compra de Petrobras (quando chegou a 4 reais ninguém falava nada, quer dizer, falavam para ficar longe). Casas de recomendações dizendo que estamos só no início de um ciclo de alta da bolsa que vai durar anos (poucos meses atrás falavam que era o fim do Brasil).

Mas é isto mesmo meu amigo, o mercado é dinâmico, é uma montanha russa, hora é pra comprar hora é pra vender. Só que infelizmente nunca saberemos qual é a hora de entrar ou qual é a hora de sair. Ainda bem que é assim não é mesmo? Senão teríamos períodos em que todo mundo entraria e teríamos uma bolsa com milhões de investidores, e outros momentos em que todo mundo sairia e teríamos uma bolsa sem ninguém, rs.

A incerteza é que faz o mercado, esta é a lei universal, ninguém sabe de nada (a não ser os insiders, sim, eles existem).

IBOV EXAMEnado

Veja abaixo o gráfico do IBOV atualizado. Coloquei nele as capas da revista Exame que falaram explicitamente de bolsa nos últimos 15 anos. É o gráfico EXAMEnado do índice BOVESPA, pois sim?

ibov exame

O cara da banca de revistas, que não acompanha mercado, que não olha gráfico, deve ficar intrigado: “Terror”… opa,  “O Brasil Descobre a Bolsa”… epa, “A Bolsa Virou Mico?”… opa, “O Brilho da Bolsa”… epa, “A Fuga da Bolsa”… opa, “As Estrelas da Bolsa”… epa, “Colapso”… opa, “Parou Tudo”, “Prepare-se”, “Brasil à Venda”… e “Os Bons Tempos Voltaram”, como assim? Mas já?!

Últimos 15 Anos EXAMEnados

Afinal, qual é a lógica? Não há lógica meu caro jornaleiro. É casino, cara e coroa, tô rico, tô pobre, acertei, errei, preço médio, stope, stope, o que é isto? Esqueça trade, para entrar na bolsa é buy and hold, buy and forget, buy and pray… Volatilidade, touros e ursos se revezam no reinado desta selva. Aliás, esta selva só tem um rei: o leão da Receita, que vai comer parte dos seus lucros, se é que você terá lucros.

Mas não é bem assim, há um certo padrão, uma certa ordem no caos. Fractal. Mas você só enxergará estes padrões depois que a oportunidade passou, gráfico parado, sabe? Se você não é um insider será apenas uma sardinha tentando petiscar as sobras dos tubarões. Comensalismo. Mas não se engane, quem come as sobras são as rêmolas, as sardinhas, ao contrário, são comidas pelos tubarões.

entrar na bolsa de valores

Terror. Osama bin Laden. Pentágono em chamas. Ataque às torres gêmeas derrubam as bolsas em todo mundo. Hora de sair da bolsa de valores?

entrar na bolsa de valores

Crise no final do governo FHC. PT prestes a ocupar o poder. O mercado tem medo de Lula. Vai virar Venezuela. Hora de sair da bolsa de valores?

entrar na bolsa de valores

O PT tranquiliza o mercado. Lula de barba aparada. Ternos italianos. Commodities bombando no mundo. Hora de entrar na bolsa de valores?

entrar na bolsa de valores

30 empresas abrem capital a bolsa. É a farra dos IPOs. Número de investidores bate recordes. Hora de entrar na bolsa de valores?

entrar na bolsa de valores

Economia mundial  entra em zona de turbulência. A festa acabou? Hora de sair da bolsa de valores? Mas eu acabei de entrar… já tá na hora de sair?

entrar na bolsa de valores

Lula se reelege. é o governante mais popular do planeta. Bolsa família. Empregos. Hora de entrar ou de sair da bolsa de valores?

entrar na bolsa de valores

Bolsa vive dias de euforia. IBOV atinge 50.000 pontos. O que está por trás do bom momento da economia brasileira? O país do futuro virou presente? Hora de entrar na bolsa de valores?

entrar na bolsa de valores

Depois da euforia boa parte das aberturas de capital revelou-se um investimento ruim. 70% dos IPOs “micaram”. Hora de sair da bolsa de valores?

entrar na bolsa de valores

Crise subprime! Podridão no mercado imobiliário americano contamina os mercados do mundo todo. Mas em meio ao pânico global o Brasil “vai bem”, “inflação controlada”, “economia crescendo”… Hora de ficar na bolsa de valores? Quem não entrou ainda pode entrar? É marola ou tsunami?

entrar na bolsa de valoresOpa, cadê a marolinha. A crise chegou pra ficar. Ninguém sairá ileso. Hora de sair da bolsa de valores?

entrar na bolsa de valores

Analistas e economista são colocados à prova. Todas as previsões deram errado, e agora, quem poderá nos salvar? Hora de sair da bolsa de valores?

entrar na bolsa de valores

Sobrou até para o W.B. A carteira do mago negativou. Hora de sair da bolsa de valores?

revista exame 2009-07

Ué! Fabricantes de carros e de eletrônicos batem recordes de produção. Milhares de empregos são gerados. A crise ficou para trás.  Hora de entrar na bolsa de valores?

entrar na bolsa de valores

A bolsa brasileira brilha. IBOV valoriza 90% em dólar. É o melhor desempenho do mundo. Hora de entrar na bolsa de valores?

entrar na bolsa de valores

A farra continua. Projeções indicam que nos próximos cinco anos mais de 4 milhões de investidores entrarão na bolsa. Hora de entrar da bolsa de valores?

entrar na bolsa de valores

Epa. Milhares de pequenos investidores brasileiros pararam de comprar ações. A fuga da pessoa física. E os 4 milhões de investidores que entrariam nos próximos cinco anos?! Hora de sair da bolsa de valores?

entrar na bolsa de valores

IPOs prometem bater recordes. Hora de voltar para a bolsa de valores?

entrar na bolsa de valores

Opa. Algo deu errado. Hora de sair da bolsa de valores? Mas eu nem entrei!

entrar na bolsa de valores

Deu errado mas nem pra todo mundo. Enquanto uns choram outros vendem lenço. Hora de entrar na bolsa de valores? Agora eu entro. Agora vai.

entrar na bolsa de valores

É possível ganhar dinheiro na bolsa mesmo em momentos de crise, dizem eles. Hora de entrar na bolsa de valores? É só comprar AMBEV pro longo prazo que dá certo.

entrar na bolsa de valores

Ai meu Deus! Colapsou. Vendi meu apartamento e perdi tudo. Hora de sair da bolsa de valores?

entrar na bolsa de valores

Parou tudo. Fim do brasil! Hora de sair da bolsa de valores? Mas eu acabei de entrar! PQP!

entrar na bolsa de valores

Coxinhas e mortadelas. O país dividido. Dilma vai perder, bolsa explode. Ops, Dilma ganhou, bolsa despenca. Hora de sair da bolsa de valores?

entrar na bolsa de valores

Prepare-se, a crise vai ser longa. O país será rebaixado. O dólar vai explodir. O PIB vai negativar. A inflação vai disparar. Hora de sair da bolsa de valores?

entrar na bolsa de valores

Está tudo barato. Petrobas a 4 reais.  Vale a 6 reais. Mas fique longe! Petróleo despencando… Petrobras vai a 2 reais. Minério em queda livre… Vale vai a 3 reais. Hora de sair da bolsa de valores?

entrar na bolsa de valores

“Lula, querido, o motoboy tá chegando aí com o documento de posse”. “Lula, foi você que chamou o Uber?! Eu não Marisa”… Fora Dilma! Tchau querida, bolsa explode. Hora de entrar na bolsa de valores?

Tópicos Relacionados

24 comentários sobre “Mercado Financeiro Brasileiro EXAMEnado

  • Excelente post, Ábaco, parabéns!!!
    Esta ótica de analisar a bolsa brasileira é justamente o que me mantém fora dela.
    Excelente tema para o nosso bate-papo: Como aproveitar as opções de investimento de risco no Brasil? Bolsa: dá pra “casar” com alguma empresa bo Brasil (buy and hold)? Análise técnica : funciona?

    Abração e parabéns pelo trabalho de qualidade!

    • Opa William!
      Tudo beleza?

      Sou suspeito para falar de bolsa porque vivo isto todo dia, toda hora, rs.
      Mas é como você disse, questão de perfil.Você precisa estar alinhado com o seu perfil de investidor. Dormir tranquilo é o objetivo, rs.
      Vou anotar os temas para o bate-papo.

      Valeu!

  • uhahuahuahu chamar você de Abaco é muito estranho ..

    Uo,

    Excelente o post … realmente .. a percepção é de que estão sempre no momento errado .. agora com seu post.. podemos ver que não é só impressão rs … coitado do povo que ainda assina a revista .. paga pra estar sempre atrasado rsrs melhor vir aqui de graça e acompanhar no abacus .. rsrs

    Abs,

  • Grande Uó, rapaz… KAKAKAKAKAKKA

    Essas revistas de mercado… putz.. não gosto nem de ler a capa. Revista foi feita pra vender e não educar.
    Querem se educar meus filhos? Leiam os clássicos. Nada mais.

    Quando se atrevem a dar qualquer notícia do mercado estão 30 anos luz atrasados.
    Quando se atrevem a prever o futuro, erram catastroficamente.

    Me lembram muito o livro Guerra e Paz de Tolstoi.
    Analisando os movimentos das tropas napoleônicas em suas batalhas:

    Era o seguinte, o mensageiro via uma cena de batalha, botava tudo na cabeça e no papel no calor das emoçõe – a disposição das tropas, quantos canhões, quantos mantimentos, quantas pontes, poços de água, canais, prédios disponíveis, números de homens e cavalos dos dois lados e etc… Corria para perto do canalha do Napoleão, que estava TRÊS dias de cavalo atrás do front, o mensageiro relatava tudo pro Napoleão que ruminava algumas horas entre mapas e vinhos e banquetes e depois transferia algumas ordens aleatórias para o pobre diabo. Este se deslocava novamente para o front que deixou há SEIS dias atrás e tudo estava COMPLETAMENTE DIFERENTE do dia que ele saiu, mas COMPLETAMENTE MESMO, a ponto de não ter mais nenhum vivo, nenhum canhão e nenhum cavalo, apenas feridos e mortos e água suja. Bacana. O que ele iria fazer com as ordens de Napoleão de levar cavalos ali pra cima, colocar 200 homens pela margem esquerda do rio e posicionar 4 canhões na parte sul da ponte do meio? Não havia mais nem sinal de canhão, nem de cavalo.

    A revista Exame é como se fosse o mensageiro de Napoleão.

    Abraço.

    • Bom paralelo com a história do Napoleão viu Frugal! É isto mesmo. Mas o objetivo principal das revistas e de qualquer outro meio da imprensa é vender anúncio, e para isto a tiragem deve ser boa, e para ter tiragem boa tem que ter notícia sensacionalista. Informar é o objetivo secundário.

      Grande abraço!

  • Belo artigo UÓ. Eu não acredito em analistas. Se a pessoa levar essas noticias a sério ela vai ficar só girando dinheiro.
    Existem boas empresas na bolsa. Basta saber analisar direito.

    Abraços.

    • Ninguém tem condições de analisar o mercado, mercado vai pra onde quiser e quando quiser. Doce ilusão fazer qualquer projeção.
      Abraço Cowboy!

  • Uó vou votar em você para presidente dos EUA. Você entendeu por que eu acho, veja bem eu acho então as chances de dar eu estar errado são maiores do que as chances de eu estar certo, que o mercado ainda vai subir… Só vendo alguma coisa quando bater nos 75 mil pontos. O porteiro aqui do prédio ainda não falou que está comprando ações, acho que os tubarões ainda tem muita fome.

  • Fala Uo,

    To com post sobre isto, amanha publicarei hehe.

    Este post vc vai gostar.

    Ta todo mundo falando de bolsa viu ..

      • É liberado sim. Basta você colocar “acervo veja” no google que você encontra. Procure principalmente entre 1970 e 1973, que tem algumas matérias de capa interessantes sobre a bolha das ações do Banco do Brasil e sobre o efeito devastador do crash. Inclusive uma delas tem uma tabela com o P/L das empresas na época. Depois olhe também acho que no final de 1985, que foi um ano de foguete

        • Não sou muito fã da revista mas achei interessante este acervo, vi algumas edições bem antigas agora a pouco, inclusive a edição da semana que nasci, e lá se vão 41 anos. rs
          Obrigado pela indicação!

Comente...